sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

AG será "apenas" mais um episódio de uma tempestade perfeita

Começo pelo fim: a triste rábula de Nicolae a que todos fomos assistindo ontem é a demonstração clara e que organização administrativa do Sporting está muito longe de estar à altura da história do clube. Essa é uma fragilidade há muito detectada mas sempre irresolvida . Dessa forma, ao invés de fornecer soluções é mais um problema a potenciar a tomada de más decisões, expondo ao ridículo o clube, de sócios a dirigentes por atacado. Como ainda se viu esta semanas, erros todos cometem, até os mais excelsos e incensados  departamentos de futebol. Aqueles porém de têm que constituir excepções e não regras repetitivas.

Somada à impossibilidade de pagar tanto como a concorrência esta declarada incompetência afasta os melhores profissionais. No post anterior falei da última equipa campeã e, olhando para a sua constituição, percebe-se que eram os melhores da altura. Sem os melhores o Sporting travará uma dura luta para igualar a concorrência. Alguém fica surpreendido que o Kléber - que até está longe de ser um valor incontestado - não tenha querido vir? O que pensará hoje Jesualdo? E que repercussões terá este triste episódio no seio do balneário?

E, como um mal nunca vem só, a sessão de esclarecimento realizada pela MAG contribuiu para mais uma entrada para o álbum dos horrores do nosso clube. O comportamento exibido, de forma premeditada, por alguns dos participantes, com arremessos de objectos e insultos à mistura, merecem total e inequívoca reprovação.

Devo dizer contudo que tal não me surpreendeu. Face ao momento, cada individuo responde conforme a formatação conferida pela sua condição e por isso não será de estranhar que elementos ligados a uma claque assim se manifestem. Só estranho é a surpresa e a indignação de quem, no dia a dia, nas redes sociais e nos mais diversos fóruns, usa o insulto e as provocações com igual facilidade para dirimir naturais diferenças de opinião. E não vi igual reacção em situações idênticas ou com ameaças físicas bem mais evidentes.

Mas não ficaram por aqui as surpresas desagradáveis. Daniel Sampaio não conseguiu resistir a deixar alguns remoques que indiciam parcialidade numa matéria em que tem que dar cumprimento aos estatutos, mas não apenas ao requerimento que foi apresentado por alguns associados. A MAG não pode prescindir de representar TODOS os sócios, sob pena de alienar o que é de mais nobre na função que lhes foi confiada.

É-me também difícil de perceber as razões que podem justificar a pressa desta A.G., de forma a que ela decorra no Estádio em pleno inverno, quando poderia acontecer num pavilhão no dia 2 de Março, como foi dito. É certo que, para dar cumprimento aos estatutos, a AG deve decorrer após os 30 dias depois de verificadas a existência de todas as condições. Esta não deveria ser uma delas?

Se o grande lema por trás da realização da AG é "ouvir os sócios" - poderíamos discutir se num evento do género e sob o actual condicionalismo há condições para tal... - porque razão se marca a AG para as 10:30 da manhã? Para a MAG serão porventura coisas comezinhas mas, se até para quem mora em Lisboa o horário é despropositado, para os muitos Sportinguistas que moram longe é um completo absurdo. E não apenas porque têm, uns mais do que outros, de prescindir de horas de descanso, mas porque o evento seguramente que entrará pela hora de almoço dentro e prosseguirá durante a tarde. A AG é do Sporting Clube de Portugal ou apenas o de Lisboa?

Mas não é tudo. Nas explicações referentes à escolha do local, Daniel Sampaio deu conta que a MAG procurava desde Outubro um local para a realização de uma AG. Interpelado por um sócio que o confrontou com o facto de o requerimento ter sido apenas entregue em Janeiro, indagando a razão da procura em Outubro, Daniel Sampaio desmentiu-se de uma forma plácida mas indecorosa. Quem da mesa veio em seu auxilio acabou por o desmentir novamente, deixando entender a existência desses contactos prévios.

A pressa e a falta de transparência deste processo dão razões para aos que pensam estarmos na presença senão de um "putsch", para colocar algum delfim no poder, pelo menos a um ajuste contas pessoal ou relacionado ao pedaço de mais recente da nossa história, iniciado nas eleições de 26 de Março de 2011. É que os rumores de conspirações não estão exclusivamente indexados ao CD, conhecem-se várias movimentações de elementos da MAG, quer nos "apelos à luta" quer para os momentos "post AG".

Dos argumentos/acusações mais estúpidos que tenho sido sujeito é a de que as minhas posições indiciam conformismo ou até satisfação face situação do clube. E isso é quase tão estúpido como fazer crer que essa situação se resolverá melhor fazendo cair a direcção, deixando o clube entregue a uma comissão de gestão. Sabendo que o Sporting precisa mensalmente de 4 milhões de euros para satisfazer os seus compromissos mais prementes e da fragilidade que representa uma figura gestionária tão precária, fazer juizos destes é muito mais do que temerário, roça a inconsciência.

Disto nos têm alertado várias personalidades que, pelo que fazem na vida, deveriam ser consideradas idóneas e insuspeitas. Ou também são avençados de GL?

António Pires de Lima dizia há dias:

A única coisa que digo é que do ponto de vista do interesse da instituição e como associado defendo que uma avaliação desta direcção só devia ser feita em AG no fim da época. E se for feita, como parece ser um facto assumido pelo presidente da mesa da AG, já em fevereiro, vamos ser forçados, mesmo aqueles que não se revêem totalmente na direcção do eng. Godinho Lopes, a apoiá-lo, pois o Sporting não pode ficar ingovernável, o Sporting não pode ter como única alternativa um vazio completo que ainda por cima pode atirar o clube para um aventureirismo que pode ser mortal."

Trataram logo de ir buscar uma fotografia dele ao lado de Pinto da Costa, com uma camisola à Porto, numa acção de campanha da empresa, da qual é CEO, considerada um modelo na sua área. Isto, claro, para não ter que discutir o essencial das suas afirmações.

Pedro Guerreiro, director do jornal de negócios:

É uma guerra. Uma guerra de guerrilha. A sublevação da assembleia geral do Sporting, um movimento liderado por Daniel Sampaio, contra a direcção do clube, de Godinho Lopes, é um golpe institucional. Possivelmente, a lei impedirá o "movimento" da assembleia geral. Mas também não impedirá o movimento de desagregação do clube.


 Já aqui escrevi: o problema do Sporting não foi causado por Godinho Lopes, que herdou uma situação financeira e desportiva descontrolada. Mas o presidente foi incapaz de resolver o problema, revelando ademais falta de capacidade de liderança. Dito isto, é difícil de compreender que se queira defenestrar Godinho Lopes do Sporting violando a letra e provavelmente o espírito dos estatutos do clube, começando pela falta de equidistância que supostamente a assembleia geral tem de representar. Contra a falta de golpe de asa de Godinho, uma golpada da assembleia geral?


Tudo isto acontece numa altura aparece um plano B no Sporting. No relvado, a equipa parece ter começado a ganhar tino.Nas finanças, há um projecto que inclui um perdão de dívida pela banca. Um perdão de 60 milhões, além de uma nova extensão de prazos e baixa do juro cobrado. Caído do céu. Mas dependente de uma injecção de 40 milhões. Isto quer dizer que o projecto de encontrar um investidor que trouxesse 100 milhões de euros fracassou. O mesmo valor será conseguido de outra forma, se o for: 60 milhões perdoados, 40 milhões investidos. Alguém investe?


Veremos. O rumo do Sporting continua sinuoso. Godinho Lopes tem rédea solta e vida curta, que só poderá estender se, além de ter encontrado Jesualdo, encontrar um russo ou um árabe que passe cheques. Sem dinheiro, o Sporting está e continuará em maus lençóis. E passará da assembleia geral para a assembleia de credores.

O Sporting está neste momento sob uma tempestade perfeita em que, como tantas vezes sucede, vários dos seus intervenientes têm falhado os seus timings. De um lado, a actuação de GL na condução desportiva tem dado um novo significado à lei de Murphy, tendo em simultâneo negligenciado a necessidade de esclarecer a sua base de apoio, convocando eleições. Do outro lado uma MAG que de há muito tem procurado, mais do que soluções, capitalizar o descontentamento geral.

Uns alinham-se de um lado ou de outro e outros, creio que muitos,  olham atónitos e ficam preocupados, e com sérias razões para assim estar.

34 comentários:

  1. Sem soluções concretas não vou a AG nenhuma :http://bandalargablogue.blogs.sapo.pt/141431.html

    ResponderEliminar
  2. Continuar com uma direcção de farsantes será uma solução concreta?

    ResponderEliminar
  3. Francisco Leitão,

    com esta "direcção de farsantes", mesmo sabidas todas as dificuldades de tesouraria e de atrasos com fornecedores, ainda não tem pedidos de rescisão de contratos em cima das secretárias.

    Pode assegurar que nos meses seguintes à sua destituição tal vai continuar a suceder?

    ResponderEliminar
  4. Posso depreender dessa pergunta que, para o LdA, é possível um dirigente comprar o direito a mentir com todos os dentes?

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Qdo cairmos em total desgraça... (com penalizações desportivas e/ou com penhoras de credores...) sim, porque depois do dia de ontem... o que não devem faltar é "gentes" (dirigentes de dentro e de fora, pasquins... até o Zé da viúva deve andar a ler os regulamentos...!!!) a escalpelizarem pormenores e porMaiores... de tudo o que tem a ver com o SPORTING... regras e afins e apostaria, que algo hão de encontrar ou forçar encontrar...!!! e que nos vão encavar à grande...

    VERGONHA...!!!

    O problema não foi causado por GL... bom...!?!?!? quer-me parecer que esse é sempre o problema... é que quem recebe os problemas nunca os resolve... porque sabe que tem de dar razões aos que a seguir vierem justificarem o nada resolverem...!!! Não sei se me fiz entender... :(

    mas eu explico... com uma máxima popular... "a m**** é toda a mesma... as moscas é que são diferentes...!!!)

    Então estes m***** recebem uma (in)comunicação daquelas da fifa e ficam-se... não respondem... e vem agora este p****** dizer que é a Mesa disto e daquilo que faz isto ou aquilo...

    Da federação todos encolhem os ombros... Ah e tal...!!! Talvez sim talvez não...!!! Se calhar é melhor não arriscar...!!!

    Da fifa... um artigo desmente o outro... e vice-versa...!!!

    É nós pumba... rabinho entre as pernitas e adeusinho.....!!! Nem uma palavra... para já não falar em reprovação à "não conclusão conclusiva" ou se quiserem à "conclusão inconclusiva" por parte de quem gere as regras... lá e principalmente cá... (havia de ser bonito a federação a fingir defender-nos neste caso...)

    MAS QUE MERDA É ESTA...!!!

    Também é culpa do Roquette... e do Bettencourt... e do Papa talvez (do verdadeiro)......!!!

    E a novela Kléberiana...!!! Então este clube vai querer contratar um jogador que se recusou a vir para cá há dois anos atrás... tá tudo maluco...!!! Estava mesmo a ver-se que ia dar gozo de morte lá para as Antas...!!! Palhaços...!!!

    SE NÃO ACABAMOS COM ISTO... ACABAM ELES CONNOSCO...!!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Luis Moreira,
    A minha vontade é exatamente essa. Ainda assim, ao não irmos faremos com que só os realmente interessados em destituir decidam ir. E só quem vai com esse 'objectivo traçado' lá irá. E só essas pessoas votarão. E a decisão já sabemos qual será.
    Essas pessoas são sócias sim, tal como nós, e como tal terão toda a legítimidade. Agora, o que não me parece sensato é marcar algo com um objectivo bem vincado (num clima de rotura clara), pondo em causa qualquer legitimidade moral. A ideia vencerá pelos votos de uma minoria, legítima, mas que só se representa a ela mesma.
    Em suma, todos nós temos o direito de votar. Contudo, fazer largas dezenas de km para, no fundo, não corroborar com uma ideologia, parece redutor! Muito redutor mesmo!


    ResponderEliminar
  8. Infelizmente o Sporting chegou onde nunca o queria ver.
    Uns estatutos "inovadores" permitiram algumas aberrações; como esta de se eleger um CD de uma lista e uma MAG de outra.
    Ainda por cima com os episódios que nos sabemos.
    Muitos prognosticavam isto e infelizmente veio a suceder muito pior do que se suporia.

    Esses estatutos permitiram esta tipificação de destituição dos órgãos eleitos mediante determinados pressupostos mais ou menos dúbios.
    E tanto assim é que agora se esgrimem argumentos jurídicos sobre a "justa causa".
    Este é um caminho altamente perigoso e pode levar a que num futuro próximo ninguém que se queira sujeitar a este tipo de escrutínio.
    Fazendo futurologia, poderemos voltar a ter uma situação como esta e depois de maus resultados futebolístico e até financeiros, poderá sempre surgir um movimento de sócios; com alguém acoplado, que tente a destituição pela mesma via.
    Neste caso teremos Conselhos Directivos eleitos e destituídos de 6 em 6 meses.
    O pior é acontecer uma coisa desta uma vez, para haver sucessivas repetições.
    Alguns poderão dizer que é um argumento falacioso, mas de certeza que a maioria nunca supôs que este cenário alguma vez acontecesse no SCP. E ele aí está...


    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Gostava de saber quais os fundamentos para apoiar a teoria do caos total se esta direcção cair.

    Será que GL é o unico que consegue pagar ordenados ?

    Porque ?

    ResponderEliminar
  12. Para que conste, anexo o repto que lancei no Facebook:
    Tenho mantido um silêncio consciente sobre o que se passa no meu Sporting. Quebro o silêncio apenas nos locais próprios e, sobretudo, com quem é próprio: entre sportinguistas.
    Tenho evitado comentar em público a situação atual do Sporting e tenho, inclusive, recusado convites para comentários em canais de televisão ou na imprensa.
    Tenho evitado a pulsão natural de recorrer ao facebook para exprimir o que sinto.
    Vou abrir agora uma exceção, até que quebre o silêncio a que me impus, para apenas lançar um repto. Repetirei esse repto, se for necessário:
    Que todos os sportinguistas que ocuparam ou se candidataram a cargos nos Órgãos Sociais do Clube ou da SAD nos últimos 15 anos, se comprometam, VOLUNTARIAMENTE, a não serem de novo candidatos a quaisquer cargos no Sporting Clube de Portugal ou na SAD para o Futebol Profissional em próximas eleições.
    O tempo de validade dos atuais Órgãos Sociais termina no final desta época. O tempo de validade dos candidatos do costume já terminou.
    Haja bom senso e, sobretudo, AMOR ao Sporting!

    ResponderEliminar
  13. Paulo Ferreira do Amral,
    Porque não lançar esse repto aos últimos 30 anos?

    ResponderEliminar
  14. Depois dos inenarráveis acontecimentos de ontem. Depois da prova final da demência do presidente do Sporting Clube de Portugal... o alvo da discussão é a MAG?

    A MAG representa todos os sócios, mas não se pode inibir de agir de acordo com aquilo que consideram ser os interesses do clube. Neste caso, cumpre apenas o que está regulamentado pelos estatutos e tem todo o direito de abreviar algo que tem todo o direito de considerar importante para o clube. Seja para um lado, seja para outro.

    Quanto ao pagamento das despesas correntes. Este é feito com base no crescimento da divida na banca. Crescimento da divida do Sporting, entenda-se. E é o Sporting que terá suportar os custos associados ao despesismo deste senhor, seja este o presidente do clube no futuro, ou o Manel ou o Zé.

    ResponderEliminar
  15. Nuno Bispo,

    Falei sobre "inenarráveis acontecimentos de ontem" talvez de forma mais abrangente que o meu caro desejaria. Não falei apenas na MAG. Ou então não leu o post e comentou de cor.

    A única razão que vejo para dar cobertura ao comportamento da MAG é o facto de esta agir em conformidade com o que lhe parece ser bom para o clube.

    Eu entendo justamente o contrário, acrescentando que é muito mais fácil ser membro da MAG do que do CD. Não é preciso arranjar dinheiro, não é preciso geri-lo, sujeitar-se ao erro de contratar bem ou mal e ainda assim não faltam erros para lhes apontar.

    ResponderEliminar
  16. "A pressa e a falta de transparência deste processo dão razões para aos que pensam estarmos na presença senão de um "putsch", para colocar algum delfim no poder, pelo menos a um ajuste contas pessoal ou relacionado ao pedaço de mais recente da nossa história, iniciado nas eleições de 26 de Março de 2011. É que os rumores de conspirações não estão exclusivamente indexados ao CD, conhecem-se várias movimentações de elementos da MAG, quer nos "apelos à luta" quer para os momentos "post AG"."

    Olha, falando diretamente porque gosto pouco de rodeios, eu provavelmente também estarei no rol dos conspiradores. E provavelmente tenho ligações perigosas a Bruno de Carvalho com quem falei quatro vezes na vida e duas delas, por acidente. E também devo estar ligado a uma obscura conspiração para derrubar Godinho porque devo querer fazer muito mal ao Sporting e não percebo que as ditaduras são para levar até ao fim e nem interessa que se esteja a gerir abaixo de cão e com erros e desrespeito á grandeza do clube todos os dias.

    O que tu tens de perceber é que se te queixas que te desrespeitam (e eu nunca o fiz) tu começas por desrespeitar muita gente através de insinuações que deixam crer que acontecem coisas terriveis nas costas dos sportinguistas. As insinuações são sempre muito mais mortais que as palavras claras. E são feias...

    Já agora, fica a saber que se houvesse vontade em colocar um delfim no poder, não se colocava a questão da Comissão de Gestão. Antes pelo contrário. Preciso de te explicar porque digo isto?

    Quanto aos "apelos á luta", citar coisas fora do contexto para atingir pessoas é terrivel e na minha opinião é uma atitude cobarde. Se te quizer atingir também pego em coisas soltas de textos teus e coloco-os com a minha opinião e interpretação a acompanhar. Não era bonito, pois não?

    Há outro paragrafo curioso no post:

    "Devo dizer contudo que tal não me surpreendeu. Face ao momento, cada individuo responde conforme a formatação conferida pela sua condição e por isso não será de estranhar que elementos ligados a uma claque assim se manifestem. Só estranho é a surpresa e a indignação de quem, no dia a dia, nas redes sociais e nos mais diversos fóruns, usa o insulto e as provocações com igual facilidade para dirimir naturais diferenças de opinião. E não vi igual reacção em situações idênticas ou com ameaças físicas bem mais evidentes."

    Portanto, todos nós gostámos do ataque a Godinho Lopes no dia das eleições e agora estamos revoltados com este. Suponho que é isso que se quer dizer com o parágrafo. E também que isto foi só uma revolta inocente dos meninos das claques.

    Vamos lá então falar sobre isso:

    1. Nada do que se passou foi inocente. Foi premeditado e planeado.

    2. Não foi só a MAG que foi atacada. Existiram 10 minutos de pleno terror dentro da sala em que todos os sócios foram ameaçados e em que houve a iniciativa de ir de fila em fila ameaçar este e aquele individualmente "porque está a olhar assim", "porque está a filmar","porque levantou a voz" "porque está em pé",...

    3. Durante 10 minutos os meninos fizeram o que quizeram tranquilamente e foram embora quando quizeram. A policia estava á porta do estádio (muita policia) e não apareceu dentro da sala. Idem para os seguranças. Nunca tinha passado por um momento assim (nem na altura em que fui para a jaula na Luz, provavelmente o segundo momento desportivo pior a seguir a este).

    4. Ao contrário do que se passou na noite das eleições, não houve uma manifestação expontanea de massas (obviamente condenavel e que trouxe uma imagem muito feia ao clube). Houve uma ato planeado e premeditado. Apesar de tudo são coisas diferentes. Muito diferentes. Sendo as duas deploraveis e muito negativas para a imagem do Sporting, a intenção faz toda a diferença.

    ResponderEliminar
  17. Quanto ao Outubro/Janeiro, se reparares nas declarações iniciais e na resposta, há uma facto que parece querer escapar a toda a gente. Foi dito que perante os movimentos que se esboçavam e sendo previsivel já na altura a necessidade de fazer uma AG (e era, podes ir reler tudo o que se escreveu nessa altura) foi perguntado ao VICE PRESIDENTE Nobre Guedes quanto custaria uma AG se tivesse de ser feita. Ao VICE PRESIDENTE deste CD! É bom por as coisas no seu contexto, mas parece que às vezes há vontade de deturpa-las!

    Para concluir, refiro-te que me sinto ferido e atingido por muitas coisas que ultimamente vou lendo aqui. E quem não sente não é filho de boa gente. Por isso não calo a revolta. Tens o direito á tua opinião. Não tens o direito é de insinuar e usar mentiras nessas insinuações. E por muito que se repita uma mentira ela não passa a ser uma verdade. Essa é uma velha técnica de alguma CS mas não me parece uma prática ética.

    Volto a repetir o que aqui escrevi já várias vezes. E que te passou ontem pelos vistos despercebido, porque não o vejo referido no teu post. Perante os resultados financeiros, a MAG teria o direito de convocar ela própria uma AG com este mesmo propósito. Não o fez apesar de ter sido pressionada por muita gente (e com legitimidade, até porque sabes uma coisa? Muitos dos "conspiradores" não têm a mínima intenção de poder nenhum no Sporting, por mais incrivel que isso possa parecer a muita gente) e recusou assumir esse ónus, porque achou sempre que não seria o seu papel. Esta AG é marcada porque há um requerimento dos socios. Toda a gente quer fazer de conta que isso não se passou, o que eu acjo curioso. Olha, no país é melhor esquecer a legislação porque não dá jeito. No Sporting, rasguem os estatutos também... A liberdade paga-se caro e esse é o preço a pagar por esta MAG!

    Quanto ao timing, quanto mais tarde esta página for voltada, melhor para todos. Faça-se a AG e deixem os socios votar. Tens medo disso? Alias, devias procurar informar-te melhor sobre os passos dados pela MAG a respeito dos timings ...

    Vamos esperar pelo investidor até 2046? Pela renegociação com a Banca até 2031? A culpa das falhas nas contratações é da MAG? Estamos todos a brincar, não? Se GL não consegue cumprir sequer o que promete á Banca nos timings previstos provavelmente a culpa também é da MAG...

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Não falou só da MAG, de facto. Aproveitou por mais algumas considerações sobre a teoria do caos, não se inibindo de ir buscar opiniões de benfiquistas no processo.

    Ponto 1: apesar de não questionar a boa vontade do PMAG, não lhe reconheço qualquer capacidade para o lugar. Nem convicções, nem coragem. A sua presença num programa televisivo, é também inconcebível. Felizmente, não tão dissimuladamente quanto isso, soube sair de cena e deixar o que tem que ser feito, por quem tem capacidade para o fazer.

    Ponto 2: A AG é algo que tem que ser feito. Houve um requerimento assinado por sócios, requerimento que está conforme os estatutos. E os sócios têm que ser ouvidos, sejam os que assinaram esse requerimento, sejam os que não concordam com o mesmo. É um direito dos Sportinguistas e tem que ser cumprido, defendido e é Inalienável.

    Ponto 3 Aquilo que aponta como erros ( além de algumas diatribes de Barroso e que globalmente certamente que não discordarei de muito do que tiver que lhe apontar ) à MAG, em este processo, são apreciações suas, de carácter subjectivo. Como serão apreciações minhas, em sentido contrário ou não. O que é objectivo, repito, é o cumprimento de algo previsto pelos estatutos do clube.

    Ponto 4. Objectivamente, GL falhou em toda a linha. Na vertente financeira, desportiva e comunicacional.

    Ponto 5. A postura de GL, além do que se tem visto nestes quase dois anos e que contribuíram ainda mais para a subalternização do clube, hoje tiveram o seu ponto maior de visibilidade. Não admite os erros gravíssimos que se acumulam uns atrás dos outros, vitimiza-se, responsabiliza terceiros por actos seus e só seus, de uma forma que me envergonhou. A mim, que já esperava de tudo desta figura, mas nunca pensei que pudesse descer tão baixo.


    Ponto 6. Na próxima AG, GL terá tempo de antena superior a qualquer sócio. Para justificar o que tiver que justificar. Cada sócio decidirá em consciência. Sei que é chato, ser presidente de um clube construído por sócios e cujo futuro está, até ver, dependente da sua vontade. Até ver, também, são os sócios que mandam. Felizmente e actualmente, o espirito democrático é mais respeitado pelos novos estatutos.

    ResponderEliminar
  20. Caro LdA, ainda há mais uma coisa que eu gostava que tu me explicasses. A MAG é uma corja de agitadores profissionais com contas a ajustar desde as eleições. assim sendo, gostava que me explicasses porque é que o Presidente Godinho Lopes fez um convite publico há pouco mais de um mês ao Secretário da Mesa Mesa Luis Natário para integrar a Administração da SAD. O convite foi publico e foi recusado, mas gostava de o enquadrar nessa tua lógica da conspiração. Então o Godinho anda a meter conspiradores na cama? Que coisa estranha...

    ResponderEliminar
  21. Ó Moreno, voce está a pedi-las. Se fizesse comentários assim no meu blog, confesso que também eram apagados no minuto a seguir sem piedade... Está a ter o que merece!

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. "Uns alinham-se de um lado ou de outro e outros, creio que muitos, olham atónitos e ficam preocupados, e com sérias razões para assim estar."
    É o meu caso!

    Tenho uma dúvida... até porque quero sempre o melhor para o nosso sporting, seja esse melhor o BC, o GL, o Zé da esquina ou uma qualquer comissão de gestão.

    Efectivamente... O que ganha o Sporting Clube de Portugal com uma comissão de gestão até final da época em vez de Godinho Lopes? Alguém sabe concretamente responder?
    Que vantagens versus desvantagens?

    Quero tomar uma decisão consciente, pensada, reflectida e não baseada na saturação em relação a GL pelos fracos resultados e gestão desportiva ou no descontentamento pelo mercado de transferencias...

    Como será o que resta da época! O que fica? Como fica? Até quando? Como será afectada a equipa de futebol perante esta hipótese de mudança de direcção. Pela positiva? Pela negativa? O que pensam os jogadores? Que futuro para a actual equipa? Até que ponto ficará gravemente afectada a próxima época desportiva?

    Haverá alguma sessão de esclarecimento sobre isto?

    ResponderEliminar
  24. Moreno, referi-me a si, porque o Leão de Alvalade sente tanto o Sporting como voce ou eu. Apenas e só por isso. Podemos discutir sem ter de insultar ou ameaçar. Ou não?

    ResponderEliminar
  25. JG,

    Mas também temos a obrigação de ser sérios, não?

    Estou farto que me joguem areia aos olhos.

    Alias, deixa-me dar-lhe os meus parabéns pelos seus comentários anteriores.

    ResponderEliminar
  26. Só um pequeno esclarecimento que muita gente aqui não deve ter reparado, ou não quis repara.

    Se a MAG fosse presidida pelo Dr. Rogério Alves a AGE teria de ser convocada a mesma, ou estariam em clara violação dos estatutos.

    Não está em causa os elementos da MAG, a AGE tem de ser convocada ou estriamos perante uma grave violação dos estatutos. É dificil compreender isto? Ou não interessa perceber?

    ResponderEliminar
  27. a verdade é que a situação é tão insustentável que prefiro a irresponsabilidade de demitir este CD e não saber o que se vai passar nos dias seguintes do que ter a responsabilidade de não o demitir com medo do que possa acontecer, mesmo que isso implique que não venha a saber o que se vai passar nos ANOS seguintes!!

    é inacreditável este sentimento de não saber o que fazer..mas, prefiro uma incerteza no sucesso que uma certeza no insucesso...

    SL

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  29. (em especial atenção ao JG):
    neste momento encontro-me em viagem é por isso não posso responder às questões colocadas mas assim que possível fa-lo-ei

    ResponderEliminar
  30. Tudo nem.Olha,tenho mais uma questao para ti.Ambos convordamos que nao ha violencia boa nem ma.Eque quem a pratica devia ser punido. E providencias cautelares, ha as boas e as mas?

    ResponderEliminar
  31. Godinho só que ganhar tempo. Já chega. Eu estou cansado.
    eulevezinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Senhores: Acabou, pelo menos para mim. Com muita pena minha e depois de muitos anos, após a assembleia geral, o Sporting vai ter menos 6 sócios. A minha família recusa-se a participar neste circo de malfeitores, intrujas, gente de mau carácter e criminosos que de algum tempo à esta parte polulam à volta do clube. Não nos identificamos com nenhum dos notáveis( nos corpos sociais ou na oposição ou ainda dos que gostam de vomitar fezes na CS para proveito pessoal), que hoje fazem parte do Sporting. Aos energúmenos que fizeram e têm feito mal ao Sporting, não lhes podemos desejar nada de bom. Aos sócios anónimos de muitos anos de amor, sacrifícios e devoção ao clube desejamos tubo de bom e a maior sorte do mundo, e que de entre eles possa haver alguém que seja capaz de acabar com este estado de coisas e devolver ao Sporting a dignidade que a sua história merece. Obrigado por tudo SPORTING!

    ResponderEliminar
  33. Vivemos numa espécie de ditadura de opinião em que quem critica Bruno de Carvalho é porque é apoiante de Godinho Lopes e vice versa. Estou triste e preocupado pelo presente e futuro do nosso Sporting. Vocês continuam a marcar a diferença na blogosfera com uma opinião sensata, frontal e pouco espalhafatosa. Apenas acrescento à vossa opinião, com a qual concordo a 200%, que a grande vontade de esclarecer os sócios, que estavam ali na sala, ou através da resposta de emails (como referiu Daniel Sampaio) não tivesse chegado para responder ao meu email, que enviei durante a sessão de esclarecimento para o mail que passou em rodapé na transmissão, vários dias depois da mesma ter acontecido.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)