quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Os clássicos ganham-se com mais golos e não com mais conversa

É um bom sinal que Pinto da Costa fale mais no Sporting, é sinal que estamos a fazer alguma coisa que o incomoda. E esse alguma coisa pode até nem ser apenas uma melhor prestação da nossa equipa. Esse mais qualquer coisa pode muito bem ser o acordar da nação Sportinguista ao fim de demasiado tempo de hibernação. Ele sabe, todos o sabemos, que esse é o primeiro passo para o Sporting crescer e ocupar o lugar que é seu.

Deve o Sporting, no caso mais concreto, o seu presidente, responder cada vez que Pinto da Costa escolhe o Sporting para os seus jogos florais, onde se sente como peixe na água?

Não consigo dar uma resposta conclusiva. Mas ocorrem-me várias, uma genérica e outra contextualizada na presente "troca de recados".

Genericamente diria que o Sporting não tem que se encolher perante ninguém e por nenhuma razão. Não deve ter medo de ir à luta, mas quando vai tem de ir para ganhar, exactamente o  mesmo espírito que deve estar presente nas nossas equipas na hora de disputar qualquer jogo, de qualquer modalidade.

Não me parece que tenha sido esse o caso nas últimas declarações do nosso presidente, que não achei particularmente felizes, especialmente quando envolvem referências ao progenitor e, dessa forma, a qualquer sportinguista octogenário.

A Pinto da Costa não se responde de qualquer maneira, preferencialmente responde-se uma vez, de forma pensada e contundente, mas sem nunca baixar o nível, porque o fazemos em nome do Sporting Clube de Portugal. Somos diferentes, mesmo que isso seja constatar que o nosso caminho por isso é mais difícil de fazer. Há patamares abaixo dos quais não descemos.

As vitórias que interessam ganham-se com mais golos no campo, onde aí, face à disparidade de recursos - que não apenas os económicos ou os técnicos... - também nos espera uma tarefa mais árdua. No campeonato das diatribes nunca se ganha completamente, fica-se sempre ao sabor de um critério subjectivo. Se, na sua sequência se perde no campo, abre-se o caminho à chacota. 

A Pinto da Costa ganha-se no campo que é onde lhe dói mais. Por mim Bruno de Carvalho só tinha uma coisa para lhe dizer. Essa seria no domingo após o jogo e após termos regressado às vitórias num campo onde dificilmente nos deixam ganhar: 

"Agora o Sr. Pinto da Costa já viu jogar o Sporting. Boa noite meus senhores!"

11 comentários:

  1. Sinceramente já começo a ficar um pouco envergonhado com este tipo de discurso.
    Já tinha respondido mal a Rui Costa e agora esteve novamente mal ao falar de PdC.
    Mas á parte de estas palavras, não há semana em que BdC não dê uma entrevista em grande destaque.
    Obviamente que todos os sportinguistas deveriam estar agradecidos á maneira como deu a volta ao clube em tão poucos meses, mas não poderia resguadar-se um pouco mais e gerir melhor a sua imagem?
    Afinal de contas isto não é uma corrida de 100 metros, mas mais uma longa e dificil maratona que ainda agora comecou...

    ResponderEliminar
  2. Falar assim é fácil depois de ouvires o que ele disse e meditares sobre o assunto.
    Concordo contigo a tirada não foi das mais felizes, mas quando se tem de reagir a um conjunto de jornalistas a perguntar sobre tudo e mais alguma coisa, não se tem saido mal. Acho que tem um saldo positivo com uma ou outra escorregadela da qual esta sobre o octagionários é um bom exemplo. Eu prefiro vê-lo a reagir do que o silêncio e subservência constante das presidências anteriores.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Se conseguirmos ganhar-lhes, essa frase era linda !!!

    ResponderEliminar
  4. J.,

    Maior parte das parangonas dos jornais não são entrevistas. Apanham-no em situações em que lhe fazem perguntas e ele ou responde ou fica em silêncio. Como não pode estar sempre em silêncio sai com frases que depois dão nas destaque para vender jornais. Esta semana por exemplo foi respostas na África do Sul, nos nucleos, à chegada ao Aeroporto, etc... Depois como saem em destaque quase parecem entrevistas.

    Reafirmo, que nem sempre foi feliz nas respostas, mas o saldo é bem positivo.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Não sei se BC se estava (também) a referir a Moniz Pereira e à senhora Maria de Lourdes Borges de Castro.

    Parece-me que está a arranjar lenha para se queimar. O problema é que queima a equipa de futebol e a sua equipa técnica porque, apesar de ele também estar no banco, quem vai jogar são aqueles que têm sido cautelosos nas suas palavras e humildes (os jogadores e técnicos).

    Quando desce o nível (o meu pai teria ficado muito envergonhado e desiludido comigo se eu, na mesma frase, falasse nele e em Pinto da Costa), perde tudo: razão, humildade, respeito e reconhecimento.
    E sendo ele a cabeça do Sporting, o Sporting também perde tudo isso.

    Se, no Dragão (ou no final da época) o resultado não nos for favorável, toda esta lenha ficará a arder em lume brando em cima de nós, com o suspeito do costumo (PC) a rir-se e humilhar-nos ainda mais.

    BC foi igual a PC. E isso, por si só, chega-me para considerar bastante infeliz a sua postura e declaração. Isso sim, é humilhante.

    ps: Josué só foi castigado 1 jogo porque o Porto corria o risco de não ter ninguém que saiba marcar penaltys no clássico da próxima semana. Lucho, Jackson e Vítor Pereira agradecem.

    ResponderEliminar
  6. Muito gosta o BdC de aparecer... Não há semana que não dê entrevistas, nem que seja para repetir as mesmas ideias e mandar umas bocas (algumas bem metidas, outras...nem por isso, como neste caso que usa o próprio pai para passar uma ideia de eventual senilidade do Jorge Nuno Peido da Bosta).

    É bom sinal, é sinal de que estamos a ganhar, pelo que por mim, pode continuar a meter a boca no trombone até ao final da época nem que seja pelas duas razões que se lhe (re)conhecem: por tudo e por nada. Resta saber é se terá tanta "vontade" de aparecer qd as coisas não correrem tão...bem, ou se finalmente resolve descansar a (sua) beleza.

    Para já vai capitalizando o momento a seu favor... Ou às tantas, mais do que um Ego gigante para alimentar ou fetiche com a própria imagem, o gajo é supersticioso e está convencido que falando constantemente na / à imprensa, o Sporting continua a ganhar!!! Pois, deve ser isso!...

    :P

    SL!

    ResponderEliminar
  7. Estas trocas de galhardetes entram no mesmo pacote da presença no banco. É um risco, acredito que calculado e assumido, mas quanto mais se insiste nele maior é a probabilidade de ocorrerem situações criticáveis.

    Para já o balanço é positivo a favor do Presidente do Sporting, mas é e será sempre uma situação a gerir com pinças.

    ResponderEliminar
  8. Pra já a frase completa: Pinto da Costa disse que não viu o Sporting jogar, não opinou, e mesmo se visse, também não opinava.Onde está a provocação ou polemica?Já volto a isto, mas primeiro, vamos aos factos.

    PONTO 1 - Refrescando a vossa memória, quem começou esta merda foi o vosso presidente com a frase no Canadá relacionada com fruta, no caso da venda da "maçã podre", onde ficou acordado que 25% sobre a venda era do Sporting.
    A "maçã podre" era nossa, custou 11 milhões pagos à vista certo?
    Foi vendida por 25 milhões ao Mónaco, dos quais voces tinham direito a 25% certo?
    Ora bem, 25% de 25 milhões dá 6 milhões e 250 mil euros, está correcto?
    Voces lucraram com a "maçã podre" 17 milhões e 250 mil euros, certo?
    Quero que me digam onde é que isto está errado para o vosso presidente dizer que "não somos bananas"!
    Digam lá qual jogador na vossa história foi vendido por estes valores, fico à espera.

    PONTO 2 - Fosse o presidente do FCP a dizer a frase relacionada com "fruta, não somos bananas", digam lá qual dirigente do Sporting que tivesse um mínimo de vergonha na cara apertava a mão do presidente do FCP.Estou à espera da resposta.

    PONTO 3 - Ninguém tem dúvidas que este vosso presidente fanfarrão à jorge jesus adora os holofotes, e lembra-me o vale e azevedo quando venceu as eleições, e durante a última década o orelhudo lampião e os gosmas da silva que o rodeiam.
    Basta mandar qualquer boca ao FCP que imediatamente a imprensa lisboeta dá o devido destaque com pompa e cirscunstancia.
    Tudo ok, está no seu direito, e até faz como Mourinho, chamando todas as atenções para si, desviando as atenções do treinador e jogadores, acho muito bem.
    Mas o facto de ter dito que "não conhece" Rui Costa, ou ainda dizer literalmente e publicamente que o próprio pai é/está senil devido à idade para provocar o rival é no mínimo, ridículo, para não dizer vergonhoso.Imagina se ele não adorasse o pai, o que não tinha dito como comparação...
    Desta não fico à espera, nem voces acharam piada ao mau gosto com o progenitor.

    PONTO FINAL - Se não viu não opinou, e se visse não opinava.Algum problema com isso?Onde está a polemica?Onde está o "ataque" ao Sporting?Fico à espera da resposta

    ResponderEliminar
  9. Companheiro rbn.

    Quando voce tem um Presidente, que apareçe em varios videos do youtube a ter conversas menos proprias com outras figuras do futebol portugues, onde inclusive até chega a chamar atrasado mental a um funcionario do Sporting Clube de Portugal...

    Quando voce tem um Presidente que passa a vida a mandar bocas, a fazer piadas, a gozar com outros clubes....

    Com que respeito quer voce que ele seja tratado por alguem? Mas nós andamos todos cegos, ou somos todos parvos?.

    Nem que o BC o mandasse para o grande caralho que o foda, isso iria ser falta de respeito.

    Falta de respeito é cada segundo que passa, em que esse ladrão, esse bandido chamado Pinto da Costa, tem poiso fora das grades de uma prisão.

    Não brinquemos amigo. Voces Portistas podem fingir ser o que quiserem, menos santos.

    Não se armem em virgens ofendidas só porque há alguem que ousa responder-vos na mesma moeda.

    Eu ainda posso aceitar que haja sportinguistas que não gostem do estilo, também porque continuamos a pensar que a ser os meninos mansinhos é que lá vamos.

    Agora Portistas ofendidos porque o Presidente do Sporting manda umas bocas ao senhor Pinto da Costa?

    Bem...essa é nova!

    Mas Deus é grande!

    E tal como o ano passado voces, OS SANTINHOS, tiveram a coragem de por em letras grandes à frente do hotel do Benfica...por causa dum jogo de futebol....

    Um dia..."Ides sofrer que nem cães"

    ResponderEliminar
  10. "Eu ainda posso aceitar que haja sportinguistas que não gostem do estilo, também porque continuamos a pensar que a ser os meninos mansinhos é que lá vamos"

    PedroC:

    Tudo certo, tudo correcto. Apenas o reparo de me parecer que confunde "Manso" com "Educado". Pode-se ser incisivo, mordaz, duro até, sem perder a compostura. Por exemplo, eu jamais usaria a idade do meu pai como arma de arremesso contra alguém... Isso provoca-me comichões e não gosto de ver a ng, menos ainda qd quem o faz é o presidente do nosso querido SCP... Chame-me esquisito, se quiser, mas não gosto, é um golpe demasiado baixo. Respeito demasiado o meu pai para isso… Como não gostei de ouvir BdC afirmar que não conhecia o Rui Costa lampião... Qd a primeira boca, cheia de classe (elogiando o novel campeão do mundo em ciclismo, aproveitando o facto de ser homónimo do lamp, tinha chegado perfeitamente), depois borrou a pintura... Deu a sensação de ter falta de argumentos para contrariar a acusação que o lamp lhe fez.

    No resto, td bem, Tb acho que se pode (e deve) responder qd somos atingidos, mas, a fazê-lo, que o faça sempre com inteligência… se possível. Porque se for para baixar o nível, mais vale estar caladinho.

    Um conselho: não perca tempo com gente indecente e estúpida, quando não ganha rigorosamente nada com isso (a personagem nem contas de aritmética sabe fazer, caramba!!!).

    SL

    ResponderEliminar
  11. Rbn

    Praticamente tudo o que escreveu foram disparates.

    Gostaria de destacar o erro dosl 25% do montinho de cocó. O que o Sporting tinha direito eram 25% do lucro que fizessem com a venda.
    Ignorando mais uma falcatrua do bufas com a venda em pacote, essa mais valia seria portanto 3.5M. A este valor teriam de se acrescentar 5% do valor total pela formação do jogador. Sendo assim o total devido seriam 4.75M.

    O problema meu caro foi que o velho bufas nem isso quis pagar. Caloteiro para além de corrupto e putanheiro.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)