quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Não somos candidatos...


 
... ao titulo. Somos candidatos a vencer todos os jogos! Há uma diferença abissal entre estas duas condições. Claro que o nosso estatuto obriga, sempre, o Sporting a lutar pela vitória, seja qual for o campo, seja qual for o adversário, sejam quais foram as condicionantes que num determinado tempo vivemos. Somos candidatos a vencer todos os jogos e o próximo não é excepção.
 
Não vamos invadir o campo do actual campeão nacional com sede de vitória, por soberba, megalomania ou sequer desrespeito pelo adversário. Vamos para vencer porque a isso estamos reduzidos, são estas as probabilidades que temos para sobreviver, lutar sempre para vencer. Felizmente este ciclo terrível da nossa história não termina domingo, independentemente do resultado do próximo jogo os nossos objectivos não se alteram. Até final do ano não há como recuar, só podemos ir a jogo, a todos os jogos, esquecer as dúvidas e os receios, fixar os olhos no Leão Rampante que ruge no nosso peito e lutar pela vitória.
 
Fruto da ausência das competições europeias o Sporting apresentou-se para disputar as competições nacionais com um grupo muito reduzido de jogadores, um risco assumido mas que limita a ambição natural de candidaturas a títulos. A performance da equipa tem sido extraordinária e é visível o modo sério como encara o seu objectivo, as vitórias foram duramente conquistadas e o profissionalismo idêntico fosse o rival o simpático Alba ou o nosso eterno rival.
 
Nada justifica que se mude de discurso ou se alterem percursos, nem a vitória no domingo, que será apenas mais uma das dezenas que temos de conquistar. O nosso treinador, o nosso Presidente, todo e qualquer elemento dos órgãos sociais ou personalidade mais ou menos mediática do universo Sporting (neste aspecto somos um universo muito fértil) continuará a ser metralhado pela comunicação social com a pergunta da moda – O Sporting é candidato ao título? – as respostas serão o espelho da imensa diversidade que a massa adepta representa. Eu responderia, “O Sporting só quer vencer. Sempre!”, isto se estivesse bem disposto, caso contrário diria qualquer coisa como, “Você não tem nenhum 4º grande para ir chatear com essa pergunta?” ou “Eu achava que tínhamos umas hipóteses, mas agora que vi jogar o Cavaleiro... ficou tudo muito mais difícil.”.
 
A conjugação da ausência das competições europeias e da maturidade e exibições que a equipa tem produzido em campo, pode trazer algumas surpresas vindas dos nossos rivais, pelo menos, todos parecem aflitos para nos imitar e serem afastados dessas competições o mais rápido possível. No caso do nosso eterno rival o meu conselho era que não o fizesse, basta ser eliminado à 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Simples.
 
Voltando ao jogo de domingo e falando agora propositadamente para os nossos adeptos, se para a equipa é apenas mais um jogo que tem de vencer, para vós é uma jornada brutal! A curva esteve em longas obras e pelos estádios nacionais já poucos se lembram do que é a nossa força do início ao fim do jogo. Segundo li no post do LdA, fomos todos convocados e os que marcam presença no estádio têm dorsal atribuído, serão o 12, aquele que nunca se cansa, aquele que nunca abandona, aquele que nunca se cala, pelo que assisti nos últimos jogos posso duvidar de muita coisa, mas há uma que tenho a certeza.

 Tu vais vencer!

7 comentários:

  1. Escritos destes, e principalmente do LMGM, é que me mantém a voltar a dia-a-dia ao "A Norte de Alvalade".

    Fala no lógico sem extrapolar nas guerras de barricada.

    Um bem haja.

    ResponderEliminar
  2. LMGM,

    Sobre a ideia principal do post:


    Se o Sporting quer vencer sempre, é candidato ao titulo. Não temos é que nos achar favoritos.

    Não percebo o psico drama de assumir que o SCP existe para conquistar títulos... este ano temos 3 para conquistar. Vamos tentar. Se conseguirmos alcançar mt bem, se nãos os conseguirmos alcançar (nenhum que seja) mas demos luta e praticamos bom futebol no processo, o que equivale a dizer que ocorreu uma evolução comparativa com o passado recente (leia-se ultimas 3-4 épocas), é bom. Não tão bom se chegarmos a Maio com uma prateleira do Mundo Sporting mais cheia, mas não deixa de ser positivo.

    Para os jogadores do SCP a pressão deverá ser sempre procurar atingir a vitória. Independentemente do discurso oficial. Daí que, nada me importa a insistência dos jornaleiros e pouco me interessam as respostas do sportinguista A, B ou C...

    Repito: para mim, enquanto matematicamente for possível e mesmo sem sermos favoritos, a conquista da liga é o objectivo. Mais ainda qd vejo que os planteis milionários dos rivais não jogam a ponto dum chavo...

    Só aceito que se diga que não somos candidatos declarados... apenas por uma razão: a ver se com essa conversa despistamos os apaf's... A começar com Achtung Artur no próximo domingo... Difícil, difícil... Vamos lá ver de desta vez acabamos com 11...


    SL!

    ResponderEliminar
  3. Sobre o restante post (tiradas humorísticas incluídas) o costume: mt bom!

    Abç!

    ResponderEliminar
  4. Virgilio, o próximo jogo é o melhor exemplo, caso a vitória nos sorria é dramático para o porto, em caso de derrota os nossos objectivos estão intactos. Para nós náo é um jogo que coloque em causa o nosso trajecto esta época, não precisamos ainda de vencer todos os jogos, primeiro há que encostar ao cimo da tabela, depois fazer isso com regularidade e só por fim voltaremos a ser candidatos.

    Há muitos anos que não o somos, mas como temos uma ambição desmedida permitimos assumir responsabilidades maiores e no final... perdemos 1-0 com um golo do Kostadinov...

    Quem tem obrigação de vencer domingo é o Porto, se o consegue depende de nós!

    ResponderEliminar
  5. candidatos??o melhor post que responde a esta pergunta foi um do próprio LMGM penso eu...o tal dos 70 pontos por época durante 4/5 épocas

    penso que está na altura de o repostar visto que esta questão está a ser bastante repetida tantos pelos jornaleiros como pelos próprios adeptos..penso ser a altura de o LdA o repostar para memória futura ;)

    ResponderEliminar
  6. LMGM

    Antes de mais excelente ilustração do post!

    Quanto ao jogo do dragão concordo inteiramente quando dizes "Não vamos invadir o campo do actual campeão nacional com sede de vitória, por soberba, megalomania ou sequer desrespeito pelo adversário". Essa é uma postura de outros lados e contra a nossa própria natureza que, segundo a minha interpretação e forma de a sentir é a de respeitar sempre o adversário, o jogo. Essa é aliás a minha única exigência para jogos desse cariz, o resto vem por acréscimo e estou muito satisfeito com este estatuto de underdog que nos vão atribuindo. Neste momento é o que mais nos convém.

    ResponderEliminar
  7. Felizmente ninguém sabe o que foi definido no balneário como objetivo. Mas não há grandes dúvidas que o grupo tem metas para conquistar e está comprometido com a sua missão. Também não tenho grandes dúvidas que as metas a conquistar são ambiciosas, se não fossem não era preciso correr tanto :)

    Há ainda mais uma dificuldade a vencer, estas sucessivas paragens competitivas são péssimas para um grupo que está a crescer e em autoavaliação. A primeira resposta foi má a segunda boa, vamos ver como evolui, o próximo ciclo de jogos (Porto, Marítimo, Benfica, Guimarães) é de alto grau de dificuldade e com intervalos enormes entre eles. Uma pena.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)