quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A candidatura do Sporting e a euforia dos Sportinguistas

Afinal somos ou não somos candidatos? 

Claro que somos! Aquando da inscrição da sua equipa principal na Liga o Sporting faz a sua candidatura ao titulo, juntamente com as restantes equipas. Todas elas são candidatas, apenas uma pode vencer. A história conta-nos que só em situações excepcionais o vencedor não sai de um lote de 3 crónicos candidatos, a dos últimos anos em particular diz que o FCP é quem vence mais vezes. 

É má estratégia assumir a candidatura?

Depende dos termos que ela seja feita. Há uma fasquia que não pode ser levantada para, por baixo dela, se passar a ideia de um Sporting qualquer, se se quiser, um Sporting à Paços de Ferreira, que o ano passado e de forma  tão cedo irrepetível, chegou ao terceiro lugar. Os adeptos não se revêm nessa forma de estar, os jogadores não querem vir para o Sporting se for isso o prometido. Pior, os jogadores têm que sentir o peso certo da camisola que vestem. Esse peso não lhes pode tolher os movimentos mas também não pode ser tão ligeiro quanto desresponsabilizador. Pede-se realismo sem perder a ambição.

Mas, para lá das condições genéricas, somos reais candidatos?

Claro que somos! "Basta" para isso que os que se apetrecharam melhor (SLB e FCP) e o que ganha mais vezes (FCP) falhem. É pouco provável porém que falhem os dois em simultâneo, pelo que a nossa candidatura perde força perante a deles. 

Porque parece interessar tanto à imprensa a candidatura do Sporting?

Desde logo por uma questão comercial. A carreira da equipa tem surpreendido até os mais optimistas, sendo por isso natural que ela mereça destaque. Daí a dedicarem-nos capas já são outros quinhentos, especialmente quando os títulos são desmentidos, de forma desavergonhada, pelos conteúdos. Falo do Record.

Pois, é isso, quando a esmola é muito grande o pobre tem que desconfiar, ainda por cima quando estamos em tempo que nem esmolas há... É impossível baixar a guarda perante tanto "carinho". É sabido que o Sporting não goza de especiais afectos, mais do que em jornais em concreto junto de alguns cronistas, directores e quejandos, pelo que este súbito carinho trás água no bico. 

Se alguém tiver dúvidas que faça um pequeno "roll-back" ao que eram, por esta altura, na época passada, as capas dos jornais. Muitas eram também já nossas, mas do acento tónico ao mais circunflexo, serviam para nos lembrar, frame by frame, todos os particulares escabrosos de uma crise que se anunciava e nos viria a atingir com estrondo. 

Por agora dá imenso jeito colocar as luzes da ribalta sobre o verde-e-branco, evita-se assim debruçar sobre a palidez e a incerteza em que se debatem outras cores. Ou, a ter que apontar os focos na sua direcção, é de forma tão ligeira que ofende a inteligência dos leitores. Falo da capa de "A Bola", que, de forma que não acredito seja inocente, promove de atacado a "wag" e a marca comercial associada ao SLB, de uma penada só.

A euforia dos Sportinguistas

Nós somos assim e se ainda não nos conhecem já era tempo. Euforia como sinónimo de alegria, bem-estar, entusiasmo é perfeitamente natural. Não sei o que isso possa surpreender tanto analista. Já incomodar os adversários compreendo, mas é a vida.  

O Sporting é paixão com toda a grandiosidade e violência que a palavra encerra. É ela que nos faz correr, saltar, gritar, viver em qualquer lado onde haja um pouco de Sporting, seja um jogo ou um mero quadradinho de jornal.  É dela que nasce a pele de galinha hora de guardar o cachecol e camisola de mil uma recordações. É também por causa dela que morremos um pouco a cada contrariedade, derrota, desilusão. Mas porque é grande demais para caber num peito morto, é ela que nos faz ressurgir renovados, reforçados. Não nos peçam para chorar quando o nosso Sporting está a ganhar!

16 comentários:

  1. Não custa nada escrevre bons textos sobre temas realmente importantes para o nosso Sporting.

    Parabéns.

    SL

    ResponderEliminar
  2. ER, desculpe lá mas custa, custa muito manter um blog em pleno funcionamento, a um ritmo praticamente diário por amor à camisola, por mera vontade de descarregar o que nos corre na alma num púlpito aberto a todos. Ainda mais, para o bem e para o mal, com opinião própria, a navegar a maré quando com ela se concorda ou a remar sozinho se for caso disso.

    Custa muito ou custa mais ainda quando o debate é livre para diferentes opiniões/opção/ideias e o prémio que se tem como resposta é o insulto brejeiro.
    Fica uma solidão enorme e uma imensa vontade de bater a porta. Uma completa amargura do tempo que não se deu a outras actividades para estar aqui a discutir Sporting.

    Eu não sou capaz, tenho umas dezenas de textos a meio no meu disco rígido, já cheguei aqui, li a caixa de comentários e a vontade de os terminar, publicar e discutir... desapareceu. O LdA não merece essa minha atitude, mas lá está, ele consegue, com um custo pessoal que só ele sabe avaliar, eu não.

    Uma coisa será certa, nunca vamos deixar de discutir o Sporting e principalmente de o acompanhar, sejam nos os dias de sol radioso ou de negra tempestade. É fácil apagar um comentário descabido, é muito, muito difícil, construir o histórico deste blog.

    ResponderEliminar
  3. LdA, é isto! É assim mesmo, sempre alerta a defender o Sporting.
    LMGM, entendo a frustração, de qualquer forma é sempre bom perceber que existem sportinguistas que não andam ao sabor dos resultados, marcando posição na altura própria, fica a convicção do momento, armazena-la no disco rígido não serve de nada.

    ResponderEliminar
  4. Metralha, eu nunca deixei de comentar, aqui e nos blogs que normalmente frequento, as posições nunca deixaram de "andar por aí". Eu funciono melhor em caixas de comentários do que a elaborar textos. Dou erros, tenho de rever pontuação, etc., e tudo isso consome tempo e disposição mental.

    O comentário do ER é mais assassino do que 50 Liedsonshow ou como raio se chamava o pateta alegre das asneiras. Não custa? Manter um blog activo 5 anos é fácil? A mim até fazer um post por mês é difícil... e sei que o LdA já deve estar a alinhavar o que vai por na próxima terça, ou quarta, ou nunca porque a actualidade se sobrepôs e vai mais um texto para a prateleira.

    Hoje, provavelmente porque o dia não está a correr bem, aquele comentário fez-me perder a paciência. Ainda por cima já não há Mãos ao Ar, nem Meszaros, o Huno e o Francis fechou a loja e já só posso lavar o olho no histórico e numas azeitonas...

    ResponderEliminar
  5. Realmente, dps de um dia de trabalho intenso, qd finalmente podemos ler o que os nossos amigos andaram a escrever na blogosfera, deparamo-nos com um exercício mesquinho e umas tentativas torpes de ironia na cx de comentários... Ainda por cima feitas por uns personagens recentes que aparecem vindos do nada “cagar” sentenças como se conhecessem o autor do post (e o que escreve e as ideias que teve no passado) desde sempre.

    O que essa gente não sabe, é que enquanto eles andavam a votar em JEB's e FSF, já aqui se criticavam as opções, a gestão desportiva e financeira, já para não falar da visão demasiado 'empresarial', que essas direções tinham do clube (alô Soares Franco?)... Acordaram qd já era tarde e íamos a caminho duma classificação que se revelaria negativamente histórica... Dps do terrorismo Jebiano e do ziguezagueante GL...Agora, até já se armam em gdes defensores do sportinguismo e definem quais é que são (ou deixam de ser) os assuntos importantes para o Sporting... Grande lata! Lata, é coisa que não lhes falta. Já em bom senso e inteligência deixam mt a desejar.

    Ah, e a paciência esgotou-se há muito com os ER’s desta vida, pelo que da minha parte, não acho que valha a pena andar cá com paninhos quentes e com diplomacias, pq essa malta que não respeita a opinião alheia, não merece qlq consideração da minha parte. Que continuem a massajar o ego ao Bruno, até pq, está mais do que visto, ele necessita tanto disso como os seus pulmões de óxigénio..., que quem não navega nessa onda messiânica que envolve o Carvalho e ama o Sporting incondicionalmente, independentemente de gostar ou detestar de quem o preside, continuará a comentar o quotidiano leonino respeitando a sua própria consciência e pensando pela própria cabeça, quer isso se revele próximo ou contra a moda vigente.

    ResponderEliminar
  6. Sobre o excelente post do LdA:

    Já o disse antes e reafirmo. Podemos não ser favoritos, mas independentemente do discurso ser mais optimista ou mais cauteloso, para mim o SCP é sempre candidato. Nem que o Bruno e o Jardim anunciem até à exaustão que o titulo é uma miragem...

    Vejo planteis mt mais caros que o do SCP produzirem mt menos futebol que os nossos miúdos... e não posso sonhar com um SCP campeão, só pq outro sportinguista - msm sendo o presidente ou o treinador -, o afirma?

    Os meus (velhos) receios são mais pelos nossos adversários da APAF, do que (neste preciso momento) dos milionários planteis dos nossos rivais históricos...

    FORÇA, SPORTING!

    ResponderEliminar
  7. LMGM, Metralha, Virgilio,

    Obrigado.

    É lamentável a tentativa de condicionamento permanente de alguns, que no fundo não merecem o facto de vivermos em democracia e não merecerem também por isso o direito que lhes é concedido a exprimirem a opinião.

    No entanto, nesta altura do campeonato, apesar do incómodo e até repulsa, deixei de valorizar comentários como o do ER e por isso continuarei a escrever quando assim bem entender, sobre o que bem me apetecer.

    ResponderEliminar
  8. Lda, Parabens!
    Grande texto !

    Quanto ao sermos candidatos, claro que somos, porque... Somos o SPORTING!


    ResponderEliminar
  9. Principalmente com empate ou vitoria no Dragão, nao podemos fugir.
    Despachamos braga, Porto e Benfica, se saímos disto a 2pontos ou a frente, vamos fingir que foi tudo sorte?


    ResponderEliminar
  10. Recentrando no post que é mais interessante (obrigado, Pedro). Para uma real candidatura ao titulo, uma vitória no próximo jogo não aquece nem arrefece, será excelente para o moral, o ego, matamos um borrego, mas o que é fundamental é chegar a Março colado aos lugares da frente, em Outubro ou Novembro, as avaliações ainda são prematuras. A melhoria para já é estratosférica, mas ainda falta muito e no nosso campeonato, para vencer, não se pode falhar seja lá qual for o adversário, as lesões ou o árbitro...

    Vamos amparar esta equipa bebé, por todas as razões, mas principalmente porque ela merece. Se lá para Março a classificação se mantiver similar à actual, então vai ser a própria equipa a exigir a si própria o levar o que conquistou mais além e assumir-se como concorrente directa ao titulo.

    ResponderEliminar
  11. É um verdadeiro lavar de alma sportinguista o ler o que diariamente aqui se escreve! Desde o 1º.dia que aqui entrei sinto o meu sportinguismo renovado,senão mesmo aumentado ao auscultar o que, outros sportinguistas como eu,sofrem e se alegrem com as vicissitudes do dia a dia do nosso grande amor.Pena é que alguns fulanos ,por vezes, estraguem aquilo que sempre nos deveria unir:o amor,que não cego,ao nosso Sporting ! Ser independente,e não fazer parte da carneirada tem custos,que por aqui vamos, infelizmente, vendo mais vezes do que seria desejável.Não esmorecem porém,por mim e muitos,mas muitos mais sportinguistas que têem o prazer de vos ler diariamente.Os meus parabéns LdA e o meu sincero bem haja pela lufada de verdadeiro sportinguismo que por aqui perpassa todos os dias!!!

    ResponderEliminar
  12. Onde está escrito "esmorecem" deve ler-se esmoreçam.

    ResponderEliminar
  13. O verdadeiro teste à equipa não vai ser o jogo do Porto, mas sim quando tivermos dois maus resultados seguidos.

    Aí sim vamos ver o que vale a equipa e se podemos começar a preocuparmo-nos com títulos ou não!

    ResponderEliminar
  14. Leao de Alvalade,

    Apesar de compreender o argumento do equilíbrio entre ambiçao e realismo, confesso que nunca percebi a pertinência do debate nem a abordagem calculista ao tema, como se a vitória como objectivo em todas as condiçoes fosse um estado e nao uma condiçao. Dito de outra forma, como se fosse cambiante segundo a circunstância e estivesse à mercê dos constantes "projectos", "anos zero" ou outro conceito do jargao futebolês (na sua variante dialectal de "gestao"), e nao um traço identitário, independente de resultados, de momentos de forma e até de euforias.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)