segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sair do clássico com uma derrota clássica

As estatísticas comprovam-no, pontuar no estádio do Dragão deve ser um dos resultados mais difíceis de conseguir para o Sporting. Para o Sporting e não só, levando em linha de conta que o FCP não perde em casa há 5 épocas. Ressalve-se no entanto, em relação ao historial recente, termos terminado com a equipa completa e sem que a arbitragem tenha sido um dos factores de desequilíbrio.

O(s) momento(s) do jogo
Julgo ser consensual identificar o momento do jogo. Esse ocorreu com o segundo golo dos anfitriões, quase momento subsequente ao golo do empate de William Carvalho e quando o Sporting, já na segunda metade do jogo, estava a conseguir algum ascendente sobre o adversário. Ascendente que estava a obrigar o FCP a reagrupar atrás da linha da bola e a deixar as bancadas dos seus apoiantes em silêncio. 

Elejo um segundo momento em que poderia devolver o Sporting ao jogo, quando Montero, num lance muito semelhante em que havia conseguido o golo no derby, desta feita permite a defesa de Helton. Este havia de ser decisivo ainda ao defender um bom remate de Piris. O Sporting acusaria o toque e já não voltaria ao mesmo nível que começou na segunda metade.

Superioridade em tons de azul e branco
O resultado talvez tenha um golo a mais (não revi ainda os lances na TV, mas pareceu-me haver fora-de-jogo na movimentação de Jackson) mas premeia a melhor equipa em campo. E foi-o porque tem os melhores jogadores, que custam muito mais dinheiro - só Danilo, o autor do segundo golo, custa tanto como o nosso actual orçamento anual - e porque em termos colectivos está alguns níveis acima do que podemos fazer neste momento. 

Superioridade que se reflecte na melhor gestão emocional dos diversos momentos e que foi ontem ampliada pela sorte do jogo associada a erros nossos em momentos decisivos do jogo. Foi assim que chegaram por duas vezes à vantagem: um erro infantil de Maurício daria o penalty num momento em que o jogo não tinha dominador claro e uma perda de bola de Adrien apanha a equipa em desequilibro e incapaz de responder à incursão ao centro de Danilo. 

No confronto de treinadores Paulo Fonseca acabou por levar a melhor. A pressão permanente sobre o portador da bola a condicionar as decisões, as movimentações de Lucho e Josué foram um constante quebra-cabeças para a nossa linha média. Varela deu muitas vezes largura e comprimento que não conseguimos evitar, com Carrilo a ajudar Cédric apenas com os olhos na maior parte das vezes. Sobretudo na primeira parte tivemos um tempo de posse de bola sempre muito curto, quase sempre perdida na saída para o ataque, muita dificuldade em circular a bola até aos sectores mais avançados da equipa, muito por força de Carrillo e Wilson Eduardo passarem grande parte do tempo escondidos, sem se darem ao jogo.

Jardim não quis alterar a forma de jogar, optando por um eventual reforço da linha de meio-campo, para aí tentar assegurar alguma segurança, nem tentou recuar as linhas estacionando o autocarro em frente à área. Preferiu manter-se fiel aos seus princípios e, perder por perder, como quase sempre tem acontecido ali, prefiro assim. Se a equipa reler o jogo de ontem e dele souber retirar os devidos ensinamentos, perdemos apenas três pontos, mas pode dar passos em direcção à sua consolidação.

Análises individuais  
Patrício - Sofreu três golos sem poder fazer nada para os evitar.

Cédric - teve o jogador mais activo do adversário do seu lado sem grande ajuda.

Maurício - O penalty foi a nódoa que manchou o facto de ter praticamente secado Jackson.

Rojo - Não revi ainda o jogo mas parece-me que não foi por ali.

Piris - É muito provável que Jefferson regresse ao lado esquerdo da defesa, o que porá o lugar de Cédric em perigo, uma vez que não é provável que Jardim interrompa sem mais as boas prestações que vem realizando.

William Carvalho - Falta-lhe ainda algum nervo, provavelmente será sempre assim, mas tornou-se um jogador fulcral no Sporting de Jardim. Como a evolução possível lhe amplamente é favorável tem tudo para se tornar um caso sério.

Adrien - Não vi as estatísticas mas no estádio ficou-me a ideia de ter sido dos mais responsáveis pelas perdas de bola, imperdoável a do segundo golo, quando era importante salvaguardar a vantagem emocional que o empate e uma relativa superioridade sobre o jogo que então detínhamos. Apesar de não virar cara à luta, não teve um jogo feliz.

André Martins - Fez o jogo possível, sempre emparedado entre Fernando e Herrera, mas tem o lugar ameaçado porVitor.

Vítor - Entrou talvez um pouco tarde, a segurança de posse e visão de jogo que podia dar outro fôlego ter sido mais úteis.

Wilson - Passou ao lado do jogo.

Carrillo - tem um estilo sempre enervante. Umas vezes enervante para os adversários outras vezes para os adeptos. Ontem foi assim também, sendo que a maior parte das vezes calhou-nos a nós fava. Precisa de outra intensidade e participação no jogo. 

Capel - Entrou tarde e quando já decaímos, ainda assim conseguiu dar outro comprimento ao jogo, mas por pouco tempo, o jogo morria pouco depois.

Montero - Podia ter sido decisivo, quando o tem sido quase sempre, mas não foi.

Magrão - É certo que já estávamos encomendados quando entrou mas não justificou a chamada.

O melhor do Sporting
Sem dúvida nenhuma que o melhor jogador do Sporting foi o 12º jogador. O que jogou na bancada, que cantou, gritou. O que voltou a dar naquele estádio a lição que a demonstração de grandeza se faz também pelo fervor clubistico e pela capacidade de mobilização que a mensagem de uma colectividade consegue alcançar no meio em que se insere, apesar das vicissitudes do momento que atravessa.

E agora, depois da primeira derrota?
A resposta cabe à equipa, que na próxima jornada vai encontrar um inseguro Marítimo, com o lugar de treinador em causa. Para eles será um jogo de tudo ou nada, com as implicações que isso tem. Cabe também aos adeptos que, apesar do resultado decepcionante de ontem, não têm quaisquer razões para estarem decepcionados com a trajectória da equipa. Dos melhores classificados do ano passado falta-nos apenas jogar com Paços de Ferreira, que não é hoje o que foi ontem. O Estoril será o osso mais duro de roer pelo que vem jogando e a deslocação a Guimarães é, como sempre, difícil. Contudo estamos na segunda posição. Quem diria?

11 comentários:

  1. "Superioridade que se reflecte na melhor gestão emocional dos diversos momentos e que foi ontem ampliada pela sorte do jogo associada a erros nossos em momentos decisivos do jogo."
    Este é também o meu resumo do jogo. A equipa não esteve encolhida, mas esteve tensa, nunca se libertou ou quando o conseguiu levou com mais um golo.

    O momento para mim é o 3º golo porque percebi uma boa reação ao segundo e o empate andava por ali a rondar, o terceiro foi um ponto final, gerir até ao fim e hoje é digerir o resultado no conforto do nosso lar.

    Tenho vários destaques individuais negativos, mas não me apetece nomear nenhum, perdemos todos, perdemos juntos e é juntos que temos de ganhar o próximo. E vencer o próximo é muito mais importante!

    ResponderEliminar
  2. O Adrien foi o 10 do fcporto.. inadmissiveis as percas de bola e a passividade a recuperar e a defender. O golo do Danilo é apenas uma amostra.
    Pessoalmente nunca gostei mt do Adrien, esconde-se nos grandes jogos para nao ser carne nem peixe, não gosto de jogadores assim,ontem conseguiu ser pior dando ataques ao adversário. A.Martins não tem estaleca para estas andanças, mas nota-se que se esforça, precisa DESESPERADAMENTE de ganhar musculo e peso.
    Carillo saiu na altura que começou a jogar. WTF?
    Magrão???
    Cedric sairá naturalmente pois Piris é MT superior.

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo com a crónica do jogo.

    Falhámos em momentos críticos, logo no início com o penalti e logo a seguir ao nosso golo. Do outro lado o Helton teve assombroso em 2 ocasiões (Montero e Piris)...lances que seriam o 2-2. Mas não fico desiludido...são dores normais de crescimento. 5 dos 11 inicial nunca tinham estado num Porto-Sporting.

    O William é fabuloso...que classe! Wilson, Adrien, André Martins, Cédric e Carrillo tiveram abaixo do que têm vindo a apresentar.

    Muito importante agora ganhar ao Marítimo!

    ResponderEliminar
  4. Ganhar ao Marítimo é obrigatório, até pq o porto nao perde pontos com os amigos do Restelo.
    Estamos a 5 pontos...mas já jogamos com quem é do nosso campeonato.
    Esperemos pelos confrontos entre benfica, porto e braga...não podem ganhar todos pontos.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a crónica do jogo, mas para mim o momento foi o que o LMGM identificou. A jogada que o marca é a cabeçada de Montero seguida duma defesa do outro mundo de Helton... Empatarmos pela segunda vez, superando o outro grande momento negativo que constituiu sofrer um golo imediatamente a seguir ao empate a 1, seria um estimulo mt grande para nós e um factor de insegurança e nervosismo para o rival... O Piris tentou uma segunda vez, mas ontem não era dia de 'sorte'... O primeiro sinal disso foi o penalty conseguido pelo fcp, ou melhor dito, provocado infantilmente por nós, praticamente na primeira vez que um jogador portista entrou na nossa área. Com o terceiro golo, no limite do fora-de-jogo (não consegui confirmar a legalidade do lance), o jogo ficou sentenciado e aí sim, notou-se no ânimo dos nossos jogadores.

    Apesar do resultado, não desgostei da exibição e não há razão nenhuma para deixar de acreditar nesta equipa.

    FORÇA, SPORTING!

    ResponderEliminar
  6. Individualmente julgo existir consenso: William Carvalho esteve muito bem. Rui Patrício não conseguiu 'impossíveis', ao contrário do Helton pelo menos numa ocasião.

    Destaques positivos para Ivan Piris, Rojo, Fredy (apesar do golo falhado).

    Ultimo aparte: Vitor tem msm mt qualidade, maturidade e critério. Não engana.

    ResponderEliminar
  7. Como vi o jogo na tv não posso deixar uma palavra para os adeptos leoninos presentes no estádio: impressionante o apoio que a equipa teve! Muitas vezes durante o jogo só se ouviam os cânticos de apoio ao Sporting.

    PS - E como vi o jogo pela tv não posso deixar de falar na maneira um pouco tendenciosa como Freitas Lobo comentou o jogo sempre na optica contrária ao Sporting. Já tinha sentido o mesmo no Braga-Sporting. Contra o Braga notou-se que saiu triste com o resultado, ontem tava todo entusiasmado. Indepêndência é o que se pede.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo o que os antecessores disseram. Devo apenas acrescentar que os comentadores portugueses são muito - e muito é pouco - tendenciosos a favor dos adversários do nosso Sporting!! É imperioso que se tratem esses "indivíduos" como merecem, ou seja; com desprezo, indignação e denúncia nos locais e momentos certos!! SL.

    ResponderEliminar
  9. Mário Faria, deixe lá, o realizador devia ser Sportinguista, é que repetiu tanta vez o lance da falta não assinalada a Carrillo, que os comentadores lá tiveram, a custo, de admitir um contacto, depois a falta e finalmente respiraram de alivio porque era fora da área...

    ResponderEliminar
  10. LMGM,

    mas olha que primeiro ainda disseram que "ambos jogadores quiseram disputar a bola", como se isso os ilibasse de qualquer falta! O Maurício também quis disputar o lance com Alex Sandro, mas como chegou atrasado, fez falta.

    Leão,

    quando revires o jogo, mudarás a avaliação a Rojo. O 3º golo ainda é pior que o primeiro. Perder a bola (em balão) para o Varela? Mas alguém imagina o Capel ganhar aquele lance ao Mangala ou Otamendi?
    E o Danilo faz sempre aquela jogada... Ele deu-lhe tanto espaço. Tinha de chegar perto dele, quando recebe a bola e demora a arrancar (quer dizer ele até vai a passo).

    Se a vitória falha com o Marítimo...

    ResponderEliminar
  11. Cantinho eles disseram as maiores barbaridade, por isso digo que o realizador seria Sportinguista, passou a repetição as vezes necessárias (o dobro do que qualquer pessoa normal precisa) par ase fazer luz naqueles olhos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)