segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Taça de Portugal: algumas notas do festim leonino

1- Merecem-me a primeira nota de respeito o público presente em Alvalade. Não apenas o público Sportinguista, que deu o seu já habitual recital, mas também os apoiantes do Alba. Estimam-se em mais de 2.000, número a fazer inveja a muito clube com mais pretensões e corar de vergonha outros que se dizem grandes mas que mais não fazem do que exibir as suas limitações. 

2- Lição de respeito e seriedade foi dada também pela equipa do Sporting. Respeito pela profissão, respeito pelos adeptos. É verdade que nem sempre que um jogo corre mal se possa acusar os jogadores de menos empenho ou vontade de ganhar. Muitas das vezes as dificuldades são também sinónimo de acerto táctico do adversário. É também verdade que o adversário não podia fazer muito mais do que fez mas tal sucedeu pela conjunção das suas limitações com a postura da nossa equipa, que levou o jogo até ao final do tempo regulamentar e não apenas quando se tornou claro o resultado do jogo.

3- Nota também para as ideias de Leonardo Jardim reveladas na forma como geriu o plantel. Ao contrário dos seus congéneres dos rivais, Jardim tem que lutar com o abrandamento do ritmo imposto pelas selecções. André Martins e Cédric tiveram direito a passeio patrocinado pelo seleccionador nacional, algo que já havia sucedido com Adrien recentemente. Se a memória não me atraiçoa Rojo e Carrilo jogaram pela Argentina, Patricio e William Carvalho por Portugal e o resto do plantel esteve parado. Isto seguramente que tem custos no ritmo dos jogadores, pelo que as opções de Jardim em constituir a equipa que abordou um jogo com uma maioria significativa de habituais titulares se justifica. Descontando naturalmente Boeck, apenas 3 mexidas para dar minutos a Piris, Magrão e Vitor.

Algumas notas individuais:

Boeck: Infeliz no golo e no próprio jogo. No golo reparte culpas com Ruben Semedo, mas não deixa de confirmar que chá de banco é pior inimigo para a boa forma de qualquer jogador, em especial de quem joga numa posição tão especifica.

Piris: Ficaria com imensa pena de ver interrompida a afirmação de Cédric, que até já o levou, mesmo em circunstâncias especiais, à convocação para a selecção principal. Por outro lado estar ali Piris deixa Jardim e os adeptos mais ou menos confortáveis com a eventual necessidade de o chamar a jogo.

Magrão: Quanto mais joga mais evidencia as suas dificuldades, mesmo levando em linha de conta que a lateral-esquerda da defesa não é da sua preferência. Dificuldades que não são técnicas mas físicas e também de integração numa filosofia de jogo que exige muito mais intensidade que ele parece poder dar.

Rinaudo: Provavelmente a maior surpresa da época, como consequência da titularidade de William Carvalho. Se Jardim conseguisse fazer a osmose de ambos, dando ao mais novo a fibra e capacidade de reacção do argentino e a este o sentido posicional e a forma como sai da pressão  tínhamos provavelmente os melhores "6" do campeonato.

Vitor: O mesmo que foi dito sobre Piris/Cédric aplica-se a Vitor/André Martins. Só lhe peço que se for titular no dragão que não falhe uma oportunidade como a de ontem. De resto que jogue o que sabe.

Slimani: Ainda não vi o suficiente deste jogador para formar uma opinião. Falhou um golo feito que o próprio parecia ter tornado fácil, mas marcou nos 20 minutos que esteve em campo. Diferente de Montero e o Sporting teria tido muita sorte em ter contratado dois matadores como o colombiano. A rever.

Montero: Chega ao Dragão com o ponteiro da confiança completamente a fundo. Correndo normalmente só precisa que lhe dêem umas bolitas que ele faz o resto.
Infografia MaisFutebol

7 comentários:

  1. O Carrillo é peruano, jogou pela selecção do Peru.

    ResponderEliminar
  2. Adriano, bem o sei. Ao redigir ficou por escrever "pela Argentina e Perú respectivamente"

    ResponderEliminar
  3. É muito bom ver a equipa a cumprir a sua obrigação com naturalidade. Esta equipa é competitiva e este jogo é disso demonstração, não deixam os seus créditos à sorte ou ao acaso, cumprem em campo com respeito pelo adversário. Por exemplo, Portugal não respeitou o Luxemburgo e principalmente Israel, se o tivesse feito tinha naturalmente ganho e escusava de andar agora a ter trabalho extra e muito mais difícil.

    Uma palavra individual para Capel, é talvez o jogador com maior cartaz do grupo (calma eu não me esqueci de Patrício), cartaz mediático, entre adeptos e tem demonstrado uma humildade profissional a toda a prova. Não duvido que quer ser titular, que não gosta de ver dois "putos" a roubarem-lhe o "seu" lugar, mas responde a isto como sabe, um sorriso, olhos no chão e corridas loucas de mochila às costas!

    Venha o próximo que é a doer!

    ResponderEliminar
  4. Confesso que fiquei f#$#%dido com o golo sofrido. Pela forma que foi e porque a diferença era tão grande que tinha de ser mesmo vincada dessa forma (só falhou aí).
    Também desgostei das entradas violtentas de Rinaudo, Maurício e Magrão, mas acho que surgem do compromisso que os jogadores tinham com o jogo. Mas são aspectos a rever pois foram todas longe de zonas de perigo e podem custar acções disciplinares que podem fragilizar a equipa.

    Respeito e Compromisso.
    Estas foram as linhas orientadores que caracterizaram ontem o Sporting. E isso aplicou-se desde do Banco (Técnicos), ao Relvado (jogadores), passando pelas Bancadas (sócios e adeptos).

    Mais de 20 mil espectadores, grandes jogadas, golos e grande entrega ao jogo. Sporting, Alba e Taça de Portugal sairam ainda mais prestigiados.

    Apesar de ser contra um adversário com um nível futebolístico que aparece de 20 em 20 anos, tenho de destacar estes elementos:
    - Montero: cada vez é mais difícil acreditar que um jogador destes andava perdido pelos "States" e foi o Sporting que colocou no palco certo. Honra a quem o descobriu e contratou. O 1º golo é de excelente jogador.
    - Adrien e Vítor: o sucesso passou muito por aqui. Grande circulação, grande 1º e último toque. É pena que só no Sporting lhes reconheçam valor para jogar.
    - Wilson e Capel: são limitados? São! Mas cada um, de maneira diferente, é determinante neste Sporting. As equipas também se fazem destes jogadores. E já levam muitas assistências e golos nesta época.
    - Píris: mais um bom jogo. Abordagem ofensiva sempre de cabeça levantada. Cédric e Jefferson não podem estar com medo de nada. Têm de estar agradecidos pois a sua presença ajudará a que sejam melhores. E, de momento, são.

    Uma última nota para o péssimo relvado que, mais uma vez, voltamos a ter em Alvalade. Ainda não começaram as chuvas e pausas para mudar o tapeta já não há assim tantas. É algo que joga contra nós. Talvez seja importante rever o facto da B jogar ali (chegam a existir quase 3 jogos por semana - 2 da B e 1 da A), bem como os treinos da equipa principal. Percebo a intenção, mas talvez seja demais.

    Rumo ao Dragão! Sem arrogância mas com CONFIANÇA!

    ResponderEliminar
  5. Cantinho vais ter uma pausa de quase 1 mês
    2/11 - marítimo
    1/12 - Paços
    Se quiserem reabilitar o relvado, não falta tempo

    ResponderEliminar
  6. Cantinho vais ter uma pausa de quase 1 mês
    2/11 - marítimo
    1/12 - Paços
    Se quiserem reabilitar o relvado, não falta tempo

    ResponderEliminar
  7. António,

    Obrigado. Mas há essa pausa toda porquê? Ok que vamos a Guimarães e depois há a selecção, mas na semana seguinte é o quê? Taça da Liga? E jogamos fora?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)