terça-feira, 29 de outubro de 2013

Antes de depois do Clássico: o discurso do Presidente, os Casuals e outras violências

Algumas notas sobre alguns eventos à volta do clássico no Dragão e que me parecem merecer referência. As minhas desculpas pela extensão do post. O vídeo e a foto que o ilustram são da página Alma Verde.

O discurso e exposição mediática do presidente
Tal como aqui já havia referido anteriormente entendo que o Sporting não se deve encolher por uma qualquer razão sempre que o clube seja visado por terceiros, seja eles quem forem. Se é o presidente que deve estar à cabeça, se a resposta deve ser dada através de comunicados já merece outro cuidado. Mais cuidado ainda deve merecer o conteúdo das respostas, que não pode nunca dar a impressão de ser descuidado, falar por falar.

Por outro lado parece-me tão desajustado ficar calado como dizer tudo e mais alguma coisa a propósito de tudo e de coisa nenhuma. Critério, objectividade, e as sempre distintivas marcas de inteligência e classe, porque a isso estamos obrigados quando falamos pelo Sporting, são imprescindíveis.

Dito isto não parece que as últimas intervenções do presidente tenham sido pautadas pela objectividade, oportunidade e acerto. As respostas que verdadeiramente contam dão-se em campo. Um discurso que depois não cole com a exibição e particularmente com o resultado expõe-nos. 

De tal forma é assim que até o Josué  se achou no direito de nos dar lições no final do jogo. Quem é o Josué? Não fora o futebol e não passaria de um sério candidato a indigente a engrossar o número de dependentes de RSI, e que me perdoem quem a vida cortou todos os outros caminhos.

Também não gostei que tivesse centrado o seu discurso de sábado num ponto de vista meramente pessoal, quando o que estava em causa era o Sporting, um jogo da sua equipa mais representativa e os adeptos que a acompanhariam. Confesso que não gosto desta tendência de sujeição do "nós", isto é o Sporting Clube de Portugal ao "eu" Bruno de Carvalho.

Nunca é demais lembrar que na curva norte do antigo estádio das Antas um adepto do Sporting foi esfaqueado, com a conivência das forças que deviam ser da autoridade. Veja-se o que sucedeu desta  feita com as faixas e bandeiras da Juve, algo que nunca se viu em mais nenhum estádio, creio. Quando há violência os adeptos são sempre a infantaria, a carne para canhão.

E não foram rigorosas no que diz respeito à casa onde haveria de ser recebido e ao tratamento que lá se dispensa aos presidentes e demais dirigentes dos clubes visitantes: Jorge de Brito já não está entre nós, mas ainda há dirigentes do SLB (não sei se do Sporting também) com "saídas à general", camuflados em ambulâncias e já bem "quentinhos", que o testemunham.

Mas se já não havia sido feliz nas respostas a Pinto da Costa ainda o menos o foi quando respondeu a Rui Moreira. Não creio que o devesse fazer por 2 razões essenciais, descontando logo à partida o teor que foi esparso, para ser simpático:

- O presidente do Sporting não responde a comentadores de jornais, ou corre o risco de baixar o seu cargo ao mesmo nível. Outra coisa seria se Rui Moreira tivesse falado como presidente de câmara eleito, o que não foi o caso.

- O presidente do Sporting deve evitar temas fracturantes e procurar um discurso agregador. Descair o comentário em temas de cariz politico-partidário - como foi o caso da resposta a Rui Moreira- religião e outros, é um erro de palmatória, porque obviamente divide. Deve ter sido assim que se sentiram os apoiantes do actual presidente da C.M. do Porto e que acumulam essa característica com a sua qualidade de Sportinguistas.

Rui Moreira acusou-o de "populista"? 

Mas que credibilidade merece essa acusação vinda de alguém que há 30 anos tem um presidente como Pinto da Costa? Ele que no inúmero rol de títulos tem o de uma teia organizada de corrupção? Quando Rui Moreira se debruçar sobre isso talvez se coloque em posição de criticar o presidente do Sporting e então merecer a sua atenção.

Quanto à acusação propriamente dita (populista) estou à vontade para falar sobre o assunto. A minha ligação ao Sporting não depende da pessoa que ocupa a cadeira da presidência. Não vou aos jogos apenas quando a equipa triunfa, vou sempre que a minha vida me permite. Por isso já estive em bancadas repletas como em outras que os dedos que nos são concedidos em todos os membros dariam para contar os adeptos. 

O futebol é "um negócio" de emoções (talvez sem aspas...) e assim um presidente tem que o perceber e agir em consonância. É preferível um presidente populista a um presidente distante, mas sempre dentro dos limites que o bom-senso impõe.

Para rematar o tema concluiria que um presidente que tem sido elogiado - interna e externamente - pelo que faz não devia fragilizar-se e expor-se pelo que diz, especialmente num pais em que muita gente diz muita coisa mas faz muito pouco. Porque o que é importante não é "o que" ou "quem" ele é, mas "o que" e "quem" representa. Sei que a minha apreciação está longe de ser consensual, mas considero-a premente, especialmente neste momento, que é também de aprendizagem e ajustamento.

Os Casuals
Reprovo à partida qualquer mensagem ou acto que incite à violência, por ser essa a minha natureza. Se esse é o caso fica já aqui a minha posição. No que ao futebol diz respeito, cresci a ir sozinho ao futebol, a ser levado pela mão por desconhecidos e regressar a casa feliz da vida por poder ter assistido a uma partida de futebol.

Mas não vou tão longe ao ponto de afirmar que "isto não é o Sporting" quando hoje se conhecem(?) as consequências da sua acção. Seria negar a realidade - sabemos no que isso dá... -  e negar-lhes uma condição - a de Sportinguistas - que mesmo que corresponda a um sentimento mal orientado, é factual.

Porém, sem conhecer o ponto de vista dos envolvidos, que me parece a forma mais adequada de formar uma opinião. Acrescento a propósito do tema algo que escrevi no mural do FB de um amigo: 

"Também podíamos falar de outros Casuals como os árbitros auxiliares extra. Como é o caso do Paulinho Santos, André e outros que se sentam estrategicamente num banco ao lado do banco de suplentes insultando os jogadores adversários e pressionam os verdadeiros (?) auxiliares a levantar a bandeirinha sempre que necessário e de forma conveniente. Ao ponto de sermos levados a pensar que têm um tique ou são todos descendentes de guardas de passagem de nível da CP. 

Bem, no que diz respeito às manobras do FCP tínhamos tanto que falar que o Zukemberg tinha que fazer um novo FB apenas a elas dedicadas. Mas isso tem algum interesse mediático/jornalistico comparado com os casuals, apesar das décadas já assim passadas?"

Os Stewarts
A gravidade da actuação desta gentalha é ainda mais extrema que a dos Casuals. Ao contrário destes, eles existem para zelar pela segurança. Provocar as claques, roubar adereços (bandeiras, faixas) que depois foram vistos numa claque rival é muito mais do que irresponsabilidade, é comportamento incendiário. Quando tal aconteceu estava ainda poucos elementos das claques. O que teria sucedido se fosse uns minutos mais tarde, já com todos no estádio? 

O comunicado e a recepção
Não fiquei surpreendido com o que foi descrito no comunicado do Sporting. O que lá vem é apenas uma versão soft-core do que ali se passa sempre que acontece algum jogo importante. O presidente não havia dito que uma recepção hostil era sinal que incomodávamos? Então é sinal que estamos a fazer algo bem feito e, mais do que nos queixarmos, é saber responder em conformidade, em devido tempo. 

Diga-se a propósito que, para quem passou os últimos anos a puxar o lustro a uma conversa bafienta e a querer arrogar-se o direito de representar uma zona do País, esta forma de receber é justamente a oposta à que representam as nobres tradições populares ou aristocratas da região. É o mesmo sintoma de abastardamento de quem, pelo comportamento reiterado, acha que para ganhar até pode vender ou comprar a verdade. Ou o que mais preciso for.

13 comentários:

  1. Lúcido e certeiro como sempre...

    Dina

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo, excepto "Outra coisa seria se Rui Moreira tivesse falado como presidente de câmara eleito, o que não foi o caso"
    Quem é o que é, é-o a todas as horas do dia, especialmente para quem escolheu ser o que é.
    Não pode ser Presidente da Câmara de manhã, cronista à hora de almoço e Presidente da Câmara de novo até à hora de jantar.
    O que o senhor Rui Moreira (e muitos outros em situações semelhantes) devia fazer era: ora bem, agora sou Presidente da Câmara, tenho responsabilidades perante todos os portuenses e perante o país, portanto vou deixar de escrever crónicas sobre futebol a partir do meu ponto de vista de portista.

    ResponderEliminar
  3. A propósito de corrupção, como é que está aquele caso do vosso vice-presidente que depositou dinheiro na conta de um árbitro ???

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    Fiquei aguardar um bom par de horas :) pela sua opinião extremamente lúcida e coerente (coisa rara nos dias de hoje), de tudo o que já li só posso concluir que valeu a espera :).

    Subscrevo na integra o que LdA acaba de escrever, esperemos que da mesma forma que LJ e os jogadores aprenderam com a derrota de domingo tb BdC tenha tirado as devidas ilações.

    De resto foi com um prazer enorme constatar que os tempos de subserviência ao FCP acabaram e ver o fastio dos portistas em relação a BdC e ao SCP ... acabaram-se os tempos de hipocrisia daquela gente.

    SL,

    ResponderEliminar
  5. A propósito de depósitos, quinhentinhos e outros, a especialidade é vossa. Tanto assim é que o tal auxiliar é até sócio portista e tudo. Tem sido uma preocupação a menos o Cardinal, o meu agradecimento ao PPC.

    ResponderEliminar
  6. LdA, genericamente de acordo. A estratégia de comunicação até agora escolhida é de risco, grande risco, principalmente pela exposição mediática que garante e como se sabe, quem muito fala...

    Neste caso julgo que um dos objectivos foi cumprido, quem perdeu foi Bruno Carvalho e não o Sporting, ou assim aparece transformado este resultado. É bom, a equipa, os ódios de estimação, o treinador, etc., ficam resguardados da critica mais feroz, principalmente a interna, os holofotes estão virados para o Presidente e ele aguenta bem com eles.

    O bom trabalho só se verificará no próximo jogo se a equipa se apresentar sem fantasmas contra o Marítimo, a assumir o jogo como lhe compete e a ganhar.

    P.S. - Anónimo, o caso vai bem obrigado, internamente, no Sporting, está resolvido, como outros que tenham existido no passado ou venham a ocorrer no futuro. E o meu amigo? Putas ou túneis?

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Subscrevo na íntegra o post, LdA.

    Ouvir um portista falar em justiça desportiva é como ouvir o Fernando Mendes falar nos benefícios da comida vegetariana. É patético.

    ResponderEliminar
  9. Grande post!
    As idas ao Dragão (ou antes, às Antas) e a semana que lhe antecede são sempre grandes lições.
    Raramente trazemos de lá algo positivo ao nivel de resultados, mas ficamos sempre (ainda) mais convicentes que aquele clube, dirigentes, jogadores, técnicos e adeptos, são o pior e o espelho do futebol português: fraudes, corruptos e enganadores.

    Quando se vê que, ao lado de Pinto da Costa, está sentado o Ministro da Defesa Nacional (Aguiar-Branco), percebe-se que a promiscuidade entre altos membros do Governo e o FC Porto só nos leva a pensar que a mudança e limpeza só surgirá por meios naturais.

    ResponderEliminar
  10. É preciso rever a postura do Clube em relação á SIC. Já passaram dos limites, não apenas em relação a paineleiros cretinos, mas também ás reportagens em geral . A que fizeram sobre o jogo no porto e a de hoje sobre os incidentes antes do jogo foram vergonhosas...Já perderam o respeito ao Sporting há muito tempo mas agora, talvez porque já começamos a incomodar, estão a passar das marcas.SL

    ResponderEliminar
  11. Nojo de gente... Uma vergonha para os portuenses de bem.

    O que aquela banda de stewarts fez não tem qlq justificação. Isto deveria ser investigado. Foi uma provocação gratuita que poderia ter provocado danos mt mais gravosos que aqueles que acabaram por acontecer...

    Sobre BdC. Ng pode negar a seu populismo. Já nem o próprio consegue, apenas dá para brincar com as palavras e respectiva semântica... Para o bem e/ou para o mal, ele gosta de protagonismo e, ainda mais, de massagens ao ego na forma de elogio constante (sendo ou não justificável ). Não há mais nada a fazer. De qlq forma Rui Moreira não é um comentador qlq, pelo que não me parece que devesse ficar sem resposta... Eu sei que o acusado foi BdC e não o SCP, mas a derrota que ele desejava e com que queria reduzir o populismo de BdC era do Sporting, logo de nós todos, ou seja, o risco de 'divisionismo' apregoado no post, seria mínimo. Parece-me que os sportinguistas portuenses apoiantes de Rui Moreira, neste momento ou episódio concreto, estariam mais interessados em unir-se em torno do Sporting do que defender o presidente da CM da sua cidade / concelho. Assim, no meu ponto de vista, não me pareceu mal que, perante as circunstâncias, o BdC expusesse algumas incoerências e contradições politicas do RM. É apenas este o ponto que me separa da tua opinião, LdA.

    Só mais uma nota: Tb foi notória a intenção de BdC em incendiar os ânimos nesta deslocação ao Estádio do ladrão... A atitude teve vantagens e desvantagens. Sobre estas ultimas está bem à vista o "bem receber" que se intensificou e de que alguns dos nossos foram alvo. Mas, ao contrário de muitos, não me parece que estas atitudes do BdC sejam de "Coragem" e passo a explicar. As declarações polémicas dele seriam corajosas se dps de as proferir fosse sentar-se na tribuna, enfrentando de frente os rivais e no meio do ambiente hostil que tanto lhe agrada. Ao invés refugiou-se no banco, bem protegido... Assim, qlq um é herói...

    SL!

    ResponderEliminar
  12. A dor de cotovelo é fudid*.
    Parecem um bando de Virgens ofendidas,já deviam de saber que quem semeia ventos, colhe tempestades.
    Então o paleio do vosso Presidente um Mês antes do encontro a inflamar as coisas não existiu? A faixa colocada pela vossa claque no jogo anterior a denegrir a cidade Invicta do Porto, tambem não existiu.Pois é meus caros a Aldeia continua Forte contra tudo e todos.
    E o senhor BdC não precisava de entrar nestas Guerras para se mostrar,bastava ser somente o Presidente do SCP e deixar para os vizinhos esse tipo de atitudes.

    ResponderEliminar
  13. «invasão à aldeia»; «os elefantes também gostam de fruta?»

    duas tarjas que surgiram no vosso estádio, no encontro ante o Alba, antes do clássico no Dragão.
    é preciso muita lata para referirem-se seja ao que for a nível de provocações.

    «Não fiquei surpreendido com o que foi descrito no comunicado do Sporting. O que lá vem é apenas uma versão soft-core do que ali se passa sempre que acontece algum jogo importante. »
    idem aspas aspas para a vossa maneira de nos receber.

    tenham lá paciência, mas levaram fora e dentro do campo, «para mais tarde recordar».

    ps:
    parece que já há novo encontro marcado com os vossos casuais para este final-de-semana, no Restelo...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)