quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A(s) hora(s) do Presidente

O modelo
Só havia visto de raspão alguns dos programas anteriores exactamente pela mesma razão: o desagrado pelo modelo seguido, a fazer lembrar as "conversas em família", e programas semelhantes de outros protagonistas da história contemporânea. A comparação inevitável é desprestigiante para o clube e para o presidente, que perdem mais do que ganham com este formato. Não me parece que BdC esteja preocupado com isso, bem pelo contrário, o que lamento. 

Entre o distanciamento dos corpos sociais aos sócios que alguns dirigentes anteriores impuseram e a permanente exposição do actual presidente, há um encontro a meio do caminho que o bom-senso recomendaria. Acresce que exemplos, como as perguntas da plateia que fazem surgir um gráfico pré-elaborado debaixo da cadeira do presidente, são insultuosos para a inteligência dos espectadores e não ajudam a credibilizar o programa. O tempo interminável, e a fraca prestação de quem deveria não apenas colocar as questões, mas também exercer o contraditório, concorrem no mesmo sentido.

Os convidados
A presença dos directores dos principais jornais desportivos foi a razão que me levou a espreitar o programa. Fui demasiado optimista, a prestação dos três foi fraquíssima. Não apenas porque, talvez intimidados pelo cenário - algumas expressões faciais e linguagem corporal revelaram pelo menos constrangimento -  permitiram praticamente tudo a  BdC  como, em várias ocasiões, demonstraram pouco ou nenhum conhecimento dos temas.

A "entrevista"
Infelizmente houve monólogo a mais e entrevista a menos. BdC fugiu à generalidade das questões, sendo isso visível nos momentos inaugurais do programa, quando foi abordada a questão do relacionamento com os jogadores, (na sequência da pergunta sobre os efeitos da sua "comunicação" no Facebook), apesar de só aqui se terem consumidos os primeiros trinta minutos. Quase nunca usou o "sim", substituindo-o pelo "oiça", "deixe-me dizer-lhe uma coisa" e outras saídas evasivas. 

Ao contrário do que parece ser uma importante parte da opinião, não vejo grandes motivos de regozijo pela prestação presidencial. O prolongamento excessivo do programa contribuiu para acentuar uma das maiores debilidades que lhe reconheço: Bruno de Carvalho domina muito menos do que parece as matérias. E quando se refere a algumas delas, mesmo as que transformou em bandeiras dos seu mandato, não deixa de o fazer de forma superficial, usando chavões mas sem aflorar a sua essência. Não foi capaz de apresentar um número, mesmo que percentual, quando lhe foi perguntado, não foi capaz de nomear uma proposta das que o clube terá apresentado à liga, fala de modelos na formação sem mencionar, mesmo que ligeiramente, um conceito que permita a quem o ouve perceber o sentido das medidas. Contou com a prestimosa colaboração dos seus atónitos(?) entrevistadores.

O que me pareceu mais importante do que ontem foi dito


A formação: Dói quando um presidente apouca o historial do clube a que preside. Os titulos mencionados são inferiores aos que foram conquistados, o que deixa mal o presidente e quem lhe faz a assessoria na matéria. E um presidente que vem falar de títulos quando se fala de formação, comparando os últimos anos com os do seu mandato, para concluir que agora não se ganha menos, parece que não percebe que essa não é a principal medida de aferição do sucesso. (Convém lembrar que não tem nenhum titulo para mostrar). Mas mais adiante já menciona um estudo recente que dá o Sporting como um dos principais fornecedores de jogadores de equipas de topo e as Bolas de Ouro. 

O que nem BdC diz, nem  vejo comentar, é que isso é o resultado de décadas de uma aposta seguida pelo clube, e que o distingue dos rivais. O resultado da passagem de BdC no Sporting começará a ser melhor percebido daqui a alguns anos, apenas parte da sua acção está agora produzir efeitos. Mas, para já, o que tem acontecido, não dá motivos para grande sossego. 

Fica uma última nota: a mudança do treinador na equipa B, que considero a última etapa da formação, na véspera do inicio da época, justificada com falta de dinheiro, foi tão confrangedora como a ausência de reacção de quem o entrevistava.

Liga de futebol
Concordo, como aliás aqui foi dito oportunamente, que a eleição de Luís Duque como presidente da Liga, foi uma afronta ao Sporting. Não concordo é com a reacção, que me parece resultar de ingenuidade e impreparação. Afastando-se voluntariamente, o que o Sporting está a fazer é precisamente o que pretendia a "santa aliança". O que o Sporting deveria fazer era lutar pelas suas convicções no local certo, procurando influenciar decisões e angariar apoios. Assim dá menos trabalho, mais popularidade em alguns sectores, mas o resultado que BdC alcançará será mais ou menos o mesmo ou pior do que o alcançado pelos antecessores.

Taça da Liga
A confirmação da decisão tomada de forma impensada de não apresentar a melhor equipa é, quanto a mim, grave. Há quem veja aqui o mérito do cumprimento de uma promessa, eu vejo exactamente o mesmo problema que o não reconhecimento do erro que foi contratar Shikabala. Porém, se este, pelas diversas envolventes de risco, até posso compreender, permanecer num erro após a possibilidade de reflexão desgosta-me. Pode também aqui recolher aplausos e popularidade mas afasta-se da matriz que sempre me apaixonou no Sporting: o denodo e a perseverança com que sempre nos apresentamos perante as dificuldades. As naturais, que resultam da prática desportiva, e as que nos colocam no caminho. 

Recordo que esta tomada de posição resulta da decisão dos órgãos jurisdicionais da Liga e FPF em não dar provimento às queixas do Sporting na competição no ano transacto. A pergunta que fica é se, sendo coerente com as suas próprias afirmações, (de que deveríamos, descontados os erros de arbitragem, estar a dois pontos do segundo lugar) não deveríamos fazer o mesmo no actual campeonato?

Fundos e investidores
Registei o optimismo de BdC relativamente à futura regulamentação dos fundos. Ao contrário de BdC, não acredito na boa vontade nem benevolência da FIFA ou UEFA. Estas, como é tradição, preferem varrer para debaixo do tapete os assuntos incómodos, como o é a nebulosidade destes instrumentos, ignorando o efeito pernicioso no futebol de outras formas de financiamento, ao arrepio do que devia ser um verdadeiro fair-play financeiro. O que agora é permitido cava cada vez mais o fosso entre os muito ricos e os outros, mesmo entre clubes da mesma liga. 

Não me vou estender nesta matéria, até porque tenho de algum tempo para cá um post alinhavado especificamente sobre este tema, esperando que se cumpra o que foi agora anunciado. 

Para terminar este ponto lembro que o dinheiro da Doyen, do Portuguese Star Fund, da Holdimo é seguramente tão imaculado como seria o dos russos que anunciou. Quem quiser que acredite no contrário, no Pai Natal ou na Carochinha.

A auditoria
Se dúvidas houvesse sobre o que representa a auditoria para BdC, elas ficaram desfeitas com a observação feita às criticas de Dias da Cunha. Responder com uma ameaça desvelada foi também um aviso para todos os ex-dirigentes que tencionem produzir declarações que não se insiram na sua linha de pensamento. Muito feio e sobretudo descredibilizador da própria auditoria.

Nota final
A entrevista, muito mediatizada, tem contudo uma importância prática muito reduzida na vida do Sporting. O  mesmo já não digo relativamente à cada vez maior sujeição e confusão do clube com o seu presidente e com a aceitação por vezes tácita, noutros sectores com regozijo e aclamação, perante cada silaba pronunciada pelo presidente. Um erro já cometido anteriormente, cujas consequência vigorarão por muito tempo. Um erro mais grave do que os anteriores pela repetição e pelos sinais claros que Bruno de Carvalho dá de precisar de se conter e ser contido.

71 comentários:

  1. Eu acho que pederia a demissão se fosse BdC, tal é a quantidade de desacordos que revela entre o seu discurso e o pensamento dos sportinguistas.
    Facebook, Liga, Equipa B, Auditoria, Fundos, Taça da Liga......está tudo ao contrário daquilo que deveria ser.

    ResponderEliminar
  2. Foi uma entrevista que o não o foi, porque tudo estava preparado para isso, os representantes dos jornais não tiveram hipóteses nenhuma de verem a suas perguntas serem respondidas, ou porque Bdc fugiu as questões com respostas que nada tinham a ver, ou porque o jornalista da Sporting Tv intervinha com outras questões.
    Bdc continua em campanha esquecendo que já é presidente do SCP continua a refugiar-se no que os outros fizeram, tudo é culpa das anteriores direções.
    Voltou a questão do Facebook para se enterrar ainda mais, o mal já está feito e ao contrário do que o presidente afirma é inegável que há um mau estar na estrutura do futebol que só vai passar com vitórias.
    Até ao inicio desta época estava agradavelmente surpreendido com o trabalho de Bruno de Carvalho, mas desde do inicio desta época que vários assuntos me começaram a preocupar.
    Não entendo como se pode criticar quem dizem mal dos jogadores do Sporting e não têm responsabilidades na estrutura, porque estão a desvalorizar os ativos, e o presidente já se pode referir a esses mesmos ativos como pouco dignos, quando o resultado jogo não corresponde ao esperado?
    Por mais popular que Bdc seja, uma coisa não pode esquecer o que faz a força de um presidente são as vitórias, se no final da época a equipa de futebol apresentar esta classificação a contestação será grande, porque no inicio da época foi prometido a luta pelo titulo.
    jmbb

    ResponderEliminar
  3. A entrevista a Bruno de Carvalho não trouxe grandes novidades relativamente ao seu pensamento para o Sporting. Não me apercebi de algo planeado e sustentado com a finalidade de optimizar os diferentes níveis da estrutura organizacional e desportiva sportinguista. É evidente que ele próprio que se considera salvador do Sporting, constituindo a sua pessoa a genialidade, o saber, a competência, em suma, a iluminação que irá resgatar o nosso clube de todos os seus males.
    Consta que Luís XIV um dia terá afirmado que “O Estado sou eu”. BdC demonstra estar convicto que ele próprio é o Sporting! Aliás deixa-se trair pela forma como se refere a si próprio como “o Presidente”!
    O sucesso de BdC como Presidente resultará da capacidade construir e planear um projecto que corresponda à realidade e à cultura do nosso Clube, o que implica a criação de um modelo de gestão sustentado financeiramente, uma equipa competitiva que lute por títulos, um sector de formação bem sucedido desportivamente, a persistência do ecletismo desportivo e uma estrutura directiva, técnica e desportiva solidária, coerente e competente. A recuperação da identidade do Sporting é um elemento fundamental, que decorre do sucesso das premissas referidas anteriormente, na medida em que constituem o elemento aglutinador, integrador e mobilizador de todos os sportinguistas.
    O que se passa, em inúmeros aspectos, é precisamente o oposto. Para além de divisão dos sportinguistas, receio pelo futuro do clube, incapacidade de antecipar problemas, ameaças a quem não vai ao beija-mão!
    Entretanto, os problemas que BdC vai criando e não resolve podem tornar-se num factor insuperável de tensão e conflito. Corre o risco de um dia olhar à volta e não ter quase ninguém que o acompanhe.

    ResponderEliminar
  4. Sempre com comparações com o passado, como os discípulos na net, diz bem da estratégia que nunca existiu. E nem ao menos reconhece que se ainda não deu prejuízo foi pelas vendas que deviam abater noutro prejuízo.

    O mais engraçado foi voltar ao fundo russo, esqueçam a necessidade de novos patrocínios. Os russos põe cá não sei quantos milhões, não partilham passes e só vêm algum retorno de mais valias. Os jogadores devem vir com seguros medonhos. E está à espera de quê? De mais Shikabalas? E ainda diz que é igual com qualquer aplicação financeira na banca, que conhece tão bem como os fundos, está visto.

    Julga que está sempre a falar para crianças? Sinceramente não percebo onde é que pensa que vai chegar só com banha da cobra. Um verdadeiro artista da ilusão ou o Vale com cabelo como também já lhe chamou um lampião.

    ResponderEliminar
  5. Só não negou o facebook porque não pode senão nem isso era verdade. A formação está um espanto. É só mitos, beijinhos com os jogadores e abraços com os treinadores.

    ResponderEliminar
  6. Tenho vergonha de partilhar a paixao pelo mesmo clube que vocês que aqui escrevem... Larguem o Sporting cambada de chupistas... Não chegou já todo o mal que fizeram?
    Ganhem vergonha na cara sua cambada de medíocres.

    ResponderEliminar
  7. A anatomia de um (mau, descontrolado e egocentrico) Líder.

    ResponderEliminar
  8. O que eu quero são 4 treinadores ao ano, 90 milhões de prejuizo em 2 anos, sétimos lugar, 30% dos passes no Clube, jogadas de bastidores para "culpar" fiscais de linha, contratos de 1,8 milhões por ano, uma equipa cheia de extrangeiros de qualidade.....ai que saudades desses tempos!

    ResponderEliminar
  9. Surreal o que por aqui se escreve. Somos mesmo um clube diferente. Triste, muito triste. E nem me venham com a treta do direito à crítica, porque a forma e quantidade do conteúdo com que é feita faz toda a diferença entre a crítica construtiva/de não concordância e a crítica com base num "ódio" com a pessoa em causa. Até ficam contentes e felizes por poderem destilar em relacao ao BdC. O Sporting acima de tudo é um conceito que não existe nos Sportinguistas. Desunidos é que é. Vamos a isso, uns contra os outros! Venceremos!

    ResponderEliminar
  10. Larga o whisky, ó jack_daniel...


    Resumindo e concluindo:

    Não está tudo bem no seio do Sporting, está tudo PERFEITO! Segundo BdC, claro! Siga a marinha! Como de costume qd existem culpas das duas uma: os foram os outros meninos, ou então o resto do mundo (cambada de burros) não alcançaram as suas eruditas palavras. Sendo que no Resto do mundo" se incluem os ignorantes e, confirma-se, indignos jogadores do SCP que só jogam na CL pró contrato...

    Mais não digo porque não tenho tempo a perder, já que "passo a vida a correr" para ganhar o meu sustento e o da minha família e não me queixo ou vanglorio disso, apenas fico grato por, num país a desfazer-se, continuar a lutar pela manutenção do meu posto de TRABALHO, o que é quase um privilégio. Imagino o que seria passar o dia a correr pelo clube que amo: um prazer. E não razão para queixumes exibicionistas.

    ResponderEliminar
  11. Ó J, deixa d e se tontinho, pah!

    Sabes mt bem que o GL não é termo de comparação com nada. Ng aqui tem saudades de GL, nem de JEB, nem de FSF! Mas que raio! Temos que nos conformar entre o péssimo e o mau? Realmente somos um clube diferente. Com uma massa associativa incrível, mas com líderes que variam entre o mau e o péssimo. Este BdC tem muito a provar. Neste momento temos mts sinais de que há coisas a correr mal, equipa B, formação, atletismo, comunicação (lei-se boca foleiras contra a própria equipa que reitera teimosa e orgulhosamente...), etc... mas nada, rigorosamente nada é culpa do Bruno... Alguém com dois dedos de testa acredita nisto????

    ResponderEliminar
  12. Choroes. So vejo aqui é choroes fdx.
    Alias, choroes e ressabiados.


    ResponderEliminar
  13. Acho um piadão àqueles que confundem a defesa de BdC com o SCP... Agora quer-se um SCP unido! Onde é que eu já li / ouvi isto? AH, espera... era dos "croquetes", qd estes defendiam os "Godos" e os "Javardos" e os "Filipes_drinks_ao_almoço_Soares_Franco"... O argumentários dos croquetes tb era esse: o SCP quer-se unido!!!

    Curiso, mt curioso...

    ResponderEliminar
  14. Des(carrega) Bruno! Enquanto tiveres ovelhas seguidoras, vais-te safando!
    O pior é que as ovelhas são cada dia menos. Estamos no 8º lugar oh Bruno, és como o Sá Pinto era como treinador, muito picante, mas com pouco sumo.

    ResponderEliminar
  15. Quer dizer fala-se do Sporting de hoje, como tivesse sido uma grande potência no futebol de ontem, ignorando tudo aquilo que se passou no seu passado ( não tão) recente.
    Assim, comparando, era como se criticasse o Portugal de hoje, porque antes eramos como os suecos ou dinamarqueses.
    Então sendo assim, bora falar no Sporting de hoje ignorando o que foi no tempo do GL, JEB,FSF, Dias da Cunha. Ou seja, o que foi o Sporting nos ultimos 10 anos.
    Porque o meu Sporting não era esse. Era outro. Ainda que não saiba muito bem explicar qual era. Talvez até tivessemos que recuar para o tempo do João Rocha ou quiças até ao tempo dos 5 Violinos, sei lá. Ou então talvez este meu Sporting só existisse mm na minha pp cabeça. Como se fosse apenas um conceito teórico idealizado por mim.
    E então depois deverá ser isso, o pessoal une-se nessa idea ideal de um Sporting que segundo nós deverá ser exemplar em quase tudo e quando não é assim, então crítica-se, pq este não serve, aquele tb não e obviamente que tb nao queremos um LFV ou PC de verde e branco. Queremos outra coisa qualquer. Sempre!!!
    Pode-se dizer que então já não temos direito á critica? Já não se pode dizer o que se acha que está a correr mal? Sim,claro, mas em posts como este, há alguém consegue algo de positivo? Está tudo mal em todos os temas. Tudo!!!
    Assim, repito a BdC restará apenas a demissão. E ao que segue e por aí adiante....

    ResponderEliminar
  16. O anónimo das 18:07h exemplifica na perfeição o meu comentário mais acima. Até deve abrir garrafas de champanhe a cada empate ou derrota. Rejubila nas criticas ao BdC e não tem a inteligência para perceber que o sucesso do BdC é o sucesso do Sporting. Os interesses e os ódios pessoais acima do Sporting. Que tristeza.

    ResponderEliminar
  17. Amigo Virgílio

    Uma pequena correçãozinha. Bdc, nunca disse que estava tudo perfeito muito pelo contrário. Temos que continuar a trabalhar para melhorar cada vez mais. Longe de estar perfeito.

    Para mim o melhor da longa entrevista foi mesmo na parte final quando bdc os acusa de maltratar o Sporting e a sua pessoa. Pessoas como Miguel Sousa Tavares, etc. Deixou os diretores dos jornais muito incomodados.

    Forte abraço a todos

    ResponderEliminar
  18. Caro Anonimo - 13 de Novembro de 2014 às 18:24

    Desculpe-me mas isso também não é argumento nenhum.

    ResponderEliminar
  19. Vim aqui hoje de propósito por causa de um texto na mouche aqui editado: O Bronco de Carvalho. Farto desta chungaria de brunos e putos brunecos. Nunca pensei um dia dizer que tenho vergonha do SCP. Não há um Dias da Cunha que venha salvar a dignidade dos adeptos?

    Este mandato só veio confirmar uma coisa positiva, com um bom treinador e 3 ou 4 jogadores de classe indiscutível, 1 por sector em vez de 30 valentes merdas e a formação como estava era mais que suficiente para estar sempre na Champions. E com calma chegávamos lá. Isto não é só dizer que vamos ser campeões porque está à rasca de patrocínios. Senão onde é que param os milhões que o aldrabão tinha no dia a seguir?

    Farto de gente mal criada e mal formada! É preciso salvar o SCP desta seita bruneca para ontem! É preciso voltar a sentir orgulho de ser SCP! E muito obrigado ao LdA!

    ResponderEliminar
  20. The Cure,

    Se BdC não assume a responsabilidade em nada do que tem corrido menos bem, presume-se que td o que tem dito e feito foi correcto. Em ano e meio! Logo deduz-se que afinal a perfeição existe.

    O "temos de melhorar" é pura retórica. É como quem diz, "apesar de ter feito tudo bem, no futuro ainda posso fazer melhor". E caro amigo, quando nem uma atoarda facebookiana, ou uma contratação falhada como a do Chicaballa ele admite...

    Agradeço e devolvo o abç!

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Não J,

    Fala-se do SCP de hoje em função do que o actual presidente diz e faz... Tal como se criticou qd GL, JEB e FSF fizeram m**rda enquanto presidentes do SCP... Capici?

    BdC está longe, mt longe de merecer ser comparado com figuras do passado sportinguista... Juntar BdC na mesma frase com João Rocha, hoje em dia, é quase um sacrilégio. Ah! E até JR foi criticado... umas vezes injusta, outras justamente. Até pq, ao contrário doutros, ele não se julgava infalível e admitiu erros... até parece uma cena incrível não é? A assunção de erros... Dizem alguns por aí que é sinónimo de fraquesa. Espanto!!!

    ResponderEliminar
  23. jack_daniel.tem toda a razão, apenas num ponto não tem, porque jamais um sportinguista diria do presidente do seu clube o que estes ignorantes dizem.

    ResponderEliminar
  24. 90 milhões... só isso já me faz pensar que andamos a viver numa realidade paralela.

    ResponderEliminar
  25. LdA,

    Na mouche! Afinal somos nós que andamos a dormir e não vemos que tudo corre às mil maravilhas! A formação e equipas A e B estão bem entregues e não existem problemas, o andebol lidera confortavelmente, o atletismo não desmembrou 2 equipas ganhadoras, o futsal tem uma equipa fenomenal e irá vencer tudo, e a forma de se liderar homens é dizer mal deles na praça pública.

    Realmente andamos todos a dormir...e estamos em histeria colectiva.

    Parabéns por continuares com essa clarividência e não perderes o teu sentido.

    ResponderEliminar
  26. Jack Daniel,

    Ou vais ao dicionário ver o significado de medíocre ou vais a uma garagem em Telheiras, rua prof. Prado Coelho 2 C, ver a Fundação. Ainda te podia dar a morada de alguns profissionais que ficaram a arder na Polibuild, nos muitos anos da construção mas estes só se depois prometeres abrir os olhos ao Relva.

    ResponderEliminar
  27. Para ti existirá algo de positivo em Bruno de Carvalho?

    Sugestão, pega no teu pequeno grupo de apaniguados e começa a recolher assinaturas para convocares uma AG de destituição desta Direcção.

    Força nisso pá!

    ResponderEliminar
  28. Como sócio do Sporting esta situação deixa-me muito triste. Esta guerra não para e é uma coisa que só faz mal ao Sporting.

    O comum dos sportinguistas(onde eu me incluo), olha para o Sporting que GL deixou, e olha o Sporting de agora, e penso que só pode fazer um balanço positivo.

    Um clube que estava a beira da falência, num reboliço total de dirigentes a entrar e a sair, treinadores a entrar e a sair, sem dinheiro para pagar ordenados...bem...penso que pelo menos isto hoje não acontece. E depois...uma pessoa depara-se com um posto destes...

    Sou sócio, como muitos de vós aqui...e pura e simplesmente olhando como um sócio comum não consigo entender este destilar de odio, esta critica a tudo o que Bruno de Carvalho faz. É que o homem pareçe que não acerta uma.

    Dizem que não se pode desculpar o mau com o pessimo...epa peço-vos desculpa....mas já analisaram bem o estado do Sporting que BC recebeu? Bruno de Carvalho recebeu um clube rico? um clube estável? A ganhar? Porra desculpem-me o termo, mas não brinquem com esta merda. Vocês querem que uma pessoa parta numa onda de critica a um homem que recebe uma equipa que tinha ficado em 7º lugar, com os custos que tinha, e que baixando o orçamento para metade consegue logo um 2º lugar? Vocês querem que uma pessoa parta numa onda de ódio só porque o homem é arrogante ou mal falante, ou porque não gosta da pinta dele?

    Eu quero que se foda se ele é arrogante, iletrado, burro, mal educado ou se não é filho de gente fina. Quero é que ele ponha o Sporting a ganhar. É isso que todos nós queremos. E se não puder, se não conseguir então rua com ele, que passe bem e siga em frente para outro...

    Mas esperem aí...onde é que ele está? Onde é que está esse outro? Alternativas? Alguém da a cara neste momento? Alguem quer pegar no Sporting e tentar vencer com 25 milhoes de euros de orçamento? Ou será que há alguem que ate consiga arranjar mais dinheiro?

    Onde é que há alternativa a este senhor? Alguem tem colhões para se opor a ele? É que bronco ou não, arrogante ou não, uma coisa é certa....Bruno de Carvalho deu a cara.

    Portante antes de andarem a criticar toda a gente que não entra numa espiral de critica a este Presidente, a catalogar as pessoas de ignorantes só porque não vêem o que voces pareçem ver, tratem de arranjar alguem que explique ao comum sportinguista como eu o porquê de Bruno de Carvalho ser assim um ser tão prejudicial ao Sporting, e o porque dessa pessoa conseguir fazer melhor que ele.

    E nesse dia terá o meu voto. Porque posso não atingir o que muitos aqui atingem, mas pago as quotas como vocês, e se eu vir alguem melhor voto nele e quero que BC se foda.

    Tá na hora. Daqui a bocado à dois anos que andamos nesta merda. O Sporting quando ganhar pareçe que não tem direcção, e tudo aconteçe por milagre. O Sporting quando perde, ou quando algo corre mal é tudo a malhar no homem. Façam de mim um crente. Vão ver se o Couceiro ainda quer ser Presidente, ou o Paiva dos Santos ou outro qualquer. Não me interessa. Pode ser pobre, não ser gestor de topo ou de familias muitos finas, não faz mal que eu não tenho preconceitos com "posições sociais" como muitos parecem ter.

    Quero é que o Sporting ganhe porque estou farto, mesmo muito farto de ter de lever todos os dias com lampiões e tripeiros de merda a lixarem-me a cabeça! E tou farto de ver que no Sporting se olham mais a caras do que a corações.

    ResponderEliminar
  29. para quando a tua candidatura a presidente do Sporting? a falta de domínio dos assuntos revelada por BdC só tem paralelo no teu domínio dos mesmos

    ResponderEliminar
  30. Isso pá. Continua a ser mais uma força bloqueadora.

    Já não chega os fiscais de linha, os árbitros, os jornaleiros da treta, as nádegas... Junta-te a eles fdx!

    ResponderEliminar
  31. O que acho mais lamentável em tudo isto é o facto de o Bruno mentir de forma patológica em relação a quase tudo e mesmo assim as mentiras passarem sem o devido escrutinio. Já mentiu no passado em relação aos russos que tinha para investir, aos americanos, aos 20 milhões etc. Na entrevista continuou a mentir e a manipular os núemros à sua conveniência mas desta vez até se socorreu de um gráfico que, quanto a mim, não foi mal elaborado por acaso porque ele sabe que o que ele meter no prato de muitos será engolido sem mastigar.

    ResponderEliminar
  32. De facto isto é triste demais e os sportinguistas não merecem isto que este presidente anda a fazer.
    Eu ainda há poucas semanas disse a um Grande Sportinguista, com mais de 60 anos, que este presidente "sufoca" a equipa. A sua sede de protagonismo instala uma pressão sufocante a quem trabalha no SCP. Mas tem um programa semanal?!? O que é isto? Para quê? Este presidente foi importante numa certo período para se cortar com um passado negro no nosso Clube, mas a continuar assim ele vai ser o responsável por outro período negro. Neste momento BdC prejudica mais o Sporting do que aquilo que beneficia, e não ver isto é ainda mais triste...

    ResponderEliminar
  33. apareço aqui de pára-quedas. como benfiquista. no meu clube há uma situação que tem semelhanças. há fácções contra esta direcção, mas que depois criticam tudo, seja crítica oncstrutiva ou não, seja assuntos em que há de facto matéria criticávl ou não. tudo.

    no outro extremo, há aqueles que acham que não se pode criticar nada. o que também não tem grande sentido.

    o texto deste post, é fundamentado e tem muita crítica oportuna e construtiva. fala de muita coisa, o próprio autor admitirá que nalgum ponto possa vir a ser demonstrado que estava errado. mas o fCTO DE LEVANTAR QUESTOES nao deve ser visto pelos outros sportinguistas como puro bota abaixo.

    senao amanha acordam e estao como o meu benfica, com a democracia interna desfigurada e asfixiada. nao permitam que isso vos aconteça. permitam a crítica - distinguindo, é claro, a crítica do bota-abaixo. porque, por um lado, nao querem a tal "ditadura" e culto da personalidade que este BdC está, e está mesmo, a querer impôr, com um populismo desbragado.

    mas por outro lado, tambem nao querem um clube onde nao existe autoridade, firmeza e a noçao de que ha alguem que manda - e manda legitimado por eleições. daqui a um par de anos ha outras eleicoes e aí os sportinguistas pronunciam-se. ha que respeitar os que se pronunciaram nas eleicoes anteriores.

    por isso mesmo, no caso do meu benfica, embora muitas vezes discorde fortemente de decisoes tomadas, nunca desrespeito aqueles que votaram na eleicao anterior. senao estou a ser igual aos que acuso de serem ditadores.

    unido é uma coisa, submisso é outra...

    saudações desportivas.

    ResponderEliminar
  34. Caro Virgilio

    Há algum presidente que lhe mereça aplausos ?

    Serão assim todos tão maus ?

    Eu percebo a critica, mas a critica continuada vai levar-nos onde ? a outro presidente também ele mau ou pessimo ?

    E será que BC, tirando o feitio (que também importa) se analizar o trabalho feito, não vê mais coisas positivas que negativas ?

    E não acha que é preciso estarmos unidos ? em clube nenhum do mundo isto acontece - parece que estamos constantemente em campanha eleitoral

    Pedir união agora ou em Janeiro de 2011 é a mesma coisa ? só muda de Godo para Bruneco ? acha mesmo ?

    ResponderEliminar
  35. O comentário que posso fazer a este post (que, obviamente, só li na diagonal), é que troco diariamente e-mails (entre outros) com um amigo lampião e ontem ele escreveu exactamente o mesmo. JPT

    ResponderEliminar
  36. e, no entanto, o número de sócios tem aumentado como nunca...!

    ResponderEliminar
  37. Manel, Afinal não é só com os pés que sabes falar :-D

    ResponderEliminar
  38. "E um presidente que vem falar de títulos quando se fala de formação, comparando os últimos anos com os do seu mandato, para concluir que agora não se ganha menos, parece que não percebe que essa não é a principal medida de aferição do sucesso."

    Adoro a argumentação do Presidente: "hoje não se ganha mas antes também não se ganhava! Por isso não me critiquem."
    Brutal...
    Pela mesma lógica, como antes de ele chegar o Sporting ficou em 7º, quer dizer que não há problema em, agora, estar em 8º, visto que a diferença não é assim tanta.

    Mesmo o mais cego dos acólitos não consegue disfarçar uma certa desilusão com este monólogo que foi testemunhado (a única diferença que teve para os outros monólogos).
    Fugiu a todas as questões importantes, desenhou uma realidade que só existe na sua cabeça (e de mais alguns, resistentes) e não apontou nenhuma solução, visto que não há problemas.

    Não é preciso mais uma demonstração de clarividência por parte do Leão de Alvalade, a máscara do Presidente acabará por cair (esta entrevista acelerou o processo). O pior é que levará, mais uma vez, o Sporting consigo.

    Como é que se pode argumentar que não há dinheiro para a formação e a equipa B tem reforços que custaram (só no acto da compra) cerca de 10M?

    Bruno Carvalho está a desperdiçar algo que seria fácil de ter sucesso. Em 2013 as expectativas eram tão baixas que só tinha de as manter assim. Teve sucesso na época passada por isso mesmo. Mas o poder desmedido e o egocentrismo levaram-no a dar passos maiores que a perna do clube conseguia dar. E, o pior de tudo, é que não sabe nem quer reconhecer que (também) erra.

    Esta época está perdida. É muita convulsão.

    ResponderEliminar
  39. PedroC

    Eu não quero que se foda se ele é arrogante, iletrado, burro ou mal educado quando é o presidente do clube de futebol do qual sou sócio e que portanto me representa. Pasma-me sempre que os andrades fechem os olhos ao corrupto do seu presidente e os carnides fechem os olhos às negociatas tão evidentes do seu presidente, situação que critico com afinco e que já me custou uns amargos de boca com bons amigos. Depois de tudo isso não posso eu ser igual e fechar os olhos aos comportamentos despreziveis do BdC.
    Estou obviamente me cagando para se ele é filho de gente fina.

    Outra coisa que me parece que também não entendeste correctamente é que deste lado a critica não é infundada e gratuita, em nenhum ponto deste texto vez a catalogação de alguém de ignorante e a explicação da prejudicialidade das atitudes/opções do Bruno que reclamas está bem explicita e fundamentada no texto acima. Lê quem quer! (lido com atenção será possivel reparar que até há pontos de concordância com esta direcção)

    Não há aqui também invenções de posições nunca tomadas, repara que em nenhum lado se pede que volte o GL ou outros que tais nem se exige a demissão de BdC em nome de um substituto deconhecido.

    Com paciência e preserverança o Leão de Alvalade analisa cuidadosamente os diversos pontos que acha merecedores de reflexão e dá sua opinião. Obrigado LdA por continuares a ter paciência para partilhar a tua opinião ignorando os difamosos ataques de que sempre és alvo. Deve custar estar sempre a explicar as mesmas coisas.

    ResponderEliminar
  40. Esta época está perdida. É muita convulsão.
    É o oitavo lugar que conta e ponto final.
    Mandar 3 no Dragão e ganhar a alemães na Champions é coisa pouca.
    Estamos mais que habituados a isso.
    Pior que o Godinho então.

    Eu já digo e volto a dizer. É demissão!
    Venha o próximo, que este já está lá há muito tempo....

    ResponderEliminar
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  42. J, desisti. Muito gostas tu de te vitimizares... És um coitadinho e gostas de o ser. Nada no post afirma que a época está perdida, que as vitórias no Dragão e contra o Shalke são coisa pouca ou que o oitavo lugar é definitivo. Nem sequer que o primeiro é inalcançável, como até alguns indefectíveis do BdC admitem. Talvez até tu.... Nada disso aqui está escrito, mas tu insistes em apresentar esse tipo de argumentário, misturando alhos com bugalhos, não sei se de propósito para confundir ou por inépcia cognitiva mesmo...

    ---

    Jorge Alemão,

    Vamos por partes:

    1. Não houve, realmente, nenhum presidente até agora no SCP que me enchesse as medidas ou que ficasse sequer próximo do que eu idealizo. Infelizmente. O ideal não existe, como é bom de ver, mas todos ficaram muito longe. Todos tiveram as suas virtudes e defeitos. Uns mais defeitos que virtudes, para ser sincero. E todos, repito, todos eles tiveram acertos e erros. Alguns simpatizei mais do que outros, e outros detestei. Falo, como é óbvio dos presidente que acompanhei ou tinha idade para poder avaliar, pelo que não incluo João Rocha, uma vez que qd ele era presidente, era mt novo para o poder fazer. No entanto, fazendo a revisão histórica, diria que foi o ultimo grande presidente que tivemos, também ele com erros (Futre) e acertos (bancada nova). De qlq forma ele foi dos poucos que foram capazes de herdar um SCP em cacos e transformá-lo num clube em mt melhor estado ( hegemónico nas modalidade, por exemplo: gdes glórias internacionais no atletismo ou Hóquei em patins!). Esse foi, na minha opinião o ultimo cuja herança passada foi melhor que a recebida. Falando no presidente actual, o que mais me desespera é que o BdC é incapaz de admitir um erro, seja esse erro grave ou não... E isso é sp mt mau sinal, como estou certo perceberás. O Cantinho e outros já explicaram e não vou repetir os seus argumentos que faço tb meus. Baste que os releias.

    2. A crítica continuada, resulta de erros continuados. O maior de todos, repito, é BdC passar a ideia de que tudo o que não corre bem no SCP resulta doutros e não de opções e decisões dele. Isso é, obviamente falso! E é perigoso que BdC pense assim… Repare que nem uma fração de responsabilidade ele admite! A minha (cada vez menor esperança) é que seja o orgulho e o enorme ego de BdC que o “obrigue” a dizer as enormidades que mts vezes profere publicamente, mas que, no seu íntimo, saiba que tem errado, de forma a permitir corrigir alguns aspectos quer intrínsecos nele, quer nas estratégias adoptadas… Outra situação que me desgosta é a forma como ele reage a qlq critica, por inifma que seja, às suas palavras, actos ou omissões. Mas, que porra, será que BdC é um santo e não comete pecados? Repara que nem a boca do facebook contra os jogadores ou a contratação de chicabala ele admite como erros… Para ele é tudo normal! E para os seus defensores não só é normal como algo de louvar!!! Pasme-se!!

    Voltando a este post, o Jorge pode sempre concordar ou discordar do que o LdA escreve, não pode é acusar, como se vê amiúde, que o faz de forma gratuita ou apenas motivado por um ‘bota–abaixismo’ doente… Já por aqui anda algum tempo para perceber o injusto que isso é e reconhecer o esforço do LdA qd aponta o que, na opinião dele, é feito menos bem e merecedor de reparos.

    (Cont.)

    ResponderEliminar
  43. 3. Caro, claro que tem tido decisões positivas e tb disso temos dado conta! Se lê o “ANorte” sabe-o bem. E se me lê a mim, igualmente.

    Vamos a alguns exemplos,

    Repare que a SAD deu lucro no ultimo exercício, uma boa noticia que aqui foi devidamente enaltecida… Qts comentários se escreveram no(s) respectivo(s) post(s)?

    A escolha de treinadores competentes? Tb aqui se escreveu e se deu opinião positiva sobre esse assunto, quer em forma de post quer em forma de comentários pelos redactores do “ANorte!… Comentários? Mts poucos. Adiante…

    A gde diferença face à análise que o LdA e outros redactores faziam no passado para a que se faz hoje, caro Jorge, é que antes o “ANORTE” (e eu próprio), estava alinhado com a posição maioritária da blogosfera, que era de critica severa (mt mais que actualmente, como por exemplo nos tempos de JEB) às administrações e agora está em minoria, só porque não vai atrás desta corrente fanática que tece loas constantes ao Supra sumo… Ou seja. Até por volta de Março de 2013, a malta era de um sportinguismo a toda a prova, agora só pq não segue a corrente maioritária na blogosfera, já deixou de ser e está com, como é que dizem os fãs presidenciais? Ah, já sei: crises de identidade… Pois…


    4. Eu acho que devemos estar unidos, meu caro… Nem nunca disse o contrário. O que eu não acho é que baste esse argumento para nos rodearmos todos em torno de um presidente, seja ele quem for! Como disse, esse era o argumento utilizado pelos indefectíveis de FSF, de JEB de GL… E vejo tb até onde isso nos levou. E deixe-me acrescentar o seguinte: jamais haverá união enquanto for o Presidente a instar divisões, de modo que a pergunta que me faz seria melhor dirigida a BdC: será que ele quer, realmente agir de forma a unir o SCP? Olha… a minha resposta já tu sabes, fico curioso por saber o que pensa o Jorge Alemão sobre isto…

    SL

    ResponderEliminar
  44. Os resultados dos focus-groups não-tasqueiros foram sensaborões e por isso a máquina do Bruno pôs-se ao trabalho:

    Pazes feitas com o Manuel Fernandes!
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=914816

    Mesa de honra? Isso é para croquettes!
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=914882

    Bruno, o pai dos povos, é magnâmimo.

    Pena que a sua máquina de comunicação seja menos forte nas photo-ops do que no conteúdo...

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=914836

    E o Sporting tornou-se nisto: numa novela do Carvalho.

    ResponderEliminar
  45. Ah... e esqueci-me de dizer que há quem goste muito do insulto à "corja da Cofina" (é outra corja) - aliás, bonito serviço que se fez aos convidados pela Sporting TV.. - mas acabam por ser estranhamente úteis quando são necessários para passar a mensagem.

    Ora bolas, se dá para insultar o próprio pai, por que não insultar os convidados? E não é porque os insultamos que eles deixam de nos ser úteis, não é?

    É um big brother do Carvalho.

    ResponderEliminar
  46. Estar a comparar BC com 2 ladroes nao é bom exemplo. Se ele for ladrao(para ja nao pareçe ser) entao quero que ele saia ja. Isso é quase como os outros dois que o chamam de vale azevedo.

    Agora porque ele fala em nadegas ou afins, ou porque é arrogante ou bruto, nao me importa. Nao quero saber. Poem o Sporting a ganhar, muito bem, nao poe pode ir para o caralho. É mesmo assim. Eu quero ser campeao, quero ganhar. Nao a todo o custo, nao com falcatruas, mas quero ganhar. O Sporting precisa urgentemente de ganhar. Estou farto de nao ganhar nada. Um clube desportivo alimenta-se de vitorias e nao da boa educaçao dos seus dirigentes. Quero la saber se ele chama velho ao Pinto da Costa, ou bandido. É o que todos nos pensamos, e se ele o diz publicamente amen. Porque neste pais quando alguem ousa dizer em voz alta o que todos pensam, ta fodido logo porque este é um pais de borrados e medrosos que parece que ainda vive nos tempos da pide.

    Ja tive a oportunidade de fazer as mesmas questoes que aqui faço no facebook, identificado, a outra pessoa identificada(penso que seja o acf).

    Os blogs sao feitos por pessoas, que expoem a sua opiniao de forma livre. Eu repeito isso. Nao estou contra ninguem. Mas aqui neste espaço, como em outros nao dedicam as mesmas linhas a elogia que dedicam a criticar. Nao demostram em etusiasmo no elogio que demostram em.quase odio na critica. E nao so o autor, mas tambem que comenta. É o que vejo, é uma critica que faço e esta a vista de todos.

    O que eu quero é que se juntem, e arranjem um candidato que de a cara, que diga publicamene aos socios o que esta mal, porque os blogs so têm alcançe ate determinado ponto, e ninguem vai mudar realmente de opiniao so porque le um blog.

    Porque toda a gente ja dizia que andava tudo mal a muitos anos, ja haviam blogs, mas foi preciso aparecer um BC para realmente se mudar. Porque deu a cara, mal ou bem deu a cara. E as pessoas escolheram no. Mal ou bem veremos.

    Pois bem arranjem o vosso BC, se ele me agradar tera o meu voto sem duvida alguma. Porque andar aqui a criticar tudo, a fazer juizos ao homem so porque nao se gosta dele, a chamar lhe incompetente e afins, e a passar atestados de estupidez a quem nao faz o mesmo, nao é assim que o fazem.mudar, ou que os sportinguistas o tiram de la.

    E se na opiniao de quem esta contra ele, ele faz tudo mal, esta a dar cabe do Sporting, entao ele tem de sair e ir outro para o lugar dele.

    ResponderEliminar
  47. Caro Virgilio

    Claro que BC não tem conseguido (ou querido, não sei) fomentar a União entre os Sportinguistas - essa é quanto a mim a sua maior falha

    No entanto sabe tão bem como eu que há uma faixa que jamais estaria ao lado deste presidente, fizesse ele o que fizesse - ele já era charlatão, abutre sei lá mais o que antes de tomar posse

    Na minha opinião e apenas na minha opinião - a prioridade é a união - no entanto se em determinado momento estivermos tão mal que não há outra solução senão a mudança, como é obvio não apoiarei um presidente só porque sim

    Esse momento quanto a mim ainda está longe de acontecer com BC, porque considero que tem feito mais coisas positivas que negativas e mas é também a minha forma de ver as coisas, (que pode ser acertada ou não) - mesmo com GL, só perto do fim é que fui claramente a favor da sua saida prematura

    Já agora - considera que todos os presidentes so Sporting são maus ? tirando JR, não há u unico que lhe encha as medidas ?

    ResponderEliminar
  48. António Benedito

    Ele insultou os convidados ou disse-lhes directamente na cara que é uma falta de mau gosto chamarem-no de Vale e Azevedo. Pelo menos foi o que ouvi e assisti. Quanto a mim nao passou de uma crítica bem normal. Se eles nao encaixaram isso é outra história.

    Por falar neles achei o jornalista da Sporting Tv muito mais incisivo que os próprios convidados apesar da postura desafiadora do diretor do jornal ojogo.

    ResponderEliminar
  49. Depois de ler por aqui alguns destes comentários concluo que há por aqui gente Sportinguista (?) que aparentemente tem saudades de certas personalidades (anteriores a Bruno de Carvalho) que quase liquidaram o presente e futuro do Sporting Clube de Portugal.

    Com paciência vejamos os seus nomes:


    Luis Godinho Lopes

    2011-2013

    José Eduardo Bettencourt
    2009-2011

    Filipe Soares Franco
    2005-2009

    António Augusto Serra Campos Dias da Cunha
    2000-2005

    José Alfredo Parreira Holtreman Roquette
    1996-2000

    Pedro Miguel Santana Lopes
    1995-1996


    Não sou advogado de Bruno de Carvalho, nem votei no seu nome para o eleger mas, meus Srs. permitam que diga..., estes sim…foram excelentes presidentes que fizerem excelentes trabalhos em prol do Sporting Clube de Portugal…Fantásticas gestões e por tudo isto o Clube está como está……..

    Simplesmente fantástico!!!

    SL

    ResponderEliminar
  50. Depois de ler por aqui alguns destes comentários concluo que há por aqui gente Sportinguista (?) que aparentemente tem saudades de certas personalidades (anteriores a Bruno de Carvalho) que quase liquidaram o presente e futuro do Sporting Clube de Portugal.

    Com paciência vejamos os seus nomes:


    Luis Godinho Lopes

    2011-2013

    José Eduardo Bettencourt
    2009-2011

    Filipe Soares Franco
    2005-2009

    António Augusto Serra Campos Dias da Cunha
    2000-2005

    José Alfredo Parreira Holtreman Roquette
    1996-2000

    Pedro Miguel Santana Lopes
    1995-1996


    Não sou advogado de Bruno de Carvalho, nem votei no seu nome para o eleger mas, meus Srs. permitam que diga, estes sim…foram excelentes presidentes que fizerem excelentes trabalhos em prol do Sporting Clube de Portugal…Fantásticas gestões e por tudo isto o Clube está como está……..Simplesmente fantástico!!!

    ResponderEliminar
  51. Jorge Teixeira e Leão do Nordeste,

    O SCP não está na situação em que está apenas por causa desses presidentes....também ajudou e muito ter um estádio novo que custou 121M, ter uma academia que juntou mais 25/30M para passivo....infra-estruturas que acolheram finais e meias-finais de competições europeia e deram abrigo e fizeram crescer gerações fantásticas como a de Ilori, Dier, Bruma, J.Mário.


    No entanto parece que se esquece isso....as coisas devem ter aparecido do ar.

    Este é apenas um dos exemplos...por muito bem ou mal que tivesse feito ao clube, conseguiram deixar obra. Veremos se BdC também deixa obra, além da obra digna de um verdadeiro empreendor, que está a fazer na formação.

    ResponderEliminar
  52. "Poem o Sporting a ganhar, muito bem, nao poe pode ir para o caralho. É mesmo assim. Eu quero ser campeao, quero ganhar. Nao a todo o custo, nao com falcatruas, mas quero ganhar. O Sporting precisa urgentemente de ganhar. Estou farto de nao ganhar nada. Um clube desportivo alimenta-se de vitorias e nao da boa educaçao dos seus dirigentes."

    Pedro C,

    Concordo com a maioria do conteúdo.
    Mas, para já, o Campeonato já foi. A Taça da Liga é para júniores (que não ganham a ninguém da idade e experiência deles, como será contra equipas bem treinadas e com melhores jogadores?). Resta a Taça de Portugal que ainda tem um longo caminho pela frente e a Champions (ou Liga Europa, ou nada), sendo que esta última não nos deveria merecer grande ilusão.

    Está muito longe de ser animador.

    "O que eu quero é que se juntem, e arranjem um candidato".

    Bem, tendo em conta aquilo que o PedroC disse, se ele não ganhar nada parece que o PedroC tem de se juntar, também, e arranjar um novo candidato (algo que ninguém aqui pediu).

    ResponderEliminar
  53. The Cure,

    O Bruno gosta é desses ambientes, aí sente-se à vontade e quando vai embalado até se excede. Quem não se lembra ds insultos à inteligência dos jornalistas? O registo é sempre o mesmo... debitar umas postas de pescada, insinuar que é tudo uma cabala e que todos os que não pensam como ele ou vão ao beija-mão, são uns medíocres, ou uns estúpidos, ou uns senis, ou uns corruptos ou mesmo merda, flatulênica ou o anus.

    Aquilo não era suposto ser um debate entre os directores dos jornais e o presidente do Sporting. Não tinha regras de debate, não tinha moderador, não tinha tempos de intervenção, não tinha sequer como aprofundar questões ou temas acordados. Foi apenas um óptimo exercício de validação do estilo de liderança do Bruno, que está sempre muito confortável no bate-boca do café mas tem muitas dificuldades em concretizar com profundidade as suas ideias. Foi a demonstração do oportunismo revanchista que caracteriza o Bruno, porque os jornalistas - que para lá foram convidados - não vieram preparados para fazer aquilo: retirar elementos do contexto, fazer uma análise parcial, adoptar uma atitude persecutória, tomar a parte pelo todo, etc..

    Como diz o BVRS acima, os valores transmitidos pelo representante máximo do Clube importam. E nem é por se rever o que criticamos nos outros, é porque o Sporting deve estar sempre ao nível mais elevado de exigência. E preparar um ataque - porque os post-its eram bem visíveis nos jornais e a pergunta do "moderador" a terminar "vejo que tem olhado para os jornais".. - quando o "adversário" não pode responder, diz bem do valor de quem o faz, não do adversário. Acha que algum dos jornalistas teria capacidade para interrogar o porquê do Shikabala merecer um comunicado a dizer que é excelente profissional, e se isso faz qualquer sentido face a outro "comunicado" em que os jogadores (que até apareceram para trabalhar) são indignos? Em que medida pode ser considerado uma gestão normalíssima um jogador que está ausente em parte incerta há meses? Acha que havia lugar para um contraditório real?

    Eu acho que não e que qualquer pessoa decente entenderá que, na realidade, não havia espaço para um contraditório equitativo. A mim, como aos 3 directores, não passaria pela cabeça entrar num bate-boca, em directo, no canal presidido pela pessoa que me convidou para estar presente. Assim como não me passaria pela cabeça convidar um portista para jantar, juntar mais 10 sportinguistas e passar 10 ou 20 minutos a acusá-lo de isto e daquilo. E isto porque esses foram os valores que me foram transmitidos. Mas pode ser apenas uma questão de valores.

    Agora, parece-me é que falhou o essencial do meu comentário. E o essencial é este (até ponho em CAPS só para que isto fique claro): O BRUNO USA OS MESMOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE TANTO CRITICA PARA SE AUTO-PROMOVER.

    Não é para promover o clube. Que raio ganha o clube em saber se o presidente vai para a mesa de honra, se come ao balcão ou se tem um almoço volante. Só interessa ao Bruno, só interessa para a sua imagem. E não é que os bandidos conspiradores da Cofina - através do Record - fazem esse favor ao Bruno? Por que será? Alguém no seu perfeito juízo acredita que aquela notícia chega à redacção do Record em resultado de um profundo trabalho de investigação? Que o Bernardes Dinis se lembrou de ligar para a Antena 1 a dar conta de tão pertinente facto? Só mesmo pessoas com ventosidades na cabeça acreditam que isto é coincidência.

    E por isso voltamos à questão dos valores: ser hipócrita - isto é, utilizar em proveito próprio os mesmos instrumentos que se critica - é um dos tais valores que o Bruno anda a cultivar. É dizer que os sportinguistas só se devem informar pelos órgãos oficiais do clube e ir ao programa do Goucha. É só uma das muitas características do vácuo de valores que representa o brunismo, que é um flagelo que transcende largamente o Sporting.

    Quero acreditar que o The Cure também não faria o que fez o Bruno, porque pelo que lhe tenho lido ao longo dos anos, é uma pessoa com princípios.

    ResponderEliminar
  54. Apetece-me dizer : A Norte de Alvalade ... só há trampa!! Para estes arautos da desgraça, está tudo mal no Sporting! Não existe nada que seja feito que mereça o seu aval! É engraçado mas não me recordo deste blog nos tempos de Godinhos, Eduardos e afins! É que nessa época estava tudo perfeito ...

    ResponderEliminar
  55. Pedro C,

    Isto é desgastante mas aqui vai mais uma vez.

    A comparação entre ele e "2 ladrões" és tu que a fazes, tu e o BdC. Aqui ninguém escreveu nenhum post a fazer essa comparação. Nem me vou alongar a tentar explicar que estás a chamar de ladrões 2 pessoas sem provas (podes dizer que foram maus e incompetentes, mas não ladrões, ou pelo menos não para já. Se e quando isso acontecer podes contar com a minha voz no coro).

    Estás também enganado quando achas que incomoda alguém arrogante, iletrado, burro ou mal educado per se... o que incomoda é saber que uma pessoa dessas não terá capacidade de gerar bons resultados (também não me vou alongar em questões de identidade que nos diferenciam dos outros clubes).

    Arrogaste ainda o grande respeitador das opiniões das pessoas do blog, mas pegas logo a seguir no lápis azul e registas o que é a favor e contra além de registares o "fervor" desses mesmos sentimentos, patentes nos diversos textos. O 25 de Abril já passou à tanto tempo e há quem continue agarrado a essas lógicas...

    Quando à questão do candidato vou apenas considerá-lo o momento NO COMMENT desta conversa…

    bvrs

    ResponderEliminar
  56. Ao anónimo das 17:27
    Se não te recordas podes ir ver. Está aqui do lado direito. Pode ser que te surpreeendas...

    bvrs

    ResponderEliminar
  57. "Já agora - considera que todos os presidentes so Sporting são maus ? tirando JR, não há u unico que lhe encha as medidas ?"

    Jorge, acho que fui claro. Não, não há... Digo-o com pena, mas por uma razão ou outra nenhum me encheu as medidas.

    Mas há diferenças entre eles, claro... Vou tentar partilhar a minha opinião sobre os presidentes pós João Rocha…

    Vejamos,

    Amado de Freitas - fraquíssimo, o homem foi presidente do SCP já em idade avançada e com problemas de saúde. Duros pouco... Mas o tempo que esteve, não conseguiu dar ímpeto vencedor ao SCP.

    Jorge Gonçalves - era um cromo... As unhas e os bigodes construíram uma imagem e figura simpática, boa prós teenagers da época (com eu) se deliciar. Era um populista autêntico! Os resultados são os que se sabe: salários em atraso, plantel em debandada e água do estádio para pagar...

    Sousa Cintra - Este amava o SCP! Qd falava do SCP até os olhos lhe saltavam da cara e o brilho de alegria que se notava não mentiam. Um gajo com um fervor leonino que cativava. Foi talvez o primeiro presidente-adepto (nem nisto o BdC é original...), mas o que tinha de excesso de paixão, faltava-lhe em racionalidade. Despediu um dos melhores treinadores que me lembro de treinar o SCP - o saudoso Bobby Robson qd a equipa liderava o campeonato. Começou aí o campeonato a desfazer-se... Perdemos o gde Cherbakov, no acidente após jantar de despedida... Um azar nc vem só parece ser a máxima que persegue o nosso SCP.

    Pedro Santana Lopes – aham… Nem perco mt tempo, este foi uma espécie de testa de ferro a preparar o regime que se seguiria... As quotas suplementares, a extinção de modalidades foi o que deixou de legado para o sucessor. Antes já conhecíamos a peça, ao ter protagonizado o caso da pala do Antigo Estádio José de Alvalade… Next!

    José Roquete - Não percebia um 'cu de futebol'. Mas, pensávamos nós todos, ou quase, que as suas ideias inovadoras viriam revolucionar e mudar o paradigma (como ele gostava de dizer) do novo Sporting Clube de Portugal. Ainda hoje não sei se o problema esteve na génese das suas ideias se na sua aplicação. Eu, passados estes anos todos e após ter ganho mais alguma experiência de vida, acho que esteve em ambas... De qlq forma a ideia e a realidade do Estádio Novo e da Academia são dele. E merece que se reconheça esse mérito. Foi o penúltimo presidente campeão e meu amigo LMGM teve o privilégio de o ver visitar a sua Coimbra para tomar a bica mais famosa da história do SCP.

    António Dias da Cunha - Gostava do velhote. Sinceramente. O gde defeito que tinha era a forma como se expressava oralmente. Às vezes dava comigo a acabar as suas frases, irritado... Foi campeão (o ultimo dos presidentes), teve equipas de luxo, que nunca mais voltamos a ter. A ideia que ainda hj guardo dele é de ser de uma integridade a toda a prova que o levou a denunciar a podridão no futebol e a chamar os bois pelos nomes!! Eternamente grato por ter tido essa coragem, mesmo se depois ter sido alvo da chacota de lamps e,claro tripas. Mas enquanto presidente, deu mostras de mt ingenuidade... a aliança com o orelhas foi trágica para nós e deu mãos largas à malta da SAD... que gastou à tripa forra nessa altura, e traíram-no, não descansando enquanto não o puseram a andar…

    (Cont.)

    ResponderEliminar
  58. Felipe Soares Franco – um dos “elementos” conspirativos… O tal que, por ele, o SCP era só futebol... O tal que o golo do Luisão, que nos fez perder um titulo injustamente, não foi falta (preparava-se para a facadinha em DdC e alçar-se por cooptação a presidente), o tal que, julgo, nem no seio da sua família impõe sportinguismo com vários filhos lampiões (apenas a filha é sportinguista, acho). O tal das duas horitas por dia que chegavam e sobravam para gerir um clube como o SCP... O tal que gostava de fazer safaris nas savanas africanas (sabe-se lá a caçar o quê.. leões?)…O tal da venda ao desbarato do património não desportivo... O Tal que glorificava segundos lugares… O tal que eu detesto, pelo que fez e pela visão que tinha para o SCP.

    JEB - um tolinho. O maluco que via terrorista em todo o lado. Só não levou na cara de um sócio na entrada VIP, pq tiveram que o segurar. Este, tirava férias em plena crise e enquanto o Sporting se afundava. Péssimo. Forever!

    Godinho Lopes - o passado já nos deixava desconfiados, com os custos do estádios a deslizar... Os paquetes da expo, ainda mais. Não acreditei no projecto dele e votei BdC que era a novidade e o candidato contra o status Quo, que combatia há já mt tempo, ao contrário de outros votantes de FSF, como o nosso Bruno… A estratégia que impôs era de risco elevado com um investimento brutal o que das duas uma: ou corria bem ou dava um buraco descomunal. No primeiro ano o erro esteve na escolha do treinador que não mostrou arcaboiço e tb é justo recordar, qd começamos a assustar, após uma sequencia de vitórias seguidas, onde o factor apaf veio acabar o servicinho e escavacar o que restava dessa época. O canto do cisne foi a contratação de Sá Pinto e a perda da fina da Taça contra a… Académica. Depois, na segunda época foi o descalabro que culminou num clima de cortar à faca no seio do SCP e em eleições antecipadas.

    Agora a hora é de estar atento a BdC... escrutinar, analisar e criticar (positiva ou negativamente) a sua acção.

    Como vês, não tenho tido mts razões para ter gostado de mts dos presidentes. Os que gostei mais, talvez fruto da juventude e pela sua genuinidade foi de Sousa Cintra e o outro, por uma questão de empatia e de coragem no ataque ao sistema, Dias da Cunha. Dei o benefício da dúvida a Roquete até certa altura, mas que entretanto se esgotou... principalmente a partir do momento em que só aparecia para impor candidatos da sua ‘linhagem’.

    E é isto. Olha... Obrigado por me teres obrigado a recordar alguns episódios e o passado do Sporting. À medida que ía escrevendo, houve uma ideia que sempre me acompanhou: apesar dos presidentes, a verdade é que ao longo dos seus mandatos mts atletas passaram e honraram o SCP e são esses que devemos enaltecer! Mais que os dirigentes é por causa deles, os atletas, que hoje nos orgulhamos do SCP. Mesmo com tantos problemas que teimam em persistir.

    ResponderEliminar
  59. Jorge e Leão do Nordeste,

    oxalá o Bruno mantenha o património que encontrou e deixe mais titulos do que os seus antecessores. Olhe (são a mesma pessoa de certeza) que mesmo tenho ganho muito pouco nesses anos não vai ser fácil. Para já é a desculpa da herança, que em alguns casos se justifica, mas não serve para explicar tudo. A não ser que venham dizer que foi o GL que o obrigou de pistola em punho a fazer as bacoradas que se assistem na formação e até nos equipamentos e na triste historia da corrida Sporting com o TachoEasy. Isto, para citar só algumas, é incompetência pura que só ocorre porque o discurso é um mas a prática deixa à mostra todas as limitações.

    ResponderEliminar
  60. Podia dizer alguma coisa sobre o tema e o post... podia, mas depois de ler 61 comentários a um post sobre uma entrevista do Presidente do Sporting no nosso canal (que não vi) apenas me apetece dizer o seguinte.

    Os Sportinguistas são fantásticos! Para o bem e para o mal temos o Sporting cravado no coração.

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  61. Voçês perdem tempo com alguns pseudosportinguistas não sei porquê, independentemente de nem tudo estar perfeito, conforme o Bruno disse, está muito melhor do que estava, aliás ainda tem de se justificar os prejuízos anteriores, não a boa gestão conforme disse o godinho, mas sim os prejuizos anteriores no fair play financ.

    ResponderEliminar
  62. Caro Virgilio

    Desculpa, não tinha visto o inicio da outra resposta

    Não sou já do tempo de Amado de Freitas, mas acabo por concordar na generalidade com a apreciação, mas também tenho a certeza que ser presidente do Sporting não é de todo uma função fácil

    Infelizmente o que reparamos nessa analise é que é comum a quase todos o seguinte:

    - poucos titulos
    - muito prejuizo (com excepção de FSF mas sabemos bem a que custo)
    - subordinação ou encolhimento a clubes como o porto ou benfica

    BC tem muitos defeitos, mas e apesar de não haver ainda titulos (nunca será avaliado positivamente se não os tiver) nos outros pontos parece mais forte que os antecessores, mas vamos ver como será daqui para a frente

    È sempre bom recordar, bons ou maus momento fazem parte da nossa vida como Sportinguistas e por mais que os outros, encham ou reservem o marquês, nunca conseguirão fazer uma festa tão bonita como a nossa quando fomos campeões pela 1ª vez em 19 anos

    ResponderEliminar
  63. Pedro C, tiraste-me as palavras da boca, e se alguem quer tirar o Bruno de Carvalho da Presidência é fácil.
    1 - Ser sócio do Sporting Clube de Portugal
    2 - Reunir um certo número de assinaturas (não sei bem quantas) e convocar uma assembleia para destituir os corpos sociais (coisa fácil, visto que este presidente o mais incompetente que passou pelo SCP, toda a gente vê isso).
    3 - Mandares a tua candidatura como Leão de Alvalade, ou o teu nome verdadeiro.
    4 - Ganhares as eleições
    5 - ?????
    6 - Glória para todos os Sportinguistas a partir daí.

    ResponderEliminar
  64. Bom post.

    Tinha um comentário escrito, já extenso e longo, que se perdeu quando procedi ao registo do gmail; li o comentário do LMGM e reconheço (na minha limitada capacidade cognitiva e de interpretação da escrita conforme atestado pelo Presidente) que seriam palavras a mais.

    Existem coisas simples nesta vida; carácter, honra, dignidade (esta expressão não tem duplo sentido para mim desde que me conheço). Bruno de Carvalho cativou-me aquando da campanha que resultou na eleição de Godinho Lopes, afastou-me significativamente até tomar posse, aproximou-me no primeiro ano de mandato e provoca surpreendentemente uma permanente desconfiança/estupefacção neste segundo ano.

    Bom post LDA, assim continue, atento; belo regresso ao passado com o Virgílio onde encontro relevante empatia nessa análise directiva.

    O Sporting Clube de Portugal é Nosso, como sempre foi, desde que me lembro.

    Fiquem bem.

    David

    ResponderEliminar
  65. http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR52871.pdf

    ...

    ResponderEliminar
  66. Realmente é uma vergonha, tratou "mal" os três estarolas do jornalixo atrevendo-se a ridicularizar e desmontar uma campanha incessante de ataque ao SCP e os coitados nem as notícias de capa dos pasquins que dirigem souberam defender. Que pena... É daquelas que doyen...

    Entretanto reestruturação concluída 100% do passe de William, Cedric...

    Mas enfim, aquela barba de dois dias não se enquadra nos mais elevados patamares de exigência... rebebebeu ...pardais ao ninho...

    ResponderEliminar
  67. "...também ajudou e muito ter um estádio novo que custou 121M..."

    Só de pensar que o prejuízo de dois anos de exercício do Godinho dava para construir outro estádio... Talvez até sem fosso...

    Realmente houve grandes ajudas....

    ResponderEliminar
  68. Caro António Benedito

    Não esperava uma resposta assim :) Concordo com diversos aspectos/pontos, mas outros nem tanto.
    Agradeço as palavras que me dirigiu. O sentimento é recíproco.

    Um abraço & viva o grande Sporting!

    ps - hoje vencemos no hóquei, futsal, basket feminino e andebol. Este hóquei vai dar que falar. Que saudades.

    ResponderEliminar
  69. QUE GRANDE PRESIDENTE TÊM O SPORTING...
    O MELHOR DESDE O TEMPO DO SAUDOSO JOÃO ROCHA.
    FORÇA PRESIDENTE.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)