sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Querer Uvini ou a embriaguez do mercado

Não haverá grande surpresa se se concretizar a aquisição de mais um central para o plantel à disposição de Marco Silva. Surpresa foi a contratação de um jogador, Ewerton, para vir fazer a recuperação de uma longa paragem por lesão a Lisboa. Sobre este jogador mantenho tudo o que disse anteriormente: parece-me uma aquisição interessante, face ao que foi a sua passagem pelo Braga de Leonardo Jardim. A dúvida está em saber quando e como regressará, a certeza é que Marco Silva tem apenas 2 centrais disponíveis minimamente confiável.

Hoje fala-se em Bruno Uvini, um jogador com um curriculum interessante, estando habituado a liderar e a vencer desde cedo. Campeão e capitão paulista de júniores com apenas dezoito anos, repetiu o feito em 2011, capitaneado a selecção brasileira que se sagraria vencedora no campeonato sul-americano, célebre pelos 0-6 com que cilindrou o Uruguai. Jogo que Uvini já não jogaria mercê de uma grave lesão, fractura da tíbia, que havia contraído. Não deixou por isso de ser uma referência no seu escalão etário e não constituiu surpresa ter repetido o feito, desta vez jogando todos os jogos, no Mundial sub-20 do mesmo ano. Completaria o ciclo fazendo parte do lote de sub-23 que representaria o Brasil nas Olimpíadas de Londres em 2012.

Senhor de uma estampa física de respeito (1,87m), não é um jogador conhecido pela sua rapidez, fazendo por isso da antecipação e da robustez as suas principais armas. Com vinte e três anos apenas parece estar a precisar de assentar arraiais numa equipa que lhe ofereça uma outra estabilidade que o saltar de clube em clube não permite. Desde que saiu do S. Paulo vai já no terceiro país (Brasil, Inglaterra, Itália) e cinco clubes (S. Paulo, Tottenham, Nápoles, Siena e Santos). 

É na falta de afirmação plena que poderá residir agora a possibilidade de o Sporting contratar, por preços mais acessíveis, um jogador que difere bastante do experimentalismo barato cujos resultados estão há vista. Nomeando de cor, este poderá ser o oitavo central que o Sporting contrata para os seus planteis a seguir a Maurício, Sambinha, Ewerton, Rabia, Sarr, Hugo Sousa, Matias Perez, sem que se perceba o porquê de tanta quantidade e tão reduzida qualidade.

29 comentários:

  1. Esta "novela" dos centrais é insólita neste clube. E depois não querem que se fale em amadorismo e incompetência. Pior do que isto só se houvesse salários em atraso.

    ResponderEliminar
  2. É de uma demagogia incrivel meter Hugo Sousa, Sambinha e Matias Perez nestas contas.
    Eram e alguns continuam a ser jogadores da equipa B. Quando se sabe que o Sporting tem que ter no plantel cerca de 45/50 jogadores para preencher os dois planteis, pensar que so com a formação vamos lá, é pura demagogia!

    Mauricio formou só uma das duplas de centrais mais estaveis dos ultimos anos no ano passado. Este ano estava em decréscimo e acabamos por vender por 2,65 um jogador que custou 300mil.

    Sarr foi o central titular da França que foi apenas campeã do mundo de sub-20. Não eram um gajo qualquer.

    Rabia tem entrado aos poucos, e depois de lesões e jogos na selecção, só por má fé se pode catalogar já de flop.

    ResponderEliminar
  3. J.

    até pode ser demagogia. E como classificas o facto de não conseguires ler?

    "Nomeando de cor, este poderá ser o oitavo central que o Sporting contrata para os seus planteis a seguir a Maurício, Sambinha, Ewerton, Rabia, Sarr, Hugo Sousa, Matias Perez, sem que se perceba o porquê de tanta quantidade e tão reduzida qualidade."

    Lamento que a tua precupação com a demagogia não se estenda a quem prometeu:

    Itálico: om a reativação da equipa B, o plantel deverá ser menos
    numeroso – 20 jogadores. Um plantel mais reduzido é
    mais barato, mais fácil de gerir e com uma competitividade
    interna acrescida. Não há nenhuma equipa que seja
    competitiva contra os seus adversários, se não viver um
    clima de competitividade interna permanente.
    C
    ou

    Itálico: Quanto menor for o número de jogadores a entrar de
    novo no plantel, maior será a facilidade de manter rotinas
    e entendimentos, que consumiram tempo e esforço a
    conseguir e que são verdadeiramente importantes numa
    equipa.


    ou

    Itálico: Cinco ou seis jogadores, numa
    escolha cirúrgica, experientes (ter em atenção que no
    futebol a experiência não está diretamente relacionada
    com a idade) e capazes de acrescentar valor ao plantel
    existente, serão suficientes para a construção de uma
    equipa que possa lutar pelos objetivos de curto, médio e
    longo prazo do Clube. Lutaremos por um Sporting Clube
    de Portugal Campeão!

    ou

    Itálico: Ao contrário do que tem sido prática recente, o recurso a
    jovens criados na formação do Sporting deverá ser uma
    realidade, à semelhança daquilo que sempre foi tradicional
    no clube.


    é que a minha demagogia só me prejudica a mim, já esta prejudica-nos a todos.

    ResponderEliminar
  4. "Sem que se perceba o porquê de tanta quantidade e tão reduzida qualidade".

    Eu percebo. Não há guito. E não vale a pena dizer que com o dinheiro gasto nestes oito daria para comprar um central com créditos firmados para pegar de estaca, porque não dava.

    Mas também devo dizer que nos tempos em que havia guito - ou melhor em que também não havia guito, mas ele aparecia para depois ser pago pelos outros - os centrais que apareciam eram bem piores.

    Mal por mal, que fiquemos assim - a apostar em empréstimos (com opção de compra) de jogadores novos e com currículos interessantes.

    ResponderEliminar
  5. Jô,

    " E não vale a pena dizer que com o dinheiro gasto nestes oito daria para comprar um central com créditos firmados para pegar de estaca, porque não dava."

    Um dia, com tempo, vou desmontar esse argumento que é desmentido quando se olha para clubes como Rio Ave, Braga e outros com centrais melhores que os nossos.

    "Mas também devo dizer que nos tempos em que havia guito - ou melhor em que também não havia guito, mas ele aparecia para depois ser pago pelos outros - os centrais que apareciam eram bem piores."

    De facto houve alguns maus mas tão maus como os que iniciaram a época não me lembro. Sobretudo se analise for feita sobre a produção como dupla e não tanto sob o prisma estritamente individuais.

    ResponderEliminar
  6. Com tanto por fazer e a direcção é só net.

    ResponderEliminar
  7. Cuidado, com tantos empréstimos qualquer dia parecemos uma casa de alterne.

    ResponderEliminar
  8. Não compreendo como é que se pôde contratar o Sarr, simplesmente o pior central que eu já vi no Sporting.
    CM.

    ResponderEliminar
  9. De tanta besteira que se escreve, nem se comenta. Em tempos de vacas gordas seria mais fácil.

    ResponderEliminar
  10. "é que a minha demagogia só me prejudica a mim, já esta prejudica-nos a todos."

    Eu olho para o Clube e vejo-o bastante melhor do que antes de BdC entrar.

    "Um dia, com tempo, vou desmontar esse argumento que é desmentido quando se olha para clubes como Rio Ave, Braga e outros com centrais melhores que os nossos."

    Rio Ave e Braga, clubes com forte ligação a J. Mendes, usados como entreposto de jogadores. Bons exemplos.

    ResponderEliminar
  11. Bruno,

    para quem só conhece o Sporting de há dois anos para cá, especialmente o momento que deu lugar às eleições em que se elegeu a actual administração, concordo. Para quem como eu conhece o clube há algumas décadas dá uma certa pena de ver isso escrito.

    ResponderEliminar
  12. esperemos que a vir nao seja como os que enumeraram. Pelos vistos já o vi jogar mas nao me lembro nada...

    ResponderEliminar
  13. LdA,

    Bom jogo de palavras. Onde digo "vejo-o bastante melhor do que antes de BdC entrar." obviamente que falo do mandato anterior, como bem sabe, mas fica melhor dizer dessa maneira um bocadinho para o arrogante. Mas só um bocadinho.

    Algumas décadas incluem também o periodo conhecido por "Projecto Roquette" e nesse belos 15 anos que se passaram, olho para eles e digo "vejo-o bastante melhor do que antes de BdC entrar."

    Mas se estes 15 anos não chegam podemos andar mais para trás se lhe der mais jetio.

    ResponderEliminar
  14. O ataque fácil á minha (falta) de capacidade em saber ler é talvez igual á tua de saber fazer copy/paste.
    Então bora lá:
    1ºItalico: Plantel B 20 jogadores + Plantel A 25 jogadores. Não são bom em contas, mais isto dá quanto?
    2ºItalico: De facto até á data, Geraldes/Sarr/Slavchev/Rabia não foram os reforços que se esperava serem.Por outro lado, temos Paulo Oliveira/Jonathan/Rossell/Tanaka/Nani/Gauld, o que até dá um rácio positivo. Não sei em quantas temporadas nos pudemos orgulhar de tal feito.
    3 ºItalico: Se a experiência não vem com a idade, acho que Paulo Oliveira, Nani, Tanaka, Rossell, Geraldes etc ja vinham com uma certa experiencia,nao? Do outro lado, Sarr, Jonathan, Rabia talvez fossem apostas sub-23 que precisavam de mais rodagem. Mas ainda ainda assim

    4ºItalico : Eu vou ver o onze contra a Academica e vejo quantos? 6, 7 ,8? Querem 11 é?

    Uma nota final:
    "Leões registam a melhor pontuação à 18.ª jornada desde 2004 e já têm mais pontos do que na época do último título de campeão"
    Ou seja
    "Mais um ponto do que tínhamos à 18ª jornada da liga 2013/14. Mas a comparação com épocas anteriores, na mesma fase do campeonato, é ainda mais favorável a este Sporting treinado por Marco Silva: em 2011/12 seguíamos na quarta posição, com apenas 32 pontos (menos sete do que os 39 actuais) e nessa época de pesadelo que foi a de 2012/13 afundávamo-nos no 10º lugar, com uns humilhantes 19 pontos. Menos 20 do que temos agora."

    ResponderEliminar
  15. J,

    hoje tenho temo e paciência.

    1º italico refere-se ao plantel principal

    2º "Quanto menor" não deve ser fácil encaixar na expressão mais de 1 dezena de aquisições para um plantel que deveria ter 20

    3- Lá está "5 ou 6 jogadores" e não o dobro das "cirurgias". Parece que se confirmam as dificuldades interpretativas, uma vez que se refere aquisições. Ricas experiências as do Tanaka, Geraldes e Rosell.

    4- Vamos ver quantos serão no final do mandato e mais do que a quantidade é importante aferir de quantos o justificam para um clube como o nosso.

    Quanto à nota final não fui eu que quis despedir há poucos dias o treinador responsável por esses resultados. Tens a certeza que estaríamos iguais? Eu não

    ResponderEliminar
  16. ... cujos resultados estão à vista...

    ResponderEliminar
  17. LdA,

    Se puderes, no tal post quando fechar o mercado de inverno, pedia te para escreveres o nome de todos os jogadores que entraram no Sporting neste mandato (para a equipa A e B). Compras e empréstimos.

    Para se ter uma ideia do número de contratações (30?) e do acerto das mesmas (com pouco dinheiro tb já houve algumas muito boas contratações) nestes 2 anos.

    Como já aqui o disse, defendo que foi manifestamente exagerado o número de entradas. Uma pena que não tenham sido as tais cirúrgicas!

    Era um trabalho que gostava de ver! Até para se poder errar menos daqui para frente (o A Norte é um blog bastante lido!).

    Desde já o meu obrigado!

    SL

    ResponderEliminar
  18. boas malta. o Sporting, neste momento, tem apenas 3 centrais crediveis.

    Sarr está longe de pronto. Rabia tem vindo a crescer mas, ainda vai precisar de mais uns tempos.

    sobre Ewerton e Uvini, o segundo é um excelente jogador. se vier, será qua se de certeza o patrão da defesa. Ewerton é também um muito bom jogador, e, terá sido contratado por oportunidade de negócio. a próxima época poderá já estar a ser preparada. e convenhamos que, um central esquerdino faz falta. ao fim de um mês, (não acredito que seja tanto tempo) vai começar a mostrar o bom que fez em braga.

    ou seja, ficamos com 4 centrais. Paulo Oliveira, Tobias, Uvini (a confirmar-se) e Ewerton. no panomara nacional, daquilo que conheço dos jogadores, ficamos com os melhores centrais do futebol cá do burgo...

    sl

    Tiago

    ResponderEliminar
  19. É caso para dizer com uma luzinha vermelha à porta e tudo a que temos direito. Senão ainda processamos os gajos por cima.

    ResponderEliminar
  20. "Sarr foi o central da França campeã do mundo de sub-20" - custou um milhão de euros, custou ao Sporting (a meias com Maurício) o prémio de passagem à 2ª fase da champions e teve várias oportunidades na equipa titular; Nuno Reis foi titular indiscutivel da selecção que foi vice-campeã do mundo de sub20 e nunca teve uma oportunidade na equipa A. O que se critica aqui é a gestão de activos e não o eventual potencial que os jogadores podem ter, e já agora nem me parece que Sarr seja o tosco que pintam pois já vi lances dele em que até mostra alguma técnica, o problema parecem ser os cada vez mais frequentes bloqueios mentais que espero derivem apenas da falta de confiança. Parece-me que o mais criticável nesta questão da compra de tantos centrais é que até se tratava de uma posição em que o Sporting estava bem servido a nível de formação, pois para além do Tobias, do Nuno Reis e dos 3 que saíram no último ano e meio (2 deles com assinalável retorno financeiro) ainda há o Ruben Semedo e o Domingos Duarte.

    Já agora aproveito para dizer que concordo totalmente com a não contratação de Ricardo Costa, não só face à idade e ao salário mas também porque não me parece que viesse acrescentar assim tanto, e que a contratação de Ewerton, apesar de não estar já apto a jogar, nos termos que foram noticiados parece-me uma boa aposta sem grande risco.

    ResponderEliminar
  21. "para quem só conhece o Sporting de há dois anos para cá, especialmente o momento que deu lugar às eleições em que se elegeu a actual administração, concordo. Para quem como eu conhece o clube há algumas décadas dá uma certa pena de ver isso escrito."

    No alvo; não compreendo uma análise/interpretação sustentada na pior época desde que me lembro, justificada em campo e fora das quatro linhas.
    Não compreendo esta bitola; evidentemente demagógica.

    Assim continue Leão, sempre atento e com memória, não selectiva.
    David
    SL

    ResponderEliminar
  22. Pena é que não se aposte em jogadores das divisões secundárias,a exemplo do João Afonso ido do B.de Castelo Branco para Guimarães,onde pegou de estaca.Muitos outros hão-de haver por aí à espera de terem uma oportunidade para brilhar,e bem mais baratos do que Rabia,Sarr,e quejandos que entulham as equipes A e B do Sporting!

    ResponderEliminar
  23. Os piores inimigos do Sporting são os seus adeptos...

    ResponderEliminar
  24. Francisco com todo o respeito pela sua opinião esta direção tem sido muito criticada por fazer exactamente aquilo que pede, Sambinha, Enoh e Gazela foram contratados a clubes de 3 divisão por preços irrisórios para evoluírem na equipa B, quantos vezes já não li utilizarem estes nomes para criticarem a direção como se fosse fácil encontrar jogadores nas divisões amadoras que tenham nível para jogar por nos...

    ResponderEliminar
  25. "De facto houve alguns maus mas tão maus como os que iniciaram a época não me lembro. Sobretudo se analise for feita sobre a produção como dupla e não tanto sob o prisma estritamente individuais."

    Posso até estar enganado, mas por exemplo desde o ano 2000, tivemos para mim 2 centrais de eleição (andré cruz e phil babb), e 3 centrais relativamente bons (Beto, Quiroga, Enahkaire). De resto foi só merda.

    Tinha-mos agora a sim a possibilidade de ter um dupla que na minha opinião poderia ser muito boa no futuro (Dier e Ilori), mas infelizmente já não estão cá, e apesar de terem ido embora neste mandato, não culpo esta direcção totalmente por isso.

    Quanto ao resto..

    2010/2011 - Carriço/Polga/Torsiglieri/Nuno André Coelho
    2011/2012 - Carriço/Polga/Rodriguez/Onyewu/Xandão
    2012/2013 - Carriço/Xandão/Boularouz/Rojo(Dier e Ilori)
    2013/2014- Mauricio/Rojo/Dier/Ruben Semedo
    2014/2015 - P.Oliveira/Mauricio/Sarr/Rabia(Tobias)

    Acho que na verdade a classe não abundou muito nestes ultimos anos....agora apesar da dura realidade de que agora também não aumentou a qualidade, acredito que pelo menos...baixou a folha salarial.

    ResponderEliminar
  26. Podes ter tempo e paciência, mas acho que continuas pouco acertado.

    Justificar os números desta época, através de uma "não-decisão", é sintomática da má vontade que existe em relação a esta direcção e do querer ser sempre do contra.
    Eu percebo a critica e não dizer "amen" a tudo aquilo que se faz em Alvalade.
    Mas daí a chegar ao que se assiste quase diariamente em certos espaços da blogesfera....

    Então continuo com uma duvida, apesar de tantas má decisões segundo certas pessoas aqui, pq é que continuamos a apresentar bons resultados. Financeiros, Desportivos, Institucionais, etc?

    ResponderEliminar
  27. Os brunecos servem-se sempre do passado para comparar com o que faz agora o seu chefe.

    Mas o BdC não foi eleito para fazer melhor que os anteriores?

    E depois: o roquetismo tem muitos defeitos e deixou um grande passivo, mas não dizem que foi durante o roquetismo que se construiu um estadio novo e uma Academia e que não foi paga pelos brunistas de agora e que essa politica foi apoiada em AGs pelos sócios.
    Nesse tempo, nada foi feito a revelia dos sócios, embora muitos dos agora brunistas, tentem esquecer.

    ResponderEliminar
  28. Deixai os croquetes estrebuchar pois o povo Sportinguista não é parvo e jamais deixará esses facínoras meter o pé no clube!

    ResponderEliminar
  29. Braga e Rio Ave podem efectivamente ter melhores centrais que os nossos. E as camisolas lá pesam tanto como em Alvalade? Perder 4 ou 5 jogos por época em Braga, fazer 10 jogos brilhantes e os restantes ser mediano é suficiente para o Sporting?
    É fácil comprar jogadores e acertar sempre?
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (71) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)