terça-feira, 3 de março de 2015

O que tem o Sporting a ver com Paulo Pereira Cristóvão e Mustafa?

Antes de qualquer outra consideração gostava de deixar bem claro que, do ponto de vista estritamente pessoal, não posso deixar de lamentar as noticias que vieram a público, uma vez que se trata de dois indivíduos com ligações estreitas ao Sporting. Quer se queira quer não essa ligação não pode deixar de ser feita. Nem sequer vou invocar os tradicionais argumentos "todos têm direito à presunção da inocência" ou o "até trânsito em julgado, etc." porque, como bem sabemos, o processo mediático que surge na sequência deste género de noticias é que estabelece quem é ou deixa de ser culpado aos olhos da opinião pública. 

O meu lamento é ainda maior quando assisto ao aproveitamento da referida noticia para se prosseguirem os ajustes de contas com o passado no clube. Já não basta o aproveitamento que se fará a nível externo e a invocação do nome do clube sempre que aquela seja referida. É que só há um Sporting e não vários, consoante a facção a que se pertence.

Não podendo negar o óbvio, que é a questão da ligação de ambos os visados ao Sporting, não posso deixar de lembrar que as respectivas actividades, profissionais ou que se situam na sua esfera de actuação pessoal são da sua total responsabilidade, não fazendo qualquer sentido estabelecer nexos relacionais com a instituição Sporting Clube de Portugal.

Aos que se apressam aos habituais raciocínios farisaicos, lembro que não há nenhum clube, no amplo universo dos seus apoiantes, do mais anónimo ao mais notável dos seus adeptos, que possa garantir a idoneidade de todos eles. Por isso, respondendo à pergunta que constitui o título do post,  o que o  Paulo Pereira Cristóvão e o Mustafa andam ou não a fazer relaciona-se tanto com o Sporting como o facto do "serial killer" de Sta. Comba Dão ter sido presidente da respectiva casa se relaciona com o SLB. Ou do "célebre" violador de Telheiras ser também adepto desse clube. Bem, no que diz respeito ao FCP a lista era tão grande e a um nível tão elevado que teria que escrever muito mais do que o tempo de almoço me permite. O melhor mesmo é talvez não quererem ir por aí.



24 comentários:

  1. Um clube é tão bom quanto a capacidade de se desmarcar de pessoas más.
    O Porto nunca se afastou do Macaco, sendo conivente, pelo menos por omissão.
    A direcção anterior do Sporting também não se afastou do PPC, sendo da mesma forma conivente com ele.
    O autor do bloque também não repudia a actuação do PPC, sendo igual a esses.

    A presunção de inocencia não basta ao Sporting, para ser dirigente do Sporting tem de parecer inocente (como à mulher de César).

    Se o autor do blog não recrimina a associação dessa criatura sinistra do PPC ao Sporting, sou eu quem, não qualidade de sócio não o quero a si no meu clube. No meu Sporting não se dá cobertura a bandidos. Podemos ser enganados por eles, mas não os suportamos.

    O autor do bloque deve passar a apoiar o LFV ou o PdC, que estão mais para o seu estilo.

    ResponderEliminar
  2. Unknown

    Não vás por aí. Não me lembro da actual direcção se ter desmarcado do Mustafá ou da Juve Leo.

    Felizmente ainda, pelo menos que eu saiba, ainda não há autos de fé ou julgamentos sumários ou tribunais plenários para decidir se sou ou não digno de ser associado do Sporting. Imagino o jeito que te daria...

    Não me venhas com interpretações extensivas do que eu escrevi para justificares a vontade de descarregar a bílis.

    ResponderEliminar
  3. Hummm... Por acaso o PPC foi corrido do CD dps daquele história com o Cardinal, asssim que foi constituido arguido... Veremos como irá agir o actual CD relativamente ao líder da claque JL...

    ResponderEliminar
  4. Agora é que põem uns patins ao treinador, com o Mustafa dentro é muito mais fácil.

    ResponderEliminar
  5. Virgilio

    PPC não foi corrido

    1º suspendeu o mandato, depois voltou e mais tarde decidiu demitir-se e isto só em Junho

    Relembro também que o caríssimo e este blog foram sempre defensores acerrimos desta personagem - varias vezes foi aqui dito que os Sportinguistas se estavam a comportar como virgens ofendidas

    Curioso que nos dias de hoje - vergonhoso é oferecer um jantar a um ex-arbitro que poderá ter funções importantes num futuro proximo na arbitragem

    ResponderEliminar
  6. Jorge,

    dou a cara pelo que escrevo. O que escrevi na altura, há luz dos factos de então, voltaria a escrever novamente.

    ResponderEliminar
  7. têm de se decidir. Ou há somente um Sporting, ou há vários. Do post anterior parecia que tinham chegado à conclusão da existência de vários. Então...
    PPC não teria nada que ver com o meu Sporting se não tivesse feito parte integrante do Conselho Directivo do Sporting no passado recente e se os factos a que se reporta a investigação não fossem, também, recentes.
    O que PPC alegadamente terá feito é que não tem nada que ver com o Sporting, não representa o clube e não tem qualquer suporte no Sportinguismo.
    São questões diferentes.
    Pela mão da anterior direcção, foi-nos trazido mais este embaraço.
    A esquecer, rapidamente.

    ResponderEliminar
  8. Jorge:

    "decidiu demitir-se"???? :)

    Está-se mesmo a ver que sim, não está?... Eh páh, poupa-me...

    Pelos visto estás com memória selectiva... Nem existiu, à época, polémicas reuniões no CD, com ameaças de demissão em bloco nem nada... Foi corrido, sim... Só não percebeu isso na altura quem não quis então perceber, ou não quer perceber agora por conveniência. Aliás, esse facto foi amplamente discutido e publicitado por toda a blogosfera leonina...


    E reforço: é vergonhoso este lambuçagem ao Pedro gel... E estrategicamente é um desastre... ou alguém acredita que é com jantares e/ou homenagens públicas que se consegue alterar alguma coisa? Olha que com papas e bolos só se enganam os... tolos... E desengana-se quem julga que os adversários e inimigos do SCP são tolos...

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge Alemão,

    nem mais. Touche. Quando se quer criticar, e o ódio do Virgilio é por demais evidente, dá-se todas as cambalhotas possíveis e imaginárias em tempo recorde. Ler o post anterior e os comentários deste e do anterior tiram todas e quaisquer dúvidas que pudessem existir.

    Caro Leão de Alvalade: quando diz que não há dois Sporting, no seu caso o Sporting de BdC é o Sporting Clube de Portugal ou outro Sporting que não conheço? Os seus textos e ideias / critérios e exigências para uns PPC e para outros BdC, fazem-me uma certa confusão para quem defende um só Sporting Clube de Portugal.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Aqui neste blogue, temos o mesmo problema que detectei no seio da referida claque juve Leo.
    Por outras palavras, na claque, os seus líderes (mustapha/samico) e o nome que representam, são mais importantes que Sporting. Para se ver isso basta ver ser os 2 são idolatrados por aquela rapaziada ( triste espectáculo, digase de passagem!)

    Aqui é idêntico. Tudo é mais importante do que o Sporting, desde que sirva para atacar o presidente. "O clube? Logo se vê! Agora é cascar no bruno, que as boas opurtunidades têm sido raras! !"

    A diferença é que na juve, eu não gosto, mas dou o desconto. São novos (nem sempre, mas a maior parte) , e aquilo dos cânticos e saltos tem a sua graça. Mas os que aqui lançam veneno, não tem 15 nem 20 anos. Já não são influenciaveis por determinados personagens. Já passaram por aquilo a que na minha terra se chama de " idade do armário ". Mas mesmo assim continuam iguais os putos! Só vos falta o cachecol a dizer que o benfica e merda! ( faltará mesmo? ??)

    MLV

    ResponderEliminar
  11. Eu só digo o seguinte...o que não seria dito se isto acontece-se com alguém da actual direcção. Era uma festa ainda maior do que a que vai acontecer de qualquer forma.

    Este senhor não esteve no Sporting à 20 anos....esteve a 3...por isso, e pelas ligações que ele tem neste suposto esquema de que é acusado, infelizmente tem tudo a haver com o Sporting. Juntando esta as outras que já sabemos, aos supostos esquemas que ainda a pouco foram referidos na televisão sobre desvios de dinheiro, negócios ruinosos em beneficio desse senhor, enquanto ele teve funções no Sporting e à vista de todo o conselho directivo à época...só me resta concluir que o desfecho que a anterior direcção enfrentou era mais do que provável, e que muitos aqui andaram a defende-la até ao fim só por odio, ou medo de Bruno de Carvalho, porque nada mais o justificava.

    Graças a Deus que GL e restante tralha(porque não têm outro nome) foram corridos do Sporting. Graças a Deus. Metam lá os "temos de respeitar mandatos onde quiserem". Tralha desta não interessa ao Sporting, e se amanha se vier a comprovar o mesmo com os que lá estão agora, então só podem ter o mesmo destino. O pior que aconteçeu ao Sporting foi GL ter entrado como Presidente, e com ele ter vindo gente desta. Preferia muito mais ter tido Bruno de Carvalho, ou outro qualquer desde 2011 a falar de nadegas na tv do que merda desta. Isto é que me envergonha como sócio.

    O tempo dirá quais os esqueletos que um dia vamos descobrir sobre a gestão de Bruno de Carvalho. Mas uma coisa é certa, cpor muito menos até agora já se classificou e acusou este ultimo de muito mais e pior do que se fez até agora com PPC ou GL.

    ResponderEliminar
  12. Alvalade XXI,

    Engana-se, não odeio ninguém. Não quero o mal de BdC... Apenas o acho fraco enquanto presidente do SCP. Amo o SCP! E só por isso é que aturo insinuações básicas e estúpidas como as que faz. Mas, sabe, cada vez estou mais vacinado contra essas insinuações. Já estou habituado: Foi assim com FSF, com JEB, com GL, tb irá ser assim com BdC! Não há qlq problema! Repito o que sempre disse relativamente aos anteriores presidentes: oxalá, me engane... Infelizmente, o tempo deu-me sempre razão. Pode ser que à quarta me contrarie. Seria bom sinal, mas sinceramente, não estou a ver como... Mt menos a homenagear quem no passado tanto nos prejudicou...

    ResponderEliminar
  13. Oh Virgilio

    tens assim tanta certeza que foste tão critico de GL como estás a ser de BC ?

    Não leves a mal, mas lendo o que escreveste dos dois ninguem diria


    Sobre PPC, sabes bem que ele tinha uma ascendencia muito grande sobre GL e mesmo que tivesse havido alguma pressão ele saiu quando e como quis - tanto foi que suspendeu e depois voltou e depois então saiu

    Mas claro que não posso ter a certeza de tudo o que aconteceu - o que sei e está escrito é que foi bastante defendido neste blog

    ResponderEliminar
  14. MVL,
    certamente não sabe a idade dos elementos que falou tal como não deve saber. a minha.O seu comentário é demasiado disparatado e sem sentido para me merecer mais do que isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vários textos que tenho lido, a impressão que dá, e que os 15 anos já passaram a muito ( olhe que os meus 15 também, não se ofenda!)
      Posso obviamente estar enganado. mas isso ainda seria pior! Porque se a vossa idade for inferior a 30, quer dizer que só por 2 vezes conheceram o Sporting campeão!
      E mesmo assim, continuam a querer odiar o bruno? E que com menos de 30, vocês não conheceram melhor presidente que este!
      O sentido do meu comentário é totalmente válido (pode não agradar, mas isso é outro assunto ).
      Vocês são primeiro do contra! Venha o que vier, há que ver onde se pode criticar o presidente. Depois são do Sporting.

      MLV

      Eliminar
  15. Jorge,

    Repara se o trajecto de PPC é de quem quis demitir-se... Primeiro suspende, depois quer regressar e só depois desses 2 tempos, e após reuniões quentes do CD em que o encostaram à parede, impedindo o seu regresso efectivo, é que se demite! Se tivesse intenção de demitir-se, não se punha com estas andanças e jogadas todas, não achas? Podes é alegar que não foi fácil e que resistiu tanto qt pode, mas que acabou por ser corrido, disso restam pcs dúvidas. Repito: esta interpretação foi largamente maioritária entre nós (sportinguistas que comentavam na blogosfera), logo na altura. Não percebo a tua insistência.

    Sobre GL sempre fui altamente critico relativamente à gestão desportiva e financeira dele e logo desde inicio, com a opção que eu sempre critiquei na escolha de Domingos Paciência. Pesquisa e vais confirmar. Acho que ng, que me conheça minimamente e/ou pelo que fui escrevendo, coloca isso em dúvida... A diferença para BdC, que tb considero um mau gestor desportivo, com a ressalva da escolha dos treinadores (largamente elogiado por mim) tem a ver com as opções de construção e gestão do plantel /relações de trabalho que mantém com a equipa profissional do SCP: técnicos e jogadores…. A nível estritamente pessoal, sim, antipatizo mais com o estilo de quero_posso_e_mando de BdC, até porque o acho contra-producente e prejudicial não só ao próprio como ao SCP.

    Onde BdC tem sido melhor, e agora não interessa escalpelizar as circunstâncias, isto é, se a opção dele te da sua equipa (Vieira, principalmente) não se deve às restrições que foram impostas pelos parceiros financeiros, é na recuperação financeira da SAD. E mesmo aqui, poderia ser bem melhor, não fora as contratações completamente absurdas de mts futebolistas quer para a equipa A, quer para a B. Não esquecer que em duas épocas são já mais de 3 dezenas de contratações… contrariando as suas próprias promessas eleitoralistas.

    ResponderEliminar
  16. Virgilio

    Não concordando com tudo, agradeço no entanto a explicação

    reconheço claro alguns dos defeitos que enumeras a BC, mas acho que muitos confundem a antipatia pessoal com o desempenho profissional

    Seja merito de BC ou de outros que ele escolheu,o que é certo é que ele apanhou um Sporting a esvair-se rapidamente em sangue, mas conseguiu estancar a hemorragia - incompreensivel é que ao mesmo tempo dando uns golpes mais ou menos superficiais, sabe-se la porquê

    Tenho as minhas serias duvidas que BC seja um presidente com grande futuro no Sporting, mas se calhar a função de BC fosse mesmo romper com um passado que no estava a levar a uma morte lenta e que a partir de agora ( com ele ou com outro ) nada ficará como antes

    Agora o importante é ganhar na Madeira para ficarmos mais perto de um titulo que nós sócios e adeptos tanto merecemos

    ResponderEliminar
  17. MVL,
    tenho idade suficiente para me fazer os meus próprios juízos, quer sobre o que me parece ser o melhor para o Sporting quer sobre os dirigentes do clube. Há vários anos que ouço essa ladaínha do ser do contra, já nem sequer fico impressionado, como pode reparar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há vários anos que ouve a ladainha do contra , veja lá. ..as tantas é verdade. Até folgo em saber que não sou o único a reparar nisso.

      Fico a espera de um posto sobre resultados financeiros, sobre o bojinov, sobre o Freitas, sobre o duque. Sobre a crise financeira, sobre o Elias, sobre a doyen ( há muito que dizer sobre eles! ).
      Um post onde o Sporting seja realmente tema, sem ir sempre procurar algo para atacar o presidente.
      O Sporting tem de estar acima do seu ódio de estimação ao presidente! O presidente e só o presidente, não é o Sporting!
      Se está sujeito a críticas? Enquanto lá estiver sim. Mas não se pode criticar tudo, porque no meio dos erros, há muita coisa boa! Só não vê isso quem não quiser ver

      MLV

      Eliminar
  18. MLV

    "E que com menos de 30, vocês não conheceram melhor presidente que este! "

    Concordo! Tem sido um mandato fantástico e repleto de coisa positivas como o caso Jefferson, Bojinov, Rojo, Marco Silva, Atletismo, Equipa B, etc.

    Ainda bem que o SCP não podia ter melhor presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RG

      Mas diga lá, tivemos melhor nos últimos 30 anos? Não creio!
      Primeiro, porque é o único que olhou para o Sporting, antes de olhar para o bolso.
      Segundo, porque não é capanga de ninguém.
      Erros? Teve! E provavelmente vai fazer mais! Curiosamente, não aponta muitos. ( eu que até gosto dele , era capaz de citar mais que isso )
      Mas...rojõ um erro? Você sabe que nunca o Sporting vendeu ninguém por 20 milhões ? E ainda por cima com o nani no negócio?
      Jefferson? Então o gajo vai pela conversa dos empresários, e você acha que o presidente devia ir na conversa? Se quer alguma coisa, espera pelo mercado, agora trabalha e fica calado que é para isso que lhe pagam.
      Bojinov? Quem comprou o Bojinov? Foi este presidente? Penso que não! Mesmo os 500 e tal mil euros de indemnização, é lucro! O tipo ganhava o dobro por ano!
      Marco Silva? Mantenho a posição que sempre tive. Muita coisa ninguém sabe. Apenas noticias de jornais, que tem até várias contradições. Não sabendo eu o que realmente aconteceu, não tenho opinião. Aliás ter opinião neste assunto, é ser tendencioso ( para um lado ou para outro. E igual ). Pois serão sempre opiniões baseadas em hipóteses, e não em verdades.
      Atletismo, não comento. Não sigo a modalidade, e não sei do que fala. Admito que seja como diz.
      Equipa b. Teve erros sim senhor. Foi um inicio de época muito mal gerido, e houve contratações de risco, que não mostraram valor. Espero que se aprenda com os erros. Mandar vir um homem da casa , treinar aqueles miúdos era um bom início para a próxima época.

      Mas então e o lado bom, não há? A missão pavilhão? A Sporting TV? O aumento significativo do número de sócios? Os resultados financeiros? A renogociacao da dívida? O reforço nani? Vendas com lucro! ! ( ninguém se lembra disto! Agora até os Maurícios se vendem!) ! O marketing, com Ronaldo a cabeça? A união na curva das claques? Descobrir bons jogadores por valores baixos ( slimani, Gauld, Paulo Oliveira, J. Silva, Jefferson, montero, Tanaka, )? Muitos dos reforços são jovens e podem a curto prazo evoluir e serem opções! Se realmente não acontecer, a venda de 1 ou 2 dos acima citados, pagará o gasto com os flops. O resto é lucro!

      Aprendam que nem tudo é bom, mas nem tudo é mau! O Sporting tem de estar acima de tudo! Ódios pessoais o presidente, são inúteis e injustos.
      Não é necessário elogiar de dia e de noite porque também não há razões para isso. Mas culpar o homem por tudo e mau é que não!

      MLV

      Eliminar
  19. O Leão já deve ter acabado o almoço e até o jantar podia postar a lista dos gajos do FCP.
    Entretanto se tiver tempo fale dos conselheiros leoninos Isaltino Morais e o azar de ter um sobrinho rico na Suíça, o conselheiro leonino Fontão de Carvalho e a EPUL, o coração de leão Miguel Relvas, o bigodes fugitivo ou então sobre as ligações Roquete/Dias Loureiro/ SLN.
    Para já deixe os Espírito Santo, Ricciardi etc de fora que haverá tempo para isso.

    ResponderEliminar
  20. http://www.record.xl.pt/multimedia/fotos/interior.aspx?content_id=952193

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)