quinta-feira, 12 de março de 2015

Ofensiva mediática no anonimato

O Sporting chamou a comunicação social até si para dar a conhecer o seu posicionamento relativamente a alguns temas importantes relacionados com a organização do clube e do futebol português em geral. A novidade é o carácter anónimo da comunicação, a que não deve ser alheio a entrada em funções da nova equipa de gestão daquela área especifica. Alguém que me explique a virtude que este procedimento encerra. Adiante.

Do que consegui apreender fica uma breve análise aos temas abordados, em que primeiro destacarei os temas relacionados com o futebol em geral e depois os que dizem respeito exclusivo ao clube.

Liga de Clubes
O Sporting advoga a aproximação ao modelo inglês, afastando da Liga aspectos organizacionais como a disciplina e arbitragem. Não creio que tal pudesse trazer mudanças substanciais ao futebol português, nomeadamente no que diz respeito à transparência e eficácia, uma vez que os interesses e interesseiros fariam o que fizeram anteriormente com a mudança da FPF para a Liga. No entanto concordo com o principio, uma vez que se trata de uma associação patronal com interesses próprios, alguns deles conflituantes com a de uma organização tutelar.

Centralização dos direitos televisivos
Há uma enorme diferença, provavelmente irreconciliável, entre o que o Sporting quer e que se passará no futuro próximo. O SLB gere o seu próprio negócio, num modelo que provavelmente será o único clube nacional capaz de o fazer, mesmo que com elevados riscos associados. O FCP não tem interesse num modelo semelhante, mas detém uma posição negocial forte, por via do seu passado recente nas competições nacionais e a nível internacional. Dificilmente um e outro abrirão mão das suas actuais posições. Os restantes clubes dependem do que os grandes lhes derem, uma vez que sem estes o seu poder negocial resume-se quase apenas a três jogos por ano, aqueles que recebem a visita dos três grandes.

Publicidade nas camisolas
Este será, quanto a mim, um dos dossiers mais difíceis de gerir, de forma a obter resultados satisfatórios. O clima económico é o que se sabe, praticamente desapareceram as grandes empresas nacionais que poderiam integrar o restrito lote de interessadas e capazes de publicitar o seu nome. A haver, provavelmente esse interesse estaria em fazê-lo nas camisolas dos três grandes, dado o reduzido interesse em fraccionar o já de si reduzido publico alvo que constitui o mercado nacional. Poucas serão as multinacionais interessadas,  pelas mesmas razões. A negociação conjunta, de legalidade duvidosa, estará longe de acontecer porque os outros dois clubes, detendo posição vantajosa, parecem estar mais interessados em que daí advenha prejuízo para o seu concorrente. 

Naming do Estádio 
Um processo de contornos semelhantes ao da publicidade. Em ambos o Sporting tem um problema que, a meu ver, na questão do estádio, é ainda mais agudo: não pode ser um nome qualquer. Estádio Tacho Easy, por exemplo, seria muito difícil de deglutir, até para mim, que costumo ter uma visão prática e um critério bastante lato, como se poderá ver, por exemplo aqui, na questão da publicidade nas camisolas. Para mim será sempre José Alvalade, admito o namimg por necessidade. 

Contas
São assinaláveis as reduções com gastos. Os custos com o plantel desceram 32% e os gastos com pessoal 60%! Por outro lado constata-se uma dificuldade em gerar receita, para lá das vendas de jogadores, que também sofreu um importante acréscimo. A facturação, em ano de Champions, é inferior à registada em 2012 em quase menos quatro milhões.

Aqui, nas contas, há também uma definição estratégica. O Sporting entende que o seu rumo é o certo e que serão os outros a ter que vir em marcha atrás, à procura do mesmo caminho. Aqui se jogará muito do futuro do clube como capaz de se opor aos dois principais rivais. Uma estratégia quanto a mim bastante temerária, por estar longe de se poder dar como adquirido que clubes que gastam hoje mais do dobro desçam ao nosso nível actual. E, como se viu nesta jornada europeia com nosso rival FCP, o talento - o tal que o dinheiro permite alcançar - tem um enorme poder diferenciador, sendo capaz até de suprir as falhas ou decisões duvidosas de um treinador.

Sporting sempre candidato a título
Mais do que afirmá-lo aos quatro ventos ou escrevê-lo no papel o Sporting tem mostrar outra consistência que ainda não aparenta para ser tido como tal. O resto é mera retórica.

Bruno de Carvalho e o Facebook
Uma boa decisão a de acatar o conselho que certamente lhe foi dado por quem dirige agora a comunicação, por mais violinos e guitarras melodiosas que queiram por a tocar para justificar o que sucedeu no passado. Ganha Bruno de Carvalho e inevitavelmente o Sporting, que somos todos nós.

11 comentários:

  1. A pedinchice sobre os patrocinadores envergonha qualquer sportinguista consciente, e convém lembrar que para esta gente só as outras direcções é que eram incompetentes, pois esta faria tudo bem, arranjava dinheiro a rodos, haveria patrocínios, "namings" do estádio, tudo e mais e alguma a correr a saltar por causa do Bruno. Agora vê-se. Começou logo com o contrato com a Macron e veremos se o próximo patrocinador ainda vai pagar menos do que a PT... E se os nossos rivais apresentarem números superiores aos actuais, o Bruno vai culpar o passado como sempre, como se o passado só fosse uma dificuldade para ele.

    Confesso que sabendo o que sei, e não tendo acesso a nenhuma informação privilegiada, já percebi perfeitamente quem é o investidor "mistério", e o seu nome só não é revelado porque o Bruno ainda não está preparado para dar tão grande "cambalhota" pública. Também não tenho ilusões quanto a esta direcção em que nunca votei, portanto nunca me sentirei enganado. Quando calhar ao Bruno um verdadeiro "Paulo Serge", acaba-se o seu consulado. Em termos de treinadores temos vindo a descer e a partir da próxima época só poderá piorar, pois com o tecto salarial e péssima reputação do presidente do Sporting, só mesmo quem não tem mais para onde ir vem para este Sporting. O Jardim e o Marco Silva ainda foram enganados, mas a partir daqui só cai quem quer. Claro que podemos sempre esperar que se confirmem os vaticínios do Bruno, e que os nossos rivais vão à falência, mas os indícios não apontam para isso, e depois lá terá de se arranjar outra coisa para se vitimizar.

    Só espero que em 2017 haja uma alternativa para este grande clube, ou então estaremos muito mal. Até lá desejo que o Sporting não passe pela vergonha de perder esta Taça de Portugal e que esta direcção, já que teve o desplante de fazer um peditório aos sócios para o pavilhão, que não falhe nesta tarefa porque seria mau de mais que até nisto houvesse bronca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi esta direcção que perdeu a taça em 2012? Foi esta direcção que levou a equipa ao 7º lugar? foi esta direcção que meteu o clube com um passive de 100 milhões?

      Eliminar
    2. uma "pequeno" aparte a Macron paga mais do dobro que a Puma!

      a PT abandonou o patrocino dos 3 grandes veremos no competo geral como os 3 se saíram já que a partida todos terão menos receitas nesta rubrica especifica.

      Eliminar
  2. Leão de Alvalade

    Ainda não percebi se o Sporting convocou a Comunicação Social ou, apenas, alguns órgãos de Comunicação Social.
    No entanto, esta reunião de elementos afectos ao Sporting (Bruno de Carvalho, director para a Comunicação…) com alguns jornalistas é histórica e será recordada com frequência em tempos futuros.
    Histórica porque revela que José Quintela perdeu “espaço” na Direcção do clube e foi substituído por uma agência de Comunicação. Histórica, ainda, porque alguns jornais e jornalistas adquiriram o foro de parceiro informativo, quando até aqui apenas os órgãos de informação do Sporting (jornal, site…) comportavam essa dignidade. Para além do facebook de BdC, é claro. Histórica, finalmente, porque revela uma autocrítica relativamente à orientação da linha comunicacional assumida até esta data. E como se tudo isto não bastasse, é histórica porque a campanha eleitoral para a reeleição de BdC entrou numa nova fase.

    Parece-me surpreendente que alguém em nome do Sporting lamente (ou critique) que cada clube dos três grandes esteja a negociar individualmente os patrocínios para as camisolas, alegando que isso fará uma diminuição dos valores a negociar. Mas depois de BdC vir com aquela conversa das nádegas, da trampa e do autoclismo, como é possível falar em entendimento cooperativo? Também me pareceu descabido imiscuir-se da viabilidade financeira da transmissão de jogos do Benfica pelo seu canal televisivo. Cada um sabe de si e das linhas com que se cose. Agora, denunciar a ética desportiva de um jogo de futebol disputado por um clube e transmitido pelo seu próprio canal televisivo, já seria outra conversa. Quem garante que não se verificaria manipulação ou censura de imagens?

    No verão de 2014 houve notícias de que o Conselho Directivo leonino estaria a negociar o naming do Estádio pelo valor de 7M€. Volta-se agora a falar do assunto, podendo-se calcular que esse valor continuará a constituir referência para a negociação. Foi informado que o Sporting já recebeu várias propostas, mas foram consideradas insatisfatórias. Pode-se imaginar qual o valor oferecido.
    Cabe recordar que este assunto chegou a ir a uma Assembleia Geral em 2011, não se tendo verificado a concretização de qualquer compromisso.

    A questão de um naming para o Estádio José de Alvalade tem de ser sujeita a esclarecimento e debate pelos sportinguistas e ratificada em Assembleia Geral para alteração dos estatutos do clube.
    Não sou adepto da adopção de um naming para o nosso Estádio, que tem o nome de um dos fundadores e não de uma cidade, bairro ou outro elemento que não decorra da história profunda do clube. Por outro lado, considerando os valores envolvidos considero que uma boa gestão desportiva, administrativa e financeira rigorosa e exigente dispensaria o recurso a essa estratégia. Sei que a vida é feita de mudança, mas também é feita de permanências.
    Não me convence a argumentação que a concessão seria feita por um determinado período de tempo. Porque considero ser um princípio inalterável a designação do Estádio José de Alvalade e porque, concessionado uma vez, seria concessionado por muitos e muitos anos.





    ResponderEliminar
  3. "Foi esta direcção que perdeu a taça em 2012? Foi esta direcção que levou a equipa ao 7º lugar? foi esta direcção que meteu o clube com um passive de 100 milhões?"

    Se não fosse essa direcção, esta nunca entraria em funções, e é ESTA direcção que não consegue fazer melhor do que os outros, ponto.

    ResponderEliminar


  4. Rapidamente, que o trabalho chama...

    O BdC esconde-se, por fim! À primeira vista poderia pensar-se que são boas notícias e que finalmente admite agir em conformidade com os interesses do SCP (e não com os seus) assumindo um low profile. Mas, lida e reflectida a diversa informação que foi veiculada, "não me cheira” - como diria um tal de Acabado da Silva-, que se estejam para anunciar medidas eleitoralistas (leia-se simpáticas) para o universo sportinguista.

    Resumindo:

    Liga de clubes – mais uma manifestação de impotência. Interessa pouco apregoar o que se defende ou deixa de defender. Interessa muito impor a mudança porque se clama.

    Centralização dos direitos televisivos – o SCP dá mostras de enormes dificuldades em resolver satisfatoriamente um tema de grande importância ao nível das receitas. Assume posição isolada no contexto nacional e fomos incapazes de convencer até os pequenos clubes de que o negociar os direitos televisivos “em pacote” lhes seria favorável… Onde pára o grande líder e a sua imperial capacidade de persuasão?

    Publicidade nas camisolas – Ridículo! Mas desde quando precisamos dos outros meninos grandes para arranjar patrocinador? Primeiro hostilizamos os outros meninos, depois queremos partilhar a papinha em conjunto com eles… Conclusão: parece-me que o SCP está a fazer o papel do menino queixinhas que os outros deixaram plantado sozinho no recreio. O problema é que parece que não aparece ninguém para o consolar.

    Naming do Estádio – Era bom que se conhecessem as propostas… Ou se calhar não, de tão insignificantes. A não ser que se apresentem montantes importantes, sou contra a alteração no nome da nossa casa.

    Contas – Parece uma alegoria do País: a empobrecer por via dos cortes e consequente contracção económico-finaceira, até porque não há meio das receitas subirem significativamente com excepção da venda dos activos mais importantes para pagar a divida. Simultaneamente não investimos em activos de qualidade por, no final de cada exercício se verificar a falta de verbas disponíveis para isso. Qual o futuro desta politica? Ou o CD / SAD arranjam forma de quebrar este ciclo vicioso ou…
    Observe-se o País, os resultados estão à vista… Sobre o investidor mistério, para mim é isso mesmo: um mistério.

    Candidato ao título – Lá está: mais que apregoar é dotar o clube de verdadeiras condições para isso. E não é a vender os melhores e a investir em entulho para seguir para equipa B ou para empréstimos em clubes situados no cu de judas mais velho.


    Sobre o FB - Que crueldade... BdC vai sofrer graves crises de abstinência. No entanto questiono-me: se a medida deu tão bons resultados como se apregoa, porque acabar com ela?

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está um exemplo de que os anos de gestão da direcção anterior foram uma coisa inesquecível para os anais do Clube - refiro-me, como é óbvio, aos comentários acima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a pensar exactamente a mesma coisa... Volta Godinho com os teus resultados negativos de 100 Milhões de Euros, gastos com pessoal superiores a 30 Milhões de euros, os 7º lugares e treinadores duvidosos que pelos vistos é isso que muita gente tem saudade...

      Eliminar
    2. Ou seja, o Bruno só é melhor do que o Godinho. Obrigado por reconheceres isso. È de facto muito "confortante" para um clube com mais de CEM anos de história.

      Eliminar
  6. "uma "pequeno" aparte a Macron paga mais do dobro que a Puma!"

    Falso. A Macron pode ir até 3 milhões de euros por época, mas só se o Sporting for campeão nacional ou ganhar uma competição europeia. Como não vai ser campeão este ano, os italianos vão pagar pouco mais do que a Puma pagava, para além de que a Puma é uma marca com prestígio e os seus equipamentos têm mais qualidade do que os da Macron.


    "a PT abandonou o patrocino dos 3 grandes veremos no competo geral como os 3 se saíram já que a partida todos terão menos receitas nesta rubrica especifica."

    Fala-se que os lampiões vão receber do novo patrocinador o dobro do que recebiam com a PT. E já agora escreve o português correctamente, mesmo que com o novo "acordo" ortográfico.

    ResponderEliminar
  7. Há sportinguistas que só conhecem 2 e nenhum é o Clube de Portugal,ora são o de Godinho e o o Bruno.... e assim vamos!

    Gostei da análise. SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)