quinta-feira, 5 de março de 2015

O futuro imediato do Sporting estará na sua capacidade de conservar e atrair talento


(…) Acresce o facto de os onze iniciais registarem uma diferença de média de idade de 5 anos entre si. O Sporting tinha uma média de nascidos em 1990 (25 anos em 2015) enquanto o adversário jogou de início com uma média de nascidos em 1995 (30 anos em 2015). Este será, se o tempo o permitir, o tema do post de amanhã.

(...) a actual base de habituais titulares e suplentes mais utilizados são uma boa base de trabalho, precisando de estar devidamente acompanhados de outros de valor semelhante.

Estes são dois excertos de outros tantos artigos recentes. O primeiro nasce na sequência do derby, e é uma comparação entre aspectos dos dois plantéis, com base em factos. O segundo ocorre na sequência da derrota no último clássico no Dragão e é suportado por uma afirmação subjectiva, mas que não andará muito longe da consensualidade.

Considerando que há juventude no plantel e que alguma dela tem talento à altura das ambições que o clube projecta, não se pode afirmar com segurança que o futuro esteja assegurado, uma vez que a distância relativa para os principais rivais é ainda notória e em alguns aspectos até grande. Essa tem de ser a preocupação primordial, encurtar a distância que nos separa dos da frente, e não desculpas, considerações isoladas e abstraídas da realidade,  uma vez que são aqueles que temos de superar e vencer.

Daí que o primeiro passo é inevitavelmente manter a base formada com os melhores jogadores. Desses consideraria o seguinte:

Guarda-redes:
Embora gostasse que ele se pudesse manter entre nós, não considero primordial a manutenção de Rui Patrício, caso o jogador encontre clube que lhe possa oferecer outros horizontes e nos retribua o devido valor. 

Defesas:
É um dos nossos calcanhares de Aquiles nas últimas duas épocas. A estabilização da zona central com Paulo Oliveira e Tobias não ilude considerar que um clube com aspirações a campeão precisa de um pouco melhor, especialmente no que diz respeito à capacidade construção. Para além destes há que considerar a hipótese de manter Ewerton, um jogador com quem se poderá contar. 
Para lá destes três, nenhum dos elementos que hoje fazem parte do plantel têm valor para jogar num candidato ao título. Quanto aos laterais, quer Cedric quer Jefferson têm mercado, mas a saída em simultâneo não é recomendável. Quer Lopes quer Jonathan podem ser considerados como segundas figuras.

Médios:
A saída de William é mais uma vez a grande dúvida e, cada vez que o tempo passa, mais difícil de evitar, ficando a posição 6 em aberto, onde Rosell teria muito que escalar para o fazer esquecer. A acontecer, torna quase obrigatório que Adrien, Martins, João Mário se mantenham, para que não haja demasiada turbulência por entradas e saídas no mesmo sector.  
Wallyson, Gauld podem ser considerados como integrantes do plantel principal, refreando-se as actuais ilusões que se montam em torno do seu valor. Até pela injustiça que é para jogadores que apenas estão a debutar. Definitivamente não passa por nenhum deles o reforço indiscutível que é necessário. Não deixaria de observar Chaby, tentanto perceber como regressa do seu estágio madeirense. Mas continuará a ser necessário mais qualquer coisa para poder subir de nível.

Avançados:
A saída de Nani é quase um facto consumado. A renegociação do contrato de Carrillo, enquanto estiver em aberto, é uma ameaça pendente. Perder os dois deixaria em aberto um profundo rombo que custaria muito dinheiro que não temos para o calafetar. Há que contar com Mané e esperar que possa evoluir. Avaliar os progressos, se os houver, de Medeiros. Capel deve sair e da equipa B não há quem possa integrar o quadro principal com ganho. Uns nunca poderão, para outros é ainda cedo.

Pontas-de-lança:
Nenhum dos actuais três tem o nível que o Sporting necessita para jogar para campeão. Montero está há muito praticamente irreconhecível. Não é tão bom como parecia inicialmente, é certo, mas também parece estar bem pior que aquilo de que é capaz. Slimani é o que tem estado mais em foco mas falta-lhe a eficácia para valer mais de 15 golos época/Liga. Continuo a pensar que se perdeu uma boa oportunidade na sequência da exposição favorável e respectiva valorização após o Mundial para se chegar um pouco mais acima. Tanaka é o que vimos com o Wolfsburgo, com mais ou menos sorte.

Qualidade e talento
Conservar o existente e atrair jogadores que acrescentem valor. Se atendermos aos jogadores que constituem o actual plantel, constata-se que apenas Paulo Oliveira, Jefferson  e obviamente Nani, são titulares que não faziam já parte dos quadros do clube, o que diz muito do que tem sido a capacidade de recrutamento da SAD. 

Acresce agora o desafio à sua capacidade negocial para manter jogadores que se encontram com contratos a chegar ao seu termo. Muito do futuro imediato do Sporting jogar-se-á neste gigantesco tabuleiro de interesses, que muitas vezes se antagonizam.

8 comentários:

  1. Discordo um bocadinho na parte de sairem Cédric e Jefferson ao mesmo tempo. Nenhum dos dois defende particularmente bem e estão numa altura em que permitiriam um encaixe razoável. Cédric ou renova ou sai e Jefferson apareceu bem na Liga dos campeões. Não são assim tão difíceis de substituir, especialmente se renderem alguns milhões.

    Eu sei que é difícil, mas punha as fichas todas na continuidade de William e Carrillo por mais um ano. Preferia perder Adrien, Cedric, Jefferson e Slimani se isso significasse a sua continuidade. Há soluções mais rápidas e baratas para estes jogadores, para William e Carrillo não.

    ResponderEliminar
  2. Juntando-lhe o ponta de lança, já dá 4 em 11. E já dou de barato que a direcção não tenha responsabilidade na colocação de Tobias, João Mário, William e Mané no plantel.

    ResponderEliminar
  3. Dimitris,

    aceito, embora me pareça que não podemos abrir a porta a muitos titulares, quando muitos deles já não têm substitutos à altura. Tal pressuporia ter que adquirir 2 jogadores para a mesma posição, isto sem falar na inevitável desagregação que provoca. Este raciocionio está também associado ao anterior, em que admito perder Patricio, assim talvez se perceba melhor.

    Tiago,
    Foi com esta direcção que os jogadores que falas chegaram à titularidade ou perto. Porém se olhares aos respectivos percursos / jogadores adquiridos para a sua posição leva pelo menos à dúvida de saber se a direcção tinha percebido o seu valor se os treinadores não tivessem apostado neles.

    ResponderEliminar
  4. Muito boa análise

    Ou muito me engano ou neste defeso, veremos sair um bom lote de jogadores titulares

    Não era o ideal numa epoca que se queria de continuidade (veremos também se MS continua ou não) mas um conjunto de factores como a aproximação do fim de contrato de alguns jogadores e a valorização de outros pode levar a isso

    Não digo que sejam todos, mas Nani, Slimani, William, Adrien, Cedric, Jefferson e André Martins são candidatos a sairem isso para não falar de outros como por exemplo Patricio

    A boa noticia é que poderá entrar dinheiro fresco na SAD e poderão ser valores extremamente interessantes e desta vez para o Sporting e não para fundos ou empresarios.

    Só Slimani e William podem render entre 40M e 50M de euros

    Claro que teremos de continuar a apostar em jovens que já são mais que promessas como P. Oliveira, Mane Tobias, Mané, J Mario J Silva, e outros como Guald Wallyson, Esgaio, Chaby, Slavchev têm qualidade para vir a ser também opções no futuro

    O grande desafio da direcção será a meu ver o que vai fazer com o dinheiro que eventualmente entrar até porque é obrigatorio reforçar-mo-nos de uma forma diferente do que temos feito até aqui

    ResponderEliminar
  5. Bom post Lda. A minha opinião é muito parecida.

    À partida William (será provavelmente a maior venda de sempre), Slimani e Nani sairão no final da época. Capel sairá também e logo aqui será uma grande poupança de salários. Já devia ter saído há mais tempo, até pela oportunidade que dava a outro(s).

    Cédric, Carrillo e André Martins gostava que renovassem.

    Integrar na A Ryan Gauld, Wallyson, Iuri, Esgaio, Chaby e Semedo (os 3 primeiros já lá deviam estar).

    Fazer 4 contratações CIRÚRGICAS. Dois avançados, um extremo e um médio defensivo. Danilo (Marítimo) e Hassan (Rio Ave) são 2 bons nomes, na minha opinião. Isto partindo do pressuposto que Ewerton fica.

    Alimentar a equipa B apenas com os juniores que subam.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,

    Não costumo concordar com grande parte das vossas opiniões. Acho que são demasiado críticos com o Bruno de Carvalho (tem erros e fala demais diversas vezes mas também teve boas decisões e em ano e meio de mandato está bastante acima que os últimos dois presidentes) e em contrapondo brandos com a anterior direcção e o treinador (que tem muitos erros também este ano... fosse outro e talvez a opinião já seria diferente).

    Mas não posso concordar quando dizem diversas vezes que Gauld e Wallyson têm futuro (ou não...fazem muitas vezes essa ressalva como se não houvesse qualidade nenhuma nestes jogadores) e que neste momento André Martins é melhor escolha que eles e que devia ser mantido no plantel na próxima época para criar uma base. O André Martins é constantemente menos um em campo... sofre de um problema que é... não ter técnica nem visão de jogo para 10 nem corpo, poder de choque e visão de jogo para 8 (resto das posições em campo nem vale a pena comentar) o que torna um jogador interessante numa equipa de média tabela (apesar de em grande parte delas não seria titular) mas sem sentido nenhum num clube como o Sporting, que se diz "Grande",ainda para mais quando estamos a falar de um jogador na plena idade (cerc de 25 anos acho eu). Não apostar em jovens que pelos jogos que já se viram na Taça da Liga, em que jogamos apenas com equipas da 1ª Liga onde jogaram a maioria das vezes com os titulares ou os principais suplentes, mereciam claramente ter lugar no banco e, como por exemplo hoje com o Nacional jogar de inicio no lugar do Adrien. Não daria tanto a ideia que jogámos constantemente com 10 jogadores desde o inicio do jogo...

    Espero sinceramente que a renovar é apenas se baixar o salário e para dispensar ou servir de moeda de troca para um jogador das posições em falta que temos. O mesmo se aplica ao Capel obviamente (que faz pensar o que pretendia Marco Silva em deixar o Mané na Bancada e colocar o Capel no banco para depois entrar e fazer o mesmo de sempre e depois hoje coloca o Mané, e bem, a titular e viu-se o quanto foi decisivo).

    ResponderEliminar
  7. "não ter técnica nem visão de jogo para 10 nem corpo"

    Em tantas linhas conseguiu dizer uma certa. Apenas Sá Pinto conseguiu perceber onde André rende mais, infelizmente sem Sá a treinar André tornou-se o ódio dos adeptos e, com mais futebol em meia perna que Adrien no corpo todo ( tb se podia referir aqui Slavchev, Rosell, etc ) começa a tornar-se complicado entrar em campo, perante tanto energumeno que nada sabe de futebol e o assobia constantemente.

    LdA,

    essa é a questão! cheira-me que Slimani e William estão vendidos desde a época passada, dai se terem aguentado mais um ano, e que Cedric e Carrillo em virtude de não quererem renovar ( devido a valores baixos ) tb o estejam. Se somarmos a isso a saida de Nani, o 11 mais utilizado esta época será destruído e com isso muitas dificuldades crescerão.

    ResponderEliminar
  8. "Se atendermos aos jogadores que constituem o actual plantel, constata-se que apenas Paulo Oliveira, Jefferson e obviamente Nani, são titulares que não faziam já parte dos quadros do clube, o que diz muito do que tem sido a capacidade de recrutamento da SAD. "

    Nao percebo como é que falta aqui Slimani/Montero. E mesmo se descontarmos a chegada à titularidade de jogadores que já faziam parte dos quadros (Cédric, Tobias, William e Mané), que me parece um exercício sempre dúbio (mas que serve uma agenda de retirar méritos à SAD), nao acho que 4 em 11 seja um balanco assim tao mau para um clube descapitalizado e em contencao de despesas. Tal nao invalida que parte das contratacoes nao resultaram (mas nem é isso que está em questao).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (7) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)