terça-feira, 31 de março de 2015

“Em termos de gestão, o Sporting, em dois anos, conquistou a Liga dos Campeões e foi campeão nacional”

Termino hoje a trilogia de entrevistas dadas por Bruno de Carvalho à comunicação social, por ocasião do segundo ano de mandato, com a publicação da que foi efectuada pelo DN. Uma entrevista diferente das que são habitualmente realizadas pelos jornais desportivos. Contudo, para lá da frase que foi retirada para servir de título, nada de novo ou especialmente relevante é dito. A razão de ter ido à procura dela, para lá de a partilhar com os leitores, foi precisamente a referência à gestão, especialmente do que está pensado para o futuro, uma vez que esse foi um tema que não chegou a ser abordada nas entrevistas anteriores.


24 comentários:

  1. Pobre André Macedo, ter que almoçar com uma bisca destas. A gerir as crises que cria com os gestores. Ainda por cima necrófagos. Pobre leão!

    ResponderEliminar
  2. Cigarro eletronico, Coca-cola Zero e Descafeinado ??? Só fachada este Bruno :)

    ResponderEliminar
  3. Uma trilogia que se resume a promoção pessoal e um chorrilho de vacuidades. Uma ofensiva mediática ao jeito de "papas e bolos" que está a resultar em pleno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu completo ... resulta em pleno em:

      Melhores resultados financeiros;
      Melhores resultados desportivos;

      Não precisa de agradecer :).

      SL,

      Eliminar
  4. Um líder nato. Perfil mais agregador era impossível e nunca se engana. Já ganhou o meu voto.

    ResponderEliminar
  5. Sérgio,

    melhores resultados por comparação com as piores épocas de sempre, convém dizer para se perceber do que se está a falar. Talvez tu sejas muito novo, mas eu lembro-me dos sportinguistas quererem um pouco mais do que isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde 2008 que não ganhamos nada e senão me engano desde 2009 que não íamos à CL ... pouca coisa nada de relevante, mas lá está a cultura de "exigencia" nunca foi o meu forte.

      Eliminar
  6. É uma total injustiça e o Bruno não merecia tamanha desconsideração… Nem o seu séquito saiu à rua a festejar os títulos do Grande Bruno: então ganha a Liga dos campeões e o campeonato e ninguém enche as ruas e rotundas deste país? O povo, páhhh só festeja títulos desportivos… Manias de estereotipados… é o que é.

    Que infâmia, óh André Macedo! “mistura de Cavaco e Sócrates”?… Eh pah, mas ao contrário. Tem tudinho para ser o querido líder por todos amado!

    Um conselho, Bruno, larga a coca-cola zero… ou as más-línguas ainda começam a espalhar que só te preocupas com a tua imagem. Mais uma injustiça, portanto.


    Agora a sério: entrevista em registo informal que até poderia ser diferente mas… foi mais do mesmo: BdC continua a apresentar um discurso cheio de auto-promoção combinado de auto elogios, num palavreado boçal misturado com vocabulário básico…

    ResponderEliminar
  7. Essa da gestão desportiva sem par, tb tem muito que se lhe diga...

    Recuemos à história do SCP: nas épocas 64/65, 68/69 e 72/73 ficámos em 5.º, naquelas que tinham sido (até 2012/13) as épocas mais miseráveis de que havia memória. Pois nos anos seguintes fomos sempre... campeões!

    Mas pronto, bom, bom, o melhor resultado desportivo de sempre é subir de 7.º para 2.º... 2.º lugar: primeiro dos últimos. Iste feito merece, ou não, uma "santding ovation"?

    Claro que ainda vai aparecer alguém afirmar que há uma diferença maior nas posições. Afinal subimos 5 lugares em 13/14 enquanto que qd fomos campeões em 65/66, 69/70 e 73/74 apenas subimos 4... Ou então que a culpa é do GL que não consegui garantir, pelo menos, o mítico e de bom augúrio quinto posto...

    Mas, se calhar, também seria legítimo alguém pensar que afinal “O Bruno” foi o primeiro presidente que não conseguiu ser campeão depois de uma época miserável… Mas, que se lixe, na gestão não desportiva o Bruno é campeão europeu… não sejamos ingratos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o 7º lugar foi um desastre que esperemos que nunca mais aconteça - um 2º lugar vale o que vale e não deve ser mais valorizado por se passar do 7º para o 2º - cada epoca tem a sua historia

      No entanto creio que BC se refere à gestão financeira e aí faz toda a diferença analizar como estava a situação antes dele

      Uma SAD que com prejuizos cronicos que subiam de ano para ano e que no ano anterior tinha sido de 45M - passar para positivo é de facto muito bom ainda mais se aliarmos a isso resultados desportivos aceitaveis

      E isso sem vender patrimonio e tendo agora um plantel mais valioso do que há 2 anos atrás

      Eliminar
    2. Jorge,

      Eu percebi ao que BdC se refere (se leres o meu primeiro comentário notas logo isso..). Estava a comparar resultados desportivos ali pró nosso amigo, Sérgio. :)

      Claro que as circunstância são todas elas diferentes, mas, de qlq forma o que fica para a história é que depois das piores classificações, o SCP superava-se e era campeão na época imediatamente seguinte... A excepção foi com BdC. Apenas comparo factos.

      Isso do plantel mais valioso é discutível. A vdd actual e que prevalece até ao momento, é que as receitas com venda de jogadores foi realizado com "activos" anteriores à chegada de BdC...

      Eliminar
    3. Virgílio desculpa não tinha percebido que o teu comentário me era dirigido :).

      Parece-me que partes de um principio errado, como de costume tudo o que meta BdC ofusca-te um pouco e vais pelo caminho dos excessos.

      Repara bem na diferenças entre o que eu escrevi

      "Melhores resultados desportivos;"

      Para a tua interpretação ... repito a tua!

      "Essa da gestão desportiva sem par"

      De resto agradeço-te porque gosto de muito de factos que envolvam o SCP e desconhecia por completo:

      "Recuemos à história do SCP: nas épocas 64/65, 68/69 e 72/73 ficámos em 5.º, naquelas que tinham sido (até 2012/13) as épocas mais miseráveis de que havia memória. Pois nos anos seguintes fomos sempre... campeões!"

      Eu "infelizmente" só festejei o meu 1º titulo de CN em 2000, o meu Sportinguismo nunca se mediu ou vai medir por títulos estou bem ciente da realidade atual do nosso clube e onde está inserido.

      Continuo acreditar no Esforço, Dedicação, Devoção e Glória! ... e acrescentaria no nosso Ecletismo!

      SL,

      Eliminar
    4. Sérgio,

      Não tens que pedir desculpa (até pq postei comentário no local errado, ainda não me habituei completamente à possibilidade de resposta...) e não há que agradecer.

      Onde eu queria chegar é ao seguinte: os resultados desportivos não foram assim tão fantásticos como amiúde se pretender fazer crer. Fantástico, pela negativa claro ( e espero bem que irrepetível) foi o miserável 7.º lugar... Repara que o provável 3.º lugar deste ano, independentemente das circunstâncias, seria sp visto com insatisfação no passado e agora é quase louvado por alguns. Isto não pode ser aceitável, nem o próprio BdC se sente satisfeito... Mas pronto haverá sp malta mais brunista que o Bruno...

      SL

      Eliminar
  8. Ah Ah Virgilio

    Uma coisa é não valorizar muito a passagem do 7º para o 2º lugar - outra é achar que BC tinha mais ou menos obrigação de ser campeão porque vinhamos da pior epoca de sempre - tens de concordar que é muito rebuscado :)

    Quando aos activos anteriores, fazia tudo parte do bolo que BC herdou que como sabemos tinha muito mais coisas negativas que positivas, mas não se pode tirar o merito a BC só porque esses jogadores já cá estavam - porque também já cá estavam muitas dividas, muitos jogadores a receber fortunas etc

    Também não seria de esperar que BC vendesse muitos jogadores que contratou, no primeiro ano seria impossivel porque ainda não os tinha contratado - no segundo vendeu-se Mauricio com um lucro assinalavel e segundo o que se diz já se recusaram propostas "boas" por Slimani e Jefferson

    Sim o plantel é muito mais valioso que há 2 anos porque tirando os que sairam e Rui Patricio que ainda cá está - poucos poderiam ter alguma cotação até porque em media não tinhamos mais de 30%, 40% dos passes dos jogadores

    Hoje tens 100% ou perto disso do William, do Mané, do Slimani, do jeffersson, do Paulo Oliveira, do João Mario, do Guald etc

    Não é discutivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é rebuscado, Jorge!

      Como qs todos nós, nc esperei que fossemos campeões, como tu bem sabes... ;)

      Este ponto é mais dirigido para quem acha que o 2.º lugar atingido na época passada é algo de extraordinário com uma subida classificativa de uma época (ultima de GL) para outra (a época passada, primeira completa de BdC) sem paralelo. Não é assim. Existiram situações semelhantes e bem mais agradáveis para nós, já que acabamos campeões!

      Caro o que é discutível e está por comprovar, como tu acabas por afirmar, é saber-se o que vão render os "activos" de que o BdC é responsável. Até poderá vir a vender o Shikabala por milhões e termos que dar o braço a torcer ao BdC qd afirma que a contratação do egípcio não é um erro de gestão... Mas nisso estou como S.Tomé: ver para crêr!

      Numa coisa concordo ctg e dou o mérito (já dei em devido tempo) à ação de BdC: a recuperação de percentagem de passes de jogadores do plantel, alguns dos quais mt importantes e que poderão render um bom dinheiro ao SCP após transferência.

      Abç!

      Eliminar

    2. "Hoje tens 100% ou perto disso do William, do Mané, do Slimani, do jeffersson, do Paulo Oliveira, do João Mario, do Guald etc"

      Sim, mas à custa da cedência de uma boa percentagem na SAD!
      Se não fosse assim, onde é que ele iria arranjar o dinheiro, visto que os investidores que prometeu nunca ninguém os viu e ele não meteu lá nenhum do seu bolso?

      Assim é fácil...

      Eliminar
  9. Ao André Macedo...das duas, três:
    1 - Foi castigado pelo DN para ir entrevistar o presidente do clube rival do seu;
    2 - Foi castigado pelo DN para ir entrevistar o presidente do seu clube...mas não "o seu presidente";
    3 - Ficou chateado porque a conta quando veio foi a dividir pelos 4 comensais e ele pensava que ia ser oferta do Sporting...

    E os orgasmos que alguns dos "habituais" daqui tiveram?!?!?!?

    Noddy

    ResponderEliminar
  10. Forca Presidente,continue a trabalhar como ate agora,para colocar o nosso Sporting no Lugar que ele merece e que ha muitos anos dele foi afastado devido as pseudo presidencias que nos teem envergonhado nos ultimos anos.Agora que temos finalmente um Homen a frente deste clube que sente o Sporting,que pensa Sporting e que vive o Sporting como verdadeiro Sportinguista que se preza ha que denegrir o seu trabalho com comentarios odiosos como alguns aqui publicados.Simplesmente vergonhoso.So quero que o belissim trabalho que tem sido feito continue para bem do Sporting Clube de Portugal.Forca Presidente,a grande maioria dos Sportinguistas esta consigo.Sporting sempre

    ResponderEliminar
  11. Tirado daqui: http://www.vavel.com/pt/futebol-portugues/470052-este-nao-e-o-sporting.html

    Contrariamente ao que uma facção dos adeptos do Sporting e da gestão de Bruno de Carvalho possam pensar, a recente entrevista que concedeu ao jornal ‘Record’ como marco dos dois anos que já celebra enquanto presidente dos leões pouco ou nada trouxe de positivo ao clube. Pelo contrário, mostrou que no geral o histórico clube lisboeta serve de ‘feira de vaidades’ e promoção pessoal e em suma que existe gente realmente sem noção.
    Um caso disso mesmo pode encontrar-se num dirigente que dá pelo nome de Bruno de Carvalho em várias das suas afirmações na acima referida entrevista. Sem noção proferir uma frase como “nem consigo avaliar que não se consiga esse objectivo”, referindo-se às hipóteses de o Sportingvencer a Taça de Portugal.
    Pior do que isso, ao afirmar que «não faz sentido o Sporting não se qualificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões», o líder leonino revela ignorância pois no primeiro caso ainda falta ultrapassar Nacional e Rio Ave/Braga e existe sempre a possibilidade de haver uma Académica a frustrar tudo como sucedeu num passado ainda bem recente.
    Quem compara o futebol português a ‘trampa’ não é cuidadoso nas suas intervenções - facto
    Quanto ao segundo, dar como garantida a presença na fase de grupos daChampions é não ter em atenção as várias grandes equipas que poderão colocar-se no caminho do Sporting. São várias as possibilidades para os verde-e-brancos terem pela frente adversários de orçamentos, expectativas e capacidade bem superiores, pelo que a palavra de ordem deve mesmo ser de respeito e não ‘peito feito’.
    Costuma dizer-se que pela boca morre o peixe, e esse ditado parece absolutamente válido quando nos deparamos com mais uma declaração de BdC que vale a pena seguir com atenção, dizendo o dirigente que «não tenho dúvida de que independentemente de não ser politicamente correcto tenho tido algum cuidado nas minhas intervenções.» Por favor, importa-se de repetir? Não foi esta a mesma personalidade que comparou o futebol português a «nádegas», «ânus» e «trampa»?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Presidente do Sporting ter comparado o futebol portugues a trmpa,so disse o que toda a gente honesta pensa.Ser criticado por fazer tais comparacoes so mesmo de algum habitante de carnide.Vai-te embora mosca e deixa de uma vez por todas aquele que e de Longe o melhor Presidente do S:C:P dos ultimos anos em paz.Sporting sempre.

      Eliminar
  12. Continuação:

    Neste momento, o mérito indiscutível que é encontrado na liderança deBruno de Carvalho é a recuperação financeira do clube. De resto, e como o próprio procura sublinhar, desportivamente a gestão da SAD que lidera continua a deixar muito a desejar e isso volta a ser facilmente identificável pela forma sobranceira com que encara a renovação de um activo importante que redobrará a sua importância com a anunciada saída de Nani como o será André Carrillo.
    Ao invés de considerar a renovação de La Culebra uma prioridade, o presidente do Sporting considera que «parece pouco tempo mas ainda é muito, até lá ainda haverá muito para fazer,» colocando-se ’a jeito’ para de uma assentada os verde-e-brancos perderem os seus dois extremos titulares no final desta época em virtude de terem perdido toda e qualquer margem negocial para manter Carrillo nas suas fileiras.
    Sporting não foi afastado do título por qualquer aliança, mas sim por culpa própria
    Opinar que a Liga de Clubes «um dia há-de a ser» já começa a roçar a hipocrisia tendo em conta a postura demonstrada pelo próprio Bruno de Carvalho relativamente a este ’dossier’, não se fazendo representar em reuniões e assembleias e ao criticar abertamente a forma como a Liga de Clubes está a ser gerida sem sequer se encontrar a par do que nesse órgão se discute. Como alteramos uma realidade que desconhecemos?
    Por fim, concluir que «toda a gente viu» que existiu e continuará a existir uma aliança entre Benfica e FC Porto para desconcertar o Sporting e retirá-lo da equação que inclui águias e dragões na luta pelo título acaba por não ser menos do que um tiro no próprio pé que acaba por ser disparado pelos resultados do próprio Sporting.
    Basta recordar que ainda não há muito tempo o clube de Alvalade teve a oportunidade de se aproximar dos seus adversários por altura da sua visita ao Dragão e no fim realizou uma exibição pobre e vista como insatisfatória pelos seus próprios adeptos, sendo que os verdadeiros sportinguistas não pensam em individualidades nem tão-pouco pensam pequeno. Já os outros…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora... O BdC nem sabia que caso não renove o Carrillo pode assinar livremente com outro clube qlq a partir de Janeiro de 2016!!!! Só perante a insistência do jornalista e após longa pausa é que BdC assentiu esse facto... Estamos conversados sobre como tem sido gerida a renovação deste jogador, não estamos? Enfim...

      É como digo, vamos partilhar da fezada presidencial e rezar (muito) para que não acabe em nenhum dos nossos dois rivais...


      Qt às certezas na conquista da TP e o apuramento para a fase de grupos da CL... É recado para MS ouvir. Pressiona o treinador e simultaneamente prepara saída airosa, caso este 'dê de frosques'... É o que se chama na giria popular, tão do agrado do Bruno: "matar dois coelhos com uma cajadada".

      Eliminar
  13. Pressionar o treinador por "ter a certeza que vai ganhar a TP e se vai apurar para a CL"?

    Não ganhar esta TP, para mim significa um chuto no rabo do Marquito. Com o plantel que tem já devíamos estar todos a festejar a taça, ainda mais sabendo que já lá não estão os nossos rivais, mas com este treinador.....mais vale aguardar para ver.

    Quanto á CL,pode ser complicado dependendo do sorteio do playoff. Mas se formos cabeças de série, á partida será uma obrigação.

    Não deveríamos estar nesta posição, temos plantel para ganhar mais e principalmente para jogar mais. Mas temos de aguentar.

    Agora, coitadinho do treinador, está a ser muito pressionado....não vai aguentar. Não quer pressão ficava no Estoril.

    ResponderEliminar
  14. Ainda por cima devem-lhe dinheiro?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (7) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)