sexta-feira, 6 de março de 2015

Uma evidência Nacional: o Sporting não está ainda preparado para vencer

Terminou ontem, com a deslocação ao Funchal, um ciclo terrível de compromissos em que, nas mais diversas competições, o Sporting viu colocada à prova o seu real valor. Não será por isso meramente casual que a estatística devolva aquele que será o pior momento da época.

Esse ciclo, que se iniciou com a recepção ao SLB a 8 de Fevereiro e que terminou ontem com o Nacional, com 7 jogos no total de 3 competições - Liga, UEFA e Taça de Portugal - compreendeu jogos de elevada dificuldade como o que o lhe deu inicio, passando pela deslocação ao Dragão, entremeado com a jornada dupla com o Wolfsburgo e recepção ao Gil Vicente. Esta seria a única vitória alcançada, a par de 4 empates e 2 derrotas, acumulando 6 golos marcados e 9 golos sofridos.

Julgo não ser difícil reconhecer que o que estes resultados dizem é que o Sporting não tem ainda arcaboiço competitivo para aguentar as exigências que as diversas provas lhe colocam. Esse assentimento requer um registo de humildade, porém essencial em todos os que querem realmente progredir. Sem a noção exacta do quanto valemos nunca perceberemos como, onde e porquê precisamos de melhorar. Essa noção tem que resultar sempre de uma comparação relativa aos que temos defrontar e superar e não meramente abstracta e eivada das habituais desculpas miserabilistas, ou referências a um passado do qual estamos muito longe de poder igualar.

Ou então, que é que parece estar em curso, é a culpabilização exclusiva de Marco Silva, com intuito óbvio de ilibar a SAD, de quem foi a responsabilidade exclusiva da sua contratação por 4 anos (!) bem como de todo o plantel. Vive-se ainda sob signo da ressaca da crise de final de ano. Marco Silva tem, como todos, as suas virtudes e defeitos. Que são potenciados, quer umas quer outras, pelos meios que tem ao seu dispor. Estes, como sabemos, não são iguais aos dos nossos rivais e são eles que na grande parte das vezes vincam as diferenças. 

Este ano seria sempre um ano difícil, depois do que sucedeu no ano passado ter devolvido uma imagem pouco realista do nosso real valor. Era evidente que tudo seria mais difícil, ao invés das facilidades que o discurso dos responsáveis nos vendeu.

Se quisermos somar aos nossos problemas a desagregação entre SAD (mais alguns dos seus mais fieis seguidores)/Clube e o treinador só estamos tornar ainda mais remotas as nossas possibilidades de êxito e a demonstrar que precisamos do essencial para vencer. E a possibilidade de êxito não é assim tão reduzida, uma vitória na Taça de Portugal interrompe um enorme deserto sem troféus. Como é evidente essa desagregação faz-se quer usando Marco Silva contra a SAD, quer pelo inverso. 

Nem Marco Silva é o "Special#" nem BdC é o João Rocha do sec. XXI", como alguns pretendem, tentando reduzir uma das mais importantes colectividades nacionais num mero clube de fans do presidente actual.

11 comentários:

  1. "Ou então, que é que parece estar em curso, é a culpabilização exclusiva de Marco Silva, com intuito óbvio de ilibar de responsabilidades a SAD, de quem foi a responsabilidade exclusiva da sua contratação por 4 anos (!) bem como de todo o plantel."

    Touché 1...

    "Nem Marco Silva é o "Special#" nem BdC é o João Rocha do sec. XXI", como alguns pretendem, tentando reduzir uma das mais importantes colectividades nacionais num mero clube de fans do presidente actual."

    Touché 2.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Não podias estar mais certo LdA....

    Ainda temos alguns passos para dar e, era bom a vitória na taça de forma a tentar diminuir esses passos que ainda faltam.

    PS- Continuo sem perceber o fascínio com João Rocha, no que ao futebol diz respeito...afinal esteve à frente do clube 13 anos e em 30 troféus possíveis conquistou 7!!!
    Obviamente que se falarmos nos restantes elementos ( que compõem a gerência de um clube desportivo), devo dizer que anseio há muito por um JR

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que neste momento, mais que discutir culpas e méritos, é agarrar-se aos objectivos que ainda restam e deixar as conclusões para depois.
    Até porque ficar em terceiro lugar e conqustar a Taça de Portugal é algo que podemos e devemos alcançar, mas que obviamente não estão assegurados.
    E era importante para o clube manter a rotina da Champions (ainda que seja uma pré-eliminatoria) e conquistar um titulo importante.

    Eu acho que o jogo de ontem teve o mérito de ver uma equipa recuperar, quando tinha quase tudo em contra.
    A jogar com 10, em desvantagem no marcador, com o Patricio num daqueles jogos-gaffe, depois de uma série negativa de resultados, acumulando algum cansaço fisico e emocional...

    ResponderEliminar
  4. Concordo em absoluto especialmente com esta parte: "Julgo não ser difícil reconhecer que o que estes resultados dizem é que o Sporting não tem ainda arcaboiço competitivo para aguentar as exigências que as diversas provas lhe colocam. Esse assentimento requer um registo de humildade, porém essencial em todos os que querem realmente progredir. Sem a noção exacta do quanto valemos nunca perceberemos como, onde e porquê precisamos de melhorar."

    A culpabilização de Marco Silva é o pior que os sócios/adeptos, bem com a SAD do Sporting podem fazer. Há que haver a humildade de perceber aquilo que realmente falta para podermos evoluir e eu quero acreditar que toda a estrutura do SCP também já terá identificado isso e aprendido com alguns dos erros cometidos.

    Continuo a achar e a acreditar que esta direcção, na qual votei e apoio tem todas as condições para levar o clube onde todos nós desejamos. Mas estou absolutamente de acordo que é necessária alguma humildade para reconhecer alguns erros cometidos no planeamento da actual época e do actual plantel.
    Aliás era muito importante que se estivesse desde já a planear a próxima época, sem discurar os objectivo que ainda exitem para a actual, claro está!

    SL
    Carlos

    ResponderEliminar
  5. Caro LDA

    Claro que esta epoca seria mais dificil que a anterior, mas merito a quem quiserem só temos menos 4 pontos à 23ª jornada

    Em relação a MS, tudo o que diz é bem verdade mas é uma face dessa mesma verdade

    O inverso também acontece - MS que curiosamente alguns apelidavam de novo Paulo Fonseca é desde a crise com BC, defendido pelos mesmos com unhas e dentes e imune a qualquer critica

    È o Sporting que temos nestes dias - de extremos e com pouca tolerancia pela opinião contraria

    ResponderEliminar
  6. Este post encerra em si mesmo uma flagrante contradição.

    A primeira parte não podia estar mais correcta: no ciclo que passou o Sporting levou um banho de realidade.

    Ficaram à vista de todos alguns dos problemas da equipa como, por exemplo, mas não só, a falta de alternativas aos jogadores da equipa principal.

    Por isso mesmo não poderia estar mais de acordo com a parte em que se afirma que "o Sporting não tem ainda arcaboiço competitivo para aguentar as exigências que as diversas provas lhe colocam".

    É um facto indesmentível.

    Ora, mas se assim é, deve também reconhecer-se que não se pode exigir muito mais à Direcção, ao Treinador e aos jogadores do que aquilo que eles têm dado.

    Não se pode, por um lado, dizer-se que a equipa é curta e não está preparada para ganhar títulos e, por outro, embora se percebam bem os intentos de quem escreve, referir que a época tem sido particularmente difícil, falar em problemas de desagregação ou em alijamento de responsabilidades.

    É que, bem vistas as coisas, só haveria verdadeiramente fracasso se o Sporting tivesse obrigação de ter ido masi longe na Liga Europa (o que pressuporia a obrigação de eliminar o Wolfsburgo) ou de se encontrar neste momento em lugar superior ao 3º que ocupa na tabela classificativa.

    Sendo certo que, como é evidente, o Sporting não tem obrigação nenhuma de ganhar a equipas com orçamentos superiores, em mais 3 vezes, ao seu, e com jogadores que para si seriam inalcançáveis, como acontece com o porto, o benfica e o wolfsburgo.

    Dito isto, devo também dizer que concordo em absoluto com a candidatura ao título por parte do Sporting feita no início da época. É que uma coisa é a obrigação de ganhar e outra, bem diferente, é a ambição de ganhar.

    O Sporting pode e deve viver com a sua realidade - e, não nos iludamos, o que a realidade nos diz é que estamos longe de conseguir as equipas competitivas que têm por exemplo os nossos rivais - e, mesmo assim, sonhar com algo mais.

    A história do futebol está cheia de casos de equipas que, sem terem obrigação de ir mais além, tiveram a ambição certa de o conseguirem. Basta olhar para o outro lado da fronteira.



    ResponderEliminar
  7. Se o Sporting fosse campeão nacional sê-lo-ía apesar do presidente que tem. Bruno Carvalho não sabe ser líder, não tem experiência de gestão de um clube enorme como o Sporting (e que cada vez mais tem que ser gerido de forma empresarial) e não tem capacidade para atrair investimento. Ataques ao treinador, ataques ao Manuel Fernandes, ataques aos jogadores, ataques às cervejeiras, idas à Cristina Ferreira, comunicados sem sentido ... figuras tristes atrás de figuras tristes, Brunadas atrás de Brunadas, instabilidade atrás de instabilidade. O caso Jefferson antes dos dois jogos mais importantes da temporada deixam à vista a falta de competência que só os adeptos mais novos do Sporting, aqueles que pensam que estão a jogar ao FM, não querem ver. Pior que BC nos tempos recentes só Godinho e mesmo esse trouxe investimento e jogadores como o Carrillo. Para mim o jogo com o FCP foi a gota de água, não posso admitir não jogar com o lateral esquerdo habitualmente titular por causa de um caso que podia e deveria ter sido gerido de forma muito diferente. Claro que estarei no Jamor (se lá chegarmos) mas este não é o meu presidente. É apenas um desempregado que está a tentar a sua sorte e que a malta nova gosta de endeusar. Estou farto. E os jogadores também. Veremos como será este Verão. SL

    ResponderEliminar
  8. "Se o Sporting fosse campeão nacional sê-lo-ía apesar do presidente que tem. Bruno Carvalho não sabe ser líder, não tem experiência de gestão de um clube enorme como o Sporting (e que cada vez mais tem que ser gerido de forma empresarial) e não tem capacidade para atrair investimento. Ataques ao treinador, ataques ao Manuel Fernandes, ataques aos jogadores, ataques às cervejeiras, idas à Cristina Ferreira, comunicados sem sentido ... figuras tristes atrás de figuras tristes, Brunadas atrás de Brunadas, instabilidade atrás de instabilidade. O caso Jefferson antes dos dois jogos mais importantes da temporada deixam à vista a falta de competência que só os adeptos mais novos do Sporting, aqueles que pensam que estão a jogar ao FM, não querem ver. Pior que BC nos tempos recentes só Godinho e mesmo esse trouxe investimento e jogadores como o Carrillo. Para mim o jogo com o FCP foi a gota de água, não posso admitir não jogar com o lateral esquerdo habitualmente titular por causa de um caso que podia e deveria ter sido gerido de forma muito diferente. Claro que estarei no Jamor (se lá chegarmos) mas este não é o meu presidente. É apenas um desempregado que está a tentar a sua sorte e que a malta nova gosta de endeusar. Estou farto. E os jogadores também. Veremos como será este Verão. SL"

    HAHAHAHAHAHHHAHAHAAHAHAHAAH Acabou-se a mama hein?!

    ResponderEliminar
  9. O Sporting ainda não está preparado para vencer é a constatação que decorre deste recomeçar permanente que constitui um elemento referencial da gestão de Bruno de Carvalho. Analiso de forma crítica estes dias difíceis que o Sporting atravessa. Procuro compreender a complexidade que condiciona a boa capacidade decisória ao nível da direcção do clube. Leio e observo o que se passa à nossa volta, a conflitualidade de interesses institucionais e desportivos no futebol português. Afinal de contas, inspirando-me na Sophia de Mello Breyner pretendo ver, ouvir e ler. E concluo que há três linhas de força, que tendo fracassado, permitem uma melhor compreensão do que se passa:

    1ª - A Direcção do Sporting, no essencial, não se revelou clarividente e eficaz no processo de reconstrutivo da equipa profissional e não foi capaz de agir de acordo com as susceptibilidades específicas do chamado “balneário”;
    2ª O Departamento de Futebol não foi competente no desenvolvimento de um trabalho adequado às circunstâncias do quadro desportivo que prevalece no nosso país e do “meio envolvente” ao Departamento permitindo intervenções de pessoas de fora da estrutura que opinassem e pressionassem o treinador e atletas;
    3ª - O Sporting isolou-se no contexto institucional do futebol português (Federação e Liga) que continua a ser liderado pelas estruturas dominantes do “sistema”.

    Não estando o Sporting preparado para vencer, enquanto instituição desportiva, agora procura-se desviar o foco crítico da floresta para algumas árvores: o treinador e determinados jogadores. É uma péssima estratégia porque, desta maneira, não se corrige o que está mal impedindo a aplicação de medidas regeneradoras adequadas à realidade leonina. Em suma, falta liderança ao Sporting.

    ResponderEliminar
  10. Uma coisa é certa, se admito sem dificuldade que o plantel é claramente inferior ao de porto e benfica, não tenho a mesma reacção face ao Braga.
    E com uma certa azia, aceito o terceiro lugar como " natural ". Menos que isso seria um passo atrás na recuperação financeira do clube!
    Portanto, quanto a mim, ou marco Silva garante o lugar no pódio, e traz a taça de Portugal para Alvalade, ou pagará os erros com o lugar que ocupa.
    A SAD ( ou o presidente ) terá realmente alguma culpa no cartório. Mas olhando a que de bom também se fez, esperemos pelas eleições, onde a justiça dos sócios será feita.

    MLV

    ResponderEliminar
  11. "Pior que BC nos tempos recentes só Godinho e mesmo esse trouxe investimento e jogadores como o Carrillo"

    com tanto cheque e vassourada o melhor que conseguiram tirar da cartola foi um Carrillo. Acho que até o ola john é mais jogador que o Carrillo mas enfim. Aqueles tb jogam com outras armas.

    "Nem Marco Silva é o "Special#" nem BdC é o João Rocha do sec. XXI", como alguns pretendem, tentando reduzir uma das mais importantes colectividades nacionais num mero clube de fans do presidente actual."

    Caro LdA

    tenho quase a certeza absoluta que o próprio BdC rejeitaria tal elogio. Ainda é muito cedo para tais comparações pois a casa começou a ser arrumada e BdC irá cometer mais erros. Coisas perfeitamente normais.

    Em relação ao nosso treinador começo a ficar preocupado pq da sinais de teimosia. Tal como o presidente ainda é novo e espero que comece a pensar que está no Sporting e nao no Estoril.

    Quem tem Matheus, Chaby, Iuri, Wallyson, Gauld, Gelson Martins, Francisco Geraldes, Palhinha, Ponde, Podence, entre outros - só pode pensar num futuro risonho.

    Abraço & Sporting sempre

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)