terça-feira, 21 de julho de 2015

Um sentimento de enorme preocupação que se sente no ar

Este ano anda muito boa gente preocupada com os gastos do Sporting, especialmente os nossos adversários. Ele é o Gaspar Ramos, que acha que "pagamos loucamente" por JJ e que iremos ter que fazer o mesmo com os jogadores que, segundo o próprio, ele imporá. É o José Augusto, um notável magriço, mas a quem ninguém reconhecerá muito mais do que ter sido um bom futebolista, a vir preocupar-se com uma possível esparregata: segundo ele o Sporting poderá estar a dar um passo maior que as pernas. Até o Mourinho veio na maré cheia, aproveitando o ensejo para mais um acerto de contas com Casillas.

Ora, até agora, o Sporting não gastou assim tanto dinheiro para suscitar este tipo de reacção.

É certo que, com o ou sem prémio de assinatura, o clube comprometeu-se a pagar a JJ um salário elevado para as receitas habituais do clube, o que obrigará a uma ginástica considerável para o cumprir. Mas este é um caso claro de que as contas se fazem no fim, havendo a probabilidade - e já agora o desejo e a esperança - de o seu trabalho até não ser caro ou até mesmo ficar barato. 

Já quanto a jogadores o Sporting tem sido no mínimo parcimonioso. Podemos questionar a estratégia - algo de que gostaria de escrever em breve - e a sustentabilidade do modelo de investimento até agora seguido, ao contratar jogadores com o final de carreira no horizonte próximo, mas não se pode dizer que o clube esteja propriamente a atirar as pratas de família pela janela para adquirir os atletas. 

Ora o ano passado por esta altura o Sporting haveria de despender uma soma próxima dos quinze milhões de euros (cito de cor), muito mais do que me parece ir fazer este ano. Mas, à medida que o enorme rol de nomes eram anunciados, os adversários assistiam calados ou ficavam-se pelos comentários politicamente correctos de "o Sporting é sempre um candidato", bem demonstrativos do quão a sério levavam a nossa auto-proclamada partida na pole-position.

A preocupação dos adversários, mesmo quando disparatada ou ridícula, ao invés de me indignar, agrada-me. O contrário é que me preocuparia. Não sei se o Sporting vai ser campeão, até porque só pode ser um a cada ano. Mas este ano, ao afastar-se de um certo conforto miserável do "é o que se pode...", decidindo ousar sem perder a razão, acredito que o Sporting pode acabar mais forte. Se tal acontecer está mais perto dos objectivos que sempre deve perseguir: ser o melhor e vencer.

19 comentários:

  1. Podemos questionar a estratégia - algo de que gostaria de escrever em breve - e a sustentabilidade do modelo de investimento até agora seguido, ao contratar jogadores com o final de carreira no horizonte próximo, mas não se pode dizer que o clube esteja propriamente a atirar as pratas de família pela janela para adquirir os atletas.

    2014: O Sporting contrata 9 jogadores com idade média de 21.8 anos. escreve-se isto De facto, grande parte do lote de jogadores tidos como reforços no ano transacto não o foram então e alguns deles nunca o serão. Que todos tenhamos aprendido com o sucedido.

    2015: Paradigma muda com a entrada de JJ, os objectivos passam a ser imediatos e a politica do reforço do plantel segue essa mudança. Podemos questionar a estratégia - algo de que gostaria de escrever em breve - e a sustentabilidade do modelo de investimento até agora seguido,. Não estou a dizer com isto que o LdA vai criticar a politica actual de contratações mas abre a porta para isso.

    É impossível ganhar assim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro ptm, tú mencionaste os anos 2014 e 2015, por que será???
      Já agora não tiveste a inteligência (ou falta dela, algo natural nos adoradores de croquetes) para mencionares os anos de 2009? 2010???, 2011?????, 2012??????????????????, já para não falares dos anos 1996?, 1997?, 1998?, 1999? 2000? 2001?, 2002?, 2003?, 2004?, 2005?, 2006?, 2007?, 2008?????, é que se há coisas que me irritam como Sportinguita, é a DESONESTIDADE INTELECTUAL! eu creio que impossivel ganhar é com "sportinguistas de elites" como tú e a maior parte dos labregos que aqui comentam, incluindo o dono deste pseudo-blog.
      SL

      Eliminar
    2. Até o PTM é croquete! LOL!

      Basta fugir nem que seja 1 cm à cartilha brunaica e... toma lá na corneta... :)

      Priceless!

      Eliminar
    3. Virgílio a estupidez, infelizmente, é transversal, e existe em todo o lado, não é exclusiva dos croquetes, brunistas sportinguistas ou benfiquistas...
      Não foi o fugir à cartilha brunaica uma vez que não o defendo, foi a incapacidade de entender o que foi escrito.

      Gostava de continuar a nossa conversa mas compreendo que tenha mais que fazer. Lamento que não tenha respondido directamente às minhas perguntas:

      - O Rumo passa do 8 para o 80 -
      resposta "a aposta deverá passar por poucos mas bons." dê-me 5 reforços que tenham sido bons nos últimos 5 anos ( que caibam no profile do Virgílio, bons antes e bons depois)

      -que factos é que tem que indiquem que o Sporting está a recorrer a empréstimos para se reforçar no mercado. a banca-
      Resposta- incongruência dos seguidores do bruno, Álvaro Sobrinho que chegou no tempo do Grande satã, mas que hoje em dia é louvado como grande sportinguista pelos mesmos que antes o viam a sua entrada com péssimos olhos e enorme mal estar

      - qual é a ligação que faz da capacidade de "recrutamento" do Scp e a peripécias que aconteceram?
      resposta. incapacidade do sporting em conseguir jogadores alvos.
      continuo sem saber qual é a responsabilidade do Sporting quando o tótó do teo se esquece que tem de viajar para a europa e precisa de um passaporte válido

      Eliminar
  2. Num país com jornalismo a sério, alguém teria atirado imediatamente à cara destes senhores os números das transferências feitas pelo Sporting, pelo benfica e pelo porto na pré-época em curso.

    É que, com todas as contratações, o Sporting gastou ao todo, até agora, um "Carcela e meio" ou, se se preferir, "uma perna e meia do Imbula".

    O Gaspar e o Augusto que façam contas ao contentor que já impigiram ao carnide - ao todo, foram só 11 jogadores, dos quais apenas 2 ou 3 terão lugar no plantel principal e provavelmente nenhum será titular - e deixem os outros em paz.

    Num país a sério, estas bestas eram imediatamente expostas ao rídiculo das suas declarações.

    Em Portugal, fazem-se manchetes de primeira capa.


    ResponderEliminar
  3. PTM,

    Não percebeu o essencial. Em nenhum momento falei da idade sobre os "reforços" de 2014 mas sim na sua qualidade. Em 2015 a questão da idade é central, atendendo aos factos e merece uma reflexão e aqui darei conta, se assim achar que devo fazer, do que entendo sobre o assunto. Da mesma forma como o PTM decidiu escolher uma frase de um contexto de várias para tecer o comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não escolhi uma frase, escolhi várias.
      mal iria o sporting se vários jogadores de 20 anos comprados a equipas secundárias da europa entrassem de caras no plantel principal, a qualidade está directamente ligada com a idade. não estou com isto a dizer que concordo ou deixo de concordar com a(s) politica(s) de mercado.

      no meu entender o rendimento das contratações sejam novas ou velhas tem mais a ver com as condições a jusante que a montante. e nisso o sporting parece estar a melhorar

      Eliminar
    2. O problema não é não entrarem de caras quando são comprados - essa até poderia ser uma forma de ter melhor qualidade a mais baixo preço, comprando para lançar progressivamente na primeira equipa -, o problema é que a maioria nunca terá condições para jogar na primeira equipa (e somados os valores das suas aquisições, o investimento foi significativo).

      Eliminar
  4. "A preocupação dos adversários, mesmo quando disparatada ou ridícula, ao invés de me indignar, agrada-me." Tudo dito...

    Para os Mourinhos e lapms: F*ck them all!

    Só mais umas notas:

    É certo que o investimento no treinador foi brutal... Mas a fazer-se investimento brutal é bom que tenha sido no treinador. Sp defendi que um bom treinador é meio caminho andado para obter sucesso e a gastar dinheiro deveria ser nessa direcção. Isso este ano foi feito com a contratação de JJ, ao qual qs tds reconhecem mt capacidade na sua principal função que é colocar uma equipa a jogar futebol com qualidade, ou seja, simultaneamente agradável e eficaz... No resto está mais que sabido que tem falhas, algumas graves, mas isso são "piners"...

    Mas JJ não faz milagres sozinho, tb precisa de ovos e aí, bom e barato tb é mt complicado, a não ser com jogadores já "entradotes". Mas tb aqui me parece uma aposta certa face aos condicionalismos actuais do SCP. Para contratar jovens à molhada a ver se nos sai um bilhete premiado dessa lotaria, mais vale apostar nos nossos, que estão na Academia à espera para mostrar as suas (mais que reconhecidas) qualidades. Com a vantagem de já conhecerem o SCP, Portugal (o seu campeonato e suas especificidades...) e td o que este nosso querido clube representa.

    Ainda assim, e do que vi de aquisições até agora, preocupa-me o "reforço" da defesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desgosto do perfil do Naldo e do Ciani principalmente porque não os conheço, vou esperar pelos primeiros jogos para oficializar a minha opinião.
      Esperemos que sob o modelo de jogo de JJ as qualidades sejam potencializadas. Se o bruno tem engolido muitos sapos espero que as contratações tenham, agora, também uma responsabilidade partilhada com a equipa técnica.

      Eliminar
    2. Então, se o Jesus é tão bom treinador, para quê os ovos? Os mesmos ovos que faltaram a Marco Silva?

      Ou seja, Jesus não é capaz de fazer melhor que MS com os mesmos ovos?

      Ah, santa cu-erência!

      Eliminar
    3. "Ou seja, Jesus não é capaz de fazer melhor que MS com os mesmos ovos?"

      Caro o Cu_erente Paulo Dias,

      Onde digo eu que JJ faria pior com os mesmos ovos? O que digo é que para se ser campeão, mesmo com JJ, é preciso mais do que os que tínhamos... Até pq os adversários (nomeadamente o fcp) tem feito um esforço tremendo no reforço dum plantel já de si mt bom... Felizmente a manutenção do Lopatego como treinador andrade enche-me de esperança...

      E, já agora, na minha opinião MS é tb ele um excelente treinador e fez muito com os ovos que tinha e nas circunstâncias com que teve de lidar..., Mas JJ está uns furos acima e o investimento feito nele justifica-se, na minha opinião. Como li escrito algures, se podemos ter seda, não nos contentemos com linho, mesmo de boa qualidade. Espero que no caso de as coisas correrem pior que o previsto, pq o futebol tem mts imponderáveis (mais ainda no futebol português) e a lógica por vezes é uma batata, que não se queira "crucificar" Jesus... 2015 anos depois.

      Eliminar
  5. Esses falam de mitos e nao de realidades,e so ver as contas do SCP e perceber que continua no verde,ja o FCP e que eu nao entendo,nao e que esteja preocupado porque basta-me o meu clube para isso,mas parece que estao a empurrar com a barriga,e so ver a ginastica que eles tiveram de fazer para cumprir o fair play financeiro,ou sou eu que sou burro ou nao entendo.Por fim parece-me bem esta politica do SCP porque putos voces ja la teem os vossos e e preciso juntar qualidade e experiencia e claro que o JJ sabe bem disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tradicional mascarar das contas está bem e recomenda-se!
      Ainda no dia 30 de Junho, para ver se as contas do semestre não estariam tão vermelhas, o FCP informa a CMVM que o Atlético de Madrid "vai pagar" e não o tradicional "pagou" a claususla do Jackson. A despudorada articulação gramatical para camuflar números atingiu assim níveis nunca vistos.

      "Percebo" igualmente o desinvestimento do Benfica. Claramente que as fontes secaram.

      O Sporting pode andar com as contas no verde mas claramente a margem é bastante curta. Convinha mesmo ficar pelos 10 milhões do investimento e comer a relva para entrar na Champions

      Eliminar
  6. Realmente neste país, diz-se o que quer, descantando-se de responsabilidades próprias de uma maneira tão fácil, sem que ninguém se questione por isso.

    Só faltava este senhor:
    http://www.record.xl.pt/futebol/nacional/1a-liga/sporting-braga/detalhe/salvador-esta-a-gastar-se-muito-em-portugal-963841.html

    É caso para perguntar, para onde foi o dinheiro de Éder, José Luis e Ruben Micael?
    Ou então, será que a aliança com Mendes os junta aos outros da Segunda Circular?
    Fala-se em Pelé, Rui Fonte por empréstimo e curiosamente no apoio a Luis Duque para presidente da Liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salvador tem zero em credibilidade. No futebol e fora dele...
      Não passa de um "Mesquita Machado" mais novo. O Braga merecia melhor, mas eles lá saberão!

      Eliminar
  7. Em principio as vendas no Sporting serão superiores às compras muito embora se aumente o valor dos salários e consequentemente o valor do orçamento para o futebol

    Não sabemos ainda em que medida os salarios vão subir, até porque o plantel não está fechado, mas se aumentar entre os 8M a 10M - ficaremos ainda atrás de Benfica e Porto e podemos perfeitamente compensar esse aumento com um previsivel aumento da facturação - principalmente se passarmos o play-off da LC

    ResponderEliminar
  8. Preocupa-me é a não renovação de Carrillo que já quase parece uma certeza.
    Ontem diziam na tv que Pini Zahavi tem 50% do passe e que o Sporting comunicou ao mesmo há 6 meses atrás que não lhe reconhecia esse direito.
    Que ele não terá gostado nada disto e agora o Sporting vai sofrer as consequências.

    Se isto for verdade parece-me uma burrice de todo o tamanho abrir uma guerra com este agente e ainda mais com um argumento tão estúpido como este.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)