quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

"Um clube que então, internacionalmente, não contava nada, ninguém sabia quem era o Sporting"

Quiz: 

Quem proferiu a declaração que serve de titulo ao post (onde falta "até eu chegar" para ficar completo) e que oblitera mais de um século de história do Sporting Clube de Portugal?

1- Luis Filipe Vieira

2- Pinto da Costa

3- Bruno de Carvalho

4- Um humorista

Por via das dúvidas o palmarés internacional do Sporting pode ser consultado neste link: Palmarés Internacional do Sporting Clube de Portugal,  estando algumas  das conquistas mais emblemáticas descritas na imagem que ilustra o post.

35 comentários:

  1. OK... Vai perguntar na europa se conhecem o Sporting. Seja antes, seja agora.

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa é o palmarés de um século, outra é as novas gerações saberem quem é o Sporting...

    ResponderEliminar
  3. Caro blogger, repare no num de títulos antes de 94 e depois de 94.
    Para mim não há dúvida que o Sporting estava a ficar muito pior...
    Vamos ver se melhora e voltamos ao que éramos.

    ResponderEliminar
  4. Antes de 1994, e durante 30 anos, houve 20 conquistas internacionais (1 no futebol). Após 1994, e durante 20 anos e "trocos", houve 3 conquistas internacionais...

    Se somarmos este facto com o facto de que a visibilidade do futebol, em termos internacionais, comparado com o resto é abismal, infelizmente, tenho de concordar que não contamos para nada em termos internacionais nos últimos anos.
    Isto é muito giro dizermos que somos ecléticos e que as modalidades são importantes (e são atenção) mas na Europa o desporto numero 1 é o futebol e nisso andámos durante muitos anos a "brincar". Relembro que a primeira vez que o Sporting participou na Liga dos Campeões (não taça dos Campeões) foi em 97/98 (7 anos depois do novo formato) sendo que esteve antes na taças dos campeões Europeus em 83/84 (!!).
    E mesmo neste novo formato em mais de 20 anos de existência só participámos 5 vezes e apenas uma passamos a fase de grupos.

    Por tudo isto... Sim, infelizmente Sim!!! não somos um clube internacional.

    ResponderEliminar
  5. Com essa imagem dá razão ao que disse o Bruno. Veja se de década para década não estávamos a ter cada vez menos sucesso a nível de títulos? Os putos que nasceram nos anos 90/00 estavam a simpatizar mais com o porto porque era quem ganhava os títulos.

    Agora acha, tal como alguns presidentes que por cá passaram, que por o Sporting ter ganho um número gigante de títulos até aos anos 80 isso faz com que possamos viver à sombra da bananeira para sempre? É óbvio que o nosso clube estava numa decadência (adeptos, títulos, etc...) sem fim à vista

    ResponderEliminar
  6. Retirar a afirmação do contexto não parece muito correcto. BdC estava a falar do futebol, não das modalidades.

    Mas mesmo que falasse do Sporting em geral, sejamos francos: que alcance mediático têm as modalidades por esse mundo fora, comparado com o futebol?

    Vá por esse mundo fora e pergunte a vários tipos quaisquer quem ganhou a última liga dos campeões e depois pergunte quem ganhou o último campeonato de corta-mato.

    ResponderEliminar
  7. Juntando tudo o que aqui ja foi dito, eu acrescento isto.

    Prefiro ter alguem nos destinos do meu clube, que seja realista em relaçao aos momentos que se vivem, e que nao use rodriguinhos, do que ter pessoas que acabadas de entrar, dizem que em 2 anos estamos a competir com o Real Madrid e com o Manchester...

    É que normalmente quem é realista, trabalha para alterar as coisas. Quem sonha demais, dura pouco e so da prejuizo.

    Para avaliar bem o contexto das palavras, tinha de assistir a entrevista.

    A nivel de modalidades no geral, temos nome sim senhor. Temos relevancia, porque temos muitos titulos a nivel Europeu.

    Ja quanto ao futebol...nao ha como esconde-lo. No maximo para as novas geraçoes, somos o clube que formou o figo e o ronaldo, e que tem uma excelente academia.

    Nao muito mais do que isto.

    Portanto, a questao que levou a esse pensamento do Presidente, era sobre o Sporting ecletico, ou sobre o Sporting, a nivel de futebol?

    ResponderEliminar
  8. Perceber que há um ciclo acentuado de decaimento para reverter é precisamente o primeiro passo para revertê-lo.

    Achar que continuamos na mesma senda vencedora de há meio século atrás é manter tudo como está.

    Acho que nenhum sportinguista lúcido quer manter o estado recente das coisas no que diz respeito à mentalidade, à ambição e aos títulos.

    Quanto ao estilo de quem nos lidera - embora muitos gostem de confundir as coisas - é outra história completamente diferente. Pode-se gostar, pode-se não gostar, pode-se odiar. Eu gosto, mas percebo que haja quem não goste.

    O que não percebo é que, por causa desse estilo, não se queira ver o óbvio: há muita coisa para mudar (tanto no futebol como nas modalidades).

    E está a mudar.

    ResponderEliminar
  9. Para todos os que comentaram antes:

    1- A afirmação não é totalmente verdadeira, mesmo considerando com todo o realismo que não somos tão conhecidos internacionalmente como gostaríamos de ser pelos troféus que ganhamos.

    2- Mantendo essa perspectiva realista e cingida aos factos é indiscutível que perdemos importância.

    3- Não conheço nenhum sportinguista que não tenha essa noção e não gostasse que este ciclo fosse invertido.

    4- Mas tudo o que foi dito antes não é a questão central do post. A questão central é quem a proferiu não respeitou a verdade e, pior, aparentemente faz isso de forma recorrente (apoucar a história do Sporting, sendo pouco rigoroso com a verdade) para realçar os seus próprios feitos o que, além de desnecessário e deselegante, funciona precisamente ao inverso do que parece pretender.

    5- Acresce que não tem legitimidade para se pronunciar desta forma, uma vez que a forma como o Sporting era reconhecido internacionalmente não mudou, permanecendo igual ao que era, infelizmente para nós. Ninguém no seu perfeito juízo poderia exigir que num curto período se alterasse o que mudou em décadas mas é esta tendência para a hipérbole e auto-elogio que o deixam mal na fotografia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pontos 4 e 5 estão demasiado elaborados prós Brunecos, páh! ;)

      Virgílio.

      Eliminar
    2. Então tiremos de lá o bruneco e pomos lá outro godinho de bom modos...

      Anti-virgílios

      Eliminar
  10. 4 campeonatos futebol em 40 anos!!
    Se o Presidente continuasse como os outros sem assumir que houve um declínio no que respeita ao Navio Almirante do Sporting que é o Futebol ai e que estava preocupado!

    Eu quero o Sporting Campeão! Os Sportinguistas querem o Sporting Campeão!

    ResponderEliminar
  11. E em que é que o Sporting Clube de Carvalho é mais conhecido do que o Sporting Clube de Portugal?
    Acaso o museu do Sporting recebeu algum troféu mais importante que os que lá estão?
    Grande delírio vai nas cabecinhas apoiantes do caudilho. O tipo diz uma mentira e vêm logo os apoiantes tentar moldar a realidade de forma a que esta se ajuste à mentira descarada.
    Ehehehe!
    Que comédia!

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente no post vejo titulos de corta-mato ( ninguem sabe o k é isso ) e hoquei patins uma modalidade que só e valorizada em Portugal , Espanha e Italia ... tirando issotemos a taça da taças e a taça EHF em andebol mt pouco para um clube desta dimensão ... no atetismo temos medalhas de ouro prata e por ai adanteem mundiais europeus , jogos olimpicos mas infelizmente ãoganhas com a camisola nacionalnão com a do Sporting

    ResponderEliminar
  13. Quase ninguém conhecia o Sporting Clube de Portugal, e é fácil de verificar que até nos confundiam com o Sporting Gijón. Com a chegada de Bruno de Carvalho ficámos mais conhecidos pelo menos no mundo do futebol, graças à sua luta pela verdade desportiva seja com a aplicação de novas tecnologias seja na luta contra os TPO. Hoje o SCP é destaque na Europa como a cabeça na luta pela verdade desportiva, sendo também já referenciado no jornal mais conhecido do mundo, New York Times. A chegada de Jorge Jesus ainda ajudou mais, pois saíram logo artigos pelo mundo fora destacando aquela que foi uma das maiores surpresas no futebol, este ano. SL

    ResponderEliminar
  14. Desculpe mas o meu caro é que deturpou as palavras de BdC. Como já foi dito, e o meu caro optou por não dar importância, o BdC falava de Futebol e não das modalidades. E como também já foi dito, e o meu caro optou mais uma vez por não dar importância, mesmo contanto com as modalidades, o atraso é de tal forma grande que só por mera desonestidade intelectual o meu caro consegue ter a desfaçatez de afirmar que a afirmação não é totalmente verdadeira. Sintomático da sua postura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao Serviço da Republica,

      aceito com toda a humildade reparos quando estou errado. Neste caso concreto só posso dizer que quem aqui dá uma lição de deturpação e desonestidade intelectual foi o seu comentário. Seja qual for o prisma (com ou sem modalidades) é mentira dizer que ninguém conhecia o Sporting até ele chegar e depois vir falar (como já fez) em milhões de adeptos e no Sporting como a maior potencia desportiva nacional. Sintomático da sua postura.

      Eliminar
    2. Seja qual for o prisma, o facto é que após 20 anos (1 geracao) o Sporting nao conseguiu dar-se a conhecer. E nao é por ter 3 conquistas europeias em mais de 20 anos que consegue afirmar perentoriamente que é conhecido. Por mais voltas que de (e eu acredito que as dará) nao consegue reescrever a estoria.
      Quanto aos milhoes e potencias, deixo-lhe a si e aos outros que gostam de brincar. É precisamente essa a sua postura.

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Ricardo Nascimento,

      esses é só para lembrar quando dá jeito.

      Eliminar
    2. Da lista publicada consegue dizer o quê? Que somos conhecidos?!?!?!?! Oh Homem, deixe-lá isso e leve lá bola.

      Eliminar
  16. A questão central do post, Leão de Alvalade, é a sua tentativa de arranjar pretextos para pôr sportinguistas uns contra os outros, atear a fogueira. Mas a julgar pelas respostas ao post, correu-lhe mal. Não só concordaram com a afirmação de BdC como não apreciaram a tal arrogância e auto-elogio. É chato, temos pena.

    ResponderEliminar
  17. É como eu disse...

    Melhor do que isto, é so chegar e dizer que "daqui a 2 anos estamos a competir contra o manchester, e o real madrid porque é esse o nosso campeonato..."

    E depois passado esses dois anos, estar a competir com o nacional e o maritimo, ou la o que era, pelo lugar de acesso aos play-offs da liga europa...e mesmo assim falhar...acabando a vender jogadores em março para pagar salarios de dezembro.

    Estes nao eram papagaios...este é que é.

    Voces esmiuçam qualquer coisinha so para arranjarem confusao. Pareçe que desta vez saiu lhe o tiro pela culatra.

    Pareçe que so tem o habitual virgilio do seu lado, como sempre a avançar com insultos à inteligencia dos outros, para compensar a falta de argumentos.

    Nao podemos continuar a viver a sombra do que homens bastante competentes fizeram a decadas atras. Continuar a negar a realidade dos numeros, a realidade dos titulos que nao temos ganho, é meio caminho andado para continuar a nao ganhar nada. O inicio da resoluçao de qualquer problema, é aceita-lo.

    O Sporting precisa de trabalho, de musculo, de realismo. Nao precisa de lirismos, nem de peneiriçes, que infelizmente foi o que teve mais nestes ultimos anos.

    E os que andam mais tristes com a forma como aa coisas estao, sao os peneirentos, e os finórios, que se esqueceram que um clube desportivo se alimenta principalmente, da paixao dos seus associados, e de titulos que os cativem.

    E bem...como estes dois pormenores foram esquecidos nos ultimos anos.

    Desde que houvesse camarao no camarote, estava tudo bem para alguns.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PedroC,

      quando leio os teus comentários, quase sempre a dizer mais ou menos o mesmo independentemente do assunto do post, fico sempre na dúvida se percebeste mal ou se sou eu que não me soube fazer entender. Deve ser uma "peneiriçe" da minha parte. Entretanto posso garantir que o meu stock de camarão está garantido para este fim-de-semana, vou pescá-lo a Paços de Ferreira.

      Eliminar
    2. Leao de Alvalade,

      Nao o problema é capaz de ser mesmo meu, e do facto de eu me recordar dos "exercicios de esperança" que fui vendo por aqui, quando voce conseguia elaborar textos carregados de argumentos, que justificavam sempre os sucessivos desaires, e calinadas, das politicas de Godinho Lopes.

      Ainda me recordo bem da grande dissertaçao que aqui foi feita, aquando da chegada de Jesualdo Ferreira. Parecia quase que Godinho Lopes tinha acabado de entrar, e que nada se tinha passado de mal ate ali, tinha sido obra do azar, e agora é que é que vai ser!!!

      Se calhar o problema é meu, porque eu ja parto de pe atras, quando leio aquilo que escreve, por me recordar que se fosse pelas ideias que vosses transmitem, ainda tinha levado com Godinho Lopes no Sporting mais 2 anos, porque os "mandatos sao para cumprir".

      E depois, apanho com posts destes, indignados estao eles, porque o Presidente do Sporting faz uma constataçao obvia da realidade, realidade essa que so existe devido a incompetencia de varios homens que estiveram no lugar antes dele.

      Eu digo sempre o mesmo, porque o seu objectivo é tambem sempre o mesmo. Pode ser mais ao de leve do que noutros espaços, mas um "dia so é dia" se se poder dizer mal do Bruno.

      Pode-me vir dizer que sempre se bateu contra o que se passava no Sporting. Pode me dizer que sempre critcou tudo, e que eu so conheço o Sporting desde 2011.

      Eu ja conheco o Sporting desde que nasci, mas realmente so começei a seguir blogosfera do Sporting desde 2011. E desde 2011 que a atitude aqui tem sido esta que descrevi.

      Faça bom proveito do camarao. Espero que brinde mais uma vitoria do Sporting.

      Eliminar
    3. Insultos à inteligência são os teus comentários óh PedroC...

      Ah! Bruneco, não é insulto, é característica que tu bem fazes por merecer.

      Virgílio.

      Eliminar
  18. PedroC,
    essa sobre a chegada de Jesualdo e do Godinho Lopes só reforça o que disse acima sobre os teus comentários e a compreensão dos meus posts. Como me lembro bem, fui suficientemente critico das escolhas de GL nessa altura, tendo dito que com a vinda de Vercauteren era o mesmo que meter uma mó ao pescoço. Tal como então também aqui afirmei a chegada de Jesualdo pecou por tardia, crendo mesmo que se Vercauteren tem demorado mais umas semanas íamos ter muito mais a lamentar do que ficar em 7º lugar.

    Quanto ao "dizer mal do Bruno" é um direito que me assiste sempre que dele discorde, como é o caso neste posts. O mesmo direito que o PedroC tem de lhe desculpar tudo e mais um centavo. É que repare (e os demais, já agora) que não me insurjo por ele ter "constatado o óbvio" mas por dar pretender que hoje, à custa da sua acção, que o Sporting passou a ser reconhecido internacionalmente como se antes o Sporting não existisse. Ora qualquer pessoa de bom-senso sabe que nesse aspecto nada de substancial se alterou e que é redondamente falso que, a nível internacional ninguém sabia quem era o Sporting.

    Se isto fosse dito por qualquer um dos outros nomeados acima não faltariam comentários indignados de muitos Sportinguistas pelas redes sociais fora pejados de insultos e a lembrar os feitos do Sporting, a Academia, Ronaldo, Figo, etc. Como é dito pelo "Bruno" não faltam desculpas e comentários laterais a desviar a atenção. Não devia ser ao contrário?

    ResponderEliminar
  19. Infelizmente, e falo por experiencia de 10 anos no Brasil, o Sporting é muito pouco reconhecido. Quando percebiam que era portugues a pergunta era sempre a mesma...és do benfica ou do porto? Temos muito pouco reconhecimento no Brasil, pelo menos.

    ResponderEliminar
  20. O SCP é conhecido no mundo de futebol ante de depois de BdC... (já parece os acrónimos AC e DC :D )

    Tal como o Feyenoord, ou o Panhathinaikos, ou o Arsenal, ou mts outros clubes que, apesar de não ganharem títulos há muitos anos, possuem um lastro de títulos e honrarias conquistados no passado que lhes permite serem reconhecidos por qlq adepto minimamente interessado ou conhecedor do mundo do futebol...

    Qd vejo brunecos comparar o Sporting de Gijon com o SCP, até me vem uma lágrima ao canto do olho, não sei se de tristeza por tal ignorância ou de divertimento por tamanha estupidez!!! Já qlq argumento serve para denegrir o passado prá- BdC! Sintomático...


    Virgílio

    ResponderEliminar
  21. Leão de Alvalade,

    Falta 1 ano para as eleições, espero que apareça finalmente a solução alternativa a Bruno de Carvalho e seus pares.

    É que isto de continuar a escrever posts atrás de um teclado e não dar a cara por um movimento alternativo, ideia alternativa, ou o que quer que seja, é simplesmente triste...

    Este post é apenas e só a vontade de atacar Bruno de Carvalho e em nada serve o Sporting...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sporting até morrer,
      essa conversa da "solução alternativa" etc, é uma coisa tão antiga e simplesmente triste, para não dizer pior.

      Eliminar
  22. Caro Lda,

    Vamos por partes.

    1. sem conhecer o contexto em que a frase foi proferida, torna-se difícil comentar. Comentadores acima mencionaram que BdC se referia a futebol. Sim ou nao?

    2. o caríssimo LdA já morou no estrangeiro? Eu vivi em 5 países diferentes nos últimos 10 anos. Posso afiancar-lhe que, excepcao feita a 2 pessoas que conheci na Alemanha (e que, curiosamente, viveram em Portugal), quando digo aos autóctones que venho de Portugal e gosto de futebol, o primeiro clube pelo qual me perguntam nao é o Sporting. Nem o primeiro, nem o segundo. Nao preciso de escrever quais sao, pois nao? Vale o que vale, mas sempre sao 5 países diferentes, todos na Europa.

    3. Na minha humilde opiniao, se estava a referir-se ao futebol, BdC disse a verdade. Se podia ter utilizado outra forma? Sim. Podia ter sido menos truculento? Sim, como sempre.

    4. O Sporting é hoje muito mais conhecido na Europa do que era em 2013? Duvido. Nao é pela polémica com os fundos que se compensa um afastamento da fase de grupos da Liga dos Campeoes.
    Faltam vitórias nacionais e participacoes com qualidade na prova-rainha do futebol (ou entao uma vitória na Liga Europa).

    ResponderEliminar
  23. Este blog é nocivo ao Sporting. E quem achar que nao, nao entende que nao é atacando o nosso presidente que tem feito um excelente trabalho, especialmente em comparaçao com os anteriores até Joao Rocha, que se fortalece um clube.

    Na hora da derrota temos de apoiar e nao agir como um rival do sporting, como este blog age. Eu estou altamente aziado com a derrota de ontem, mas nao é por isso que quero denegrir o sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)