Modalidades: revista da semana
Os leões do basquetebol foram no último domingo de 2025 até Oliveira de Azeméis para defrontarem a Oliveirense em jogo da 9ª jornada da Liga Betclic, tendo regressado com uma vitória por 86-76, com 44-41 ao intervalo. Foi um jogo sempre muito equilibrado mas onde os leões ganharam todos os quartos como se vê pelos parciais que foram de 27-25, 17-16, 18-17 e 24-18. O 1º quarto foi mesmo espectacular tendo começado melhor os visitados que chegaram aos 5-11, a maior diferença para qualquer das equipas até ao último quarto, mas onde os leões recuperaram para 15-14. E foram muitas alterações no comando do marcador, muito por causa dos lançamentos de 3 pontos, pois cada equipa conseguiu converter cinco destes lançamentos neste quarto. Os 2º e 3º quartos foram sempre muito equilibrados com as equipas sempre muito juntas no marcador, sempre com os leões na frente mas a diferença maior foi apenas de 5 pontos e somente por uma vez aos 35-30. No fim do 3º quarto o resultado estava em 62-58, mas os leões começaram o 4º quarto com 5 pontos seguidos passando o marcador para 67-58, nove pontos de diferença que de seguida chegou aos 10 pontos com 74-64. Os locais ainda se aproximaram até aos 76-72, mas os nossos jogadores repuseram os 10 pontos com 82-72 para manterem até aos 10 pontos finais. Maleeck Harden-Hayes com 17 pontos marcados e 8 ressaltos e Diogo Ventura com 15 pontos foram os melhores marcadores entre os leões neste jogo.
Os leões do basquetebol voltaram a jogar, novamente fora de casa, no primeiro sábado de 2026, tendo ido a Queluz vencer o CA Queluz no jogo da 10ª jornada por 91-70, com 51-44 ao intervalo. Foi um jogo onde o Sporting começou muito bem, passando por 6-2 para chegar a 17-4. Mas a partir deste momento os locais conseguiram 4 triplos seguidos, conseguindo passar para 24-18 e 26-23 para terminar o quarto em 28-25. Voltaram os leões a começar bem o 2º quarto chegando aos 36-29, 43-31 e 49-36, tendo de seguida os visitados reduzindo alguma coisa, chegando ao intervalo a perder apenas por 7 pontos, com um parcial no quarto de 23-19. O 3º quarto foi semelhante aos dois anteriores no que respeita ao seu começo. Bom arranque leonino que saltou para 61-47 e 67-49, o Queluz ainda reduziu para 67-56, mas mais não conseguiu terminando o quarto com o resultado de 69-57, resultando um parcial de 18-13 neste quarto. O 4º quarto foi seguindo à volta dos 12 ou 13 pontos até aos 79-66, quando os leões com 7 pontos seguidos abriram a vantagem para 20 pontos aos 86-66, que se foi mantendo até aos 21 finais, originando um parcial de 22-13 neste quarto final. Brandon Johns com 20 pontos e 13 ressaltos e Diogo Ventura com 15 pontos e 5 assistências foram os leões que mais se distinguiram neste jogo. O próximo jogo dos leões do basquetebol será na sexta-feira 9 quando voltarão ao PJR para defrontarem o Imortal no jogo da 11ª jornada da Liga Placard.
No domingo 4 as leoas do basquetebol receberam no PJR a equipa do Imortal de Albufeira no jogo da 14ª jornada da Liga Betclic, tendo sido derrotadas por 77-82, com 31-46 ao intervalo, resultante dos parciais dos quartos de 15-23, 16-23, 20-19 e 26-17. Foi um jogo onde as visitantes foram melhores em toda a 1ª parte, chegando ao intervalo com 15 pontos de avanço. Na 2ª parte as leoas foram melhores mas apenas conseguiram recuperar 10 pontos. As visitantes tiveram várias lançadoras com boas percentagens em lançamentos de 3 pontos, convertendo a equipa 12 em 20 tentados, que foi onde basearam a sua vitória, conquistando mais 15 pontos que as leoas, que apenas conseguiram transformar 7 em 19 tentados, nesse tipo de lançamento. Simone Costa com 19 pontos e 4 assistências e Dayna Rouse também com 19 pontos e 11 ressaltos foram as principais marcadoras da nossa equipa neste jogo. O próximo jogo desta equipa será no sábado 10 quando forem ao Algarve defrontar a equipa do CRC Quinta dos Lombos no jogo das meias-finais da Final Four da Taça Federação.
Também os leões do futsal jogaram no último domingo de 2025, tendo recebido no PJR, em jogo da 14ª jornada da Liga Placard, o Rio Ave FC a quem derrotaram por 10-2, com 5-0 ao intervalo. Num jogo totalmente dominado pelos leões os golos começaram a aparecer no sexto minuto de jogo, e logo por duas vezes separadas apenas por 18 segundos. O primeiro golo foi feito por Filipe Valério com um potente remate de longe, na zona central, tendo o 2-0 sido obtido por Bruno Maior que só teve de desviar para dentro da baliza uma excelente assistência de Wesley. A nove minutos do intervalo Merlim encostado ao lado esquerdo, depois de passar o defensor directo fez um remate colocadíssimo para o canto oposto obtendo o terceiro golo leonino. O domínio leonino continuava e menos de dois minutos depois, quando os visitantes procuravam construir um ataque Bruno Pinto desarmou um adversário e assistiu Allan Guilherme que só teve de encostar para introduzir a bola na baliza e fazer o 4-0. E novamente menos de dois minutos depois Bruno Pinto faz o 5-0, com que se chegou ao intervalo, com um “potente estouro do meio da rua”. Na 2ª parte demoraram os leões a aumentar a vantagem e foram mesmo os homens de Vila do Conde a conseguirem primeiro o golo, quando já estavam passados mais de sete minutos, tendo num remate a bola desviado em Tomás Paçó e enganado Gonçalo Portugal, que ainda defendeu mas segundo o arbitro de baliza a bola teria passado totalmente a linha de golo, o que deixou muitas duvidas em todos os jogadores e nos espectadores. Mas 10 segundos depois Gonçalo “vingou-se”, conduzindo um ataque e assistindo Wesley para este com um remate certeiro fazer o sexto golo dos leões. A 10 minutos do fim mais uma vez os olhos periciais de um árbitro “viram” que Rocha ao entrar em campo para substituir um companheiro, tinha pisado a linha limite antes do seu colega ter saído, pelo que lhe foi mostrado um cartão amarelo, que, como era a segunda vez, deu na sua expulsão. Pouco mais de um minuto depois Allan faz o 7-1 na sequência de um canto marcado por Merlim. O 8-1 foi marcado pelo jovem Tiaguinho (Tiago Rodrigues) que interceptou um passe dos adversários e rematou para a baliza deserta. Um minuto depois Allan consegue o seu terceiro golo, aproveitando uma boa assistência de Bruno Maior, fazendo o 9-1. A cinco minutos do fim conseguiram os visitantes o seu segundo golo, através de uma recarga, mas meio minuto depois Bruno Pinto fez o resultado final, resultante de um canto marcado por Ruben Freire.
Se os leões do futsal jogaram no último domingo de 2025 também jogaram no primeiro de 2026, indo a Ferreira do Zêzere defrontar o SC Ferreira do Zêzere, em jogo da 15ª jornada da Liga Placard, tendo vencido por 6-1 com 2-0 ao intervalo. Num pavilhão tradicionalmente difícil, e perante uma equipa também muito difícil, conseguiram os leões uma importante vitória, começada a construir por Merlim, aos cinco minutos de jogo, aproveitando o ressalto de uma boa recuperação de Bruno Pinto e disparando para a baliza. O segundo golo leonino aconteceu a 6 minutos do intervalo, novamente por Merlim, que desarmou um adversário e ficou frente a frente com o guarda-redes, não falhando na finalização. Na 2ª parte com 3 minutos jogados conseguiram os leões o 3-0 por Tomás Paçó, que cortou uma iniciativa de contra ataque dos locais e avançando um ou dois passos disparou um potente remate ao ângulo superior da baliza. O 4-0 chegou por Diogo Santos que apareceu isolado, no cimo da área, na marcação de um canto por Merlim. A 12 minutos do fim surge o 5-0 por Allan a finalizar um contra ataque leonino, e 3 minutos depois os leões chegam aos 6-0 por Tiaguinho, mais uma vez na sequência de um canto marcado por Merlim, recebendo o desvio de Diogo Santos. A partir deste momento os visitados passaram a jogar com 5x4 e a 2 minutos do final conseguiram o seu golo de honra, mas numa jogada de muito duvidosa legalidade. O próximo jogo desta equipa será no sábado 10 indo ao norte para defrontar o Valpaços FC, em jogo da 1ª Fase da Taça da Liga Placard.
No sábado as leoas do futsal receberam no PJR o Cria, nome abreviado do Clube Recreativo Instrução Alhadense, da freguesia de Alhadas, na Figueira da Foz, no jogo da 11ª jornada do seu Campeonato, tendo vencido por 6-1, com 1-0 ao intervalo, tendo os golos das leoas sido obtidos por Diana Silva com 4, e Beatriz Crespo e Sara Galhardo ambas com um golo cada. O próximo jogo destas leoas será no sábado indo a Ourem defrontar a Juventude Ouriense no jogo da 12ª jornada do Campeonato.
Os leões do hóquei foram no domingo até ao outro lado da 2ª Circular para defrontarem o SL Benfica no jogo da 11ª jornada do Campeonato Placard, tendo o jogo terminado empatado 2-2, com 1-1 ao intervalo. Foi um jogo muito disputado e aos 8 minutos e meio de jogo o treinador visitado pediu um desconto de tempo, mas o seu resultado foi benéfico para o Sporting, porque 20 segundos depois Rampulla, a passe de Nolito fez o 1-0 para os leões. Alguns minutos depois conseguiram os adversários empatar num lance algo fortuito, seguindo-se um penalti favorecendo os visitados, mas onde Xano Edo não se deixou bater. A 7 minutos do intervalo é mostrado um cartão amarelo a Edo Bosch, pedindo ele pouco depois novo desconto de tempo. No último minuto da 1ª parte é mostrado cartão amarelo a Roc Pujadas quando é empurrado e o árbitro considera que foi simulação. Na 2ª parte com 7 minutos jogados é assinalada a 10ª falta dos visitados e no livre directo respectivo Nolito faz o 2-1. Depois disso Xano foi obrigado a defender um penalti e o livre directo da 10ª falta leonina, mas a 11 minutos do final não conseguiu defender uma jogada envolvente dos adversários, que acabaram por empatar o jogo. Até ao fim não houve mais nada importante, e chegando ao fim vemos que contra os locais, não foram assinalados quaisquer penaltis durante todo o jogo, com inclusive uma bola defendida com o patim em cima de linha de golo com o guarda-redes batido, e que foi assinalada a sua 14ª falta a 6 minutos do fim, mas a partir daí não houve mais faltas encarnadas. De salientar a grande exibição dos dois guarda-redes, muito especialmente Xano que defendeu três bolas paradas. Voltam estas equipas a encontrar-se na próxima quinta-feira 8, mas desta vez no PJR, para a 4ª jornada da WSE Champions League.
As meninas do voleibol voltaram no domingo ao norte, para desta vez defrontar o CD Fiães na 13ª jornada da Liga Solverde, tendo regressado com a vitória por 3-0, com os parciais de 25-21, 25-22 e 25-15. Foi um jogo equilibrado onde as leoas depois dos pontos iniciais em que surgiam alguns empates iam comandando os sets acabando por vencer os três. Jessica Miranda com 13 pontos, Leslie Tagle com 12, Anahi Tosi com 11 e Jady Gerotto com 10 pontos foram as leoas que mais pontuaram neste jogo. O próximo jogo desta equipa será no domingo 11 voltando ao PJR para receber o PV2014/Colegio Efanor no jogo da 14ª jornada da Liga Solverde.
Autor: 8
Imagem: Record

0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.