terça-feira, 3 de setembro de 2019

Do fecho do mercado fica um enorme leão no meio da sala e mais algumas notas

O mercado encerrou ontem com o Sporting a conquistar o titulo de clube mais activo no último dia. Um titulo que nos diz muito das dificuldades financeiras com que nos debatemos e que deixam também uma grande interrogação sobre o que foi a planificação da época. Todos nos lembramos que ainda há pouco mais de um mês nos era assegurado pelo presidente Frederico Varandas estar tudo planificado e a andar sobre rodas. O que saiu fora do controlo e tornou os últimos dias tão caóticos - mesmo descontando a histeria e a insanidade reproduzida nas redes sociais - é a explicação que se impõe e que certamente nos será dada em breve.

1- A primeira nota vai para o enorme leão no meio da sala que é a permanência do capitão Bruno Fernandes. Atendendo à quantidade de vezes que foi vendido aos mais diferentes clubes, atendendo à sua importância na equipa e provavelmente no balneário, a sua permanência pode ser considerada como a melhor aquisição do defeso. O Sporting foi seguramente obrigado a fazer um enorme esforço financeiro para o conservar. Só não a valoriza a sua permanência quem se apressaria a rasgar as vestes caso tivesse sido vendido.

2- A saída de Bas Dost foi mais um episódio traumático que rapidamente escalou e que marcará este defeso de forma particularmente negativa. A importância do jogador estendia-se para lá do elevado número de golos marcados, a sua relação com as bancadas era excepcional e, pelo que se viu nas despedidas, era também grande a sua preponderância no balneário. Compreendendo que não se lhe podia pagar, preferiria que saísse de outra forma. Ele também, seguramente. Todos seguramente. Ao empresário, de barriguinha cheia, tanto fez. Depois de tudo isto, fica por explicar porque, tendo o jogador antecipado a sua vontade de sair, porque não ficou o seu lugar acautelado.

3- O Sporting dispensou das mais diversas formas quarenta e sete jogadores (!) que constavam da sua folha salarial. Deu seguramente um passo em direcção à sustentabilidade e o número diz bem da urgência que havia em realizar grande parte destas operações. Como se chegou a estes números e como se pagaram salários a troco de quase nada a muitos deles, devia ser objecto de profunda reflexão, até porque tal nem sequer é inédito no nosso clube. 

4- A aposta prometida na formação foi um dos assuntos mais falados durante o defeso, por via da saída de alguns jogadores em quem os adeptos auguram um futuro promissor e reconhecem talento. Com mais ou menos concordância relativamente a alguns deles, creio que os interesses do clube ficaram acautelados relativamente aos que mais prometem (Geraldes, Matheus, Bragança, Barbosa, Ivanildo) ao manter-se-lhes o vinculo e permitindo-lhes que continuem a jogar, especialmente se não seriam chamados com regularidade. No final da época faremos as contas.

5- Foi com surpresa que se assistiu à partida de Thierry Correia. Trata-se de uma venda excepcional, especialmente se nos lembrarmos que Piccini, seu antecessor, mas com outro curriculum, tinha saído para o mesmo destino, há um ano, por oito milhões de euros. Foi seguramente pelo seu trajecto na formação que se chegou a estes números, com o clube espanhol a confiar no potencial do jogador, uma vez que as suas prestações até agora não auguravam tanta valorização neste mercado.

6- Os rumores de há dias, que vaticinavam a partida de Raphinha acabaram-se por confirmar. Os valores da venda são significativos e julgo que adequados ao valor actual do jogador. Marcado pela inconstância das suas exibições, precisa ainda de consolidar em valor o potencial que tem.

7- O encerramento do processo Podence foi conseguido com a obtenção de sete milhões de euros e ainda o salário de um ano de empréstimo de Bruno Gaspar. Um negócio muito razoável se feito antes da rescisão. O oportunismo do jogador merecia que o deixássemos a treinar no cacifo onde se terá escondido. Atendendo à morosidade que o processo levaria e a incerteza do seu desfecho, parece-me que se alcançou um acordo minimamente razoável. Comparar estes valores com os que eram pedidos pelo advogado ao nosso serviço como preparação para o processo litigioso é no mínimo irrealista e até desonesto.

8- Jesé é tudo menos aquilo que esperava ver chegar neste encerramento de mercado. Jogador de grande talento, mas que tarda em impor-se, está marcado pelos últimos anos sem nenhuma expressão. Tem no Sporting uma oportunidade para dizer se quer desaparecer como eterna promessa ou se quer voltar a aparecer para o futebol. Um perfil de jogador que surpreende por parecer em oposição ao que havia sido prometido em campanha pelo presidente e que tem, por isso, sido largamente explorado nas redes sociais. Depois, fica a grande dúvida: é ele que vem ocupar o lugar deixado vago por Bas Dost? Numa coisa podemos estar certos: um Jesé "normal" será uma das figuras desta Liga.

9 - Fernando é um dos eleitos - porque o nosso plantel tem ainda outros candidatos, como Plata e Camacho - para o lugar de Raphinha. Pelo que me foi transmitido por quem o viu aparecer no Brasil, tratava-se de um jogador claramente acima da média na sua faixa etária. Com 23 jogos o ano passado, sob a batuta de Paulo Fonseca não tinha a confiança de Luis Castro. O facto de não ter opção de compra revela que a confiança dos responsáveis ucranianos se mantém, mas torna a sua possível afirmação num mau negócio para nós, uma vez que apenas renderá no aspecto desportivo.

10- Voltamos a ter um Yanick, desta vez de apelido Bolasie. Mesmo com 30 anos já feitos, tem tudo para poder tornar-se num dos preferidos da bancada, se conseguir impor os seus dribles desconcertantes, a velocidade, imprevisibilidade a executar, Não é um goleador, é um extremo que é capaz de criar inúmeras assistências, no entanto o número de golos que marca não envergonha quem joga na sua posição.

11- Diaby foi um milagre. Talvez agora se perceba melhor como foi importante a forma como foi gerido seu inicio de época.

Aos últimos a chegar desejo sorte, que será também a nossa. Que lhes seja pelo menos concedida a oportunidade de mostrarem ao que vieram e que não sejam rapidamente transformados em mais uma arma de arremesso nas eternas discussões entre nós.

11 comentários:

  1. Brilhante análise. Perfeita, mesmo. Vou reenviá-la a todos os meus consócios. Sem comentários, salvo uma fotografia daquele célebre ministro iraquiano da informação. Obrigado e bem haja! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia dizer "Nunca pensei que os sócios do Sporting fossem tão idiotas como são" mas deixo para ti

      Eliminar
  2. Obrigado outra vez! Sugiro aditar um n.º 12 a elogiar a visão desportiva e o génio financeiro em esperar por hoje para rescindir o contrato com o brilhante e promissor treinador que contratámos há menos de um ano. JPT!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pareces triste com a demissão de um treinador que consideras incapaz. Então, que se passa?

      Eliminar
  3. não comentando na substancia comentarei na forma e a parecença com outro comentário que vi noutro blogg afecto ao nosso clube só me faz pensar numa cartilha organizada, parece-me um novo baixo nesta nova gestão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver alguma incorrecção ou mentira corrija sff. O que lhe parece e aqui deixou é apenas uma pretensão insultuosa.

      Eliminar
  4. Se tivesses UM PINGO DE VERGONHA, fechavas o bordel!!!

    Tu e os teus "patrões" que tomaram de assalto o Sporting Clube de Portugal, serão julgados...disso podes ter a certeza.

    ResponderEliminar
  5. Eh pá!!!

    Que saudades de 2013!!!?!!

    Tenho um felling...que esta época iremos bater um record, que já nos pertencia!!!!

    Ou seja, para os MAIS DISTRAÍDOS, estou a referir-me ao número de treinadores numa mesma época.

    ResponderEliminar
  6. Ao ler os comentários,que alguns pretensos sportinguistas aqui debitam,fico cada vez mais convicto que a lampionização trazida pelo "vendedor da banha da cobra" foi por eles bem assimilada!...Tristeza de gente que não respeitam nada,nem ninguém!...

    ResponderEliminar
  7. A venda por 12+3 do Thierry não é uma venda. É um empréstimo do Jorge Mendes que será saldado com o Bruno Fernandes.
    Também “vendi” o Ivan Cavaleiro e o João Carvalho por 15 Milhões.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)