Mais 2 taças para o Museu
Autor:8
Esta foi uma semana brilhante com mais 2 taças para o Museu do Sporting. O basquetebol ganhou a Taça Hugo dos Santos, que já tinha vencido na passada época, o 8º triunfo em 11 competições possíveis desde o regresso da modalidade ao nosso Clube, o ténis de mesa venceu a Taça de Portugal pela 34ª vez, e João Vieira sagrou-se Campeão Nacional dos 35Kms marcha, pela 7ª vez.
A competição das principais equipas das modalidades esta semana começou na quarta-feira com a nossa equipa de hóquei a receber a equipa do Murches, para um inacreditável empate 5-5. A equipa entrou bem, até conseguiu chegar ao intervalo a vencer por 4-1, mas a meio da 2ª parte já tínhamos consentido o empate. Ainda conseguimos o 5-4, mas os visitantes conseguiram de novo o empate a cerca de 2 minutos do final do encontro. O que dizer do empate caseiro com uma equipa manifestamente inferior? O treinador e também Alessandro Verona, no final da partida, consideraram que este empate foi resultante da falta de tensão competitiva, e falta de concentração e de foco. Não se compreende!
Já no sábado deslocou-se a nossa equipa aos Açores, para na Ilha do Pico defrontar o Candelária, actualmente na 2ª Divisão, num jogo a contar para os dezasseis avos da Taça de Portugal, de onde regressou com uma vitória por 8-1, com 3-1 ao intervalo. Jogo sempre controlado pelo Sporting, com mais intensidade na 2ª parte, quando os açorianos começaram a acusar algum desgaste físico. João Souto e Gonzalo Romero ambos com dois golos foram os nossos marcadores neste desafio. De salientar a grande quantidade de sportinguistas presentes no pavilhão.
A próxima apresentação dos nossos hoquistas será na quarta-feira 18 na visita ao Parede para disputar o jogo da 13ª jornada da Liga Placard.
A equipa de hóquei feminina recebeu o Turquel num jogo relativo aos oitavos de final da Taça de Portugal tendo sido eliminadas ao perderem por 1-4.
Também o voleibol leonino começou a jogar na quarta-feira, e também não começou bem. Deslocação aos Açores, para na Ilha Terceira defrontar a Fonte Bastardo num jogo a contar para a 1ª mão dos quartos-de-final da CEV Challenger Cup de onde saímos derrotados por 0-3 com os parciais de 24-26, 19-25 e 21-25. A equipa até começou muito bem no primeiro set, tendo estado a vencer 24-21, mas permitiu que os açorianos conquistassem 5 pontos seguidos para ganhar o set. Este foi o exemplo para os dois sets seguintes onde os homens da Praia da Vitória, dominaram completamente.
No sábado jogámos novamente com a Fonte Bastardo desta vez no PJR, num jogo a contar para a 4ª jornada da Liga UNA Seguros, e voltámos a perder, desta vez por 1-3 (25-21, 22-25, 19-25 e 28-30). Também neste jogo começaram bem os nossos jogadores dominando completamente o início do 1º set, tendo chegado a estar a vencer por 14-7, mas deixaram os adversários empatar a 16, voltando a “saltar” para os 22-18, para terminarem o set a vencer 25-21. No 2º set a Fonte Bastardo entrou melhor e conseguiu um 0-4 inicial, vantagem essa que se foi mantendo ao longo do set até aos 22-25 finais. O 3º set foi equilibrado até ao empate 16-16, mas a partir daí os nossos adversários arrancaram para a vitória no set. O 4º set foi um set equilibrado mas duas decisões incorrectas do senhor árbitro, uma quando o Sporting vencia por 23-22 e outra quando as equipas estavam empatadas a 28 pontos, acabaram por decidir o set e o jogo.
Já no domingo foram os nossos voleibolistas até Esmoriz, aproveitando para regressar às vitórias, conseguindo um 3-0 (25-21, 27-25 e 21-20). Um jogo equilibrado que os leões sempre controlaram e tendo sempre vantagens na casa dos 4/5 pontos, excepto no segundo set onde apenas se conseguiu a vitória nas vantagens. Estes 3 desafios foram disputados sem a presença de José Masso, ausente devido ao falecimento de seu pai. Esperamos um rápido regresso, até que no próximo sábado 21 receberemos o Benfica.
Também as meninas do voleibol foram este domingo ao norte de onde regressaram com uma brilhante vitória perante o AJM/FC Porto, actual líder da Liga LIDL, por 3-0 (25-15, 25-22 e 25-22).
O futsal leonino só teve um jogo esta semana. E que jogo! O grande derby de Lisboa, recebendo o Benfica no PJR. E até parece que andou a brincar com os encarnados. Chegámos aos 3-0, deixámos os adversários empatar, fizemos o 5-3 e quando eles reduziram para 5-4, aumentámos para o 6-4 com que terminou o desafio. Num jogo, nem sempre dominado, mas sempre controlado pelos nossos jogadores, a união dos leões e a rotação imposta pelos nossos treinadores foi fundamental para garantir a vitória. Pany Varela com 2 golos fundamentais, os 2º e 3º, foi o nosso melhor marcador, e Cavinato, Sokolov e Erick também fizeram o gosto ao pé, mas não devemos salientar ninguém pois o colectivo, não esquecendo Guitta, foi o nosso grande trunfo. Com esta vitória apanhámos o Benfica no topo da classificação da Liga Placard, podendo ser apanhados pelo Braga que tem 3 pontos e 1 jogo a menos. A nossa equipa volta a jogar no sábado 21 recebendo os Leões de Porto Salvo.
A equipa feminina recebeu o GCR Nun’Álvares tendo perdido por 4-6, com 0-2 ao intervalo. As visitantes ainda chegaram aos 0-4, seguindo-se uma boa reacção das leoas que ainda conseguiram o 4-5, mas nos momentos finais, quando faziam tudo por tudo para chegarem ao empate, sofreram o golo que ditou o resultado final. Voltam a jogar no sábado 21 indo a Espinho defrontar o Novasemente.
O basquetebol foi até Gondomar para disputar a Taça Hugo dos Santos, começando no sábado para disputar a meia-final com o FC Porto. Vencemos por 97-84, com 47-35 ao intervalo. Desde o início os leões foram controlando e dominando o marcador tendo ganho o primeiro quarto por 5 pontos (16-21) e o segundo por 7 (19-26) para atingirmos o intervalo a ganhar por 12 pontos. A segunda parte foi jogada mais taco-a-taco tendo perdido o terceiro quarto por 1 ponto (20-21) e ganho o último por 2 (30-28) que deram a diferença final de 13 pontos. Foi uma brilhante vitória sobre uma equipa que no início da semana tinha obtido uma excelente vitória sobre o Cholet, 2º classificado no forte campeonato francês. Lovett com 25 pontos, e Diogo Ventura e Isaiah Armwood ambos com 18 foram os melhores marcadores da equipa, se bem que o MVP do encontro tenha sido António Monteiro com um duplo-duplo (12 pontos e 13 ressaltos).
No domingo, na final, defrontámos a Ovarense, que na outra meia-final tinha eliminado o Benfica. Começaram muito bem os leões que a meio do 1º quarto já venciam por 18-2, para atingirem o final do quarto com 21 pontos de vantagem (35-14). Os ovarenses reagiram ganhando o 2º quarto por 4 pontos (12-16) baixando a diferença para 17 pontos ao intervalo (47-30). O 3º quarto voltou a ser equilibrado com o Sporting a ganhar e aumentando a vantagem para 20 pontos (67-47). No 4º quarto depois de um começo equilibrado os leões tiveram uma paragem no marcador que fez os vareiros passarem de 73-52 para 73-64, mas a partir daqui os nossos jogadores “acordaram” para se atingir o final do encontro com 79-71. Joshua Patton foi o MVP do encontro com 18 pontos, 9 ressaltos, 6 desarmes de lançamento e 1 assistência. Lovett com 16 e António Monteiro com 15 pontos foram os seguintes melhores marcadores. Com esta vitória o Sporting conquistou a 2ª Taça Hugo dos Santos consecutiva.
O próximo jogo dos leões do basquetebol será novamente com a Ovarense, desta vez no PJR, no sábado 21.
Também no norte, desta vez em Vila Nova de Gaia, no Centro de Alto Rendimento, o ténis de mesa leonino foi disputar a Taça de Portugal. Com 4 vitórias nas quatro eliminatórias o Sporting venceu pela 34ª vez a Taça de Portugal de Ténis de Mesa. Vencendo sucessivamente o Camara Lisboa Clube, o Juncal, o Ponta do Pargo e por último o Valbom sempre por 3-0, nada mais justo. Parabéns a Chen Shi Chao, treinador, e aos seus atletas que actuaram nesta final: Diogo Carvalho, Diogo Chen, Bode Abiodun e Diogo Silva.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.