Modalidades: revista da semana
Na quarta-feira entraram em cena os leões do basquetebol para irem até à Lituânia, defrontarem o Janava, na 1ª jornada desta fase da FIBA Europe Cup, regressando com uma brilhante vitória por 91-81, com 39-31 ao intervalo. Defrontando, em sua casa, uma equipa de um país muito mais poderoso no basquetebol que Portugal, o regresso com a vitória tem que se considerar um excelente começo nesta fase desta competição. O 1º quarto foi equilibrado tendo terminado favorável aos leões 16-15, graças a um lançamento de 3 pontos no último ataque do quarto. O 2º quarto continuou equilibrado até aos 29-28 quando os nossos jogadores conseguiram um parcial de 10-3, conseguindo a vantagem de oito pontos ao intervalo. Neste quarto o resultado foi de 23-16. No 3º quarto os leões começaram bem aumentando a vantagem para doze pontos, 43-31 e 46-34, conseguiram os lituanos reduzir para cinco pontos, 46-41, mas os leões arrancaram para 59-41 e 67-43, permitindo ainda uma pequena recuperação dos adversários chegando o fim do quarto a ganharmos por 67-46, vinte e um pontos de diferença, reflexo do parcial de 28-15 no quarto. O 4º quarto foi a vez de o Janava recuperar, aos poucos, mas sem nunca colocar em perigo a nossa vitória. O mais perto que os locais estiveram foi a oito pontos de distância, já no último minuto. De qualquer modo amealharam no quarto 35 pontos contra 24 nossos. Michael Moore com 27 pontos e Marcus Lovett com 22 foram os nossos melhores marcadores neste desafio.
No sábado os leões do basquetebol, vindos duma cansativa viagem à Lituânia, foram até Ovar para defrontarem a Ovarense para a primeira eliminatória da Taça de Portugal em que as equipas da Liga Betclic participam, e venceram por 91-79, com 51-39 ao intervalo. Foi um jogo muito físico, num piso tremendamente escorregadio, com muitas paragens para limpeza da humidade do recinto, e com um ambiente muito agressivo. O 1º quarto foi equilibrado até aos 13-12, quando os locais conseguiram colocar o resultado em 15-20, mas nessa altura surgiu Marcus Lovett que com cinco triplos quase seguidos contribuiu para que no final deste quarto o resultado fosse 32-27. O 2º quarto não teve grandes períodos de qualquer das equipas, mas com o Sporting mais concretizador tendo vencido o quarto por 19-12. No 3º quarto ainda os vareiros conseguiram recuperar até aos nove pontos (61-52), mas nessa altura os leões “acordaram” e colocaram a vantagem em vinte pontos 75- 55, mas a Ovarense ainda recuperou dois pontos, ficando o resultado do parcial em 24-18. No quarto final nova entrada forte dos locais com 2-10 que se colocaram apenas a dez pontos de diferença, que se foi mantendo semelhante até ao final do desafio, tendo os adversários vencido este quarto (16-22). Marcus Lovett foi o nosso melhor marcador com 27 pontos, bem acompanhado por Eddie Ekiyor com 21. Com esta vitória os leões passam para a eliminatória seguinte, onde em Janeiro iremos discutir com o FC Porto, no Dragão, a continuação na prova. Os próximos jogos desta equipa serão no PJR, onde na quarta-feira 13, receberemos os turcos do Bahcesehir na 2ª jornada desta fase da FIBA Europe Cup, e no domingo 17 receberemos o Porto no jogo relativo à 10ª jornada da Liga Betclic.
As leoas do basquetebol jogaram na sexta-feira, no jogo da 4ª jornada do seu campeonato e foram à Cruz Quebrada para defrontarem o SIMECQ Sub22, tendo vencido por 68-52. No domingo, na 5ª jornada, as leoas receberam o Carnide Sub22 e venceram por 66-46, com 31-24 ao intervalo. O próximo jogo das leoas será no domingo 17, indo a Odivelas defrontar o Odivelas Basquete em jogo da 6ª jornada do campeonato.
Na sexta-feira os leões do voleibol foram a Esmoriz para defrontar a equipa local no jogo da 13ª jornada da Liga UNA Seguros, última da primeira fase desta prova, e regressaram com a vitória por 3-0. No 1º set começaram melhor os locais que chegaram aos 1-5, mas os leões reagiram e passaram para 10-8, 15-10 e foram continuando sempre na frente, com maior ou mais pequena vantagem até chegarem aos 25-21 finais do set. No 2º set voltaram os adversários a entrar melhor e a atingirem 1-6 e 3-8, mas aqui começou a recuperação leonina, que conseguiu empatar aos 11 pontos, seguindo-se vários empates, ou diferenças por um ou dois pontos, até aos 23, quando a nossa equipa conseguiu 2 pontos seguidos para terminar o set com 25-23. O 3º set começou equilibrado até aos 10-9, mas a partir daqui a resistência do Esmoriz foi enfraquecendo e os nossos jogadores conseguiram 17-11 e 19-12 que se confirmaram nos 25-18 finais. Jan Galabov com 15 pontos, Kevin Kobrine com 13 e Imanol Tombion com 12 foram os nossos melhores pontuadores, num jogo em que descansaram alguns dos jogadores mais utilizados. O próximo jogo será no sábado 16 em Viana do Castelo, para defrontar o VC Viana no jogo da 1ª jornada da 2ª fase da Liga UNA Seguros, fase composta pelos oito primeiros classificados da 1ª fase.
No domingo as leoas do voleibol receberam o SC Braga, no jogo relativo à 13ª jornada da Liga Solverde, tendo regressado às vitórias, com um 3-0, com os parciais de 25-23, 25-20 e 25-23. Foi um jogo equilibrado como os resultados dos parciais revelam. O próximo jogo destas leoas, relativo à 1ª jornada da 2ª fase, será no domingo 17 na visita ao FC Porto.
Os leões do hóquei jogaram no PJR no sábado na recepção ao Sporting de Tomar em jogo a contar para a 11ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 6-5, com 1-2 ao intervalo. Foi um jogo muito disputado tendo Nolito obtido o golo da vitória a sete segundos do fim do encontro. Um jogo onde sempre faltou um pouco de sorte à nossa equipa, sorte essa que sobrou para os visitantes. Começou logo quando pouco mais que um minuto estava jogado e os tomarenses conseguiram o seu primeiro golo. E sete minutos depois conseguiam o segundo resultante de um ressalto de bola num dos árbitros, já depois de a nossa equipa ter um remate na trave. E só mais de sete minutos passados Verona conseguiu fazer o 1-2, resultado com que se chegou ao intervalo. Na 2ª parte só quando se jogava o sétimo minuto de jogo Ferran Font conseguiu estabelecer o empate. Mas no espaço de dois minutos o Sporting conseguiu três golos, porque logo a seguir João Souto faz o terceiro e o quarto golos leoninos, colocando o marcador em 4-2. Mas em trinta segundos, quando faltavam sete minutos para o fim do encontro, os tomarenses conseguiram dois golos passando de novo para a frente do marcador. Ainda beneficiaram depois os visitantes de um livre directo pela 10ª falta leonina, mas que Girão conseguiu defender. Quando faltavam 3 minutos e meio para o final foi a vez de os nossos leões beneficiarem de um livre directo e João Souto conseguiu o empate a cinco golos. E num jogo de loucos, nos últimos segundos Nolito conseguiu desarmar um adversário e arrancou a toda a velocidade e pouco passada a linha de meio campo disparou um potente remate, que desta vez nem o guarda-redes do SC Tomar conseguiu defender, nem a bola esbarrou nas madeiras da baliza, e assim fez o golo da nossa vitória. O próximo jogo dos leões do hóquei será novamente no PJR na quinta-feira 14 para receberem o Benfica na 2ª jornada do seu grupo da WSE Champions League, seguindo-se uma visita ao Riba d’Ave em jogo da 12ª jornada do Campeonato Placard.
Os leões do andebol voltaram no sábado ao PJR para receber o Marítimo, em jogo da 15ª jornada do Campeonato Placard, e venceram por 32-24, com 14-15 ao intervalo. Foi um jogo que não começou muito bem para as nossas cores, com Kiko Costa, logo no primeiro ataque, ao ser defendido a levar um “garrote” e uma pancada na cara que o deixou a escorrer sangue da face, e ao reclamar com o árbitro, sem gestos, foi suspenso por dois minutos e os defensores ficaram em campo. Este foi um sinal deixado pela arbitragem que os defensores maritimistas podiam “bater” à vontade. O Sporting ainda dominou até os 9-6, mas os insulares recuperaram e passaram para a frente para 11-13, chegando ao intervalo a ganhar por um golo. Na 2ª parte os leões vieram com ideias mais claras, e viraram para 21-16, 24-17 e 29-20, terminando o jogo com oito golos de vantagem. Salvador com 8 golos e Kiko com 6 foram os nossos melhores marcadores. No próximo fim-de-semana disputa-se, em Santo Tirso, a Supertaça, que será uma final a quatro, estando agendado para sábado na meia-final um jogo com o Porto. Caso vençamos defrontaremos no domingo, na Final, o vencedor da outra meia-final entre o Marítimo e o Benfica.
Os leões do futsal jogaram no sábado, no Fundão, para disputar com o Eléctrico o jogo da 11ª jornada, no regresso à Liga Placard tendo vencido por 7-0, com 2-0 ao intervalo. Foi um jogo sempre controlado pela nossa equipa, com alguma resistência dos locais na 1ª parte, mas um golo dos leões logo no início da 2ª parte acabou totalmente com a resistência dos adversários, que nos últimos dez minutos consentiram mais 4 golos. Tomás Paçó obteve 3 golos, Pany Varela 2 e Diogo Santos e Bernardo Paçó 1 golo cada. O próximo jogo desta equipa será já em Janeiro em Braga, para disputar o jogo da 12ª jornada da Liga Placard, visitando o actual 2º classificado, o SC Braga.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.