Ainda com uma miríade de imagens da final do Jamor povoarem a nossa cabeça e a fazerem-nos levitar, é importante que o caminho da trajectória descendente se inicie de forma que a aterragem na realidade seja o mais suave possível. Isto porque as dificuldades da próxima época serão ainda maiores do que as já vividas este ano e estas começarão bem cedo:
- A obrigatoriedade de disputa de uma pré-eliminatória já representa um nível de dificuldade acrescida. Infelizmente, como quase sempre, o Sporting não pode contar com a sorte, uma vez que, para poder ser cabeça de série teria que beneficiar da eliminação simultânea de Shaktar e Ajax. Mesmo que o fosse a tarefa já seria difícil, não o sendo a possibilidade de encontrar um "predador implacável" (Man. United, Valência) é muito real.
- Esgaio, Oliveira, Tobias, William, João Mário, Mané e Medeiros dificilmente comparecerão no inicio dos trabalhos, que deverão ocorrer sensivelmente daqui a um mês. Correndo bem a campanha da selecção no Europeu da categoria, poderão estar retidos até 30 de Junho, data da final. Destes só Esgaio e Medeiros não estão ainda confirmados no plantel.
- O primeiro jogo oficial será a 9 de Agosto, com a disputa da Supertaça ante o SLB, no que se seguirão jogos a um ritmo de quase dois por semana até ao final desse mês, num total de seis em três semanas. Falta ainda saber o nome dos adversários que teremos pela frente para que se possa ter a compreensão integral das dificuldades que nos esperam.
Ora o Sporting neste momento tem praticamente tudo por definir: local de estágio, adversários de pré-época e respectivas datas. Além disso há muitas decisões, quase todas, a tomar sobre a composição do plantel, entre renovações, dispensas e aquisições. As próximas semanas serão cruciais e seguramente que repletas de novidades. Porém a maior dúvida centra-se na continuidade ou não de Marco Silva. Não é preciso ter nascido com dons adivinhatórios para perceber que esta poderá tornar-se na questão de toda uma época.
Pelo que li não se trataria da eliminação simultânea de Ajax e Shakhtar, mas de pelo menos um
ResponderEliminarEu também li isso, basta um eliminado para o Sporting ser cabeça de série no playoff
EliminarTambém tenho essa ideia.
EliminarCom a derrota (surpreendente) do Nápoles no último domingo, basta que uma dessas equipas não se apure.
Não é provável, mas pode acontecer.
Jô
Bom dia,
ResponderEliminarAlém de ser apenas necessário uma das duas mencionadas equipas (shakhtar ou Ajax) ser eliminada na 3ª pré-eliminatória, se passarem as duas, ficarão como cabeças de série e por conseguinte possíveis adversários.
Manchester United, Valência e Bayer Leverkusen, serão as únicas equipas já apuradas para o "playoff" com coeficiente superior ao Sporting. Sendo que Ajax e o Shakhtar Donetsk se apuraram para a 3ª eliminatória que dá acesso ao "playoff" e que têm também coeficiente superior ao Sporting, bastará que qualquer delas seja eliminada para que o Sporting seja cabeça de série.
ResponderEliminarMas mesmo se forem cabeças de série, não me importava nada que jogassemos contra eles (Ajax ou Shakhtar).
ResponderEliminarCaro Leão, parece-me q a abordagem escolhida foi a da aterragem forçada. Repete-se a abordagem de Dezembro e já se lançou o ataque ao Marco Silva através dos jornais. A diferença para Dezembro será a conclusão -saída do treinador - restando a dúvida sobre o timing e os seus termos. Abraço, João Barata
ResponderEliminar