William e as ilusões de óptica
O que vou dizer sobre William aplica-se a quase todos os jogadores talentosos da nossa equipa das quinas que hoje pode alcançar um título inédito, fazendo assim história no futebol português. E há vários jogadores talentosos nesta selecção de quem dificilmente não ouviremos falar nos próximos anos sempre que o tema seja selecção nacional. Muitos deles farão carreira internacional, alguns, poucos, poderão chegar a grandes clubes europeus.
Não espantará ninguém o destaque a que William Carvalho tem sido sujeito entre os seus pares. Não apenas dos seus colegas de selecção mas de todo o campeonato. O destaque é inteiramente merecido, mesmo concedendo que o valor do jogador só foi possível observar-se em plenitude no último jogo com a Alemanha. Parece-me indiscutível que o jogador cresceu com a equipa e que a equipa também cresceu com ele.
Sem consultar as estatísticas, posso cometer a veleidade de afirmar que William deve ser dos jogadores do presente campeonato com mais jogos já disputados ao mais alto nível, acumulando presenças em jogos nacionais e internacionais (Champions League, selecções ). Tal facto, associado ao seu talento indiscutível, confere-lhe uma superioridade entre os seus actuais pares de competição, com quem partilha também a idade e, por isso, os aproxima dos níveis físicos e mentais. Muito diferente seria se este campeonato fosse disputado um nível acima, a selecção A. Não que não tenha valor para o fazer, bem antes pelo contrário, mas onde encontraria dificuldades acrescidas para se impor.
O mesmo diria relativamente à possibilidade de William Carvalho dar o salto, por exemplo, para Liga inglesa ou espanhola. Creio que chegará lá mais tarde ou mais cedo, mas também acredito que lhe faria muito bem deixar-se estar mais um ano em Alvalade e aprender o resto que lhe falta - porque falta - directamente da palavra do senhor que é Jesus. Digo-o obviamente no meu interesse pessoal, como sportinguista, e como um admirador confesso do jogador.
O SLB e a crucificação de JJ
Bernardo Silva tem sido outro jogador em destaque e também com inteiro merecimento, o seu valor é inquestionável e é um prazer, para quem gosta mesmo de futebol, vê-lo jogar. Porém, ao contrário de William, Bernardo Silva nunca jogou no seu clube de formação que, pelos vistos, também é o do coração.
Imputar unicamente as responsabilidades deste facto a JJ pode ser muito conveniente para os dirigentes e adeptos do clube da Luz, até porque o seu treinador já lá não está e saiu para onde saiu. Aceito perfeitamente a discussão se o jogador deveria ou não ter tido outro aproveitamento, mas é preciso ter presente que a política desportiva seguida no clube esteve longe de privilegiar o crescimento dos seus jogadores de formação na equipa principal, sem paciência para esperas, visando o resultado imediato. Estes até foram conseguidos e se não perceberam a importância que JJ teve no processo, não perceberam nada do que lhes aconteceu nos melhores anos da sua história recente.
O colinho vai ser sorteado
Devo ser dos poucos não benfiquistas que acha que houve muito mérito na forma como o SLB chegou ao título. Especialmente do treinador, que sem o manancial de oferta dos anos transactos, soube criar a equipa mais orientada para o resultado, talvez mesmo cínica, de todo o seu consolado na Luz. Mas, como também não sou ingénuo, não descarto que, em momentos cruciais, não faltou a, umas vezes mais outras vezes menos, discreta "mão que embala o berço" para que a "criança não desatasse aos berros". Para bom entendedor...
Ontem, os clubes que compõem a Liga, decidiram alterar a forma de nomeação dos árbitros, passando estes a serem sorteados. A proposta foi feita inicialmente pelo Sporting e vê-la suceder é mérito indiscutível de quem o dirige. Conseguir reunir o número de votos suficientes para o consenso é aquilo que tantas vezes aqui tenho reclamado, ao invés do percurso isolacionista que tem sido preferido. O que agora foi conseguido prova que, sendo difícil, é possível mudar.
O sorteio trará mudanças substanciais? Não sabemos. O facto de o FCP o ter votado favoralmente significa que o poder que anteriormente detinha havia mudado de mãos, pelo que não sabemos se vai voltar ou não ao seu poiso original.
Mas há um pelo menos um facto que permite ter alguma esperança no próximo campeonato. Quando Roquette primeiro, de forma tímida, e Dias da Cunha da Cunha depois, de forma veemente, começaram a reclamar contra o "famigerado sistema" e este teve que acolher o sorteio dos árbitros, o sorteio vigorou durante três anos, entre 1999/2000 e 2001/2002. Só por curiosidade, registe-se o nome dos vencedores dos respectivos campeonatos:
1999/2000 – Sporting
2000/2001 – Boavista
2001/2002 – Sporting
Já agora, mais uma curiosidade. Quando em 2004/2005 se quis voltar a impor o sorteio, o SLB podia ter votado a favor e votou contra. Sabe quem foi o campeão nesse ano?...
Um mau árbitro passa a ser um bom árbitro graças ao sorteio?
ResponderEliminarAcreditam que os erros mais grosseiros ou menos grosseiros vão deixar de existir?
Aguardo com expectativa os próximos tempos.
Obrigado.
Quer queiramos quer não o slb continua coerente quanto ao modelo da arbitragem.
ResponderEliminarSó espero que agora não me venham dizer que o ferveroso adepto (até ontem) do sorteio dos árbitros(PC) passou a ser um homem integro e amigo do sporting.
Nomeações(perdão)
EliminarAfinal a tão propalada aliança não era com o Benfica mas sim com o sporting.
ResponderEliminarComo benfiquista fico mais descansado porque não quero o nome do maior e melhor clube português es associado a ANDRADAGEM.
Claro. Foi o Sporting que quis Luís duque na liga. E foi também o Sporting que andou a ver se metia lá o Godinho Lopes.
EliminarO que aconteceu aqui, foi que pinto da costa percebe que perdeu poder e influência. Que deixou de ser o número um, para passar a ser o número 2 da hierarquia. Votar a favor do sorteio foi um golpe na estrutura criada por vieira. Foi a maneira mais simples de atacar Vítor Pereira, que todos sabem é pouco chegado ao porto.
Vai resultar ? A ver vamos. Mas que é bem jogado, não pode haver dúvidas
MLV
Meu caro,
Eliminaro Vítor Pereira, é tão pouco chegado ao Porto, que é sócio do Sporting desde o nascimento.
Se o 'sorteio' é a solução de todos os males arbitrais e erros dos futebóis, por que será que
de todas as maiores Ligas do futebol europeu nenhuma as adopta? Uns retardados, comparados com os nossos catedráticos ... é o que é!
E por que terá de ser condicionado a 3 árbitros igualmente alvo duma escolha dum qualquer Victor Pereira ou do seu vice-presidente, o portista Antonino da Silva?
E porquê às escondidas ?
Se calhar para como todos vimos, uma menina dizer Penafiel, quando saiu a bola a dizer Benfica.
A demagogia e o desespero de mãos dadas .....!!!
A sério, que não são capazes de dar mais que isto!?
ResponderEliminarAgora a Aliança é connosco?
Se ainda na semana passada iam juntos para as reuniões, sentavam-se na mesma mesa e almoçavam juntos.
Pelo que se percebe, o esquema ficou mais dificil....
Curiosa a observação de Marinho Pinto sobre esta mudança de ideias de PC dobre as alterações ao método de nomeação para sorteio dos árbitros.Afirma ele que BdC foi comido de cebolada pelos "andrades",e que bastaria terem relido os relatórios por ele feitos,e pagos pelo Sporting nos anos de 2000 a2005,para perceberem a esparrela em que vão cair.Agora não haverá Manolo que valha,para jogar na antecipação! Neste momento no Sporting estrar-se-á mais interessado em continuar a "caça às bruxas"e em tentar diminuir os ordenados dos seniores A,do que criar condições para tornar o clube vencedor!...
ResponderEliminarEu não acredito que nas vossas cabecinhas exista o pensamento que pelo simples facto de mudar para sorteio será o suficiente para serem campeões.
ResponderEliminarEpah não acredito que pensem assim...
Claro que não acreditamos. Os árbitros que vão a sorteio são os mesmos que eram nomeados para te dar colinho. Azar dos azares, o único que não vo-lo deu desceu de divisão. Por isso, nem que por um capricho da sorte nos calhasse sempre o Marco Ferreira, conseguiríamos ser campeões. A única diferença é que desta vez não podemos desancar no Vítor Pereira. Pronto. Está dito. Ficas mais descansado assim?
EliminarAntes de BC chegar ao Sporting - 99% dos Sportinguistas aplaudiriam o regresso do sorteio - agora ridicularizam essa medida
ResponderEliminarViva a militancia
Viva,
ResponderEliminarLeão de Alvalade relembraste o campeonato 2001/02 insinuando que o sorteio era mais limpo e que com mais equidade o Sporting sagra-se campeão.
Curiosamente não relembraste os 16(!!!) penalties que Jardel marcou nesse ano.
Claro, não quero com isto dizer que foi injusto (pelo que me recordo o Sporting era mesmo a melhor equipa) mas, usando as tuas palavras:
em momentos cruciais, não faltou a, umas vezes mais outras vezes menos, discreta "mão que embala o berço" para que a "criança não desatasse aos berros"
A verdade é que quem ganha e quem perde é sempre com contribuição dos árbitros.
Está para chegar quem consiga ser campeão num ano em que é mais prejudicado do que beneficiado.
Cumprimentos,
Rui