quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Mau Cervi(ço) arranca Pinheiro pela raiz

Ao que parece o negócio Cervi já era. Essa é um noticia que já alguns dias corre na comunicação social, tendo sido originalmente difundida pelo jornal "O Jogo" e que hoje pode ser dada como consumada pelo teor da noticia do jornal "Record". 

Já volto à noticia do jornal Record de hoje. Para já fico-me pelo que não gostei no processo falhado de contratação. 

Como é evidente esta não será a última vez que o Sporting perde uma disputa negocial por um jogador, essa é parte que menos me preocupa. A este nível e a este preço o Sporting encontrará vários jogadores no mercado. O que me preocupa é a reincidência na mediatização dos passos da contratação, à semelhança de quase todas as que foram efectuadas esta época. A cada dia os jornais acordaram-nos com novos pormenores das negociações de Danilo, Ruiz, de Mitroglu o que se veio a repetir agora com Servi. 

Com uma marcação homem a homem por parte do SLB, ainda não refeito dos efeitos dos seus próprios erros, a falta de respeito por um principio fundamental em qualquer negócio (o segredo, já sem falar na celeridade) condena à partida as nossas pretensões. Ainda mais quando é bem perceptível que o rival, sentindo-se inseguro relativamente às suas próprias capacidades para vencer a principal "guerra" que é o campeonato, parece dispor-se a vencer toda e qualquer acção de guerrilha, mesmo que para isso tenha que inverter os seus pré-anunciados propósitos de reduzir os gastos.

Daí que não me surpreenda, nem a ninguém, que Guilherme Pinheiro acabe por cair por reincidir nas falhas. O que é surpreendente é o teor da noticia do Record, cujo conteúdo só pode ter vindo de fonte muito bem colocada na SAD, tais são os pormenores avançados e que abaixo podem ser escrutinados. A ser verdade o que aí é descrito o administrador fica muito mal na fotografia. Como esta é dada à estampa no jornal, a noticia adquire o tom de um linchamento.

No Record:

"O atraso - fatal - do Sporting na corrida a Franco Cervi tem dois rostos: Guilherme Pinheiro, administrador da SAD leonina, e um advogado argentino, escolhido pelo dirigente para o assessorar neste processo de contratação.

Segundo Record apurou, terá sido a complacência de um e ganância do outro que terão feito com que o Benfica conseguisse fechar o negócio num ápice, mesmo tendo chegado mais tarde junto dos dirigentes do Rosario Central.

Guilherme Pinheiro, responsável pela área financeira da SAD, desconhecia, por completo, que o valor oferecido pela compra do passe do jogador teria de contemplar - obrigatoriamente - todas as despesas inerentes ao negócio, incluindo a percentagem a que o jogador tem direito por lei (15 por cento, segundo a legislação argentina em vigor) e os encargos fiscais previstos (cerca de 20 por cento do valor total da transferência). Significa isto que, na prática, quando Guilherme Pinheiro ofereceu ao Rosário Central 3,8 milhões de euros, estava, no fundo, a propor cerca de 3 milhões, já que ao total da oferta teriam de ser subtraídos 800 mil euros para cobrir os direitos do jogador e do próprio estado argentino.

Guilherme Pinheiro teria a obrigação de conhecer esta realidade, mas fonte próxima do processo garante que o administrador da SAD leonina estava impreparado. Dentro do assunto estaria o advogado argentino, que terá sido recrutado pelo administrador leonino. Apercebendo-se do interesse do Benfica, o causídico terá contactado os encarnados, para depois, em seu nome, apresentar uma proposta superior à anteriormente endereçada pelo Sporting ao Rosario Central. A oferta do Benfica, essa, já contemplava todas (ou quase todas) as exigências daquele emblema.

Record sabe que a sucessão de erros cometidos por Guilherme Pinheiro deixa este administrador muito fragilizado no seio da SAD leonina.

Cultura de exigência

Bruno de Carvalho não escondeu a frustração por perder o jogador para o eterno rival Benfica, estando, neste momento, a ponderar o afastamento de Guilherme Pinheiro. O comportamento do administrador em causa não se coaduna com os graus de comprometimento e exigência estabelecidos por Bruno de Carvalho em todas as áreas do clube. Daí que Guilherme Pinheiro dificilmente volte a liderar qualquer processo negocial importante para os leões."

29 comentários:

  1. Correu mal.

    Mas ficava muito mais preocupado se - como chegou a ser anunciado - a proposta do benfica fosse equivalente à do Sporting.

    Perder porque o benfica vai pagar mais os 15% disto, os 20% daquilo e nao sei o quê a não sei quem (talvez uma ou outra compensação àquele advogado que foi a correr ter com eles, se é que isso é verdade), não me preocupa tanto.

    Como acho que já disse aqui, para mim, o cervi que interessa está em Alvalade e chama-se Mané, Gelson, Matheus, etc. Não vejo porque razão a formação do Rosário Central há-de ser melhor que a nossa.

    Por outro lado, contratar uma esperança por € 4 milhões (mais isto e aquilo, que nunca se sabe muito bem quanto é) e perder uma certeza como o Carrillo por questões monetárias seria para mim um grande soco no estômago.

    Segurem o Carrillo e depois façam o que quiserem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

      Raúl Broglia, presidente do Rosario Central, revelou esta quarta-feira que a transferência de Cervi para um clube da 2ª Circular é muito grande, e que o Benfica está na frente da corrida pelo jovem extremo esquerdo argentino que também estaria na mira do Sporting.

      Em declarações ao diário Record, o dirigente argentino contou pormenorizadamente como estão as negociações com o Benfica por Cervi, e assumiu alguma surpresa na país de origem do investidores do Sporting.

      Questionado sobre o que tinha falhado com o emblema de Alvalade, o dirigente não se quis alongar em grande pormenores, mas assume que houve questões como a origem do investimento leonino.

      "Houve questões, mas não vale a pena revelá-las agora. Eles tinham, por exemplo, um grupo de investidores de um país a que não estamos habituados", afirmou Raúl Broglia.

      Recorde-se que no passado mês de junho, a Eurodeputada do Partido Socialista, Ana Gomes, denunciou e pediu esclarecimentos à CMVM sobre o alegado patrocínio oriundo da Guiné Equatorial ao Sporting.
      Águias desviam Franco Cervi do Sporting
      Publicado hoje às 09:48, por Federico del rio (Argentina)


      Franco Cervi, jogador de 21 anos do Rosario Central, vai ser jogador do Benfica já a partir de janeiro, depois de os responsáveis encarnados, segundo O JOGO apurou, terem avançado para a contratação e, com isso, fintado as negociações entre o clube argentino e o Sporting.


      leitura cronologica dos titulos do decorrer dos contactos com os responsaveis argentinos:


      01-09-2015 - Rosário Central confirma proposta leonina por Franco Cervi
      04-09-2015 - Leões negoceiam acordo com Rosário Central por Cervi
      06-09-2015 - Viola pode ser incluído no negócio por Cervi




      Outras noticias sobre o jogador

      1set 2015 - video.

      Cervi é um extremo que atua preferencialmente pela esquerda, mas que também pode jogar na direita do ataque. Reforça o Sporting em 2016


      01 set 2015 - Como joga, afinal, Franco Cervi

      O extremo, recorde-se, já era seguido pelo treinador leonino Jorge Jesus nos tempos em que orientava o Benfica

      Cervi é um extremo que atua preferencialmente pela esquerda, mas que também pode jogar na direita do ataque, e que prima pela velocidade e explosão. De técnica apurada, não hesita em partir para o um para um. É um desequilibrador, como André Carrillo, mas a promessa do País das Pampas gosta de rematar de longa distância, uma diferença para o talento peruano cujo futuro é uma incógnita (está em final de contrato e em janeiro pode comprometer-se com qualquer emblema)

      03 set 2015 - "Cervi? Estamos muito perto"

      "Ricardo Carloni, vice-presidente do Rosário Central, confirma a notícia avançado em primeira mão por O JOGO.

      "Estamos muito perto, o Sporting fez uma proposta formal e é muito idêntica ao que pretendemos. Pediram que Cervi se mudasse agora, mas não o vamos libertar já, porque fizemos um grande esforço para construir um plantel competitivo",
      O extremo canhoto (21 anos) vai ser jogador do Sporting até 2021, conforme O JOGO anunciou em primeira mão. A SAD verde e branca já chegou a acordo com o clube do argentino por 3,8 milhões de euros por 80 por cento do passervi? Estamos muito perto"

      04 set 2015 - Newell's atrasa negócio Franco Cervi

      Em Alvalade, o elenco liderado por Bruno de Carvalho não ficou agradado com o impasse criado, ainda que o mesmo seja ultrapassável. (...)

      Refira-se que o extremo de 21 anos deverá custar ao Sporting uma verba de 3,8 milhões de euros por 80% dos direitos económicos do atleta, estando à sua espera um contrato válido até junho de 2021, como O JOGO oportunamente deu conta no passado dia 1 de setembro. A cláusula de rescisão deverá ser acima dos 45 milhões de euros

      Eliminar
    2. Ele sem querer prestou um grande serviço ao SCP. Vocês vão ver o barrete( caro) que os lampiões vão levar. Acho que ele nos poupou uns milhões. Esta aquisições de pseudo -craques e jovens promessas é tudo marketing. Na realidade são piores que as que nos já temos na equipa B e formação.

      Eliminar
    3. Segurem o Carrillo custe o que custar (uma força de expressão) e depois comprem o Andrija Zivkovic servio 19 anos invistam 5 milhoes e ele vira´e atenção era sensacional mas para tudo serão necessarios 10 milhões

      Eliminar
  2. Queres ver que agora vai despedir o Guilherme Pinheiro por justa causa, com a desculpa que na reunião oficial que ouve com o tal advogado, o Guilherme Pinheiro levou uma gravada Verde e Preta e não Verde e Branca como mandam as regras.. ou será pelo nó da gravata estar feito para a direita e não para a esquerda?? eis a questão..
    Ou será que isto tudo é só para disfarçar os tais investidores externo de carácter desconhecido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perder Danilo, ok, pode alguma coisa ter corrido mal, perder Mitroglu, ok, não era prioritário perder o argentino, independentemente do valor desportivo deste, é efectivamente uma grande demonstração de incompetência. Não sei se a incompetência é do executivo ou de quem o pôs lá.

      Eliminar
    2. ' reunião oficial que ouve ' , se ouve é porque tem ouvidos

      Eliminar
    3. Anónimo:
      Blog errado! Alhos e bugalhos!

      Eliminar
  3. Não acredito na teoria do advogado "apercebendo-se do interresse do benfica..." O Benfica anda atrás do jogador há mais de um ano, acredito mais em concluio directo com dinheiro a circular por traz.

    ResponderEliminar
  4. Com espanto, observo que os arautos do produto "made in Alcochete", aqueles que cantam loas aos jovens formados na academia, são os primeiros a criticar a direção do clube pelas contratações "falhadas" de jogadores estrangeiros. Por outro lado, os defensores do controle financeiro são os primeiros a criticar a direção por não acompanhar as ofertas (inflacionadas) efetuadas por outros clubes por esses jogadores. Não esquecendo que, numa semana em que foi revelado um lucro de 19 milhões de euros na época de 2014/2015, alguns "escribas" demonstravam toda a sua indignação pela proposta de aumento salário do presidente. Mas afinal, onde anda a coerência? Em que ficamos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo uma coisa é dar primazia á formação e esse é sem dúvida o futuro, agora, quando a direcção manifesta vontade na contratação de um jogador, deixa a notícia sair para os jornais e demora uma imensidão de tempo para a concretização ou não do negócio...então aí é incompetência.

      Eliminar
  5. Anónimo das 13.13
    Ouve é do verbo ouvir e gostava de ter uma gravada como a tua ...Mas não sei o que é...Falando a sério se o negócio de Servi for como o de Mitroglu (segundo se pode hoje ler no Record) seria um mau negócio para o Sporting. Ainda bem que não veio nem um nem outro. O enfoque deve ser outro, neste momento.

    ResponderEliminar
  6. Servi ou Cervi? Já estou baralhado...

    ResponderEliminar
  7. Lá está o Bruninho a arranjar bodes expiatórios.
    É a marca d'água de gente sem categoria. Estas situações resolvem-se dentro de portas. O responsável perante os sócios e o público é sempre o presidente. Mas, o Bruninho não quer ver a sua infalibilidade beliscada. Até porque está em campanha eleitoral.
    Se analisarmos bem, os negócios desta direcção foram sempre acompanhados nas páginas dos jornais. nunca primaram pelo sigilo. Nada de novo, portanto.
    O Bruninho devia era esclarecer os sócios sobre a identidade dos tais investidores que casou urticária aos dirigentes argentinos.
    Primeiro aparece apresentando-se como representante de um Fundo russo. Depois, um Fundo americano. Mais tarde, levantou a espada contra os Fundos porque eram obscuros. Agora, usa investidores que se refugiam na tal obscuridade. Um secretismo estranho, talvez equatorial.
    Vai acabar mal. Pode-se enganar toda a gente durante algum tempo. Pode-se enganar algumas pessoas todo o tempo. Não se pode enganar toda a gente todo o tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado...pode efectivamente enganar-se muita gente por muito tempo!

      Eliminar
    2. Como em tudo na vida, há gente que só come o que quer e quando não tem o que quer, inventa.

      O Sporting não tomou nenhuma posição oficial sobre o falhanço das negociações, pelo que a eventual destituição do Guilherme Pinheiro (que até ver, é apenas especulação e está por demonstrar) aconteceu dentro de portas. Só numa cabeça muito fantasiosa é que há "Bruninhos" a brincar às "infalibilidades". Tanto mais que, como é óbvio, um erro de um homem da sua confiança é sempre um erro seu, porque foi ele que o escolheu. Não há outra forma de ver as coisas.

      Não há um único clube em Portugal que divulgue os investidores, mas, quando se trata do "Bruninho" a história cheira sempre a "um secretismo estranho" e a palavra de um presidente argentino de que nunca ninguém ouviu falar, é sempre a fonte mais fidedigna de todas.

      E, claro, quando esse mesmo presidente, de que nunca ninguém ouviu falar, se refere “a investidores a que não estamos habituados” o que deve depreender-se imediatamente de tais palavras é que esses mesmos investidores são barões da droga habituados a comer crianças ao pequeno-almoço e que, vá-se lá saber porquê, têm um enorme gosto em torrar uns milhões valentes em jovens jogadores do mercado argentino.
      Mas isto, claro, só quando estamos a falar de investidores arranjados pelo “Bruninho”. Os dos outros é tudo gente boa.

      Daí que, por mais desmentidos que o Sporting faça, o rumor de que o "Bruninho" arranjou um investidor na Guiné Equatorial é, naturalmente, para se assumir como a mais pura das verdades.

      Do mesmo que, independentemente de o Sporting se ter tornado no clube mais transparente em Portugal no que às contas diz respeito, nada deve ofuscar o tão apregoado obscurantismo.

      Pois, como toda a gente sabe, o objetivo do "Bruninho" é sempre enganar muita gente, o máximo de gente possível, toda a gente, o Mundo todo e, se possível, até ao fim dos tempos.

      É para isso que ele vive.

      Eliminar
  8. O título do jornal nao bate certo com o corpo da noticia... Segundo o record a proposta dos lamps é condideravelmente superior a nossa, em que é que o dirigente tem culpa disso?

    Já hoje no cm vem a dizer que quando o SCP teria todo acertado com mitroglu os lamps entram em cena e dobraram a nossa proposta...

    Sinceramente nunca hei de perceber este hábito dos 3 grandes de passarem o verão a disputar os mesmos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Sinceramente nunca hei de perceber este hábito dos 3 grandes de passarem o verão a disputar os mesmos jogadores."

      É para depois passarem o resto do ano a disputar as mesmas competições. Até tem lógica.

      Eliminar
    2. Pois só se for por aí...
      Os que mais ganham com isso são os empresários e os jogadores que fazem negócios inflacionados e o que nao falta são exemplos de grandes barretes que os rivais roubaram nos roubaram. Só nos últimos anos lembro me de farina, sami, ghilas, Evandro, Josué...

      Eliminar
    3. Ace XXI,

      eu estava a meter-me consigo. Uma pequena brincadeira.
      A sua declaração/questão é pertinente. Pode resultar de várias coisas:
      - os olheiros são os mesmos para vários clubes;
      - os empresários oferecem jogadores a vários clubes;
      - um jogador supostamente disputado por 2 clubes valoriza o negócio;
      - um jogador supostamente disputado por 2 clubes rivais ainda valoriza mais o negócio;
      - o Benfica já o podia ter referenciado aquando a estadia de JJ;
      - JJ também levou essa referência para o Sporting;
      - o Benfica só quer "roubar" o jogador a um rival para o enfraquecer desportivamente e internamente; se for este caso, vale a pena o encargo? Vale, pois para cobrir essa despesa (5M + prémio + 5 anos de salário [1M época que dá os 500 mil limpos que se fala]) basta "vender" uma "pérola" para o Mónaco ou Valência ou, então, passar pela Porta 18;

      Uma brincadeira. Aliás, como é o Futebol.

      Eliminar
    4. Se roubou ou não roubou pouco me importa.
      A realidade é que ficamos sem um belissimo jogador.

      Eliminar
  9. Claro que a "mediatização dos passos da contratação" é um problema que deveria ser evitado, mas dizer que isso aconteceu em "quase todas [as contratações] que foram efetuadas esta época" é mentira.

    Foram efetuadas 8 contratações esta época: Azbe Jug, Naldo, Ciani, JPereira, Bruno Paulista, Aquilani, Ruiz e Teo.

    Só Ruiz e Teo é que foram noticiados com antecedência nos jornais. 2 em 8.

    Dos que não chegaram a ser contratados, mas cujo interesse foi conhecido com antecedência houve Danilo, Douglas, Mitroglou e, agora, Cervi. Mas também podemos incluir Boateng nas negociações em que não se soube de nada e podemos também incluir a contratação de... Jesus.

    Ou seja, estamos de acordo que "a mediatização dos passos da contratação" é um problema (que não depende só de uma das partes da negociação, naturalmente) mas é falso que isso tenha acontecido a maior parte das vezes.

    P.S. - A confirmar-se que o Mitroglou tem uma cláusula de compra obrigatória de 7 M (ou algo assim) e que o Benfica ofereceu mais 15% ou 20% pelo Cervi, como diz esta notícia, não se pode considerar que os 'perdemos' por falta de habilidade negocial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levando em consideração a fome com que o Benfica anda, é sem dúvida necessária uma mais atempada resolução seja esta favorável ou não, o que me parece é que houve muita incompetência nesta abordagem, não fechando o processo rapidamente a direção põe-se a jeito.

      Eliminar
  10. Jorge vicente (ex-jornal SCP)11 de setembro de 2015 às 12:32

    O que nos deve preocupar a nós todos nesta questão são as palavras do presidente do Rosário Central que disse que o SCP apresentou um grupo de investidores dum país a que não estão habituados. Como é que é? Grupo de investidores? Qual a diferença para os fundos? País a que não estão habituados? Como assim? O BdC não basta defender a seriedade e a transparência. É preciso "praticar" em Alvalade. A mesma história com a verdade desportiva... tanto nos queixamos para agora o Rio Ave denunciar que o árbitro desta jornada (Hugo Miguel) é agente da marca que patrocina as nossas camisolas. Pelo amor de Deus...

    ResponderEliminar
  11. com tudo isto ninguem repara que o bruninho ja ganha o dobro do salario... e nao vai ficar por aqui: em breve, a maozinha dele anda nas contratacoes, como acontece no benfica e no porto...

    ResponderEliminar
  12. O Mundo é pequeno. O anónimo das 13:13 comenta agora no Artista com o nick ultraslb, foi apanhado por que não sabe escrever...gravata escreve gravada, eheh. É de enaltecer o sportinguismo e coerência de Jorge Vicente pois foi BdC que nomeou Hugo Miguel e por último elogio o Norte de Alvalade por dar "voz" a todos os que aqui queiram comentar. O que é nobre e democrático. Mas conheço blogues benfiquistas, com comentadores mais favoráveis ao Sporting que os que por aqui pairam. Tanta azia, tanto, ressabiamento. Enfim. Cumps.

    ResponderEliminar
  13. Mas o problema não vem da gora.
    Neste defeso falhámos algumas contratações prioritárias.
    Será que não temos dinheiro e a direcção ilude-nos com este mediatismo nos jornais?Quero acreditar que não.
    J Pedro

    ResponderEliminar
  14. E rapidamente se passa de "Iuri Medeiros, o Cervi que já cá estava" para "Bruninho incompetente perde super-estrela argentina"

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)