terça-feira, 6 de outubro de 2015

Prolongamento: quando o presidente vai ao circo



Ficamos a saber que o presidente que se ufana de trabalhar vinte e quatro horas por dia também tem tempo para ir ao circo. Sim, circo, porque não há outra palavra para definir um programa como o Prolongamento. O lamentável é não se ter ficado pela bancada, escolhendo descer à arena. Aí mergulhou na mesma lama onde paineleiros como os Guerras desta vida chafurdam. Como ficou claro, é impossível fazê-lo sem sair de lá tão embostelado como os que lá vivem.

É óbvio que o Sporting está sobre cerrado ataque - o Football Leaks é apenas um dos vários indícios, e que aqui falarei em breve - e era necessário fazer a defesa do clube, esclarecendo algumas matérias que estão a provocar sérios danos reputacionais ao clube.  É isto que torna indefensável a presença de Bruno de Carvallho num programa deste jaez, por se tratar de uma escolha voluntária,  quando as possibilidades de escolha dos locais e dos interlocutores eram vastas. Ele que aparentemente até ia bem preparado e documentado.

Como era expectável a gritaria e a boçalidade abafaram por completo a força dos argumentos, dando embaraço e pena tamanha falta de noção do ridículo de um espectáculo burlesco. Se a ideia de Bruno de Carvalho era demonstrar que conseguia ser tão mau como o Pedro Guerra, ao ponto de o embaraçar, então aí o programa pode ser considerado um sucesso pessoal.

São a forma e os meios que usamos que nos definem e distinguem. Ao contrário do exemplo dado por Bruno de Carvalho e do spin do momento, é possível fazer a defesa dos interesses do Sporting sem baixar o nome do clube ao nível a que ontem assistimos, expondo-o ao ridículo. Será muito difícil explicar, a alguém que veja o programa, que diferenças separam uma instituição centenária, com a nossa matriz identitária, de um grupo de arruaceiros que se juntam para uma suecada. 

Bruno de Carvalho pedia há dias na A.G., num apelo quase quixotesco,  que não o deixassem cair. Desta forma é ele que se atira para o chão, não precisa de inimigos, ele próprio se encarrega do seu próprio mal. Infelizmente à sua volta não parece haver ninguém capaz de lhe fazer o contraditório e o culto de personalidade que lhe é dedicado parece estar a tolher-lhe o raciocínio. O Sporting não é ele, é muito maior e mais importante, por muito que ele se esforce por confundir. Ontem pode ter ganho ao Pedro Guerra mas o Sporting perdeu quase em toda a linha.

62 comentários:

  1. Não concordo, como vai sendo frequente aqui no blog.

    A função do presidente de qualquer instituição é defender essa instituição. Quando o faz com palavras, sustentadas com papéis que mostram notícias que saíram e foram dadas como boas em dois momentos diferentes para mostrar a incongruência e deslealdade de gabinete de comunicação rival e comunicação social, não vejo nada mal de isso, bem pelo contrário.

    Quando se vai alertar apresentando provas de um certo aliciamento à equipa de arbitragem, está-se a fazer bom trabalho a nível de clarificação do futebol nacional. Até ontem, ninguém sabia daquele facto.

    Quando se confronta uma das cabeças da hidra que envenena a opinião pública acerca do clube que (creio que é o caso) todos amamos...

    Não vejo nenhum inconveniente. Foi para isto que foi eleito Bruno de Carvalho presidente. Para defender a instituição. E qualquer guerra onde se entre para defender o nosso clube, não é demais.

    Eu recordo os painéis televisivos para debater "a crise leonina" quando o nosso clube andava mais perto das posições de descida de divisão que do primeiro lugar. Nesses, algumas figuras conotadas com os nossos rivais diziam, com um esgar meio irónico, que fazia falta um Sporting forte a bem do futebol nacional. Agora fazem-se painéis com os mesmos tipos. Mas já não são para debater "a crise leonina" e os rivais já não sorriem. Antes espumam-se pela boca.

    Obrigado Bruno de Carvalho. Terás o meu voto na próxima eleição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Até ontem, ninguém sabia daquele facto"

      Facto, a sério?

      Eliminar
  2. Concordo e não concordo.
    Não acho que o programa em causa tenha sido a melhor forma de passar a mensagem. Mas uma vez tomada essa decisão (mt discutível, reforço), havia que ir para cima e demolir tudo. E nisso esteve irrepreensível.
    Demonstrar e desmontar a argumentação daquele palerma do benfica, era e foi a forma escolhida de dar visibilidade à defesa do Sporting.
    Naturalmente que não me agrada ver o meu presidente numa discussão de taberna como a que ontem, em alguns momentos, assistimos, mas honestamente este era um papel que não podia ser delegado a nenhum dos "representantes" do Sporting com acesso a tempo de antena...
    Com isto e além de responder (atacando) o brutal ataque ao Sporting nos últimos dias, BdC acabou de dar uns dias de descanso á equipe técnica para preparar convenientemente o próximo jogo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. O Bruno de Carvalho tem apresentado bons resultados mas infelizmente tem dado sinais preocupantes sobre quem é na realidade. De facto o Sporting precisava de ser defendido mas concordo com o autor, isto foi um péssimo serviço para o nome do Sporting. Mas há uma coisa que me parece que escapou ao LdA. A escolha deste programa foi óptimo para a estratégia dele, assim armou a barraca, deitou os foguetes e apanhou as canas mas não respondeu às muitas questões que estão por responder. Como o que aonteceu com a mentira do Marco Silva, como é contra os fundos e faz negócios em tudo semelhantes, quem são os patrocinadores, os contratos leoninos com JJ, etc, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. O Sporting já disse, por variadas vezes, que não é contra os fundos. O Sporting é contra os fundos sem rosto. É uma diferença substancial, certo ?

      Eliminar
    3. Para esta ala anti-BdC, a lógica não tem lugar na argumentação. É preciso é cascar no homem, seja pelo que for.
      São os mesmos que criticaram BdC por não ter deixado o Godinho contratar o Jesus (LOL!!!) mas que agora odeiam o treinador e não lhe reconhecem competência nenhuma.
      São os mesmos que consideram o Shikabala um acto de gestão danosa mas, agora que afinal o flop até deu lucro, já nem se lembram do caso.

      Eliminar
    4. O problema com os fundos é a falta de transparência e o facto de interferirem na gestão dos clubes. Favorecendo uns e desfavorecido outros com as suas exigências . Isso é que é errado e não é o Sporting que o diz. Foi a FIFA quando proibiu os fundos.

      Eliminar
    5. Bruno Ope, o problema dos fundos não é só a falta de transparência em si, mas os efeitos que essa falta de transparância pode ter na verdade desportiva.

      A razão é clara: se um fundo é detentor dos direitos económicos de jogadores de equipas que jogam entre si e se essa titularidade ainda por cima não é conhecida, a viciação de resultados é um cenário muito plausível, para não dizer provável.

      Não é preciso ir muito longe. Imaginemos que o Rojo ainda jogava no Sporting. Nesse cenário, a Doyen seria sempre parte interessada no resultado final de qualquer jogo entre o Porto (onde tem inúmeros interesses) e o Sporting. E mais: para além desse interesse, a Doyen teria condições muito reais de influenciar o resultado. Num jogo decisivo para um título ou para o acesso à Liga dos Campeões, a Doyen poderia ter uma palavra a dizer no resultado.

      Usei a Doyen como um exemplo porque hoje todos a conhecemos, mas quem fala na Doyen fala em qualquer outra TPO.

      É isto que a FIFA não quer.

      E isto não tem nada a ver com o que o Sporting fez ao usar os angolanos como veículo de financiamento.

      Isto dito, acho que também não podemos ser anjinhos. O Sporting só denunciou os fundos quando isso lhe deu jeito.

      De qualquer modo, não por ser uma guerra conveniente que o Sporting deixa de estar no lado certo da barricada.





      E isto não tem nada a ver

      Eliminar
  4. Como de costume, a vossa visão e ser do contra. Pouco importa o assunto. São do contra, alimentando assim um ódio pessoal ao presidente.
    O que se assistiu ontem não foi bonito. Mas foi um mal necessário. Esse camelo do Pedro guerra faz parte da máquina adversária. Faz parte da propaganda dos 14 milhões. Faz parte do mundo de desinformação que se instalou. E um braço armado de Luís Filipe Vieira!
    Nunca o presidente quis dar uma entrevista. Ele foi lá, para fazer um contra ataque a tudo e a todos! Atacou a comunicação social, o Benfica, o Carrilho , o presidente lampião, Pedro guerra, btv, corrupção. ...tudo! ! Esse era o plano!
    Se podia ser um comentadeiro qualquer a fazer esse serviço? Podia. Mas não era a mesma coisa. Nem ia dar capas de jornais. Nem vocês iam dar destaque. Ia passar despercebido e acabava esquecido. Assim, não. Marca território. Avisa os adversários que com ou sem leaks, nos também temos armas e vamos usá-las!


    MLV

    ResponderEliminar
  5. Ai o nome do Sporting que ficou manchado ontem. Ai o nome do Sporting a ser arrastado pela lama.
    O nome do Sporting anda a ser denegrido há meses e ninguém tem sido capaz de o defender convenientemente. A máquina de propaganda do benfica manipula a comunicação social a seu belo prazer e gentinha como este Guerra têm lugar de destaque. Esta guerra tem de ser travada e se tem de ser travada com os pés na lama, que seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vi o nome do Sporting manchado, mas vi o Porco guerra babado...

      Eliminar
  6. Depois da performance de ontem, na minha óptica ficam duas dúvidas que julgo importantes (e que transcendem a muita espuma da actualidade):

    1. É este o registo (estilo, valores(?)) que devemos antecipar para o futuro?

    2. O que fará o Bruno Carvalho quando deixar a presidência do clube (em particular, caso isso suceda após uma derrota nas urnas)? Podemos/devemos antecipar que se dedicará a estes programas?

    A primeira questão preocupa-me porque até os mais fiéis seguidores do Bruno Carvalho criticam determinadas linhas de comportamento adoptadas e parece-me que muitos haverá que não se identificam com este tipo de comportamento. A segunda questão preocupa caso seja provável que o Sporting não tenha paz com um Bruno Carvalho despeitado em aparições semanais na televisão. Nesse caso, o mais provável é que quem está actualmente preocupado com o rumo adoptado, prefira esperar que o Bruno Carvalho seja rejeitado pela sua base de apoio fervorosa (o que, está visto, só aconteceria em circunstâncias extremas). Será um espectáculo tão edificante quanto o de ontem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo. Se o presidente continuar a defender o Sporting tão fortemente, não o estou a ver perder eleições no clube. A maior parte dos Sportinguistas sabe reconhecer tudo o que o homem dá ao clube.

      Eliminar
  7. Para mim chega. Já não consigo ver este presidente à minha frente. Pensava que o que tinha assistido na assembleia tinha sido horroroso, mas afinal não ficou por aí. É que não é só uma questão de não me rever neste presidente, é a vergonha que sinto por ele presidir o meu Clube. Benfica, Benfica, Benfica, sempre a falar do Benfica?!? Qualquer dia até eu me começo a sentir complexado...
    Mas ele pensa que são todos burros? O SlB não faz como ele no caso do jogador que acabava contrato (Maxi), deixa o jogador jogar até ao final da época (e assim contribuir para o título de campeão), mas como não faz birra nem põe de castigo já são cobardes? Acho que qualquer jogador profissional deve pensar duas vezes antes de assinar contrato com o Sporting do BdC, pois ficam a saber que no último ano de contrato ou renovam ou é um inferno.
    Diz ele que o SLB oferece prendas a árbitros, mas caladinho era um poeta, pois assim vamos ser lembrados outra vez que foi um vice do Sporting que depositou dinheiro na conta dum árbitro.
    E que tal falar da incapacidade de arranjar um patrocínio para as camisolas? E que tal falar do aumento para o dobro do seu ordenado? E que tal falar na vergonha que fizeram ao Marco Silva com mentiras pelo meio? E tal falar do falhanço no apuramento para a liga dos campeões por parte do treinador mais bem pago do futebol português?
    Para mim já só conto os dias para ver este projeto de aprendiz de Pinto da Costa longe do meu Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conte-os bem, porque vai chegar a números extraordinários!

      Eliminar
    2. A defender o Sporting com tanta força, os sportinguistas vão deixa lo estar muito tempo.

      Eliminar
    3. Esta conversa de "aumento para o dobro do seu ordenado" é para levar a sério?

      Eliminar
  8. Não foi esclarecer nada e contribuiu para o freak show.
    Sou Sportinguista até morrer mas não me peçam para pactuar com situações destas.
    J,Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esclareceu algumas coisas e até lembrou que, neste 2 meses, tínhamos ganho vários títulos nacionais. Títulos? pffff, que interessam? Importante é o homem ser bem comportado.

      Eliminar
  9. Fartinha de engravatados educadinhos na presidencia do Sporting. Esta gentalha de vendidos da CS não conhece outra forma de ouvir as verdades. Vergonha tenho eu dos sportinguistas ligarem á forma e ignorarem os insultos com que somos brindados semana apos semana por esta gentalha. Força BDC tens o meu apoio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engravatadinhos piegas! O mal de muitos sportinguista. Aquilo só foi o que foi porque estava lá um tal Guerreta. Verdade que o BdC foi exatamente por isso. Mas reparem. Estava lá um tal Serra (tb inchado, por sinal, e arrogante qb) mas a diferença foi muita. Esse guerra ou morsa, ou lá como se chama, andou meses a fio na CM a estilar ódio ao SCP e agora foi para a TVI e não faz outra coisa. Queriam o quê? Que continue a seu belo prazer a mostrar papelinhos e dizer o que quer sobre o Sporting? Alguém teria de encarar este boi de frente. Foi o presidente! Ok, não é desportivamente correcto...pois! Mas quem o fazia? Um croquete qualquer? Por muito que custe descer de nível há que defender a honra do convento. E quem não se sente não é filho de boa gente... Por acaso alguma coisa que ele disse do Vieira, Gabiel, Guerra e afins é mentira? O facto é que todos os sportinguista queriam ver esse guerra espumar de raiva. Qual cão raivoso...o guerra é muito superior.

      Eliminar
  10. Contra ataque magistral!

    No início desta Presidência, sempre que o Benfica atacava o nosso Presidente levavam com cada resposta que tinham que tinham logo que bater em retirada para a enrabadela não aumentar. Ao aperceberem-se disso, e com a azia causada pelo JJ, mudaram de estratégia... Ataques mais ferozes via imprensa, ataques ainda mais rasteiros via porta vozes amestrados, Football Leaks, etc. Achavam que nos tinham desarmado... Eis senão quando Bruno de Carvalho troca-lhes as voltas vai a este programa armado até aos dentes e mais que preparado para tudo o que a baleia pudesse levar/dizer (não ter telhados de vidro é tão bom...) e ainda leva brindes eheh.

    Foquemo-nos mais no conteúdo, que na forma. Às vezes é mesmo preciso ir para o meio do lamaçal para nos defender, como nos defender dos ataques de quem não sai do lamaçal, nem dá a cara, de uma maneira eficiente? Nunca teria impacto e seria prontamente abafado, como já o estão a tentar fazer hoje (basta ver os telejornais, que com tanta coisa relevante para pegar, pegam no Carrillo e pouco mais), se esta prestação tivesse sido protagonizada por um qualquer comentador Sportinguista.

    Obrigado pela defesa intransigente do SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Só gostava de denunciar uma situação, que acaba por estar relacionado com o que se passou ontem.

    O Site Visão de Mercado, afirma que faz análises isentas e NUNCA se fala em arbitragens nas análises porque não são justificações e no final os resultados não têm alteração significativa.

    O VM, comentando o despedimento do Vítor Paneira, escreve: "...os Beirões estão longe de apresentar uma situação dramática na tabela (...) como também podiam ter já mais alguns pontos, os quais não foram somados por situações extraordinárias, como a grande penalidade a favorecer o Sporting nos descontos..."

    Não é referido que o golo do Tondela tem duas ilegalidades.

    Caiu-lhes a máscara. Enviei um comentário, onde não insultei, e não foi publicado

    Dani

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conta lá coisas que ninguém saiba. Porque o vm já todos percebemos de que cor veste. E verde nao é de certeza!
      Mas o mais engraçado, sao os fiéis cães de guarda! Tem ali uma matilha enorme que tem a certeza que tudo o que diz por ali são verdades absolutas! E alguns dizem ser sportinguistas. ...


      MLV

      Eliminar
    2. O VM era isento mas à cerca de 2 anos mudou, e é mais ou menos igual à btv.

      Eliminar
  12. Li e partilho do que li no Sector:

    A país parou, aparentemente, mas foi para assistir ao debate entre o Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, Pedro Guerra, um capataz do esgoto de Luís Filipe Vieira, Manuel Serrão, um tipo conhecido por defender o indefensável (o peso dos seus argumentos normalmente anda ali à volta do zero) e o cirurgião/chorão Eduardo Barroso, que é de uma imbecilidade tão infantil que dá sempre vontade de pôr em causa a sua competência profissional na área da saúde.

    ...

    Ainda meio grogue com o deplorável espectáculo, comecei então a registar opiniões nos mais diversos sítios. Algumas de malta meio enjoada com a coisa, outras de gente que está de alguma forma imune ao azeite e outras ainda que aplaudiram em especial a prestação do número um de Alvalade.

    Confesso que não me surpreende. A internet está cheia de valentes e radicais e foi para esses que Bruno de Carvalho falou (e que os outros falam, também). E são esses que têm passado o dia a glorificar e a justificar uma figura deprimente com argumentos do tipo "em defesa do clube", ou "contra-ataque necessário" e outras balelas mais ou menos precisas.

    Independentemente dos clubes - e esta é a única certeza que podemos ter agora -, já não resta nenhum adepto dos três grandes que possa dizer qualquer coisa como "o teu presidente é um labrego" sem ouvir de pronto a resposta implacável "o teu também".

    infelizmente é isto mesmo. já nem podemos gozar com o Kadafi dos pneus ou o Bufas da Costa sem termos que ouvir os muitos apelidos que o de Carvalho é gozado todos os dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tínhamos lá o Godinho podíamos dizer que temos um presidente muito distinto. Muito bom argumento.

      Eliminar
  13. É muito bonito ler este rebanho de ovelhas que carentes estavam de um pastor que lhes chamasse otarios, estrupidos e afins é que lhes desse umas vergastadas no lombo mas....
    E então a questão das empresas falidas que não respondeu?
    E os processos fiscais que não respondeu?
    E os processos de dívidas que o gordo enumerou?
    E os processos perdidos no tribunal do trabalho?
    E as acusações por parte do gordo de que foi para o Sporting para arranjar emprego?
    E as acusações de que nunca fez nada de jeito na vida?
    Tudo muito bonito mas,,,,,,,,,
    Mééééééé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque o que interessa é preocupa o Benfica é que o presidente do Sporting geriu mal algumas empresas antes de ir para o Sporting. Isso é importante na questão das arbitragem, dos fundos, ou da renovação do Carrillo que deveria ter começado logo quando BdC chegou ao Sporting(3 anos e meio antes do fim do contrato)?

      Eliminar
    2. Claro! Porque isso tem tudo a ver com o Sporting, e com o cargo de presidente.
      Convence te de uma : tudo o que se passou ontem foi estudado. Nada foi um acaso. Bruno de carvalho foi ali para atacar a vontade. Para minar terreno. Para disparar em tudo e todos! Tudo programado. Tudo! Ele sabia por onde o camelo ia pegar, ele anticipou tudo! Se ele quiser 1 debate a sério, não escolhe o programa onde temos um urso daqueles!

      MLV

      Eliminar
    3. Tanto quanto sei e é possível verificar oficialmente, dívidas ao Fisco e à Segurança Nacional não deixou.
      Também não vi que tivesse tido falências que envolvessem credores.
      Daí que me pareça muito bem que não tenha aceite o repto pessoal.
      No entanto, porque não se preocupam os benfas com a questão da Promovalor (accionista maioriário é LFV), que envolve a bagatela de entre 600 e 1.000 M€, e para além de ser fortemente penalizadora dos lesados do BES, podem vir a pesar na carteira dos contribuintes?
      Sem esquecer o caso BPN, em que Vieira e o sócio Duarte lesaram o Estado, logo, os contribuintes, em 17 M€...
      Sentes-te bem com esses trafulhas? Olha, eu não, custa-me muito a ganhar e é inadmissível ainda ser penalizado com taxas, sobretaxas e taxinhas por causa de escroques que vivem à custa do alheio. Se ati não custa e até gostas... força!

      Eliminar
  14. Espetáculo mais que degradante. O Presidente do Sporting Clube de Portugal não pode ser isto. Sentiu necessidade de responder ao Guerra porque lhe dá importância. A melhor resposta seria nenhum sportinguista frequentar ou ver aquele programa. Nunca um confronto direto com o Presidente. Independentemente das vitórias ou não que acompanhei ao longo destes meus 45 anos de vida e 41 de sócio, habituei-me a ver no meu Sporting figuras que além de amarem o clube, amavam também o desporto e a camisola que envergavam. Figuras como Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Prof. Moniz Pereira, Prof. Reis Pinto, Aurélio Pereira, Vítor Damas, António Livramento, Enfermeiro Manuel Marques, o grande capitão Manuel Fernandes e tantos tantos outros sempre me fizeram sentir orgulho em ser Sporting. O meu clube tem que ser muito mais que a pobreza de ontem. Temos a obrigação de dar o melhor de cada um de nós para que as vitórias surjam e sejam frequentes, mas o respeito pelos adversários só torna essas vitórias ainda mais saborosas. Jamais deixarei de amar o meu clube mas ontem senti uma profunda tristeza pelo que aconteceu. Ontem perdemos todos, descemos ao nível que tanto criticamos. E perdemos ainda mais quando continuamos a dividir os sportinguistas por categorias (brunistas, croquetes...). O Sporting é UM SÓ. António Oliveira disse: "por cada leão que cair, outro se levantará", temo pelo dia em que seja o meu clube a cair de vez!

    ResponderEliminar
  15. Estou, ao contrário do que é normal, completamente de acordo com o Leão de Alvalade.

    Foi o pior momento de sempre do Presidente.

    ResponderEliminar
  16. Estava preocupado por o presidente ir ao programa. Também achava que não valia a pena lá ir e descer aquele nível com o risco de perder a razão ao falar contra aquele Porco Guerra.
    Mas BdC não perdeu a razão em momento algum. Falou de TODOS os assuntos que podiam incomodar os Sportinguistas. Não precisava. Os comunicados e as suas declarações deviam ser suficientes, mas alguns preferem acreditar em pasquim.
    BdC rebentou com o Porco. Foi feio, admito e o presidente lesou a sua imagem. E isso é mais uma razão para lhe agradecer. O Presidente do Sporting arregaçou as mangas, desceu à pocilga e deu uma sova ao Porco que ele se cagou todo. E por cada cagalhao que saia, o presidente pegava nele e atirava o a boca do Porco. Tudo para defender o Sporting. Sujou-se, manchou a sua imagem (para além de ter passado duas horas na mesma sala com o Porco) e tudo para defender o Sporting. Obrigado Bruno de Carvalho. Neste momento, Bruno de Carvalho mostrou que a guerra que montaram contra o Sporting vai ser combatida com toda a força. E devíamos todos estar Unidos em torno desse objectivo. Mas preferem falar de imagem do clube e que descemos o nível. Mas qual nível pá ? O do football leais? O do Mr. Burns? O do Porco Guerra?
    Grande Presidente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um fetiche tão grande por porcos não terá visto antes o triunfo dos porcos? E também fala muitas vezes em nome de todos os sportinguistas? Percebe-se logo que também conhece mais porcos que leões.

      Eliminar
  17. Grande Presidente, a defender o SCP como um Leão, acabou-se com a turma do croquete e do politicamente correcto, se querem guerra damos guerra, e defenderemos o nosso clube até ao fim, não entendo é as criticar por termos um presidente que defende o clube com unhas e dentes e contra tudo e todos. Força Bruno Carvalho és o Maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para a semana está lá novamente o Guerra e o que faz o Presidente? Volta lá daqui a 15 dias? Vai todas as semanas como comentador?

      Eliminar
  18. o presidente vai ao circo? és benevolente.

    o presidente é o circo. já o foi na AG, ontem conseguiu ser pior. consegue ser mais ridículo que um paineleiro que os próprios benfiquistas gozam (o pedro guerra)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, gostaste dos títulos nacionais que se conquistaram em Agosto e Setembro, alguns contra o benfas?
      Vá lá, confessa...

      Eliminar
  19. Antes de avançar gostaria de dizer que comparar o prolongamento com um circo é desrespeitar a nobre arte circense, pelo que não concordo com a adjectivação do titulo atribuído a este post pelo LdA… Aquilo é mais uma pocilga, ou furda como se diz nalgumas aldeias da minha Beira Baixa.

    Está, efectivamente, encontrada a vocação de BdC: PRESIDENTE-PAINELEIRO, como anteriormente referi, assenta-lhe que nem uma luva… Conseguiu vencer o mais javardo de todos os representantes de tal actividade. E para isso teve que baixar ainda mais o habitual nível do tal “gordo” e “sem família” Pedro Guerra. Parabéns!

    Agradecer ainda a quem, num post recentemente publicado neste Blogue, por aqui deixou um link de um vídeo que anuncia a ida de um antigo presidentes do SCP, a programa de semelhante teor. Houve outros antes que fizeram o mesmo. Dá para recordar a “ligeira” diferença de comportamento e maneira de estar. Confirma-se que, ao contrário de BdC, não foram para esse tipo de programas “debater” com outros paineleiros, mas para serem entrevistados pelos jornalistas moderadores desses programas. Mt ocasionalmente responder tb a perguntas dos paineleiros residentes, sem, no entanto, entrar em despiques mais ou menos cordatos e/ou educados com esses cavalheiros. Temos assim, realmente um maravilhoso mundo novo, protagonizado por Bruno de Carvalho!

    Por fim, dizer que não surpreende a divisão de opinião expressa nesta caixa de comentários sobre o desempenho de BdC na noite de ontem. É até muito simples na realidade, quem gosta de ver gente a chafurdar, apreciou o espectáculo, quem não gosta e tem o olfacto mais sensível, só podia detestar. No meu caso, achei tudo "aquilo" nojento e deplorável.

    Definitivamente “aquilo” que ontem se observou na tvi24, não corresponde à minha ideia de SCP, nem sequer se aproxima vagamente dos valores que me habituei a associar ao meu adorado clube ao longo da minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso, Virgilio ... Sempre pobretes mas alegretes!

      Quanto à divisão que dizes expressa na caixa de comentários, se descontares aqueles que gostam tanto do Sporting com eu do Benfica, provavelmente ficas surpreendido é com a falta dela.

      Cumprimentos Leoninos
      AF

      Eliminar
    2. Virgílio, gostaste dos títulos nacionais que se conquistaram em Agosto e Setembro, alguns contra o benfas?
      Vá lá, confessa...

      Eliminar
  20. Brilhante resposta do nosso Presidente.
    É preciso jogar o mesmo jogo e com iguais instrumentos para se fazer ouvir quando existe uma manipulação alienante da comunicação social contra o Sporting.
    Foi isso que se fez.Com dureza ,afrontamento ,coragem e verdade.
    Não nos querem deixar seguir o curso da nossa história de vencedores porque os últimos dirigentes ofereceram aos nossos adversários um posicionamento de menoridade .E eles habituaram se a isso.O trabalho de recuperação foi feito e está ganho.Vamos em primeiro, ganhamos a super taça, temos o melhor treinador do País por aquisição ao rival e provocamos inveja e ataques ferozes.
    Muito bom!
    Meio caminho andado

    ResponderEliminar
  21. É isso mesmo Virgilio, pobretes mas alegretes!

    Quanto à divisão bem expressa na caixa de comentarios, se descontares os comentarios dos que gostam do Sporting como eu do Benfica, vais ficar surpeendido com a falta dela.

    Cupts
    AF

    Tinha alguma coisa de ofensivo o comentário que fiz?

    A censura os comentários que não lhe agradam é atitude fascista.

    Apaga mais este então, e passa bem, aqui vou tentar lembrar-me de não voltar.

    Apaga mais este ...

    ResponderEliminar
  22. O nosso presidente tem que fazer aquilo que voce nunca fez, defender o nosso clube!

    ResponderEliminar
  23. Caro Leão de Alvalade

    As minhas desculpas pela repetição do meu post e pelo comentário que fiz sobre a censura do mesmo.
    A demora na publicação, que compreendo, levou-me a pensar erradamente que teria sido censurado.
    Renovando o pedido de desculpa,apresento as melhores saudações leoninas.

    AF

    ResponderEliminar
  24. Parabéns, presidente Bruno de Carvalho e obrigado pois, o seu desempenho foi excelente.
    Bem-haja.

    ResponderEliminar
  25. Fiquei embasbacado com o espetáculo dado pelo nosso Presidente... Vergonha é um eufemismo para me referir ao que senti...

    Antes de mais, o BdC não foi lá defender o Sporting, foi defender-se a si próprio. A questão é que ele - e muitos dos seus apaniguados - confunde-se com o próprio clube.

    É evidente que o Sporting tem sido atacado, mas tem sido atacado apenas e só por causa de quem o lidera e de todas as guerras que compra com tudo e todos, muitos com poderes que só uma criança acha que pode derrotar a vomitar soundbytes. O Presidente insulta tudo e todos, insinua maroscas a tudo e todos e espera o quê? Que fique tudo calado?? Uma coisa é ter princípios e valores e bater-se por eles, outra coisa é ser naif e achar que se pode derrotar o mundo atrás dum teclado ou a gritar mais alto que os outros.

    Por fim, houve um leque muito alargado de coisas que disse que não foram para defender o SCP e nem sequer o próprio. Por muito que o Pedro Guerra seja execrável - e é muito - afirmar que ele foi atleta do Damaiense, que ocupa mais que um lugar no estádio, que ele é doido, que não tem família (!!!), que é um vendido, defende o Sporting exatamente de quê? Se o Guerra não é respeitado sequer pelos seus consócios, havia alguma necessidade de o enxovalhar? O presidente do Sporting? Está tudo doido.

    BdC tem tido resultados desportivos e financeiros interessantes, mas não o suficiente para se dar a este luxo de deixar mal o clube e envergonhar muitos dos seus sócios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envergonhar os sócios na intransigente defesa do clube face ao ataque diário e sistemático da comunicação social do carnide.

      Felizmente apenas uma pequena fatia da massa associativa pensa como você.

      Eliminar
    2. Não é que me preocupe se estou muito ou pouco acompanhado nas opiniões que tenho, mas as pessoas com quem falei pessoalmente não estavam assim tão agradadas com o, digamos, espetáculo.

      Repito: BdC não foi defender o Sporting de ataques, foi defender-se a si mesmo por que ele, por culpa própria, é que se tornou o alvo. O Sporting leva por tabela. E, como disse também, os ataques soezes ao Pedro Guerra - que, reforço, é um asno insuportável - não têm nada a ver com a defesa dos interesses do Sporting, mas sim com a vontade pura e simples de fazer bullying e de espezinhar um gajo que não é sequer considerado entre os seus consócios.

      Eliminar
  26. Hoje será visivel para muitos os resultados da intervenção do presidente BdC na 2ª feira.

    SLB sofreu um +1 golpe neste contra ataque do presidente as ofertas dos "Kits Cortesia" que eram "mais" uma mentira de BdC acabaram por ser confirmados, todas as informações sonegadas por uma CS subjugada a uma "estrutura" não teve outro remédio agora que não fosse a começar a desvendar o veu sobre muito do que foi revelado por BdC;

    A parceria com o Caala foi desmistificada;

    Hoje no football Leaks vimos a confirmação da proposta do Leicester que vem tb reforçar o que foi dito pelo presidente assim com dos documentos trocados com o fundo de Pini Zahavi relativamente às bases para um futura venda de Carrilho;

    Concluindo a apesar de não ser bonito de se ver, a ida de BdC foi benéfica para o SCP ... é certo que ele (BdC) sai de lá ainda mais "odiado" por alguns sportinguistas, os mesmos que muitas vezes exigem resultados mas não gostam de ver um presidente sem medo de arregaçar as mangas e lutar lutar lutar por ele pelo SCP e por todos os Sportinguistas no meio de tudo isto acho que um pouco mais de coerência não faria mal a ninguém.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Concluindo a apesar de não ser bonito de se ver, a ida de BdC foi benéfica para o SCP ... "

      :)

      O baixo nível evidenciado, afinal só trás benefícios... Dizes...

      Sérgio... Sérgio... O BdC não podia divulgar tais informações sem ser no "prolongamento" e enlamear-se (e ao SCP com ele) com a besta do paineleiro lampiãozinho, pois não? Pois claro que não, não seria bem o estilo dele... Por exemplo: essa info do kit cortesia que, segundo consta, custa para cima de 600€, ultrapassando largamente o que a própria UEFA permite em jogos de competições por si organizadas, bastava-se a ela própria em termos de contundência. Uma sugestão: afinal criou-se uma TV para quê?

      Essa da desmistificação da parceria com o Caála é para rir, certo?

      O Pini Zahavi retaliou contra o SCP no caso Carrillo?... Claro que sim! E BdC tinha que ter prevenido isso... Qd se ataca, deve esperar-se resposta e estar preparado para ela. Confirma-se que não estava... O resto é treta... Justificações e desculpas esfarrapadas para preparara a saída de Carrillo a custo ZERO, provavelmente para um rival directo (a concretizar-se, será outro golpe que BdC não consegue evitar). Não renovou, não vendeu, um dos maiores activos de que dispunha no plantel, tem que assumir o falhanço. O SCP sai prejudicado quer financeiramente ( e muito…), quer desportivamente, uma vez que perde um titular indiscutível e que atravessava um enorme momento de forma. Mas… e humildade para isso?

      SL

      Eliminar
    2. Ah! Só mais uma coisinha: Lutar? Sim, Sempre... Mas com responsabilidade, competência, sem aldrabar os sócios (caso Marco Silva é por demais evidente) e outro (mt diferente) nível. O SCP não merece menos do que isso!

      Eliminar
    3. Oh Sérgio, Sérgio esses argumentos podem ser úteis entre meninos e adolescentes mas não colam na vida real. Duvido do que chamas "resultados", creio mesmo que não dará em nada. Mas mesmo assim era possível fazer as coisas com elevação, à Sporting e não uma peixeirada à Maximo dos Taxis ou o Barbas. Uma vergonha, não sei como é que alguém pode atravessar-se por uma coisa destas. Está tudo parvo ou quê?

      Eliminar
    4. Caríssimos temos opiniões diferentes.

      Eliminar
    5. Virgílio, esse "outro nível" que se refere tivemos nós durante anos em Alvalade com os resultados que se conhecem. Autênticos tecnocratas e gestores ruinosos que durante anos se serviram do clube e o deixaram quase na ruína.

      Por isso Virgílio, com o devido respeito, deixe-se de fitas! Apoie o Sporting!

      Eliminar
    6. Ena, ena... e esses senhores defendiam o SCP? Olhe, não dei por nada...

      Deixaram quase na ruína? E eu a julgar que tinha sido mesmo na ruína... Está a ser condescendente. No passado, tal como no presente. São estilos.

      Eliminar
    7. Virgílio, em que é que o Dr. Bruno de Carvalho mentiu no "caso" Marco Silva??

      Já agora, o Sporting rescindiu com um ex-funcionário, isso é um "caso" em quê? Mais, rescindiu, pagou/está a pagar o acordado, isso é um "caso"? Deixem-se de inventar...

      Eliminar
  27. Grande estratégia do Sporting e de BdC, a peixeirada foi um mal necessário. O que se viu ontem foi o BdC a ser forçado a baixar o nível para comunicar com o energúmeno do Pedro Guerra que, como se esperava, tudo fez para tentar manobrar a conversa e distrair os ouvintes com as suas habituais tácticas do "não lhe admito", mas a acabar esmagado e a espumar pela boca.

    O BdC esteve impecável na defesa do clube porque, como todos sabemos, havia assuntos sobre a vida do clube e até extra clube que tinham de ser falados.

    Como se custuma dizer, quem semeia ventos colhe tempestades e o BdC em duas horas e meia foi capaz de desmontar a teia do carnide e virá-la contra eles. Uma teia de contra informação diária e sistemática que visava única e exclusivamente prejudicar o nosso clube.

    Pelo meio o BdC ainda fez ao Guerra a pergunta que eu gostava de ver respondida: como é que o Guerra teve acesso ao draft do Mitroglou um mês antes da criação do football leaks? Ah e tal, é info excluído! Até pode ser mas de certeza que está envolvido de alguma forma.

    Eu sei que o BdC podia ter escolhido outro programa com mais nível e menos peixeirada, mas não era a mesma coisa e muito provavelmente não teriamos conhecimento da black box das prendas do carnide para obter o tão necessitado colinho.

    Em relação ao supostos sportinguistas aziados e escandalizados com o BdC juntem-se à Ana Gomes e ao seu "estado de choque" e vão à CMVM investigar o patrocinio do carnide com a Fly Emirates.

    Parabéns ao Sporting em especial ao presidente BdC pela intransigente defesa do clube e sobretudo por ter sido capaz de destruir a máquina manipuladora de contra informação do carnide e, claro, por ter deixado o Guerra a espumar pela boca.

    ResponderEliminar
  28. Resumindo o "circo", a única informação NOVA que ali apareceu foi mesmo o Kit de Cortesia, certo?

    Sendo assim, não teria ficado muito melhor ao Sr. Presidente do SCP ter ido com toda a pompa e circunstância entregar o tal pacote anónimo à FPF ou à PJ numa verdadeira "demonstração clara da forte necessidade de alteração imediata de mentalidades e procedimentos do futebol português, obtendo com isso a necessária credibilização, transparência e modernização do mesmo"*?

    Se o intuito fosse também pôr o Kit no conhecimento de todos, isso poderia ser feito por coincidência à hora dos directos dos telejornais e acompanhado das habituais "fontes próximas da direcção" que deitavam o conteúdo todo do kit cá para fora...


    P.S.
    * retirado do penúltimo parágrafo do comunicado sobre o castigo de BdC
    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_comunicadosad_021015_155482.asp

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)