Bruno de Carvalho e a argamassa que cola a "dita" "dura"
É minha convicção que a constituição de uma comissão administrativa que assegurasse a transição durante o período eleitoral era a situação que melhor defenderia os interesses do clube. Essa oportunidade perdeu-se certamente porque, ao contrário do que aconteceu nas AG's anteriores, Bruno de Carvalho não sentiu a segurança de ganhar com facilidade.
Gostaria de ser benevolente com aquele que foi eleito e mereceu a confiança de um número elevado de Sportinguistas e que tem obra feita no clube. Mas foi a excessiva tolerância perante todos os sinais de aviso que nos trouxe aqui. Bruno de Carvalho traiu essa confiança reiteradamente nos últimos meses, alheou-se do interesse comum para se preocupar exclusivamente com a manutenção do seu próprio poder. De factor de união é cada vez mais uma granada que estilhaça o clube. É aí que termina o sentimento de gratidão que lhe poderia ser devido.
O Sporting não é hoje mais respeitado nem sequer temido. Não tem qualquer poder de influência nas decisões dos organismos tutelares. Colecciona inimigos sem fazer um único aliado. Não é melhor tratado pelos média, que entre acusações de parcialidade, em especial aos titulos da Cofina, oferece exclusivos e directos. Não infunde temor ou respeito nos rivais, de quem se tornou o melhor aliado nos momentos que deveriam ser de embaraço. Não é preciso recuar ao que foram os últimos meses, basta ver o que sucedeu agora com o negócio Rui Patricio, cuja birra de última hora tirou mais uma vez o foco que incidia embaraçosamente sobre o SLB. Ao invés de sermos temidos os adversários já nos dispensam o mesmo olhar com que se vê um individuo com uma doença grave de cura duvidosa.
Bruno de Carvalho cometeu vários erros nos últimos meses mas o pior de todos foi encetar uma fuga para frente, recusando a realização da AG destitutiva. Uma contradição com o registo histórico das suas declarações, que aprofunda o sentimento de estarmos perante um líder que se apropriou dos temas que constituíam as nossas preocupações de forma oportunista, mas cuja sustentação acaba quando colide com os seus próprios interesses.
Foi assim com os "croquetes" que, de inimigos do Sportinguismo passaram a figurar na sua lista de honra nas últimas eleições. Foi assim com os órgãos de comunicação social, em especial, como se disse acima, com os títulos da Cofina . Foi assim com o anticristo Jorge Mendes, a quem moveu uma fatwa mas acabou agora a oferecer a procuração do negócio de Rui Patrício. Negócio que o próprio BdC se encarregaria de fazer abortar por birra de última hora. Fica por explicar, por exemplo, em que é que diferente do negócio Alan Ruiz, cujos mais de oito milhões de euros são o dobro do dinheiro recebido pelo clube de origem, dividindo-se metade em miriades de comissões que tanto reprovou em anteriores mandatos.
Mas talvez o mais importante seja mesmo o que cai definitivamente por terra: a reivindicação do estatuto de arauto da transparência e regeneração do desporto nacional. Quem não respeita as regras basilares da instituição a que preside não é força regeneradora de coisa nenhuma.
É desta argamassa de mentiras, manipulações que se constroem as ditaduras, a par da ignorância e indiferença. A receita é a de sempre e tem funcionado em ambientes onde a balcanização e lideranças fracas diminuem o orgulho e o amor próprio. Identificam-se os inimigos, constrói-se um guião ao jeito de catecismo, infundindo um sentimento de pertença a uma causa justa, apresentando-se como redentor, difunde-se a palavra. O que era uma realidade complexa é agora muito simples: quem não é por mim é o inimigo. São esses os argumentos que nos são despejados em jeito de cassete em loop cada vez que ousamos discordar: CS, lampiões, croquetes, cartilheiros, etc, etc.
Mas se Bruno de Carvalho é cada vez mais um sério problema para o Sporting, porque se percebe que, seja qual for o final, vamos sair maus pequenos e mais fracos, ele está longe de ser o principal problema do Sporting. Esse será sempre quem o sustenta e lhe continua a dar abertura. De instituição secular de reconhecida utilidade pública o clube hoje parece-se hoje estar à beira de uma deriva religiosa de fé inquestionável num messias. Ou, em versão menos drástica, numa monarquia absolutista onde todos os poderes se concentram numa só pessoa.
Já foram queimadas várias pontes, já foram desbaratadas várias soluções. Hoje realiza-se uma manifestação em que se pedem eleições já. Não sendo a solução que preconizaria inicialmente, essa é seguramente muito melhor que deixar o Sporting nas mãos de quem não percebe o essencial: o Sporting de um será sempre um sporting pequenino, muito mais pequenino que o Sporting que foi de todos.
Belo texto LdA. E se muito discordava de certas criticas que fazias a BdC no inicio do seu mandato, neste momento concordo com todas elas
ResponderEliminarObrigado Bruno, SL
EliminarE assim está o Sporting: os adeptos a modos que numa batalha campal, enquanto o seu presidente se pavoneia, no seu estilo tão próprio de bobo da corte, completamente aluado, por forma a sustentar o seu ego e sede de poder! Um clube Grande que, a pouco e pouco, perde o seu estatuto de Leão, para se transformar-se no Palhaço Triste de todo este circo mediático!
ResponderEliminarCaro Leão de Alvalade,
ResponderEliminarObrigado uma vez mais por escrever tão bem sobre o que vamos presenciando.
É um alívio ver que ainda tenho consócios que têm posições firmes, mas equilibradas. Era só isto!
SL
Obrigado, SL
EliminarCaro "leão de alvalade", tive o cuidado de ler a sua missiva até ao fim, e garanto-lhe uma coisa, o senhor se assim o entender poderá a breve trecho ser paineleiro em qualquer tv...sem dúvida nenhuma!!!possui o verdadeiro pedigree.
ResponderEliminarSL
Obrigado cassete em loop
EliminarAlguém que fez de tudo e não foi desde o 1º segundo, foi antes, para descaracterizar o SCP tem obra feita?! Para mim chega. Antes não tivesse.
ResponderEliminarCerteiro e clarividente.
ResponderEliminarParabéns .
Certeiro e clarividente.
ResponderEliminarParabéns.
Obrigado, SL
EliminarDepois do que já se viu e do que adiante se verá, mas que já se percebe por declarações de "arrependidos", é notável que muitos sportinguistas continuem a falar da obra do sr Carvalho! Com esta clarividência toda, vai haver mais carvalhos no futuro do Sporting.
ResponderEliminarUm indivíduo que começou muito antes de ser eleito a mentir e manipular, que sempre revelou a maior falta de caracter, que usou as técnicas mais baixas para denegrir e difamar anteriores dirigentes e sócios, concita estranhamente a admiração por supostos méritos que se sabe seguramente que não lhe são devidos.
A grande obra deste fantoche claqueiro virá à tona quando a PJ terminar as investigações nos processos de corrupção que envolvem o nome do Sporting e que pelos vistos não envergonham os seus hagiógrafos.
É penoso ver tantos sportinguistas continuarem a convidar o psicopata a demitir-se e concorrer a novas eleições. A sério? Querem mesmo que ele se recandidate? Querem mesmo candidatos com este perfil e lastro de destruição do clube e da sua reputação???
Triste tempo o que vivemos. O sr Carvalho não é causa, é consequência de uma doença que há tempo vinha minando o clube e se detectava nas redes sociais.
Depois de 5 anos a apresentar factos e suportar o bullying dos apóstolos, resta-me o gozo de ver tantos aleijados morais a fingir surpresa quando verificam que a táctica anterior já não resulta e pateticamente a virar a casaca. É tarde, agora que todos vêm que o rei vai nu já não podem dissimular mais.
Caro LdA, os meus parabéns pelo post e pela capacidade de ter visto bem longe o que era este personagem inqualificável, que há uma mão cheia de anos governa o nosso tão amado clube.
ResponderEliminarJá aqui confessei que fui dos estúpidos que acreditou até há bem pouco tempo atrás, apesar dos inúmeros avisos e indícios.E se a forma sempre foi um problema, na verdade ia-me guiando pelo coração já gasto e pela obra feita que o velhaco, apesar de tudo, ia mostrando em algumas áreas que me são caras.
Pensava eu, à medida que os episódios sucediam e que o copo ia enchendo, que mais baixo não era possível chegar. Mas este rapaz mostrou-me sucessivamente como estava errado. O homem consegue fazer sempre pior do que se espera! E não demora muito!
Enfim... Sinto-me triste por ver onde estamos, envergonhado por ter apoiado este caminho e revoltado por ter contribuído activamente para isso (por muito pouco que eu valha no universo leonino).
Mas sobretudo, mais do que em qualquer momento negativo das nossas equipas ao longo da minha existência (e muitos foram bem dolorosos), sinto-me profundamente derrotado. Sem forças para combater. Sem forças para envergar o leão ao peito e exibi-lo com orgulho, como sempre o fiz. E já sem capacidade para demover quem me é mais próximo de se encantar por outras preferências... E como o posso censurar?
É que se já me era difícil conceber a possibilidade de algum dia vivermos uma situação tão surreal como a actual, mais estupefacto fico com o exército que o jovem tirano conseguiu montar! E acredite, meu caro, não são poucos! E sabem mostrar os dentes... ò se sabem!
Enfim... tanto havia para dizer, mas de facto é penoso hoje falar do Sporting. O coração está demasiado fraco para aguentar isto. O caminho é mesmo hibernar e deixar de lado este sonho que durante tantos anos, apesar das inúmeros tristezas desportivas, me ia alimentando.
Que a força esteja convosco!
SL
Adolfo, ninguém é estupido por acreditar de boa fé. Isso é quem trai as expectativas dos que depositaram confiança.
EliminarAdolfo, nunca deite a toalha no chão e não pare de vestir-se de leão ao peito com todo o orgulho. Eu bem me lembro como era crescer nos anos 90s como Benfiquista.
EliminarEstás agora no fundo do túnel, mas a luz vai aparecer :)
Coragem aos meus amigos “lagartos” (e digo isto com toda a minha amizade).
LdS
Já agora que considera ilegal a Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral, ideia que eu também partilho. Gostava de saber qual a sua opinião a esta convocatória que saiu no Jornal, já agora como interpreta a acção da demissionária MAG e se também a considera um ataque ao poder. A credibilidade vê-se nestes pontos. Ambos agiram ilegalmente e o senhor só refere um. Era o que faltava que assinaturas se é que as há, que até podem ser feitas por adeptos de outro clube fosse suficientes sem a sua validação para convocar uma assembleia geral, isto também é muito parecido ao que Hugo Chavez fez. Sabe o que era preciso? Alguém verdadeiramente do Sporting que não tenha interesse em tachos e que fizesse a ponte entre as duas correntes. Há um reestruturação a ser negociada que é importantíssima para o Sporting, parece que todos esquecem isto.
ResponderEliminarNormalmente não respondo a quem não se identifica, mas cá vai. Relativamente à MAG ainda em funções (só terminam quando for eleito nova MAG) para mim é surpreendente que seja Marta Soares a garantir a legalidade no clube. Isso diz tudo do que tem sido os últimos actos de Bdc.
EliminarSobre as assinaturas não posso garantir que existam porque não as vi mas daí a fazer um filme desses, enfim...
O que é preciso é que os eleitos respeitem os mandatos, respeitem os sócios e os estatutos.
LdA,
ResponderEliminarOuço assiduamente o Sporting160 e às vezes tenho dificuldade em perceber como é que o JD do 160 pode ser o LdA.
É tão triste ver que as pessoas se interessam mais pelas aparências do que pelos actos...
O BdC isto, o BdC aquilo, o BdC aqueloutro..., isto é conversa que enjoa qualquer um e que simplesmente serve para fazer aquilo de que as pessoas mais tentam culpar o BdC: de dividir.
Se não fosse o BdC, vamos supor que fosse um qualquer presidente dos últimos 6 ou 7 que tivemos, que fizesse tudo aquilo que BdC fez até agora, as coisas boas e as coisas más, mas com o estilo e com o discurso certinho, betinho e tótó que caracterizam os 6 ou 7 de que falo, alguém estaria aqui a dizer que estamos a viver uma crise profunda e da qual temos muita vergonha??!
Epá, vamos ter noção. Há coisas nos textos que tenho lido, inclusivamente nos teus LdA, que ultrapassam os juízes e os tribunais deste país. Toca logo que dar o homem como culpado do atentado terrorista de Alcochete, do culpabilizar por rescisões de jogadores, que se podem muito bem vir a provar não terem justa causa, e se calhar se formos a ver o homem ainda é culpado pelo desaparecimento da Maddie.
Isto! Isto é que divide. É ver que na ETAR de Carnide, com ou sem razão, porque até agora nada está provado relativamente às acusações mais graves que lhes fizeram, é ver que toda a gente está caladinha em apoio ao clube e à direcção.
União de aço da treta! Mesmo da treta.
"Ah, mas tu não és do Sporting, tu és é do BdC FC". O caral$#@ é que eu não sou do Sporting.
Eu quero que o BdC se lixe, que vá pra casa escrever no FB prós amigos.
Mas eu quero que daqui para a frente todos os gajos que vierem para o lugar dele dirijam o clube exactamente da mesma maneira. Sem ceder a pressões ou a chantagens seja de quem for, um gajo que decida sem perguntar nada aos sócios, porque se os elegemos é porque confiamos neles e na sua capacidade de decisão.
Um gajo que consiga os resultados desportivos e financeiros que ele tem apresentado, há quem duvide dos mesmos mas quem sou eu para falar sobre isso se até são auditados.
Um gajo que recupere os passes dos jogadores que andavam nas mãos de outros.
Um gajo que faça um pavilhão onde nós possamos conquistar muitos títulos nas modalidades como tão bem temos feito.
Um gajo que não vergue e que exija dos jogadores que honrem a verde e branca, que não lhes permita andarem a ritmo de passeio e de virarem as costas aos adeptos, etc.
Fico triste mas tenho que reconhecer, que esse amigo aí em cima que dá por Anónimo e que diz que tens pedigree de cartilheiro, LdA, às vezes até pareça que tem razão...
SL
Na verdade tem que se exigir que qualquer representação com a Verde e Branca dê o Máximo, quanto ao proveito que daí se tira$$$$, já é outra coisa.
EliminarJohn não sei onde queres chegar. Talvez possas ser mais concreto relativamente à evocação do 160.
EliminarMais concreto? Posso tentar.
EliminarA questão é que te ouço no 160 há já bastante tempo, e sempre deu pra perceber que não gostas de BdC. E até aqui está tudo bem.
Mas a questão é que no 160 tu não dizes as coisas que dizes aqui. Às vezes andas perto de dizer, mas nunca concretizas como fazes aqui no blog.
Vais ao ponto de praticamente aceitares como verdadeiras acusações que são apresentadas pela CS e que muitas vezes têm acabado por até ser desmentidas pela própria CS.
E isso é mau. É muito mau porque isso também divide, que é um dos defeitos que as pessoas mais lhe apontam. Mas depois fazemos o mesmo.
Não gostas dele, tudo bem, eu também lhe vejo muitos defeitos. Mas nesse caso reúne assinaturas e convoca uma AGE para destituir o CD que mais títulos deu ao clube, que mais património recuperou, que mais lutou contra a podridão no desporto neste país, etc.
Mas faz alguma coisa. Não fiques parado a resmungar que isto é uma vergonha para nós e que já se deviam era ter demitido, etc. Eles estão lá porque foram eleitos. Sufrágio.
Mas só lá estão até serem destituídos ou até acabar o mandato. Ou até eles não poderem continuar por razões pessoais. E se eles acham que podem continuar, quem sou eu ou quem és tu para queremos mandar no que 90% escolheu?
Digo-te mais. Agora a última moda é alegar que eles têm que sair porque senão os jogadores vão sair com justa causa. Até o diabo se ria, LdA. Acho que nem com o orelhas a manipular os tribunais/juízes uma coisa dessas poderia alguma vez ocorrer.
É um problema? É, sim senhor. Mas ele que nem lhe passe pela cabeça vender o GR titular da selecção campeã europeia por 11M€ que, aí sim, e reúno assinaturas para o destituir.
Temos jogadores a chantagear o Sporting e queremos aceder à chantagem! Epá, eu nem acredito que nisto...
Não acredito que nós somos da mesma massa do gajo que fundou este país. Epá, é que nem que o Sporting feche e tenha que começar dos distritais. Nunca!
SL
John, obviamente não concordo e não percebo porquê a comparação. Quanto ao fazer não preciso de conselhos, estou fazer.
ResponderEliminarQual é a comparação que não percebes?
EliminarDizes que "estás a fazer"? Chamas a isto fazer?! Choramingar aos quatro cantos do universo Sportinguista que o Bruno é mau e que com o que anda a fazer nos vêem a casa desarrumada, a roupa no cesto por lavar e a louça por arrumar?
A não ser que o teu "estou a fazer" seja alguma coisa que não se veja, mas se é o que aqui vens fazer, desculpa mas isso é o que eu chamo de não fazer nada. Ruído.
Ao abrigo duma tua recente analogia, deixa-me que te diga que felizmente os Sportinguistas não parecem nada inclinados para voltar a ser vítimas da violência doméstica como aconteceu durante mais de 10 anos.
As pessoas agora sabem que existe uma alternativa. Podes conseguir correr com este CD daqui pra fora mas não consegues voltar a ter união a não ser que o CD eleito consiga fazer uma gestão ao nível da que este conseguiu.
As mulheres não voltam para os gajos que as agridem. Os Sportinguistas não querem voltar a ser agredidos.
Vamos ter tempos muito muito conturbados em que só sairemos a ganhar se este CD ficar e convocar eleições para depois dos assuntos de pré-época estarem resolvidos.
E depois pode dar-se o caso de se recandidatarem. E de eventualmente/provavelmente ganharem. E depois quero ver a choradeira. Devem ser recolha de assinaturas de 30 em 30 dias para destituição e eleições. Vai ser bonito...e muito menos vergonhoso...
SL