quinta-feira, 26 de julho de 2012

Quanto vale Matias Fernandez?

Actualizado: Agora que o Sporting confirmou a venda de Matias (por números não revelados) o meu obrigado e boa sorte El Crá! Um grande profissional que passou em Alvalade

Qual o valor de Matias Fernandez?
Esta tem sido e será a discussão dos próximos dias, isto enquanto não chegar uma outra noticia que supere em actualidade e importância a saída do craque chileno. 

Há 2 formas de avaliar Matias Fernandez, pelo seu potencial e pela sua produção. 

Pelo seu potencial, que é aquele que me parece que a maioria dos adeptos avalia o chileno, é jogador para valer muitos milhões. É olhando para os pormenores de classe do chileno e imaginando-o a realizá-los com frequência que se estima o seu valor de mercado. Deve ter sido por essa avaliação que o Villareal desembolsou 9 milhões pelo seu passe quando o foi buscar ao Chile.

Pela sua produção e pela participação no esforço colectivo temos que olhar para os dados concretos. Elegi os jogos de campeonato por serem um valor fixo (30) e não dependentes de apuramentos em eliminatórias:

2009/10
1373 Minutos jogados  / 50,85% do tempo possível
3 golos marcados
15 jogos como suplente utilizado

2010/11
1434 Minutos jogados / 53,11% do tempo possível
5 golos marcados
5 jogos como suplente utilizado

2011/12
1204 Minutos jogados / 44,59% do tempo possível
4 golos marcados
5 jogos como suplente utilizado

Talvez a melhor forma de responder à pergunta colocada "Qual o valor de Matias Fernandez?" seja colocarmo-nos na posição de comprador e dizer quanto daríamos por um jogador que não faz muito mais do que metade dos jogos da sua equipa no campeonato. Foi talvez por fazer essa avaliação que o Villarreal nos vendeu o jogador por quase um terço do valor que havia pago.

Vender ou ficar com Matias?
Claro que o Sporting não é obrigado a vender Matias, podendo para isso oferecer-lhe a renovação do contrato. Mesmo sem saber se Matias aceitaria ou não renovar, é preciso ter em linha de conta que o chileno, sendo já dos jogadores mais bem pagos do plantel, e tendo propostas do exterior, iria ficar provavelmente no top 3 da folha salarial. Poderia, deveria, o Sporting oferecer-lhe esse estatuto face à produção do jogador?

Sporting mau vendedor?
A questão é colocada sempre que o Sporting vende ou compra jogadores. No caso concreto de Matias Fernandez, como de outros, o mercado rege-se por factos muito concretos como o tempo de contrato que ainda lhe resta, a sua produção, o seu valor potencial, a idade, as internacionalizações, etc. 

Outro factor importante na valorização de um jogador é o clube de origem do jogador e as respectivas conquistas. Nesse aspecto a chegada de Matias coincidiu com o desmoronar do departamento de futebol do clube (de 2009 a 2011) e recomeço difícil como foi o do ano passado. Nesse período fizemos apenas uma venda superior a 11 milhões de euros (Moutinho) mas da forma que se sabe, fixando-se Veloso pelos 7 milhões. Milagre seria, perante a paupérrima prestação desportiva, que os jogadores se tivessem valorizado e tivéssemos feito grandes negócios a vender. Para alterar isto "basta" começar a ganhar e chorar pelos cantos dizendo que o Sporting é um mau negociador, como se fosse uma maldição, também ajuda muito pouco.

Negócio possível
É assim que classifico o negócio Matias com a Fiorentina, que deve estar prestes a confirmar-se a qualquer momento. Dentro dos parâmetros "péssimo", "mau", "razoável", "bom" e "óptimo" eu classificaria o negócio como razoável se ele se realizar algures pelos 4 milhões de que se fala.

Saudades do que Matias não fez
É este o sentimento pessoal que fica ao ver "El Crá" partir. Nunca chegou a ser um jogador preponderante no tempo que por cá passou, vitimado pelas lesões e pelo estado em que encontrou o clube e a sua gestão desportiva. Nas 3 épocas conheceu como treinadores Paulo Bento, Carvalhal, Paulo Sérgio, José Couceiro, Domingos e finalmente Sá Pinto. Foi precisamente com este que vimos Matias em melhor plano. 

Tendo finalmente gozado férias ao fim de 5 anos quase ininterruptos de competição e com 26 anos, julgo que este seria o tempo para o ver em plenitude. O que dificilmente acontecerá em Itália e em particular na Fiorentina, onde o futebol é duro e com poucos espaços, num campeonato que vem perdendo os seus valores e a sua influência, pese a boa participação italiana no campeonato europeu.

30 comentários:

  1. Excelente comentário ... vai totalmente de encontro à minha opinião sobre o assunto.
    Para mim um problema similar vai-se colocar com outro jogador em moldes muito idênticos ao de Matias... quanto vale Izmailov?

    ResponderEliminar
  2. Perfeitamente de acordo, baratos foram, Moutinho, Veloso e Quaresma (p.ex.) titulares indiscutiveis e com largas dezenas de jogos nas pernas, época atrás de época.

    O talento de Matías, Rodriguez, Izmailov e Jeffrén faz muita falta ao Sporting, mas passar épocas sucessivas a acreditar que é este ano que não terão problemas fisicos... não vale a pena.

    O Sporting tem investido imenso neste mercado obscuro de jogadores pouco fiáveis fisicamente tentando ganhar um jackpot. Acho que é altura de rever esta estratégia.

    ResponderEliminar
  3. Aprecio particularmente o paragrafo "Sporting mau vendedor?", julgo que está aí grande parte da questão/limitação/problema.

    Fazendo um pequeno exercício de simples aritmetica, olhando para os 7 "médios centro" era obvio que o Sporting tinha agora de olhar para o "emagrecimento" do plantel e deste sector, considero, medindo as várias variáveis, que Matias seria o mais "vendável" o que não tem nada a ver com a qualidade do jogador. Acertei na mouche, quando previ a saída de Matias, porque tem mercado, porque acaba contrato, porque é o menos intenso e é óbvio o que Sá Pinto quer para o "trio" do meio - alta rotação, capacidade de pressão e permanente disponibilidade, assim, havendo obviamente contras inerentes a qualquer negócio, aprovo totalmente a saída do Matias, agradeço o seu profissionalismo e desejo-lhe as maiores felicidades.

    ResponderEliminar
  4. Acho que para nós,Sporting, vale bastante. Vamos, certamente, sentir a sua falta. Não discuto o valor de mercado. Teremos pouca capacidade negociar pois é provável que o Sporting não queira dar, em termos de salário e eventual prémio de renovação, aquilo que o jogador pretende receber. Temos esta "regra" do tecto salarial que, qt a mim, influenciam a construção do plantel.

    Contudo, na minha opinião, o Matias seria um dos intocáveis neste novo plantel. Mais facilmente prescindia do Izma. Podemos ter outros n 10 na equipa, mas nenhum com as características únicas de Matias. O seu estilo de progressão com bola, o seu drible curto, a "invenção" num espaço curto de jogadas mágicas. O único aspecto negativo é a sua condição física, e consequente inconsistência (que até foi menos notória neste ano que passou). Quando, por lesão, estava fora das convocatórias demorava a readquirir forma física.

    Mas não temos igual. Eu tentaria renovar. Prefiro Matias em 50% dos jogos, que Matias nenhum!

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, muito bem fundamentado, o que permite um outro olhar sobre o jogador que é dos melhores, sem dúvida e grande profissional.


    Quanto ao comentário da Alma leonina e com o devido respeito, isso é muito bonito mas o meu caro está disposto a pagar do seu bolso os 50% que não jogam estes jogadores?

    PTM

    ResponderEliminar
  6. Vamos esperar pela época do internacional português, Ruben Micael, no Braga para perceber que vale muito menos que o madeirense, recém dispensado do Atlético de Madrid, que o jogador não percebe porque não o rentabiliza. Outro futuro internacional do Braga é NAC.

    ResponderEliminar
  7. Bom, se Labyad falou que gostava mesmo era de jogar a "10", com a saída do Matias terá certamente a oportunidade de se colar à posição.

    Antes que seja outro a ser perpétuamente encostado à linha

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Concordando na generalidade com o teu post, permite-me uma adenda quanto ao rendimento estatístico do chileno - é que havia uma cláusula com o Villarreal que obrigava ao pagamento de 250 mil € adicionais por cada uma das primeiras 2 épocas, caso Matías Fernández perfizesse um x de jogos, o que pode e deve ter condicionado a sua utilização e consequentemente a sua preponderância no futebol do Sporting em 2009/2010 e 2010/2011.

    Posto isto, impunha-se também uma análise aos plantéis, ideologias e sistemas tácticos e até aos treinadores destas 3 épocas em que Matías vestiu a verde-e-branca, admitindo que seria uma avaliação mais técnica e, por isso, mais difícil...

    Um abraço,
    SL

    ResponderEliminar
  9. LdA,
    O Matias é daqueles jogadores capazes de nos maravilhar nuns dias e enfurecer noutros, tanto fazia magia, como nos fazia chamar-lhe todos os nomes ora porque estava lesionado, ou porque mostrava cansaço, ou porque simplesmente o jogo não lhe saía, situação que lhe acontecia vezes demais para quem ganhava tão bem como ele.

    De facto, a instabilidade de que falas também não ajudou, mas não consigo deixar de pensar que ele podia e devia ter feito melhor. Fiquei sempre com a impressão que, à semelhança do que acontecia com Rodriguez, os melhores dias eram sempre deixados para as respectivas selecções e não para o clube que lhes pagava o salário.

    Por isso, apesar de ter deixado alguns belos apontamentos, alguns bons jogos, não me deixa grandes saudades.

    A confirmar-se a venda pelos valores falados (4M€) não me parece um mau negócio, mas sim o negócio possível num mercado em clara retracção feito por um clube que não tem desvalorizado os seus activos, mas que não tem conseguido, nem tido possibilidades de os valorizar significativamente.

    Em relação a Izmailov, embora eu goste muito do jogador e ache que ele quando joga dá o que tem, o problema é que também nunca conseguimos ver em pleno a qualidade que sabemos que tem. Talvez que com a saída de Matias e a (tão desejável) estabilização da sua situação clínica faça com que finalmente este seja o ano do Czar (mais ao meio, menos à linha). Além disso, a situação contratual é diferente, pois o contrato com ele só termina em Junho de 2015, enquanto que o contrato com Matias terminava já para o ano e ele queria melhorar substancialmente as condições contratuais.

    ResponderEliminar
  10. Na situação actual do plantel do Sporting, considerando as aquisições já feitas e os que irão ficar, Matías teria que sair desde que os valores fossem apetecíveis. Quatro milhões parece-me bem se tivermos em conta o rendimento e os custos salariais. Daqui a um ano sairia a custo zero. Bem vendido. Fica a nostalgia da classe pura do jogador e a sensação de que apenas com Sá Pinto se aproximou do seu real valor. Mas... talvez nunca passe da cepa torta... oscilando entre a pura genialidade e a absoluta irrelevância.
    Pior seria se o Sporting optasse por vender o Elias. Isso, sim, seria um erro crasso, já que se trata de um jogador de alto rendimento e de um rendimento muito alto, cujo valor de mercado pode facilmente ultrapassar os 10 milhões de euros. Izmailov, por valores semelhantes aos de Matías, também pode ir mas, a menos das lesões, quando joga é mais preponderante do que o chileno.
    Não me parece que o Sporting faça bem em manter o Rui Patrício, embora não venha ao caso, sem ter reesolvido a questão da renovação antes do ínicio da época. A menos que não tenham aparecido propostas seria vendável por valores acima dos 10 milhões e não viria daí mal ao mundo já que o Marcelo é excelente. Se ficar sairá na próxima época a troco de coisa nenhuma.

    ResponderEliminar
  11. É por textos como este que vale a pena passar diáriament por aqui. Quando vi a noticia da suposta venda de Matias, fiz exactamente o raciocionio feito aqui, fui ver o tempo de jogo das épocas que está no Sporting e friamente cheguei a conclusão que três anos como o rendimento que teve e com mais que tempo para se adaptar, justificação sempre utilizada por aqueles que tento justificar algo, e respondendo à pergunta do post, Matias vale aquilo que nos estão a pagar.

    Saudações Leonincas

    ResponderEliminar
  12. Post muito certeiro, LdA!

    Gosto bastante de Matias mas reconheço que não é regular o suficiente. Tem um perfume que mais nenhum tem no plantel, grande classe e visão de jogo mas desaparece em alguns jogos e falha muitos por lesão. Estando em final de contrato é natural a sua saída.

    Temos agora outros jovens para potenciar: André Martins, Labyad, Adrien. E mesmo o Pranjic pode jogar a 10.

    Agora é importante é renovar com Rui Patrício e Adrien!

    PM

    ResponderEliminar
  13. Tal como já escrevi num comentário noutro blog, pesando também a idade do jogador, a sua irregularidade e lesões, o seu ordenado, a sobrelotação do nosso meio-campo, e já agora a crise, acho a venda por algo como 4,5 milhões um bom acto de gestão.
    Eu gosto do Matias, tenho pena que saia, mas ainda gera uma mais-valia relativamente ao valor de compra (no Sporting o historial de tais negócios é muito curto). É um bom jogador, mas não fez história em Alvalade.
    Com igual pena e igual compreensão veria sair Izmailov por negócio semelhante (o que talvez ainda venha a acontecer, digo eu).
    SL, MTP

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pelo post.

    Fossem todos os sportinguistas capazes de ponderar o clube desta maneira.

    ResponderEliminar
  15. Quanto vale Matias?

    O Fernando é apontado ao Inter por 20 milhões.
    O Matias é apontado ao Fiorentina por 4 milhões.


    Será o Fernando superior ao Matias? Ambos jogarem no meio campo mas ocupam posições difrentes. Apesar disso consegue-se comparar e, salvo melhor, não considero que seja melhor.

    Entao o que falta ao Sporting para saber vender melhor? O que falta para que os seus jogadores sejam melhor cotados?

    Ed1963

    ResponderEliminar
  16. Ed1963,

    Quantos jogos fez Fernando nos últimos 3 anos? Quantos jogos na Champions fizeram um e outro? Quantos títulos ganhou o portista?

    João Costa

    ResponderEliminar
  17. LdA,

    Seria interessante, mais até que os golos marcados, contabilizar as assistências e jogadas com influência directa para golo e comparar esses valores com outros jogadores do plantel, tendo em conta também os minutos jogados. Acho que os resultados seriam surpreendentes para muita gente.

    Não esquecer que Matias veio numa das piores épocas de sempre do Sporting com um plantel extremamente fraco. Não é fácil fazer jogar a equipa quando a equipa não sabe jogar.

    Também houve muitos jogos em que Matias não participou por opção técnica. Se pensarmos nos técnicos depois de Paulo Bento, na sua qualidade e na qualidade do futebol apresentado, vê-se que houve muitas decisões técnicas erradas.

    Com a idade que Matias tem, com o tempo que já leva no nosso campeonato, com uma equipa muito mais competitiva como aquela que estamos a construir este ano e tendo a confiança clara do treinador, como se provou na segunda metade da época passada, esta época tinha tudo para ser a época de afirmação de Matias.

    Claramente o valor de Matias no mercado está muito aquém do seu verdadeiro valor como jogador.

    Deixo apenas uma pergunta: se o esquema táctico de Sá Pinto depender de um 10 puro, quem no actual plantel fará esse papel?

    ResponderEliminar
  18. Permitam-me um mero apontamento de rigor: a mais valia não se mede pela diferença entre o que rendeu a venda e quanto custou.

    Mede-se pela diferença entre o que rendeu a venda e quanto faltava ainda amortizar.

    Parece um preciosismo de financeiro, mas é um aspecto importante quando se analisam estes negócios na perspectiva económica.

    Este pequeno detalhe tornam as operações João Pereira e (porventura) Matias (porque não está confirmado) rentáveis do ponto de vista económico.

    Isto porque um jogador de futebol é considerado um investimento. Ou seja, o seu rendimento é espalhado no tempo ao longo da duração do contrato (daí o nome técnico de activo). Durante esse tempo, o custo económico é amortizado em parcelas anuais, devendo teoricamente haver um retorno desportivo.

    Sobre o rendimento desportivo, deixo a análise para os ilustres comentadores, pedindo desde já perdão pela chata interrupção.

    ResponderEliminar
  19. isto chega a ser comico, comparar o valor de mercado de Fernando e Matias por exemplo, porque o Matias "é melhor jogador". As pessoas não têm a minima noção de como isto funciona.

    ed1963:

    nem vou entrar nos factores obvios (são tantos que nunca mais saía daqui) para o Fernando estar muito mais valorizado que o Mati, apenas direi isto para ser claro e breve:

    se o porto pusesse hoje o fernando no mercado por 10M de euros não só o Inter de Milão como Juventus, Manchester e que tais mostrariam interesse imediato em pagar esses mesmos 10M.

    se o SCP fizesse o mesmo com Matias não havia um unico clube disposto a fazê-lo, repito, por uma serie de razões extensa de mais para enumerar.

    isto meus amigos, é o mercado.

    Ou acham que os dirigentes do SCP não o queriam vender por 20M também? era tudo o que eles queriam, mas para se vender alguém tem de querer e poder comprar, é isso que parece que muita gente comicamente ignora.

    ResponderEliminar
  20. Nos ultimos 2 anos quem foi regular em Alvalade?
    Eu compreendo, isto e um negocio, estamos tesos e temos que ir comprar mais uns craques a custo zero. Para esses ha sempre dinheiro, ate para as comissoes!!!!

    ResponderEliminar
  21. Os números apresentados na estatística do jogador estão incompletos ou errados, pois só na época passada Matias marcou 7 golos e não 4 como os apresentados( falar só no campeonato é irreal pois o jogador apresentou rendimento em outras provas, mas compreendo que se puxe a brasa a sardinha) essa estatística do post foi feita de forma pensada para defender a sua "tese" e justificar o erro de vender um jogador mágico.
    Venda essa que foi feita de forma a cobrir o erro anterior de não renovarem o contrato com o jogador, claro que que só tentarem renovar com qualquer jogador no ultimo ano de contrato o clube perde margem negocial..
    Assim fica difícil sair do "buraco" financeiro compramos bem vendemos pessimamente.. (se alguém justificar com o ultimo ano de contrato leiam mais acima a minha opinião sobre isso)
    dito isto só me resta saber se o patrício sair pelos mesmos moldes se vai haver tanta displicência para justificar a sua venda ..
    SL

    ResponderEliminar
  22. Esses números estão completamente errados...

    ResponderEliminar
  23. Os números são factos que não se contestam dizendo apenas que são errados, se assim for facilmente se pode demonstrar o contrário.

    Quem assim o faz não quer saber a verdade dos factos quer apenas lançar a dúvida sobre os números apresentados, talvez porque se queira "puxar a brasa a sardinha"...

    A escolha dos números do campeonato está fundamentada, o critério é claro e objectivo. Ao contrário das outras competições, tem um número fixo de jogos, sem prolongamentos e por isso é não só mais fácil de fazer as contas e mais objectivo.

    A inclusão dos números dos jogos das restantes competições não altera de forma significativa a média.

    No caso da UEFA, por exemplo, o Sporting jogou 16 jogos o que perfaz 1440 m de jogo. Desses Matias jogou apenas 733 o que dá uma média de 50,90% do tempo jogado.

    Na Taça de Portugal jogou 70,31% do tempo e na Taça da Liga 53,70% isto relativo à época passada.

    ResponderEliminar
  24. Muita pena de ver o Mat14s sair do SCP... è verdade que podia ter rendido mais, mas a magia, essa, esteve sempre presente. Numa palavra diria que matias é essencialmente classe.

    Vai-me deixar saudades!

    De qlq forma é (mais) um jogador que sai, mas a paixão pelo SCP continua... forte como sp.

    SL

    ResponderEliminar
  25. Basicamente manipulou os números de forma a que se adequassem aos seus argumentos.Realmente não merece mais comentários que a observação que anteriormente fiz.

    Tudo serve para justificar esta venda.Esperemos que não faça falta,e sobretudo o Labyad seja o enorme craque que todos dizem ser(sim,porque os restantes por muita boa vontade que tenham já se viu que não são o dez classico que a equipa necessita).

    ResponderEliminar
  26. Se manipulei os números é fácil demonstra-lo. não o fazendo a afirmação é de valor Zero. duvido q Saiba o significado de manipulação por isso não vou dar mais importância ao assunto

    ResponderEliminar
  27. Jalex...

    Manipulou? Prova lá isso... é que ñ sei se sabes, mas acusar sem provar é FEIO e revelador de falta de CARÁCTER.

    Os números apresentados desde o inicio que foram mt claramente relacionados com a Liga. Eram (são) respeitante a esses 30 jogos da época passada, que, para além dos critérios anunciados, constituem os jogos da prova unanimemente considerada como a mais importante. E, acrescento, os números estão correctos ao contrário do que afirmou. Os dados estatísticos acrescentados e que se relacionam às restantes provas, não alteram a assiduidade do Matias que continua abaixo do desejável. Posto isto não sei onde nota manipulações...

    Mas mt mais importante que os números é a qualidade e a do Matias é inquestionável, como tb foi, infelizmente paar ele e para nós, a sua fragilidade física.

    ResponderEliminar
  28. OK... O LdA entretanto já tinha respondido...

    ResponderEliminar
  29. Todos clamam:

    O Sporting está necessitado doutro ponta de lança!

    Tb acho que sim mas não acho que seja o principal.

    Talvez fosse bom apurar os nossos extremos na arte do cruzamento, ultimo passe e finalização, pois, salvo melhor opinião, acho que é isso que nos falta.

    CR7, Messi, Hulk, entre outros marcam que se fartam e não são pontas de lança de raíz.

    Por isso coloquemos a Viola no saco e confiemos.

    Ed1963

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)