segunda-feira, 9 de julho de 2012

Está aí a equipa B. Preparados para as dificuldades?

comando técnico da equipa B
Começou hoje pelas 9:00 da manhã a caminhada da mais nova equipa do Sporting: a equipa B. Pedida por alguns há muito, exigida por muitos desde há algum tempo, a equipa tornou-se quase um projecto obrigatório num clube como o Sporting que tem na formação de jogadores uma das suas maiores e mais frutuosas bandeiras. Com a equipa B o Sporting oferece aos jogadores que ajuda a nascer para o futebol uma etapa intermédia na sua formação antes de fazer uma última selecção sobre os jogadores que decidirá incluir no seu plantel principal.

Não sei o que pensa a maioria dos Sportinguistas sobre o tema mas já deu para reparar que as expectativas estão elevadas. Mas o que podem ou deveriam querer os Sportinguistas de uma equipa B? Estarão os Sportinguistas preparados para, ao contrário do que acontece com a equipa principal, vê-la lutar pela sobrevivência num escalão secundário? E como encararão os atletas a passagem por um escalão inferior ao que almejam e ainda por cima fazendo parte de uma equipa com uma a designação menor? Estas são apenas algumas das muitas questões e desafios que se colocarão na próxima época.

Antevejo um ano de arranque difícil. A começar desde logo exactamente por isso mesmo: por ser o inicio e por isso se ter que, de uma penada, por de pé e em movimento uma máquina que, por muito que se queira ligeira, acarretará sempre algum peso. Começando desde logo pelo administrativo, há infinidade de procedimentos que os regulamentos obrigam a observar e que escapam à maioria dos adeptos. Há a necessidade de conter os gastos sem esganar a satisfação das necessidades mínimas para um clube com o estatuto do nosso. No fundo o facto de ser uma equipa B não invalida a necessidade de grupo de suporte (administrativo, técnico e médico) altamente profissionalizada e de top.

O arranque será igualmente marcado por muitas indefinições, a começar logo pelo local a designar como a casa temporária, enquanto Odivelas não tem condições para receber os jogos. Indefinições que se estendem até à constituição do plantel. O Sporting difundiu hoje a sua composição ainda provisória  - Atila Turan, Betinho, Bruma, João Mário, Gael Etock, Luís Ribeiro, Lucas Patinho, Luka Stojanovic, Michael Pinto, Nuno Reis, Pedro Mendes, Rafael Veloso, Ricardo Esgaio, Sunil Chhetri, Tiago Ilori e Zezinho - e a estes há que excluir os jogadores que estão na selecção, que chegarão mais tarde.

Numa primeira análise há algo que imediatamente salta aos olhos de qualquer observador: a extrema juventude e inexperiência do plantel. Ao contrário do que por aí tenho visto dizer quando se fala em jogadores para a equipa B, o Sporting deveria mesmo complementar, se bem que apenas pontualmente,  o plantel da equipa B com jogadores idade, com físico e experiência do futebol sénior. Julgo que seria isso que se buscaria quando se falou na aquisição de Rafael Porcellis ao Fátima.

Quem acompanha os escalões secundários certamente que perceberá a necessidade desse tempero: a maior parte das equipas joga forte e feio de forma quase literal e esse será também um dos factores que torna necessário esse estágio dos mais jovens. À melhor formação e preparação para entender e executar os diversos momentos do jogo os jovens jogadores precisam de adquirir a noção pratica do que é sobreviver ao contacto com adversários maduros e na plenitude dos seus recursos físicos.

Sabemos bem que o dinheiro não abunda e mesmo jogadores de escalões secundários podem ter custos substanciais, mais ainda se atendermos a que o retorno será sempre exíguo e não ultrapassa o plano imediato. Será certamente esse factor que tem condicionado a imediata definição do plantel. Outra forma haveria de colmatar essa necessidade e ela passaria por aproveitar os excedentes semanais das convocatórias da equipa principal. Isto em teoria porque não estou a ver jogadores já com outro estatuto quererem descer ao patamar inferior. Mas que seria de uma utilidade preciosa para jogadores sem competição por terem os seus lugares tapados por aqueles que são os habituais indiscutíveis. Ou até para os que regressam de grandes períodos de inactividade, a isso obrigados por lesão.

P.S.- A Academia continua a ser um dos melhores veículos de promoção nacional e internacional do marca Sporting. Atente-se a esta reportagem no site da UEFA com Ricardo Esgaio e Bruma:

"Jogamos lado-a-lado há bastante tempo e conhecemos na perfeição os movimentos um do outro. Isso, naturalmente, tem-nos ajudado aqui. Passa-se o mesmo no Sporting, que é, na minha opinião, um dos melhores clubes do mundo a nível da formação de jovens jogadores"

6 comentários:

  1. o equipamento de treino é igual

    ResponderEliminar
  2. É óbvio que as dificuldades serão muitas, a equipa B quando disputava a segunda divisão B também não tinha resultados brilhantes, mas os tempos são outros. Espero que apesar de tudo, Oceano consiga uma época tranquila sabendo que o mais importante é formar jogadores para que no futuro possam integrar a equipa principal.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom post. Por acaso não tinha pensado na questão da maturidade aqui muito bem colocada mas sem dúvida nenhuma muito pertinente.

    JPT

    SL

    ResponderEliminar
  4. Também acredito que será algo complicado arrancar, e neste caso penso que o Maritimo B vai partir em vantagem das restantes equipas B, a nao ser mesmo pela qualidade dos jogadores que tem, mas acho que nao vai ser tanto um problema de maturidade, porque veja-se em espanha tanto no Barça B como no Castilla, são jogadores com idades entre os 19 e os 22/23.. penso que isso até vai ser bom pra nós e para os jogadores pois os jogadores vão ganhar ritmo competitivo logo desde muito cedo das suas carreiras e isso é optimo pois a Liga orangina ou até mesmo segunda Liga pois perdeu o patrocinio, é uma liga bastante equilibrada e nao há uma equipa que se destaque, o objectivo e a visão desta equipa nunca poderá ser o de ganhar sempre e viver dos resultados dos jogos, penso que o mais importante de tudo é mesmo a formação dos jogadores e dotá-los de capacidades para assumirem lugares de destaque na equipa principal, até porque digam o que disserem, a diferença dos clubes da 2º liga para os clubes que lutam até ao 7º lugar do campeonato português é zero, a unica diferença é que tem de jogar com os 3 grandes. Penso que é um projecto que tem tudo para funcionar desde que nao exista a pressão dos resultados e que a mentalidade seja formar! ( obvio que nunca descendo de divisão ) se assim for teremos um grande complemento á nossa equipa principal

    ResponderEliminar
  5. Excelente abordagem ao tema, se bem que tenho menos duvidas que o autor do post. Falo principalmente do aspecto motivação, pois não tenho duvidas q para qualquer destes jovens poder jogar na equipa b com regularidade, próximos de quem os conhece bem e acredita neles e ainda poder ir dar uma perninha ao plantel principal caso surjam lesões e castigos dos seus colegas , é o melhor projecto q podem abraçar. Veja-se o caso do atila turan q pouco jogou, passar um ano frustrado a treinar para mostrar valor em quem n acredita nele. Melhor exemplo o caso do André Martins, andou por Belém e pinhal novo, sem q um treinador visse o seu futebol e não a sua estampa física, hoje é um jogador q nos da indicações d poder vir a ser uma das nossas jóias. Acho q este projecto vai dar os seus frutos muito pelo facto de podermos manter os grupos q vão saindo dos Júniores por mais tempo e sobretudo Rodeados por quem acredita neles e os conhece bem e não correr o risco d mandarmos marisco a pessoas q no marisco vêm amendoim. SL

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho as expectativas altas em relação aos proveitos que o Sporting pode retirar da participação da equipa b na 2ª divisão.

    No entanto também acho que a tarefa não será facil, principalmente no inicio, mas os putos são rijos e tenho a certeza que daqui a uns meses terão outra tarimba que agora ainda não têm.

    Além disso, parece ser mais uma geração de ouro e se a evolução for a que se pretende - daqui a 2 ou 3 anos, podemos ter meia duzia destes jovens leões na equipa principal.

    Já agora alguem sabe mais sobre aquela noticia do despedimento de 30 treinadores das camadas jovens ? Optimização de recursos ? vao contratar outros ? ou é uma aposta clara na compra de estrangeiros (incluindo jovens) em detrimento da formação ?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)