|
comando técnico da equipa B |
Começou hoje pelas 9:00 da manhã a caminhada da mais nova equipa do Sporting: a equipa B. Pedida por alguns há muito, exigida por muitos desde há algum tempo, a equipa tornou-se quase um projecto obrigatório num clube como o Sporting que tem na formação de jogadores uma das suas maiores e mais frutuosas bandeiras. Com a equipa B o Sporting oferece aos jogadores que ajuda a nascer para o futebol uma etapa intermédia na sua formação antes de fazer uma última selecção sobre os jogadores que decidirá incluir no seu plantel principal.
Não sei o que pensa a maioria dos Sportinguistas sobre o tema mas já deu para reparar que as expectativas estão elevadas. Mas o que podem ou deveriam querer os Sportinguistas de uma equipa B? Estarão os Sportinguistas preparados para, ao contrário do que acontece com a equipa principal, vê-la lutar pela sobrevivência num escalão secundário? E como encararão os atletas a passagem por um escalão inferior ao que almejam e ainda por cima fazendo parte de uma equipa com uma a designação menor? Estas são apenas algumas das muitas questões e desafios que se colocarão na próxima época.
Antevejo um ano de arranque difícil. A começar desde logo exactamente por isso mesmo: por ser o inicio e por isso se ter que, de uma penada, por de pé e em movimento uma máquina que, por muito que se queira ligeira, acarretará sempre algum peso. Começando desde logo pelo administrativo, há infinidade de procedimentos que os regulamentos obrigam a observar e que escapam à maioria dos adeptos. Há a necessidade de conter os gastos sem esganar a satisfação das necessidades mínimas para um clube com o estatuto do nosso. No fundo o facto de ser uma equipa B não invalida a necessidade de grupo de suporte (administrativo, técnico e médico) altamente profissionalizada e de top.
O arranque será igualmente marcado por muitas indefinições, a começar logo pelo local a designar como a casa temporária, enquanto Odivelas não tem condições para receber os jogos. Indefinições que se estendem até à constituição do plantel. O Sporting difundiu hoje a sua composição ainda provisória - Atila Turan, Betinho, Bruma, João Mário, Gael Etock,
Luís Ribeiro, Lucas Patinho, Luka Stojanovic, Michael Pinto, Nuno Reis,
Pedro Mendes, Rafael Veloso, Ricardo Esgaio, Sunil Chhetri, Tiago Ilori
e Zezinho - e a estes há que excluir os jogadores que estão na selecção, que chegarão mais tarde.
Numa primeira análise há algo que imediatamente salta aos olhos de qualquer observador: a extrema juventude e inexperiência do plantel. Ao contrário do que por aí tenho visto dizer quando se fala em jogadores para a equipa B, o Sporting deveria mesmo complementar, se bem que apenas pontualmente, o plantel da equipa B com jogadores idade, com físico e experiência do futebol sénior. Julgo que seria isso que se buscaria quando se falou na aquisição de Rafael Porcellis ao Fátima.
Quem acompanha os escalões secundários certamente que perceberá a necessidade desse tempero: a maior parte das equipas joga forte e feio de forma quase literal e esse será também um dos factores que torna necessário esse estágio dos mais jovens. À melhor formação e preparação para entender e executar os diversos momentos do jogo os jovens jogadores precisam de adquirir a noção pratica do que é sobreviver ao contacto com adversários maduros e na plenitude dos seus recursos físicos.
o equipamento de treino é igual
ResponderEliminarÉ óbvio que as dificuldades serão muitas, a equipa B quando disputava a segunda divisão B também não tinha resultados brilhantes, mas os tempos são outros. Espero que apesar de tudo, Oceano consiga uma época tranquila sabendo que o mais importante é formar jogadores para que no futuro possam integrar a equipa principal.
ResponderEliminarMuito bom post. Por acaso não tinha pensado na questão da maturidade aqui muito bem colocada mas sem dúvida nenhuma muito pertinente.
ResponderEliminarJPT
SL
Também acredito que será algo complicado arrancar, e neste caso penso que o Maritimo B vai partir em vantagem das restantes equipas B, a nao ser mesmo pela qualidade dos jogadores que tem, mas acho que nao vai ser tanto um problema de maturidade, porque veja-se em espanha tanto no Barça B como no Castilla, são jogadores com idades entre os 19 e os 22/23.. penso que isso até vai ser bom pra nós e para os jogadores pois os jogadores vão ganhar ritmo competitivo logo desde muito cedo das suas carreiras e isso é optimo pois a Liga orangina ou até mesmo segunda Liga pois perdeu o patrocinio, é uma liga bastante equilibrada e nao há uma equipa que se destaque, o objectivo e a visão desta equipa nunca poderá ser o de ganhar sempre e viver dos resultados dos jogos, penso que o mais importante de tudo é mesmo a formação dos jogadores e dotá-los de capacidades para assumirem lugares de destaque na equipa principal, até porque digam o que disserem, a diferença dos clubes da 2º liga para os clubes que lutam até ao 7º lugar do campeonato português é zero, a unica diferença é que tem de jogar com os 3 grandes. Penso que é um projecto que tem tudo para funcionar desde que nao exista a pressão dos resultados e que a mentalidade seja formar! ( obvio que nunca descendo de divisão ) se assim for teremos um grande complemento á nossa equipa principal
ResponderEliminarExcelente abordagem ao tema, se bem que tenho menos duvidas que o autor do post. Falo principalmente do aspecto motivação, pois não tenho duvidas q para qualquer destes jovens poder jogar na equipa b com regularidade, próximos de quem os conhece bem e acredita neles e ainda poder ir dar uma perninha ao plantel principal caso surjam lesões e castigos dos seus colegas , é o melhor projecto q podem abraçar. Veja-se o caso do atila turan q pouco jogou, passar um ano frustrado a treinar para mostrar valor em quem n acredita nele. Melhor exemplo o caso do André Martins, andou por Belém e pinhal novo, sem q um treinador visse o seu futebol e não a sua estampa física, hoje é um jogador q nos da indicações d poder vir a ser uma das nossas jóias. Acho q este projecto vai dar os seus frutos muito pelo facto de podermos manter os grupos q vão saindo dos Júniores por mais tempo e sobretudo Rodeados por quem acredita neles e os conhece bem e não correr o risco d mandarmos marisco a pessoas q no marisco vêm amendoim. SL
ResponderEliminarEu tenho as expectativas altas em relação aos proveitos que o Sporting pode retirar da participação da equipa b na 2ª divisão.
ResponderEliminarNo entanto também acho que a tarefa não será facil, principalmente no inicio, mas os putos são rijos e tenho a certeza que daqui a uns meses terão outra tarimba que agora ainda não têm.
Além disso, parece ser mais uma geração de ouro e se a evolução for a que se pretende - daqui a 2 ou 3 anos, podemos ter meia duzia destes jovens leões na equipa principal.
Já agora alguem sabe mais sobre aquela noticia do despedimento de 30 treinadores das camadas jovens ? Optimização de recursos ? vao contratar outros ? ou é uma aposta clara na compra de estrangeiros (incluindo jovens) em detrimento da formação ?