quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sunil Chhetri - A primeira aposta está ganha

Foto lovingsporting.blogspot.pt
O tráfego que se gerou nas redes sociais, nomeadamente no Twitter com o nome do Sporting associado ao do seu novo recruta Sunil Chhetri é uma amostra do que pode ser a ligação do nome do nosso clube a país com a dimensão da Índia. A primeira aposta, que seria meter uma lança numa das referências mundiais das economias emergentes e com isso expandir a marca do clube parece ganha. O facto do jogador ser o capitão da equipa nacional e uma das estrelas do também ainda emergente futebol parece estar ganha.

Mas certamente que não foi apenas para o nome do Sporting ter mais menções na imprensa que se partiu para esta aquisição. Em termos técnicos desconfiamos que Sunil não venha acrescentar valor mas possa significar a abertura de uma porta para um mercado de 1.200 milhões de consumidores cada vez mais interessados em futebol, apesar do domínio avassalador do críquete.

Como, com quem e onde se irá operacionalizar essa aventura, será o segredo para o seu sucesso. Porque quando falamos da Índia falamos de um país com 3.287.590 Km2 (Portugal tem 92.090 Km2!) e que fala 21 línguas. Do ponto de vista estratégico a aposta parece sem dúvida correcta, estamos a fazer o que outros já fazem há algum tempo e com outro poder e intensidade. Atente-se por exemplo aos horários da Premier League...

20 comentários:

  1. e jogando na equipa b, os jogos serao a horarios mais acessiveis e com transmissao pra a india

    ResponderEliminar
  2. Somos pioneiros em Portugal. É claramente 1 boa aposta q se espera dê frutos. Esta direcção tem 1 estratégia e 1 rumo bem definido. Por mt q custa a alguns "bota-abaixista" finalmente o clube parece rumar na direcção certa. Com esta direcção mudou-se o paradigma do clubem e espera-se q os sucessos desportivos venham por arrasto. Força Sporting!
    Lascp

    ResponderEliminar
  3. Não me choca este "negócio". Alias acho capaz de revolucionar a nossa marca. Vamos ver até onde vai ser bem gerido esta porta que se nos abre. Quanto ao jogador, não conheço e jogos há que até pode fazer na equipa principal. (taça da liga ou de Portugal)

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  4. Lagarto Piromaníaco5 de julho de 2012 às 14:20

    Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Convém aceder ao site dos homens que proporcionaram esta vinda do Sunil:http://www.wizcraftworld.com/. Olhando para o site, vê-se bem o poderio financeiro que dali vêm, e como quando eles se metem em algo é para ganhar. Esperemos por novos desenvolvimentos. Palpita-me que ainda ai vem muitas coisas boas

    ResponderEliminar
  6. E não é preciso vir charters de indianos... è que a comunidade imigrante indiana em Portugal é já considerável...

    Trabalho com vários indianos e lido com eles quotidianamente. De repente a minha 'evangelização' leonina tornou-se mais fácil!

    FORÇA SCP!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns à direcção. É o principio de um projecto louvável.S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  8. E já calcularam o que se poupa no transporte das camisolas para Portugal?
    Como são feitas por aqueles lados só virão para Portugal as necessárias. Todas as outras, e eu tenho esperança que sejam muitas mais,já ficarão por lá para a sua comercialização na India.

    ResponderEliminar
  9. Talvez o melhor acto de gestão desta direcção até agora. Esperemos para ver, mas o impacto da lógica que levou a esta contratação a longo prazo pode bem ser o começo de uma nova era para o Sporting.

    ResponderEliminar
  10. Um titulo europeu e o titulo nacional potenciaria a marca Sporting a niveis nunca vistos.

    É preciso que, seja na equipa B ou A, os jogos sejam transmitidos para a India, que o Sporting abra lojas verdes nas principais capitais, que Figo, Ronaldo, Nani e outros sejam nossas bandeiras, etc.

    O CANAL SPOTING TV, com este facto, torna-se impescindivel para a expansão do clube, consequentemente da marca.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  11. CANAL SPORTING TV, obviamente

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  12. DIGAM O QUE DISSER mas esta direcção ou mal ou bem tem feito trabalho e agora falta esperar pelos resultados...Muito diferente dos outros que lá tiveram um só dava meia hora ao clube o outro só falava no PB forever o outro mais antigo só falava no sistema etc etc..Agora vê se trabalho ....desde as pinturas as enchentes, as academias ao novo complexo de odivelas, aproximação aos núcleos a nova sala de sócio etc etc Este blogue deveria de fazer mais posts pelos grupos de apoio ao sporting no facebook..

    ResponderEliminar
  13. Parabéns direção.!!

    ResponderEliminar
  14. Daqui a 6 meses vamos ver esse optimismo... Ainda não se viu retorno e já dissem que a aposta está ganha.
    Nem os 4 milhões de Sportinguistas pelo mundo fora conseguem cativar... Querem cativar Indianos que só vêm cricket!
    Continuem a bater palmas! Cada vez menos distingue os Sportinguistas dos lampiões...

    ResponderEliminar
  15. Que tristeza de comentários. Iludidos e felizes. Descobriram a pólvora!! Que vergonha, ter pseudo adeptos destes no meu clube. O Francisco Stromp deve estar a bater no caixäo para sair dele e espancar esta gentinha da cabeça na areia. Odeio-vos mais que o benfica.

    ResponderEliminar
  16. Aos 2 últimos anónimos:

    Ao 1º-quando digo que a 1ª aposta está ganha explico bem porquê, mas escrevo para quem sabe ler e interpretar.

    Ao2º- Provavelmente nem sabes bem quem foi Francisco Stromp. E pelo que escreves seguramente que ele não te passava uma procuração para falares em nome dele.

    ResponderEliminar
  17. Dado o nível de investimento que deve ter sido utilizado num negócio destes, que só para começar já pôs alguns milhões de pessoas a falar do Sporting, que já levou a milhares de pesquisas sobre o que é o Sporting, que já fez tomar o conhecimento que não existia a muitos milhares (ou milhões) que é o Sporting, afinal, o clube que viu nascer Futre, Figo, Ronaldo, Nani, etc., eu diria que a aposta está completamente ganha.
    Quantos clubes no mundo inseridos num futebol como o português, num país com a nossa dimensão, se podem dar ao luxo de uma projecção a este nível?
    Dirão os mais críticos que estamos a entrar num mercado onde o o futebol não é muito valorizado, mas também não o era na China, Japão, EUA, etc.
    Ora, se se quer cativar adeptos é agora, quando ainda não existem preferências por outras cores.
    Isto já é falar mal por falar. É falta de que criticar, falta de que fazer.
    Tal como os iluminados que vieram também a terreiro apontar o dedo ao Sunil e ao Sporting por estarem a tirar o lugar ao jogador português, tentando apanhar o que lhes sobra como argumento. Logo ao Sporting, que é só o responsável por colocar mais de metade dos jogadores na equipa que nos representa agora nos sub-19, e que só não coloca mais porque, tal como no recente Europeu, os seleccionadores nacionais continuam a entender que têm de cumprir quotas.
    Até a patetice devia ter os seus limites.

    ResponderEliminar
  18. Visigordo,

    fiz este comentário noutro local sobre o mesmo tema:

    Se já estivesse tudo feito não valeria a pena ao Sporting ir porque nessa altura já o mercado estará inundado pelos habituais eucaliptos como Real, Barça e, no caso da Índia pela ligação ao RU, pelo MU, Arsenal, etc.

    A contratação do Sunil é meramente instrumental numa operação que contará também com a expansão da Academia. Para lá de não saber se existem outros acordos, como financiadores, é uma operação para o médio prazo e não no imediato.

    Se pensarmos no potencial de recrutamento que existe numa cidade - pensar à escala do país parece-me um erro dada a vastidão - é indiscutível que, como hipótese, merece ser considerado. É que 10 milhões, o equivalente à nossa população, é para eles apenas o universo de uma cidade.

    Numa primeira fase a aposta está ganha, desde que se soube que Sunil ia para o Sporting o nome do clube aparece em 10º na trend mundial no twitter.

    ResponderEliminar
  19. LdA, vê isto: http://www.sportingapoio.com/transferencia-de-chhetri-ja-e-fenomeno-mediatico/?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+sportingapoio+%28Sporting+Clube+de+Portugal+-+Site+de+Apoio%29

    Estranho. Não querem saber do futebol para nada e só ligam ao críquete ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)