quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Quem com ferros mata...

Soube-se ontem (pelo menos foi quando tomei conta da noticia) que foram expostos os contactos pessoais dos funcionários do Sporting encarregues da verificação da conformidade das assinaturas que subscreveram o requerimento a solicitar a AG. 

Antes de mais convém lembrar que os  referidos funcionários, por inerência de funções, não lhes é dado a escolher as tarefas a realizar e, entre eles, até podem estar elementos que concordam com o proposto no requerimento, o que ainda torna mais inclassificável uma acção deste tipo. Veremos se este comportamento ignóbil também vai gerar uma procissão de indignados...

Não duvido que este é um exemplo extremo e creio que isolado. Mas serve como amostra de uma realidade crescente e que se torna omnipresente em quase todas a discussões. E nelas há quase sempre um pretensiosismo totalitário e insultuoso, que começa por considerar que "quem não pense como eu" não só "está errado", como "está satisfeito", "tem uma agenda escondida" ou é "peão de brega" de alguém. Ou pior, emite opinião no seu próprio interesse, "à procura de tacho" ou com o objectivo de manter o que já tem.

Isto merece-me 3 comentários:

1- Sobre a "agenda", "o tacho", etc, veremos o que o futuro próximo nos reserva. Veremos como muitos dos que hoje fazem estas acusações não se apresentarão eles próprios a um qualquer cargo numa futura lista concorrente a eleições. Estarão eles próprios à procura de tacho? Ou acham que podem ficar abrigados dos pingos da chuva caluniadora que reservam aos outros?

2- A forma como reagimos às contrariedades e às crises em geral é em si mesma reveladora da nossa própria natureza e por isso mesmo tem uma vantagem clarificadora. E se isto é válido a nível individual é-o também ao nível colectivo. Nesse sentido, o que têm sido os últimos meses - ou anos?.. - da vida do Sporting, é pouco reconfortante para quem gostaria de ver um Sporting saudável e pujante.

3 -Este discurso é profundamente divisionista e, por isso mesmo, é em si mesmo responsável por um afunilar de opções. É que se a mim, muitas vezes aqui visado, isso me faz pouca impressão, duvido que haja alguém que tenha uma vida profissional e pessoal pelo menos satisfatória e que, face a isto, se disponha a perder tudo isso por não se sabe muito bem o quê, mas que não é nada de bom. Isso é o que deve estar pensar que neste momento quem equacione ser dirigente no Sporting.

30 comentários:

  1. leao de alvalade


    alguns dos que hj acusam outros de ser "lambuças", no dia que ganhar quem eles queriam e gostem, passaraão a ser eles os lambuças ou terão espinha sufeciente para serem coerentes? é que quero ver quantos hj em dia disparam sobre tudo o que a direcçao faça ou diga, se um dia quem for presidente seja do "campo" deles e fizer algo semelhante, como irão reagir

    ResponderEliminar
  2. Todo este processo está cheio de coisas feias e transformou-se quase numa guerra civil em que toda a gente atira sobre toda a gente sem muitos escrupulos nem avaliação das consequencias.

    Aquilo que devia estar em cima da mesa era apenas e somente a avaliação duma Direção que falhou todos os seus objetivos de forma inapelavel e que causou graves danos ao Sporting. Essa avaliação deveria ser feita numa AG pedida por 800 sócios, porque a democracia não pode ser um mero gesto de por uma cruz num papel e colocar o papel numa urna. Foram praticados atos gravosos e profundamente negligentes por esta Direção que os sócios têm o direito de julgar. Aliás, esta Direção já nem sequer é a que foi a votos e tem 2 ex-vices a atirar sobre ela. É bom que ninguém se esqueça disso.

    Infelizmente, tudo aquilo a que estamos a assistir extravaza em muito aquilo que deveria legitimamente ser á luz dos estatutos. Quem são os culpados? Se calhar todos nós, mas uns mais que outros. Porque quanto mais exposição mediática se tem, mais culpa existe. Essa exposição deveria servir para acalmar os ânimos e defender pacificamente um ponto de vista e não para acender fogueiras. Também porque cabe a quem manda, submeter-se ao julgamento popular dos seus actos. E aceitar esse julgamento como algo natural. São também culpados os que se escondem para atirar mais gasolina para a fogueira, recorrendo a atitudes cobardes e desonestas. Há grandes culpados em todas as facções que se criaram em torno deste tema. Em ambos os lados da barricada. E a barricada é um facto incontornável neste processo. Existe, está lá e vai ficar por muito tempo. Seja qual for o desfecho de tudo isto.

    O Luis Represas cantava "se outros calam, cantemos nós". Nós devemos cantar "Se outros queimam, apaguemos fogos nós". Sem deixar de defender o ponto de vista que nos parece melhor para o Sporting. Continuo a achar que podemos faze-lo sem ter de atirar sobre o desgraçado que está mais à mão que tem um ponto de vista diferente do nosso.

    ResponderEliminar
  3. LdA, é tão simples fazer o resumo do real problema do Sporting... Tens tudo bem explícito neste post, não mudava uma virgula.

    ResponderEliminar
  4. A ideia do tacho é muito curiosa e vai no mesmo sentido de interpretações extensivas da palavra "arguido". São coisas que se fazem, coisas pelas quais se condena assim como coisas em que não se é totalmente consequente

    "Eles querem é tacho" é não raras vezes uma ideia retirada da junção de três premissas: (i) trabalho no clube; (ii) Recebe dinheiro; (iii) não gosto dele.

    No fundo é tudo consequÊncia da terceira. Não se gosta de X, Y ou Z e é fácil dizer que está l~´a pelo tacho só porque recebe dinheiro. A meu ver é injusto que assim se veja as coisas. A competência paga-se, o trabalho das pessoas paga-se. Goste-se ou não de um dado individuo, a remuneração é um direito que tem.

    O melhor exemplo é de BdC. Não sou o maior fã de BdC e não votei nele. Mais, a não ser que me apresente as garantias necessárias, dificilmente votarei nele no futuro. No entanto, longe de mim dizer que quer tacho. Aquando das eleições li que BdC queria ser remunerado e GL não. Alguns condenavam BdC por isso. Eu, mesmo não sendo um dos seus, nenhum mal vi nisso. BdC enquanto presidente tem o direito de ser pago de acordo com a sua função. DEVE ser pago de acordo com a sua função.

    Porque não se é consequente? Porque não se aplica a todos, só se aplica a quem não se gosta. Se se for totalmente consequente nunca se confia em ninguém e nunca se vota em ninguém pois todos querem tacho. Não é uma forma sã de ver as coisas.

    Quanto ao "arguido", Deus livre quem interpreta arguido como culpado de alguma vez ser arguido em alguma coisa! O sistema judicial decorre e não decorre antes da decisão com culpados mas com ARGUIDOS. Temos de ter a capacidade de, de cada vez, considerar as pessoas como possíveis inocentes. Tomar algumas cautelas? Talvez, mas não condenar.

    ResponderEliminar
  5. Penso que o Presidente podia e devia poupar o SCP a todo este triste espectáculo convocando desde já eleições para o fim da época. Era um forma de ganhar legitimidade ou abrir espaço a outros pois como se sabe - e o próprio sabe isso em virtude da forma como decorreu o processo eleitoral - a legitimidade do actual CD é diminuta e quer queriamos quer não de nada serve GLopes escudar-se no formalismo de ter ganho as eleições se na verdade a base na qual o seu mandato se sustenta é feita de areias movediças.
    Assim calava-se a oposição, ganhava-se alguma tranquilidade para encerrar dossiers em curso e, mesmo com algum prejuízo na preparação da nova temporada, resolvia-se de uma vez por todas este bico de obra. É que o GL e todos os que defendem a actual direcção têm de se convencer de uma coisa: não é por fecharem os olhos ou assobiarem para o lado que esta contestação desaparece, pois para isso não basta querer.

    ResponderEliminar
  6. Sim, o Sporting está dividido.

    Saiu das últimas eleições profundamente dividido.
    Cinco candidatos, votos espatilhados, etc.
    E a campanha foi dura. Uma das candidaturas, por ex, classificou um dos candidatos como Vale e Azevedo de 3ª categoria.

    Ainda assim houve uma certa pacificação no pós-eleições.
    O vencedor esforçou-se por isso. Exemplo máximo foi a absorção de Abrantes Mendes.
    O principal derrotado tb andou no sentido da pacificação. Trabalhou na revisão dos estatutos, por ex.

    Só que o vencedor não perdeu por completo a veia trauliteira da campanha.
    A direcção escavacou-se. Barbosa diz que Godinho é o pior presidente do SCP. Cristóvão suspendeu o mandato, regressou após 8 horas de reunião, vencendo resistências e acabou a sair. Já fora do CD critica duramente (ponham duramente nisso) Rui Figueiredo.
    Godinho põe ainda a andar os seus grandes trunfos, Duque e Freitas. As crises, os casos, as trapalhadas sucedem-se e parecem ser imparáveis.

    Esta direcção é, portanto, o principal factor de divisão, de guerra interna, de guerrilha urbana. Fomenta-a constantemente e precisa dela como de pão para a boca.

    Os peões de brega desta direcção alimentam o conflito. Pegam em notícias desmentidas e já desmontadas e apliam-nas, não fossem aquelas perder o efeito destabilizador.
    Os peões de brega desta direcção não aprenderam nada com uma notícia da Lusa, com base em fonte anónima e oficial do CD, sobre Domingos ser despedido por estar a negociar com Pinto da Costa. Meses depois, os peões de brega excitam-se novamente com uma notícia da lusa com base numa fonte anónima e oficial do CD (pelo meio quem negociou com Pinto da Costa foi GL, mas nem assim os peões de brega aprendem a usar a testa).

    É verdade que o SCP está dividido.
    E é verdade que esta fraca direcção se suicidou devido às suas divisões internas.
    E é verdade que esta direcção não consegue parar de alimentar guerras, com fontes anónimas e oficiais e com peões de brega.
    Esta direcção precisa da guerra para sobreviver.

    ResponderEliminar
  7. " Esta direcção precisa da guerra para sobreviver."

    Não diria melhor.

    É notório que essa é a estratégia usada neste momento,chegando ao ponto inclusive de usarem criminosos(com cadastros bem pesados)para esse efeito.

    Não me surpreende,mas considero uma má decisão ate porque levanta muitas suspeitas sobre os próprios.

    Acho piada quando falam em divisões quando esta direcção é a que mais contribui para isso(ironia das ironias sendo a própria internamente um exemplo disso).

    ResponderEliminar
  8. Mas alguém acha que a campanha baixa que GL fez nas eleições ia dar bom resultado?

    Só quem é muito ingenuo e acredita em tudo o que um jornal como o cm e o record publicam.

    Interessante constatar que quando é para atacarem o Sporting venham logo dizer que esses jornais são tudo menos fiaveis, mas quando foi para denegrir candidatos e candidatos a candidatos ja eram fontes que se deviam ter em conta.

    ResponderEliminar
  9. É também a mesma direcção que iniciou os processos de despedimento de pelo menos dois treinadores - Domingos e Sá Pinto - via fontes anónimas nos pasquins habituais.

    ResponderEliminar
  10. farinha amparo,

    o seu comentário é confrangedor e um exemplo concreto do que é o condicionamento de muitos na hora de comentar.

    O estilo trauliteiro também nos ajuda a perceber a sua natureza e é o suficiente para não me merecer qualquer consideração.

    Enquadra-se perfeitamente no que retrato acima feito do pretensiosismo totalitário e insultuoso.

    O que interessa o assunto do post, mesmo que ele fale de actos inqualificáveis, se isso não lhe serve de mote para vir desfiar a sua cassete?

    A sua visão dos acontecimentos que aqui desfia - e quase todos eles forma aqui abordados oportunamente e criticos para com actuação de GL ou de outros envolvidos - não é menos enviesada e igualmente confrangedora.

    Um exemplo:

    Serve-se do que disse Carlos Barbosa, porque lhe dá jeito, ignorando a nulidade que foi a sua passagem por Alvalade, onde não fez mais do que deixar lixo para os outros limparem.

    Das áreas que devia superintender conhece alguma medida que lhe mereça referência?

    Era suposto deixar uma nulidade destas ad aeternum a alimentar o seu ego pelos corredores de Alvalade ou a dar entrevistas completamente disparatadas?

    Acusa outros de plantarem noticias, outros de lhe darem cobertura e se "excitarem" com elas e desfia de seguida uma série de rumores que está longe de poder clarificar a sua origem.

    Que lições me pode dar? Nenhumas!

    ResponderEliminar
  11. "Veremos como muitos dos que hoje fazem estas acusações não se apresentarão eles próprios a um qualquer cargo numa futura lista concorrente a eleições."

    Não é preciso esperar para ver.
    Basta olhar para o que aconteceu em 2011 com a direcção de Godinho.
    Refiro-me à conhecida metamorfose de Pedro Ferreira, eleito para o actual CD.

    Andou anos na internet a ser forte acusador de Freitas, chamou-lhe nomes e... surgiu nesta direcção de braço dado com Freitas.
    Numa sessão de campanha no auditório assumiu isso de forma pungente.
    Pedro Ferreira aí pediu perdão, de joelhos e quase que chorou por ter ofendido o SCP. E lá acabou a gritar que finalmente vira como, inesperadamente, o seu antigo ódio de estimação, Carlos Freitas, afinal, era um "Omem Porreiraço".

    Entretanto Freitas já foi c'os porcos, despedido por Godinho, e Ferreira já é director da academia. Trocas e baldrocas em que Godinho é useiro e vezeiro.

    Esta direcção do Godinho está muito à frente e já mostrou isso que o Leão de Alvalade receia, como se fosse só para o futuro.
    Não vale, pois, a pena tremer que nem varas verdes porque Godinho e Ferreira também já mostraram essa face mais negra.

    ResponderEliminar
  12. "Serve-se do que disse Carlos Barbosa, porque lhe dá jeito, ignorando a nulidade que foi a sua passagem por Alvalade, onde não fez mais do que deixar lixo para os outros limparem. "

    Querem ver que fui eu que convidei Barbosa para a lista de Godinho?

    Tens toda a razão.
    Barbosa foi uma nulidade.
    E quem é que pôs essa nulidade na lista do Godinho? Foi o Barroso? Foi o Abrantes Mendes? Foi o Baltazar?

    É capaz de ter sido o Godinho, não?
    Quem escolheu Barbosa, quem com ele se apresentou a eleições tem de ser responsabilizado por essa péssima escolha!
    Numa gestão séria, há responsáveis.

    Se fosse só uma escolha infeliz, ainda se dava de barato.
    Mas foram tantas as nulidades escolhidas por Godinho que estaríamos aqui o resto do dia.
    E várias já foram reconhecidas, sendo chutadas por quem os escolheu.

    Só falta mesmo o tipo que tanto erra reconhecer que o erro... é ele!
    Como não reconhece, teremos de o obrigar a isso!

    ResponderEliminar
  13. Farinha amparo,

    A mim não me obriga a nada muito menos a alinhar consigo. Mas confesso que não fico supreendido com mais esta exibição da sua veia pluralista e democrática...

    Só por ignorância, preconceito, má-fé e estupidez pode fazer as afirmações que faz a meu respeito porque não me conhece nem conhece sequer o que penso relativamente a muitas das coisas de que fala.

    Respondi-lhe atrás porque, desde que caíu aqui de paraquedas, não tínhamos trocado qualquer impressão porque não é costume perder muito tempo com comentadores do seu calibre. Já cá tenho o FCS, o Jalex e outros.

    Vou-lhe tentar explicar uma coisa, mesmo tendo dúvidas de estar a empregar devidamente o meu tempo.

    Não tenho problemas em debater com alguém que não pensa ou analiza as questões da mesma forma, até porqu não partilhamos desse espirito de missão de evangelizar que quer seja.

    Mas já tenho problemas em fazê-lo com quem tem um perfil como o seu.

    Divirta-se a insultar-me, prometo que não lhe devolverei o gesto. Já não promete que não me divirta a apagar os seus comentários.

    Porque este espaço é meu tenho o direito de escolher como quando e com quem o quero partilhar.

    ResponderEliminar
  14. Ainda não li qlq comentário, apenas o post. Não sei se me merece outro comentário, mas para já apenas me apetece classificar este acto de NOJENTO. Quem fez isto é (são) pessoa(s) de mt baixa qualificação. Sobram mais palavras.

    ResponderEliminar
  15. Leão de Stª Engrácia,

    já aqui disse algo semelhante em 2 ocasiões:

    Aquando da saída de CF e LD e quando ficou certa a venda de Izmailov.

    Mas dizer isto não é o mesmo que exigir que não fiquem devidamente acautelados os interesses do Sporting, o que não me parece que se alcance fazendo cair o CD no imediato e se troque por uma comissão administrativa por 6 meses. Ou por 3 que seja.

    ResponderEliminar
  16. Amigo JG:

    Até na guerra há decência. Pelo menos de alguns... O gesto de divulgar contactos de funcionários do SCP não é por falta de paz, é por falta de um mínimo de noção do que é decência humana.

    Apesar de td, folgo em saber que estás do lado da decência, independentemente da tua posição politica. Nc o duvidei. Só que no meio desta merda td, ainda é bom reconhecer os nossos amigos. è ao que me vou aagrrando, aos amigos que tenho em todos os lados da barricada (ia dizer ambos, mas há mts mais lados. O futuro encarregar-se-á de o provar...)

    Gde Abç.

    ResponderEliminar
  17. É um golpe baixo e desprezível. Não me revejo neste tipo de actos como outros perpetrados nos ultimos tempos em Alvalade. A minha vontade de mudanças não se sobrepõem a decência e honestidade.

    SL

    ResponderEliminar
  18. Virgilio,ha de facto muitos lados da barricada.Alias, sabado houve muita animacao de quem tem passado em tudo isto por entre os pingos da chuva.
    O que chateia a mim tem sido ler muitas mentiras que se passam como factos consumados.E uma completa deturpacao de alguns factos acrescida de meias verdades completamente fora do contexto.

    Quanto aos funcionarios,a publicacao de dados e obviamente cobarde e mais uma baixaria no meio de tudo isto.Mas ja nada surpreende...So nao percebi quem o fez e com que objetivos...

    Ja agora permite me discordar de ti (e sei que permites) quanto s questao das assinaturas.Dois miudos quase sem apoio logistico recolheram 800 assinaturas...notavel e significativo.Alias, garanto te que com outro apoio logistico so no jogo com o Pacos,tinham chegado facilmente ao dobro. E sei porque os fui ajudar nesse dia e durante hora e meia nao parei um minuto. Muitos desistiam com a espera. E muita gente nao assinou porque tem medo de dar as copias da identificacao...

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  20. JG:

    Mas discordas realmente do quê? O que eu disse ontem é... matemática. E com a matemática não se concorda ou discorda... Os números não enganam. Pode-se é gostar ou não deles.

    Não retiro ou acrescento valor a nada. Reconheço o esforço que eles fizeram (com a ajuda de outros voluntários), na recolha de assinatura... Agora não partilho é da causa, pq, resumidamente, até pq não me apetece gastar mais tempo com isto, não acredito que o q pretendem seja, nesta altura, o melhor para o SCP.

    Medo de dar as cópias de identificação? Porquê? São expulsos de sócio? Passam a pagar mais quotas por isso? Não percebo...

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Leão de Alvalade,


    És tu quem tem demonstrado grande falta de sentido democrático e de pluralidade ao não aceitares críticas, e ao conseguires num post insultar uma pessoa que não te insultou, e acabares a dizer que foste insultado e que não vais insultar. Uma posição no mínimo peculiar, a fazer lembrar o nosso presidente.

    Em relação ao post, só tenho a dizer, que de facto o maior factor de divisão no actual Sporting é o nosso presidente, como é óbvio. O godinho é bom a unir a oposição, mas só mesmo a oposição! Ah, e os nossos adversários, os nosso adversários gostam muito dele também, principalmente o bufas, que segundo se diz, dentro de portas passa o tempo todo a achincalhar o presidente do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  23. Concordo com o título...

    O Godinho matou com ferros, na altura das eleições, e agora vai morrer com ferros.

    É o "karma" ou outra coisa qualquer que quiserem chamar...

    O Godinho, até por ser um homem já com experiência de vida, devia ter percebido que a sua campanha suja e golpes baixos lhe iriam trazer problemas no futuro... mas pelos vistos fez-se de "autista".

    SL

    ResponderEliminar
  24. Há um movimento natural de retração das pessoas quando lhes pedem cópias do BI ou cartão de cidadão. Todos temos essa retração natural, Virgilio. É humano. E houve muita gente que se retraiu. Eu próprio me retraio em muitas situações quando me pedem cópia de elementos desse tipo. Aliás, ainda houve outro factor curioso que alguém referiu a partir de certa altura. Muitos cartões de socio são também cartões de crédito. Quando alguém falou nisso (não me tinha apercebido, nas primeiras assinaturas do dia) passei a pedir o cartão da gamebox e não o cartão de socio, como medida de proteção das pessoas.

    Quanto aos numeros, são o que são e de facto a matemática é uma ciencia exata. O valor dos numeros é que pode levar a interpretações diferentes. É só aí que discordamos. É mais facil mobilizar 10000 pessoas para irem votar que quase 1000 para assinar uma coisa destas, tendo que ir atrás delas e não simplesmente esperando que elas venham num momento e local que estão previamente marcados e publicitados e com uma logistica de mais de uma centena de pessoas associada.

    Quanto ao acreditar que é o melhor ou não para o Sporting, obviamente cada um tem a sua crença. Tu conheces-me razoavelmente e sabes que no que acredito, portanto não te deve surpreender ver-me tomar esta posição. Mas tenho de saber respeitar a dos outros. Cada um pensa pela sua cabeça e ninguém pode dizer com a certeza absoluta que tem toda a razão do seu lado. Temos convicções, com base nas coisas em que acreditamos e numas vezes o tempo prova que tínhamos razão, noutras que não e noutras ainda nunca temos oportunidade de saber a resposta a essa pergunta...

    Um abraço, caríssimo. Não estamos claramente de acordo desta vez, mas isso acontece muitas vezes ao longo da nossa vida em relação a muitas pessoas que prezamos. É a vida, como dizia o outro! :)

    ResponderEliminar
  25. Aquilo que mais me tem magoado em relação a algumas coisas que tenho lido aqui e noutros lados é a injustiça com que tem sido tratada a MAG. Acompanhei ao longo de ano e meio o que se tem passado, como sabes e garanto-te que houve sempre mais solideriedade e apoio da Mesa à Direção do que entre os próprios Membros da Direção. Sei quais foram as pressões que existiram em relação á Mesa. Sei que a Mesa resistiu a tudo e foi sempre um garante da legalidade e da solidariedade para com os outros órgãos sociais até aos limites. Sei os dilemas morais com quie as pessoas se depararam e a posição sempre firme que sempre assumiram na manutenção dos seus deveres institucionais e morais.

    E por isso mesmo, magoa-me ler tudo o que tenho lido. Simplesmente porque a maior parte das coisas que tenho lido são injustas e estão absolutamete deturpadas e manipuladas no modo como têm aparecido aos olhos da opinião publica.

    Em relação ao Daniel Sampaio por exemplo, é absolutamentre aberrante tudo o que se tem escrito...

    Além disso, como já tive oportunidade de te dizer, a mim não me surpreende tudo o que aconteceu na Direção em relação a PPC, Barbosa e afins e o que se passou com o Duque e com o Feitas.

    Mais, então a MAG é que não é solidária? Logo nos primeiros meses de mandato, o Duque faz o bluff de se demitir para ganhar poder, depois rucuou e nessas e noutars alturas, deixou sempre o Presidente sozinho, sabendo que nunca podia contar com ele para nada...E a Mesa é que não é solidária?


    Mais, nas horas dramáticas nas primeira série de derrotas do Domingos quando o campeonato foi interrompido, o Duque e o Freitas ficaram incontactaveis e o GL é que ficou sozinho com o Domingos. E a Mesa é que não foi solidária?

    A Mesa esteve com o Presidente nessas horas más. Os outros é que desapareceram... Os tais que foram embora e muitos do que estão na Direção, mas dizem mal do Presidente pelas costas a toda a gente...

    E a Mesa é que não é solidária? É que é culpada?

    ResponderEliminar
  26. Bernardo Abranches,

    Não lhe reconheço qualquer autoridade para me ensinar o que é um insulto. Não só porque não o conheço mas também porque deixa claro que para si não há diferença entre criticar e insultar.

    Não vejo, por isso, qualquer fundamento para abdicar do meu próprio juízo e do que me foi transmitido pela educação que recebi.

    ResponderEliminar
  27. Na minha terra, ser acusado de má fé, e de estupidez, é insultuoso. Mas se calhar sou eu que vivo num mundo à parte.
    Peço desculpa então pela minha má interpretação dos factos!

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  29. Foram divulgados os contactos dos funcionários por essa blogosfera, é um facto. De imediato, muitos adeptos anónimos e tendo em conta o tempo decorrido após a entrega dos pressupostos para a AG, aproveitaram esses contactos para pressionar esses funcionários. Facto. Ao tomar conhecimento ( suponho que via serviços do clube ), o Movimento pediu aos adeptos, num comunicado e agradecendo às pessoas, que parassem com esses mesmos contactos, que se estava a criar uma situação desagradável. Facto.

    Extrapolar daqui segundas intenções e um qualquer movimento concertado por alguém ( posso presumir o alvo ), parece-me insensato e a raiar a má fé. Não vi juízos semelhantes em toda esta campanha com base na propaganda e na cosmética, que se vai agudizar agora nas próximas semanas, por parte duma direcção incompetente que se agarra ao poder e estrebucha para todos os lados, usando os seus cães de fila para o efeito: os pseudo notáveis do clube, os "comentadeiros", o líder da Juve Leo.

    O divisionismo é natural, depois da suja campanha de 2011 e uma direcção que não soube aproveitar os meses seguintes de pacificação seguintes. Natural também na falta de liderança e de competência, a lista que agregou o segundo maior número de votantes nas ultimas eleições, viu cai as traves mestras do projecto uma a uma e viu os resultados, mais uma vez, a fazerem cair a máscara destes senhores. Quem é incapaz, tem resultados incapazes.

    ResponderEliminar
  30. Queres ver que o BdC também tem o seu Paulo Pereira Cristóvão?! :D

    Realmente isto ultrapassa todos os limites da decência. Essas pessoas são profissionais do clube e merecem todo o respeito. Se estão a haver atrasos, terá de ser o movimento que requereu a AG a pedir explicações junto do responsável por esse grupo de trabalho. Esta divulgação de dados pessoais é inqualificável.

    Eu não faço finca pé da saída do GL (até porque há muita coisa que não percebi claramente), mas que ele tem MUITAS explicações a dar aos sócios, isso tem. Eu tenho várias que gostaria de lhe pedir, a mais recente das quais os moldes da transferência do Izmailov.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)