quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pereirinha (grande negócio) addio e buona fortuna

Isto foi à menos de um ano...
São diversas as noticias sobre a saída de Pereirinha para a Lázio. Sabe-se apenas que rescindiu (e isso era obrigatório, uma vez que o contrato expirava em Junho) mas há fontes que relatam que o clube romano desembolsará algo "menos que 2 milhões" e outras que dão contam que o Sporting receberá uma percentagem de uma futura venda. A hipótese mais plausível é a segunda, face à situação contratual do jogador.

Para grande parte dos adeptos este tem que ser visto como um grande negócio, caso se confirme o recebimento de qualquer verba, ou pelo menos de um alivio por se tratar de um jogador de quem se diz muitas vezes "sem valor para representar o Sporting". Na Lázio ninguém percebe nada de futebol...

Não é essa a minha opinião e vejo a partida do jogador com alguma resignação mas sobretudo com pena. Resignação porque me parece melhor para ele procurar uma saída para um clube onde se possa crescer e afirmar as suas qualidades. Com pena por ver mais uma vez um jogador promissor sair não conseguindo mais do que apenas isso: uma promessa por confirmar e sua inteligência e qualidade de decisão deviam e podiam ter sido melhor potenciadas e muito melhor aproveitadas.

Pereirinha é bem o exemplo de o quão necessário é a programação de carreiras desde a formação e uma ilustração dos efeitos que pode ter na carreira de um jogador a estabilidade e o caos. Chegou aos seniores do clube resgatado a meio da época ao Olivais e Moscavide, onde era titular para jogar apenas 617 minutos numa das melhores épocas de Paulo Bento a de 2006/07. Na época seguinte jogaria 1663 m, valor que cresceria para 1838m em 2008/09 e 1078m em 2009/10. 

À chegada de Costinha e Paulo Sérgio equivaleu à ruptura com uma afirmação progressiva, atirando-o primeiro para o Vitória de Guimarães de Manuel Machado, seguido do desterro num qualquer Kavala grego. Bem vistas as coisas não é de surpreender a dispensa de Alvalade, a rápida e infeliz passagem por Guimarães, se atendermos aos mentores e/ou actores nestes processos e a sua forma de ver o futebol.

Os anos de regresso de regresso não foram felizes para o clube e muito menos para Pereirinha, apoquentado por lesões em períodos cruciais, que impediram de uma sequência minimamente desejável e, a meu ver, mais do que merecida. Assim foi depois de um dos seus melhores jogos de sempre, na histórica eliminação do City ou no inicio desta época, que praticamente o afastou toda a primeira metade da corrente época. 

Addio e buona fortuna Pereirinha. Estou certo que voltaremos a "vermo-nos" e a ouvir falar de ti!

21 comentários:

  1. "Pereirinha é bem o exemplo de o quão necessário é a programação de carreiras desde a formação e uma ilustração dos efeitos que pode ter na carreira de um jogador a estabilidade e o caos"

    Nem mais.

    ResponderEliminar
  2. Falas nas lesões, mas mesmo que não se tivesse lesionado em Manchester, e mesmo com a excelente exibição, ia direito para o banco no jogo a seguir. Estava lá o titular da seleção nacional. E no Sporting há os nomes primeiro e os jogadores depois.

    ResponderEliminar
  3. Escrevi muitas vezes que Pereirinha era um dos melhores jogadores do plantel do Sporting. Recordo algumas excelentes exibições,sobretudo como médio ala em que a sua elevada qualidade técnica lhe permitia driblar com classe e cruzar como só ele sabe, com olhinhos. Teve azar, mas o seu principal azar foi jogarno Sporting, clube onde este tipo de jogadores é desprezado e onde se questionam todos os dias as capacidades dos jogadores da formação enquanto se aplaude "vedetas" adquiridas por milhões e comissões.
    Vai para a Lázio, a troco de um salário elevado e ao que parece a custo zero. isso significa duas coisas: os da Lázio são parvinhos não percebem nada de futebol e não distinguem um bom jogador de um Pereirinha.Acham que são uma e a mesma coisa. Eu também ; significa igualmente que o discurso sobre o aproveitamento da formação continua a ser pura retórica, a menos que seja aproveitar a formação do Spporting para os outros.
    Deixo uma última questão. Considerando a qualidade técnica, capacidade defensiva, a capacidade ofensiva, a leitura de jogo, a capacidade de último passe, a caapcidade de de cruzamento, a polivalência com capacidade para jogar como médio construtor numa posição mais central seria capaz de trocar Pereirinha por Miguel Lopes?
    Uma última nota: felicidades totais sobretudo desportivas para Pereirinha, um dos jogadores mais interessantes dos últimos anos e um daqueles que me proporcionou alguns momentos de felicidade sobretudo em jogos com o Porto e Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Desejo que o Pereirinha tenha sucesso...
    E não esqueço os sucessivos coros de assobios, quem sabe...de muitos que agora lamentam a sua saída...

    ResponderEliminar
  5. Seja bom, seja mau, seja adorado, seja odiado, tenha bom ou mau feitio, o que se espera da estrutura do Sporting é que saiba valorizar e vender o melhor possível os seus activos.

    ResponderEliminar
  6. Tenho pena de ver sair o Pereirinha, jogador que aprecio bastante, mas, não tenho dúvidas que 99% dos sócios e adeptos criticariam a direcção se renovasse o contrato com este jogador.
    Não foram as suscessivas direcções que não criaram condições ao Pereirinha, foram os sócios e adeptos que não criaram condições de estabilidade a qualquer direcção (não se desresponsabilizem porque foram vocês que votaram quer nos vencedores quer nos vencidos) e criticaram e assobiaram o Pereirinha semmpre que jogou, basta ler as criticas ferozes que foram sendo feitas ao Pereirinha nos vários comentários que se viam nos blogs.
    Claro que, agora que saiu, é o MAIOR!! E se daqui por uns meses assinar pelos lampiões, nem que seja para a equipa B, passa a ser um génio da bola, quase melhor que o Ronaldo...

    ResponderEliminar
  7. "Não é essa a minha opinião e vejo a partida do jogador com alguma resignação mas sobretudo com pena."

    Esta frase resume o meu sentimento. Para mim seria o melhor lateral direito do plantel (mesmo com J. Pereira, vendido ao Valencia, e M. Lopes incluídos).

    Para além do jogo do City em Manchester, lembro-me duma soberba uma exibição contra o fcporto...acho que na sua estreia a lateral direito (se não foi, terá sido dos jogos iniciais nessa posição). O melhor em campo, de longe! Recordo-me ainda dum golo do (ahaam) lYedson aos lampiursos a responder de cabeça a um cruzamento do Pereirinha, já dps desta ter 'sentado' o defesa... :)

    Que tenha melhor sorte que na casa onde nasceu e se fez jogador de futebol.

    ResponderEliminar
  8. % de uma futura venda = direitos de formação que sempre teriam direito numa venda futura.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o Virgilio. Pereirinha era o melhor lateral direito do Sporting mesmo considerando o João Pereira e muito acima do que agora foi contratado ao Porto. Mas além disso é um jogador polivalente com capacidades para jogar em mais que um lugar do meio-campo. Os jogos que o Virgilio refere foram exibições soberbas e julgo que na altura nem garantiram ao Pereirinha a manutenção da titularidade.
    Acho que vamos ouvir falar dele, por boas razões.

    ResponderEliminar
  10. É mais um que sai, formado pelo Sporting, que deixa a sensação de não ter sido devidamente valorizado pela estrutura de futebol leonina...e pelos adeptos do clube em geral.

    Nesse jogo contra o Porto teve pela frente um dos jogadores que mais desiquilibrava em Portugal na altura, o Quaresma. Enorme também no jogo contra o City. A verdade é que mesmo depois desses jogos não foi aposta consistente.

    ResponderEliminar
  11. Bem, preciso de óculos e de lições de futebol. Jogador com cerca de 150 jogos e os elogios aos mesmo assentam sempre em 4, 5 jogos que lhe saíram razoavelmente. E no wishful thinking.

    Pereirinha era um jovem com potencial, que se integrou bem no plantel principal e que não soube corresponder às exigências crescentes, época a época, em que se deixa de ser um puto com piada, para ter que acrescentar valor e não ser apenas irrelevante. Que foi o que Pereirinha foi, nos últimos anos. Mais que ter estagnado, regrediu. Não soube formatar-se a uma realidade competitiva que não se compadece com quem opta por sair ileso da fogueira, onde por vezes ardia a equipa. Não se assumiu. Escondeu-se. Acomodou-se.

    Com todo o respeito, já me fizeram rir com as comparações com o lateral direito da selecção e indiscutível no Valência, como o foi no Sporting. Que tinha defeitos. Mas que era muitas vezes quem fazia tocar o alerta quando a equipa se afundava em resignação.

    Não é surpresa. O gosto pela mediania, situacionismo e mediocridade e por quem não acrescenta valor na cadeia, por parte de uma franja de sportinguistas. E nada de ódios de minha parte contra jogadores da formação. Eu defendi patinhos feios como Carriço, Djaló e agora o jovem Cedric. Como defendi RP quando se assobiava ao rapaz antes dos jogos. Mas quem tem qualidade, tem. E se não tem muita, pelo menos que não se esconda. Como Pereirinha fazia.

    ResponderEliminar
  12. "Bem, preciso de óculos e de lições de futebol."

    Caro Nuno Bispo: Oftalmologia é noutro lado... Qt ao futebol, concordo. Volte sempre. Temos td gosto em que aprenda connosco.

    SL

    ResponderEliminar
  13. E eu todo o gosto em desaprender. Farto de ver o óbvio.

    E assumo, sem remorsos, as generalizações que fiz. Farto também que se colem aos críticos do situacionismo, a imagem de "assobiadores" da equipa de futebol. Que se assuma que são estes que criticam Wolf. Que criticaram Patricio. Que assobiaram Nani.

    Sem qualquer remorso também e assumindo a arrogância e incorrendo novamente numa generalização, que por natureza, é logicamente viciada, quem não tem o discernimento e capacidade de análise quanto aos (de)méritos do nosso dirigismo, muito dificilmente o tem relativamente ao futebol, como jogo. Por isso não me admiro a onda de elogios a um jogador com um passado medíocre.

    ResponderEliminar
  14. Desculpem, mas não posso concordar com a generalidade das opiniões aqui demonstradas.

    De facto, das inumeras oportunidades que lhe foram dadas, Pereirinha terá feito alguns bons jogos... Mas a verdade nua e crua é que nunca se conseguiu impor em clube nenhum por onde passou... Sendo certo que o de maior dimensão foi sem duvida o SCP. Era um jovem com algum potencial, mas nunca se conseguiu impor.
    Tenho sérias duvidas que se vá afirmar na Lázio.

    Temos de acabar com esta esquizofrenia de cada vez que é dispensado um jogador, pensarmos que estamos a desperdiçar algum Messi ou CR...

    O Sporting para conseguir formar jogadores que se imponham na sua equipa principal terá sempre de formar muitos que não irá aproveitar...

    O que o Sporting tem de fazer é de facto dar melhores condições e aproveitar o rendimento aqueles que são de facto foras de série. E estes enquanto jovens têm de ter na equipa referências do clube e jogadores mais velhos de inegavel qualidade e cuja experiência os possa ajudar a evoluir.
    Só desta forma poderá ser possivel consiliar a formação de jovens jogadores, com a possibilidade relativa de sucesso desportivo.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Nuno Bispo,

    Não tenho a certeza de o que disse seja uma referência indirecta a mim quando afirma que

    "quem não tem o discernimento e capacidade de análise quanto aos (de)méritos do nosso dirigismo, muito dificilmente o tem relativamente ao futebol"

    Suponho que seja porque sou eu o autor do post e sou eu quem mais tem escrito aqui nos últimos tempos.

    Devolvo-lhe na mesma moeda: fico mais descansado relativamente à minha análise relativamente ao potencial - repito: potencial - do Pereirinha porque quem não tem o discernimento de verificar as criticas que aqui tenho feito à actual gestão e quem não tem o discernimento de entender a diferença entre o que é momento de punir o dirigismo com, por atacado, punir também o clube também muito dificilmente o tem em relação a todo o resto.

    ResponderEliminar
  16. É verdade o que dizem?

    Que o grupo em que se inclue o PLF vai entrar com providencia cautelar?

    ResponderEliminar
  17. Triste sina esta a nossa de formar bons jogadores, mas depois nao saber o que fazer com eles.. Se conseguirmos resolver esta equacao, o nosso futuro sera certamentr bem mais radioso...

    ResponderEliminar
  18. Mais do que um futuro bom lateral direito, é a medio ala ou interior que se vai destacar, pois a sua capacidade de decisão, inteligência assim o vão permitir... Lembrem-se do jeffren no barça...o pereirinha faria o mesmo.
    Tenho pena...

    Miguel P.L

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (103) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)