terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Rui Fonte e Diogo Rosado, breve reflexão sobre a formação

É com pena que hoje olho para as primeiras páginas dos jornais e constato os possíveis ingressos de jogadores formados pelo Sporting no "outro lado" da segunda circular. E julgo que esse sentimento é partilhado pela generalidade dos Sportinguistas. Por essa razão acabei por substituir o post de hoje, cujo tema pode ser abordado em qualquer outra altura.

Diogo Rosado era tido como um dos mais talentosos jogadores da sua geração e o seu grande golo nos últimos minutos do último jogo com FCP, que acabaria por decidir um campeonato, parecia abrir-lhe as portas para a afirmação no futebol profissional.


Os empréstimos sucessivos pouco cuidados - lembro-me o empréstimo ao Penafiel, onde estava tapado por Michel, hoje no SLB, via Paços de Ferreira - e a fama deixada em Penafiel e Vila da Feira de profissional diletante parecem estar na raiz do adiamento da sua afirmação. 

Como se costuma dizer "se um não quer dois não dançam" e sem a atitude adequada é muito difícil  que Rosado dê e receba do futebol tudo o que está ao seu alcance e que não é pouco. Mas casos como o dele parecem-me requerer um maior cuidado ou pelo menos uma abordagem diferente que o Sporting não tem sabido dar ou pelo menos não tem sido muito feliz. Era bom para o futebol que casos como o Fábio Paim não fossem mais do que dolorosas excepções.

Rui Fonte ainda sem completar a formação já tinha passado pelo Arsenal de Wenger, emprestado ao Cristal Palace. No seu curto regresso ao Sporting foi emprestado ao Setúbal e acabaria por sair para o Espanhol de Barcelona de onde sai também sem conhecer mais do que alguns minutos pela equipa principal. Ao contrário de Rosado, não é a sua atitude profissional a obstar à afirmação mas, parece-me, são as suas características físicas que obstam a uma afirmação plena. Rui Fonte vive um momento de transição em que ainda é um miúdo - é-o de facto pelo seu 1,80 e pouco peso - à frente de defesas que lhe devem parecer mastodônticas.

Nem um nem outro poderiam acrescentar nada ao que o Sporting já dispõe na sua equipa sénior e já devem ter vencimentos que fazem deles pouco aconselháveis para um projecto como a equipa B, num momento de contenção. Mas atendendo ao seu trajecto na formação, onde acumularam internacionalizações, é forçoso acreditar que, sabendo superar aquele que é talvez o momento mais difícil na carreira de um profissional de futebol - só superado pelas lesões - que voltem a ser dos melhores entre os melhores.

Podíamos também falar de Baldé. Não porque o ache capaz de disputar um lugar na equipa principal, e isso ficou bem patente no último jogo, mas cuja dispensa para Guimarães me pareceu precipitada, tendo em conta o seu percurso, a sua idade e as possibilidades de evolução.

Obviamente que um clube como o Sporting, que todos os anos vê chegar a seniores praticamente uma equipa de futebol, não consegue segurar todos os jogadores, mesmo possuindo já uma equipa B. Mas, e precisamente por essa razão, de ser um clube formador, que deveria assumir a construção de um projecto onde as malhas fossem ainda mais estreitas. Se é natural perder o rasto a um jogador como Ricardo, que vimos jogar pelo Guimarães este fim-de-semana, já deixar sair jogadores com o passado prometedor de Rosado e Fonte deve merecer interrogação e reflexão.

Obviamente que não podemos ficar com todos os jogadores. Clubes como Barcelona e Real Madrid, tendo sentido os mesmos problemas, já usaram soluções como a da cláusula de recompra, como a que detêm sobre Jeffren e Rodrigo, respectivamente. O que mesmo assim não pôs o Barcelona "a salvo" de desembolsar 17 milhões para recuperar o seu ex-formando Jordi Alba. 

Fonte e Rosado são jogadores pré-equipa B. A criação deste patamar à saída da formação ajudará com certeza a evitar situações semelhantes, assim se o saiba gerir bem. Nessas contas entram também em jogo expectativas dos adeptos que, mais do que resultados imediatos e  títulos neste escalão, devem olhar para o crescimento dos jogadores com esperança e o carinho indispensável.

15 comentários:

  1. Rui Fonte já teve bastantes hipoteses para se afirmar em clubes sem grande pressão e nunca o conseguiu, pode ser que consiga daqui a uns tempos, mas a minha opinião é que nunca será um jogador para um grande.

    Rosado tinha tudo para ser grande, mas apanhou uma doença chamada FabioPaimzice e nunca mais se recompôs. Rosado, provavelmente irá para a equipa B do Benfas e dará algum espetaculo em alguns jogos, mas não creio que passe disso.

    ResponderEliminar
  2. LdA, um dos problemas com que o Sporting e a sua formação tem de lutar ao contrário dos seus adversários é aquilo a que chamo "Sindrome da última Coca-Cola do deserto".

    Qualquer puto que se destaque nos juvenis, já nem falo dos juniores A, tem de imediato uma pressão imediata dos média e nossa, adeptos do Sporting, de vir a ser o salvador e próximo melhor do mundo!

    Quem é que conhece por memória, sem recorrer à internet o nome de algum jogador do nosso adversário no jogo que colocas em imagem, ou do outro grande nessa mesma fase final, poucos certamente. Mas se formos ver, dessa equipa no último jogo jogaram em Alvalade com a nossa camisola, Pedro Mendes e Adrien, estando ainda no plantel A André Martins, André Santos anda pela galiza e Golas pela baliza da equipa B.

    Marco Morais jogou pelo Vitória, Diogo Amado (outra das coca-colas do deserto) jogou pelo Estoril, etc.. Jorge Chula, que jogava na formação do Porto nessa altura e hoje é nosso atleta, jogou pelo Moreirense.

    E volto ao inicio, foi primeira página de jornal a contratação pelo Sporting de Jorge Chula, antigo jogador da formação do Porto?

    Terá este atleta menor potencial que Rui Fonte ou Diogo Rosado? Não sei, mediatismo tem com toda a certeza. E já nem falo do sucesso que a carreira de Diogo Viana está a ter desde que foi para o Olival...

    ResponderEliminar
  3. O Rosado tem potencial para ser muito melhor jogador, por exemplo, que um Viola. Sinceramente e desde há algum tempo não percebo a gestão de carreiras que é feita dos jogadores da nossa formação. Rosado, Baldé ou Marco Matias são apenas dos últimos casos.

    Mesmo pensando no nosso plantel actual o André Martins não se perdeu por um triz, o Adrien foi o que foi (até em Israel jogou), o próprio Pedro Mendes que deverá ser titular no próximo jogo acaba contrato no final desta época, podendo portanto assinar por outro clube a qualquer momento.

    O Sporting têm de longe a melhor matéria prima nacional e gere-a como se fosse um clube rico que se pudesse dar ao luxo de desperdiça-la.

    ResponderEliminar
  4. O Rosado é mau profissional,sempre teve a mania que era uma vedeta destinado á fama e sucesso.Só que se esqueceu que para atingir isso não basta o talento(tem algum mas não é o craque que muitos julgam)é preciso muito trabalho e dedicação.Duas virtudes que nunca as teve.

    Quanto ao Rui Fonte o problema dele não é falta de profissionalismo mas sim talento,nem metade do talento de um Betinho ele tem.

    A única razão para o benfica o ter ido buscar só pode ser para "picar" o Sporting,pois desportivamente não é uma mais valia(só mesmo para a equipa B e mesmo assim).

    Façam proveito,só fica chateado com esta ida quem desconhece este jogador.Ate acho que se esta a dar demasiada importância a um assunto que não merece sinceramente.

    ResponderEliminar
  5. Relativamente ao Rosado, é natural que o queiram. O que o rapaz fez o ano passado na Luz, pelo Feirense, ultrapassa em larga escala de importância o que se diz sobre o seu profissionalismo...

    É pena, gostava de o ver em Alvalade. Mas o Zézinho será concerteza melhor...

    Quanto ao Rui Fonte, tem exactamente a mesma altura que o Rodrigo (SLB) e terá a mesma idade (se não são da mesma geração, o espanhol é no máximo um ano mais velho). Portanto, a razão para a sua não afirmação parece-me muito questionável.

    Eu acompanhei-o um pouco no Espanhol, e esteve melhor do que as estatísticas indicam. Esteve muito bem na Equipa B, sendo depois chamado à equipa principal. Fez alguns jogos de muita qualidade (vários deles, entrou na segunda parte e acrescentou qualidade), mas sofreu um pouco quer com a concorrência interna, quer com alguns problemas do Clube (que, entretanto, já mudou de treinador esta temporada).

    Mais até do que a sua passagem por Inglaterra, deve ter evoluído bastante no Espanhol. Da mesma forma que, por exemplo, o Pedro Mendes evoluiu bastante no Real. O facto de não ter tido um impacto imediato e estrondoso na Liga Espanhola não é, para um miúdo de 20/21 anos, preocupante. A qualidade não se mostra apenas no rendimento, e o André Martins ou o Pedro Mendes mostram isso mesmo.

    Posto isto, tenho também alguma pena de o ver com a camisola do Benfica, da mesma forma que teria se fosse o Saleiro, ou o Yannick (que já a vestiu). Não são prodígios, mas podiam ser jogadores para serem trabalhados e mais tarde lançados. Podiam ser úteis. O Yannick e o Saleiro não conseguiram (factores internos e também externos a eles mesmos), o Rui Fonte não teve essa oportunidade.

    Quanto ao Baldé, felizmente que já cá não está. Se jogasse em qualquer outro lado que não o Guimarães, não só não seria utilizado como, nas raras vezes em que o fosse, teria muito pouco rendimento. Mostra alguma qualidade ali, pela mesma razão que o Edgar era muito bem sucedido naquele clube.

    ResponderEliminar
  6. É TUDO BOM NOS JUNIORES, DEPOIS É QUE SÃO ELAS...

    ResponderEliminar
  7. Jalex,

    Vi várias vezes jogar o Diogo Rosado, não estou a falar do que oiço ou de capas de jornais. E o que digo é, face ao grande potencial que evidenciava (capacidade de decisão, visão de jogo e muita classe) podia ter tido uma oportunidade no plantel principal.

    Agora, não dá é as comissões dos sul americanos que época após época vão chegando a Alvalade...

    ResponderEliminar
  8. Eu acho engracado e' que agora o Sporting e' culpado das mas decisoes de carreira dos jogadores que forma. No caso especifico do Diogo Rosado, em todos os clubes em que foi emprestado nunca foi titular de forma consistente em nenhuma equipa (teem declaracoes do Quim Machado, mas gostava entao de ter a resposta dele a pergunta de entao porque nao o pos mais a jogar).

    Depois o jogador nao quiz renovar porque achava que queria ganhar mais dinheiro e porque queria jogar em Italia e que nao aceitava ir para a equipa B, se calhar porque achave que ja tinha estatuto para mais. Foi para Italia e passado um mes estava recambiado. Foi para o Balckburn, onde o treinador confessou que nem sabia quem ele era e agora, passados seis meses sem jogar vem para o Benfica. Parece-me o que se passa com o rapaz foi que se apanhou com o tao importante "reality check" e se calhar ja desocbriu que nao tem assim tanto estatuto como isso e que uma equipa B ja se adequa ao seu nivel para tentar pela ultima vez salvar a carreira.

    Faz lembrar o Rafael Veloso, que achava que era bom demais para renovar pelo Sporting, e que depois de ser chutado de clube em clube acabou no Belenenses e a implorar que o Sporting nao exigisse a compensacao de formacao (uns loucos 300 mil euros) porque toda a gente se recusava sequer a pagar essa verba.

    ResponderEliminar
  9. E q tal fazermos uma equipa C?... E D?... Melhor pensado: uma equipa para cada letra do abecedário... Assim, já não deixamos escapar nenhum Rosado para um rival nem nenhuma Fonte seca... É preciso é q eles queiram jogar na Z, p.e., pq dinheiro não é problema: há às pazadas para esbanjar...

    O que é q o Diogo Rosado tem feito q mereça evidência? É que sinceramente perdi-lhe o rasto... Se não seve para Penafiel, não serve para o Paços, não serve para o Feirense... No estrangeiro andou às cambalhotas... vai servir ao SCP??? Baaaardo com ele (que é como quem diz ETAR da Luz...). :P

    O Rui Fonte é bom rapaz, dedicado, e tenho seguido mais o seu trajecto. A minha opinião é a de q pode fazer-se um PdL útil... Ainda por cima joga numa posição que escasseia em Portugal. De qlq forma, neste momento é (ainda) uma gde incógnita.

    ResponderEliminar
  10. Virgílio,

    Admito que tenho esta coisa esquisita de preferir um Cédric a um Miguel Lopes, um Diogo Rosado a um Viola ou André Martins a um Pranij.

    Isso do que tem feito que mereça em evidência no futebol tem muito que se diga. O Coentrão também andou emprestado a Rio Ave, Nacional, Saragoça (veio recambiado de Espanha a meio do empréstimo), fama de mau profissional...e depois teve a sorte de ter apanhado um grande treinador.

    ResponderEliminar
  11. Virgílio

    desta vez não estamos de acordo. Olha por onde andou o Adrien e, pior ainda, o André Martins, que o Mota dispensou do Belenenses e foi parar à II B ao Pinhalnovense.

    PM,
    O Coentrão é de facto um bom exemplo da importância definidora de uma carreira que pode ter um treinador. Mas isso não invalida o percurso dele, que revelava uma postura pouco profissional e outras coisas que para aqui nao interessam. Nem todos têm a sorte de encontrar Jesus na vida...

    ResponderEliminar
  12. Podem acrescentar o Pereirinha, mais um a voar.

    Grande gestão desportiva.

    ResponderEliminar
  13. Leão de Alvalade,

    Completamente de acordo. Os jogadores abordados terão também a sua quota-parte de responsabilidade.

    Muito boa a ultima frase do comentário. lol

    ResponderEliminar
  14. PM:

    à excepção do Rosado não me recordo de ter mencionado mais nenhum jogador q referencia. Daí que não saiba se eu tenho, ou não, os mesmos gostos (esquisitos) que você evidencia...

    LdA:

    Veremos o que será do Rosado, então... A gde diferença dele para o Adrien, p. e., é que o o Adrien serviu (e muito) por onde andou. Na Académica, então até títulos ganhou ao... Sporting... Qt à dispensa do André Martins do Belenenses: só confirma o atrasado que é o Mota do boné...

    Abçs

    ResponderEliminar
  15. Os lagartos ficam todos picados qd perdem pseudo estrelas pra luz, mas lá mais para o norte ja os mandam formados e afirmados. e nem piam... da-lhes felicidade prostarem-se frente ao clube pai do norte. pobres de espirito.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (7) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)