segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Intenções de voto, programas, figuras, figurinhas e figurões

Intenções de voto
É ainda cedo para definir a minha intenção de voto, mas se as eleições fossem hoje não sentiria segurança para votar em qualquer candidatura. Num erro de análise, julguei que Carlos Severino não fosse até à apresentação das listas, pelo que não lhe prestei grande atenção, sabendo pouco do que propõe. A lista de Couceiro foi apresentada no último dia e não lhe conheço o programa, apenas as pessoas que a compõem. Bruno de Carvalho é o que tem tudo pronto mas, à semelhança do que aconteceu nas eleições passadas, continua a não merecer a minha confiança. Ou, se quisermos continua a ter a minha desconfiança, que sai ainda mais reforçada depois da leitura do seu programa.

Programas
Não dou muita importância aos programas, o verdadeiro programa de governo de um clube é ditado pela imposição da realidade e essa constrói-se através ou muito influenciada pelos resultados desportivos. Não adianta discutir se deve ou não ser assim, é um facto. De forma simplista pode-se dizer que, num clube como o Sporting, pode-se fazer tudo muito bem feito em todas as áreas, mas todas sucumbirão sob a ditadura dos maus resultados: estes trarão contestação, esta trará instabilidade. A falta de resultados encolhe a receita e esta, tornando-se pequena encolhe também a nossa capacidade de concorrer com os melhores apetrechados. O foco tem de estar na gestão desportiva, porque o Sporting é um clube e a sua actividade principal é a actividade desportiva e é por aí que todos os castelos se têm começado a desmoronar.

Também é um facto que quase ninguém se dá ao trabalho de ler os programas, o que no mínimo é lamentável, quer da parte dos associados quer até da comunicação social. Isto conclui-se pela ausência de análise e debate que estes suscitam, quer nos fóruns quer na dita comunicação social. Esta ausência critica leva-me a pensar que "o programa" existe não para ser discutido ou para o mérito e exequibilidade do que propõe ser analisado, mas para ser agitado como um trunfo eleitoral: eu apresentei um programa de x número de medidas. Na verdade ninguém se preocupa muito com os programas se os resultados desportivos forem os melhores, este só começa a ser invocado como arma de arremesso quando as coisas começam a correr mal.

Mas um programa diz-nos muito sobre a capacidade de quem o escreve. Não me interessam muito as considerações pessoais, ou sobre sintaxe ou semântica, mas o seu conteúdo. No programa de Bruno de Carvalho vejo elencadas um declaração de intenções, isto é, com o foco no resultado final, sem explicar muito bem o "quando" e o "como".

Disse já aqui que centraria a minha atenção nas medidas e nas pessoas que estarão ligadas à gestão desportiva e da leitura rápida do programa que tenho à frente muitas me suscitam dúvidas e outras perplexidade:

A constituição das equipas técnicas será da responsabilidade do treinador principal ou estará a cargo da direcção? Que treinador aceita a intrusão numa área tão sensível da sua competência ou na definição de do preparador físico ou

de um ou dois modelos base de jogo que permitam o desenvolvimento uniforme e positivo dos atletas desde as camadas de formação à equipa principal.

ou na

Polivalência de jogadores. O plantel do Sporting Clube de Portugal será sempre preparado com atletas que permitam a evolução de um ou dois sistemas táticos definidos e sobre os quais se fará um trabalho uniforme e homogéneo desde a formação à equipa principal.

É sensato preconizar a formação de um departamento médico transversal a todas as modalidades do clube, quando tanto se fala na necessidade da especialização? Isto é sequer exequível sem um autêntico terramoto entre os diversos departamentos e a troco de que ganhos?

Como se vai reforçar a equipa com "cinco ou seis jogadores", na actual conjuntura,  se for "proibido aumentar o passivo da SAD por via da compra de passes de jogadores, investindo recursos que não estejam disponíveis"

Como é se transformam "Jogadores estrangeiros não adaptados ao futebol português" em "mais-valias claras."?

E podíamos continuar, mas não me pretendo substituir ao juízo individual que cada um deverá fazer. 

Deixo de fora as questões financeiras onde, mais do que soluções concretas, são elencados objectivos, alguns deles de difícil concretização em apenas um mandato. (P.ex) limitação dos gastos operacionais a uma percentagem dos rendimentos estimados (não incluindo valores de ganhos com alienação de ativos) entre 60% (objetivo) e 90%, no prazo de dois anos).


Figuras, figurinhas e figurões
Nestas eleições falar-se-á muito mais de pessoas do que de ideias. É uma tentação em que dificilmente nos deixamos cair. Estive até em tempos para publicar aqui um post dando conta de que listas onde constassem alguns nomes seriam imediatamente banidas das minhas intenções. Ora, sabendo que no Sporting o que não faltam são figuras, figurinhas e figurões, se fossemos por aí - isto é, dar-lhes a importância que tanto buscam - acabávamos por nos desligar do essencial.

Nos processos de constituição de listas há, desde sempre, uma tentação pela busca da personalidade mais conhecida, sem cuidar muito da sua adequação para a função. Aquilo que vulgarmente e de forma depreciativa se chamam os "notáveis". Veja-se o que foi e continua a ser a acção de Eduardo Barroso.

Podemos optar censurar os autores das escolhas, mas estes limitam-se a satisfazer a procura: na hora de votar os Sportinguistas preferem os mais conhecidos, ouvindo-se muitas vezes alegar que se desconhecem quem se propõe como alternativa.

Há pelo menos uma forma de fornecer aos sócios uma informação que os ajudaria a fazer as suas escolhas: a publicação dos "curriculum vitae" de todos os candidatos. No fundo o que cada um nós tem que fazer sempre que se candidata a qualquer função. E talvez não fosse de todo despropositado acompanhá-lo das últimas declarações de IRS. Estas seriam importantes para a definição dos vencimentos dos eleitos que venham a requerer remunerações resultantes do exercício das suas funções.

Se estas me parecem naturais, e aqui justifiquei, também me parece sensato que estabelecer um critério de razoabilidade, provavelmente indexando-as a uma percentagem máxima do que foram os melhores rendimentos de cada eleito, num determinado período.

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não se discutem ideias!Como sempre o que se vai discutir são pessoas. As ideias em geral são todas iguais sendo que a sua mudança se dará com o choque com a realidade. O programa de BdC é um conjunto de declarações de intenção pouco claras e que não têm o mais importante: COMO FAZER X.

    Mas isso é de BdC? Claro que não, os outros programas vão ser mais ou menos a mesma coisa. Umas coisas vagas desprovidas de valor. Severino foi, até agora, o mais concreto. E foi concreto quando afirmou que queria "privatizar" o futebol. Eu não concordo que a melhor Academia do mundo que produziu Ronaldos e Figos precise de ser gerida por fora. Mas é de louvar a clareza do candidato.

    Ou seja, sei o que Severino quer e não sei o que os outros querem. Mas por saber o que Severino quer não votarei nele. Já os outros, não sei.

    Renegociar a divida com condições a estabelecer? Olha boa... Enfim, muita coisa transversal a todos os candidatos e que não joga favor de nenhum deles.

    Portanto o Sportinguista que se mete com teorias elaboradas a dizer que vai "ler programas" e meditar só pode ser mais inteligente que eu. Pessoalmente o meu critério é simples:

    (i) Custos Correntes: tens dinheiro?
    a) "Sim" . Ok, da banca ou de fora?
    b) "Não" . Ok, então como planeias fazer face aos problemas de tesouraria a curto prazo?

    (ii) Gestão financeira a longo prazo: como planeias resolver o problema crónico do Sporting? Vais renegociar com a banca usado a reestruturação de GL? Tens investidores? Em que moldes?


    (iii) Futebol:Queres um modelo baseado na Academia? Muito bem, quem são os homens do futebol? Que tipo de estrutura terá o futebol do clube? Queres contratar alguns jogadores experientes para o plantel? Se sim, com que dinheiro? Vais recomprar os passes dos jogadores vendidos aos fundos? Que tipo de treinador desejas? Que vai ser de Jesualdo?

    (Todos querem a Academia. Dai que se releve as pessoas que estão envolvidas, quem vai mandar no futebol assume contornos chave.)

    (iv) Confiança: esta é para mim, confio mais em que candidato?



    Vou ler os programas? Certamente. Mas vou ler como quem lê o jornal enquanto espera no consultório. Porque o farei? Porque sei muito bem que quando lá chegarem a música será outra. Cá fora é só intenções, lá dentro não dá.

    Podem dizer que sou pouco sportinguista por não raciocinar a escolha do candidato. Eu considero que essa acusação é infundada. O meu raciocínio não vai é pegar em algum material que ai anda e que, a meu ver, é desprovido de valor. Além disso, por muito que digam que não sabem, a maior parte já sabe em quem vai votar desde as eleições passadas... A declaração típica do "vou ver" é,na maior parte dos casos, uma mentira. Já está escolhido e não mediante programas mas sim por pessoas!

    Futebol, finanças e confiança. O resto é conversa. Cortas despesas? Todos querem. Gerar mais receitas? Todos querem. Ganhar jogos? todos querem. Todos querem marcar mais e sofrer menos...

    O resto já afirmei neste espaço. As respostas que quero já esclareci antes.A questão da mentalidade assume contornos chave para mim: como vais mudar a mentalidade do adepto?

    ResponderEliminar
  4. "De forma simplista pode-se dizer que, num clube como o Sporting, pode-se fazer tudo muito bem feito em todas as áreas, mas todas sucumbirão sob a ditadura dos maus resultados: estes trarão contestação, esta trará instabilidade."

    Mas acreditas que se for "tudo muito bem feito em todas as áreas" os resultados serão maus?

    Se for tudo muito bem feito em todas as áreas muito provavelmente os resultados serão positivos.

    O GRANDE problema do SCP actual é que foi TUDO mal feito em TODAS as áreas, desde a comunicação, ao PPC, passando pelas guerrilhas sem sentido com o SLB, à falta de carácter, à desresponsabilização, e acabando numa gestão interna com custos financeiros que ainda estão por medir.

    Os resultados não seriam tão maus se houvesse em Godinho Lopes alguma dignidade e tudo isto teria sido evitável. Que homem tão pequenino que vos calhou na rifa, lamentável.

    ResponderEliminar
  5. [...]Bruno de Carvalho é o que tem tudo pronto mas, à semelhança do que aconteceu nas eleições passadas, continua a não merecer a minha confiança. Ou, se quisermos continua a ter a minha desconfiança, que sai ainda mais reforçada depois da leitura do seu programa.

    Programas
    Não dou muita importância aos programas, o verdadeiro programa de governo de um clube é ditado pela imposição da realidade e essa constrói-se através ou muito influenciada pelos resultados desportivos.[...]

    Parei aqui...

    ResponderEliminar
  6. Na lista do José Couceiro não se viu por lá o Vice-presidente para o Concelho Fiscal, onde andará ele?
    Eu por mim vou ler atentamente e ouvir os programas do Severino e do Bruno de Carvalho, já na lista da banca dos notáveis nem vou perder o meu tempo a ler ou ouvir, muito menos os meus preciosos votos, não quero mais do mesmo, não obrigado, nem que tivesse que votar num taxista, mas na lista do "todos plo sporting" jamais!
    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro LdA,

    Quando da publicação do seu post de 21 de Fevereiro, cujo conteúdo versava a impressão deixada pela apresentação da lista de BdC, fiquei com a expectativa do que escreveria acerca do mesmo tema em relação a outros candidatos.

    Os candidatos estão todos no terreno, são conhecidos, já apresentaram as suas listas e noto que, por critérios que só a si dizem respeito, como é óbvio, não tiveram direito a igual tratamento.

    Começo a notar, neste prelúdio da campanha, que de facto só BdC apresenta dinâmica e iniciativa.

    Compreendo perfeitamente que o considere como principal sujeito do prélio, e que só ele inspire a sua pena.

    Com muita pena minha, claro.

    SL

    ResponderEliminar
  8. "Começo a notar, neste prelúdio da campanha, que de facto só BdC apresenta dinâmica e iniciativa."

    Meu caro, não sei para onde vou mas sei certamente para onde não vou.

    Dinâmica e Iniciativa como qualidades dignas de "Jogos Olímpicos"; com menos modalidades.

    ResponderEliminar
  9. Jahwork,

    Confesso não ter alcançado o sentido da sua resposta...

    ResponderEliminar
  10. Veiga Trigo,

    2 notas

    1- tendo BdC sido o único a apresentar o programa só podia falar sobre ele,deixando bem claro que não conheço o que os outros candidatos propõem. Acredite que esta minha análise é superficial, poderia ir muito mais longe, mas preferi não o fazer.

    2- Estranho que se tenha detido nas minhas opiniões ou nas minhas tendências e passe sem apreciar o programa do seu candidato, pelo menos os pontos que aqui deixei. Aliás o mesmo fizeram quase todos os outros que o antecederam, por alguma razão será.Ao contrário das minhas opiniões ou tendências são elas que contam.

    ResponderEliminar
  11. (Nota prévia)
    Presumo, pela resposta, que schartt e Leão de Alvalade sejam nicks diferentes do mesmo bloger.

    Caro LdA,

    1- O post de Leão de Alvalade do dia 21 não se debruça e tão pouco é elaborado com base nas propostas do programa do candidato, mas sim na suas atitude e postura.

    2- Refere precipitadamente BdC como "seu candidato". BdC não é o "meu candidato". Será quando muito uma das hipóteses que credibilizo para poder escolher.

    Mas que, nunca o afirmando, não será o seu já me parece uma dedução óbvia. E isto porque se comento os seus post é porque os leio.

    Não questiono as suas opiniões ou tendências. São o direito mais inalianavel que lhe assiste. Quem serei eu para o pôr em causa...

    Questionar os seus critérios editoriais já me parece legítimo, apesar da pá e da vassoura estarem desse lado.

    ResponderEliminar
  12. Veiga Trigo,

    o meu nick é apenas Leão de Alvalade. O nick em que ficou registado inicialmente o meu comentário é do proprietário (meu familiar) do computador onde ele foi feito

    ResponderEliminar
  13. Perdoe-me a falta de humor bem como a escrita.

    O sentido é negro, como o humor.

    O prelúdio da campanha da campanha de BdC iniciou-se a 27 de Março de 2011;

    Dinâmica; em que mecânica?;

    Iniciativa; sempre a teve, como n demais. É qualidade acrescida?

    Repito que, como compreenderá, não sei ainda para onde vou, mas sei para onde não rumarei.

    E num desenho (sem ofensa), a escolha para o responsável pelas modalidades foi acutilante e eloquente nessa dinâmica.

    SL

    ResponderEliminar
  14. "que sai ainda mais reforçada depois da leitura do seu programa" (...) "Não dou muita importância aos programas".

    Não caiu numa contradição?

    ResponderEliminar
  15. o LdA não dá muita importância aos programas, mas ajudam a definir e ele nunca diz o contrário. ora, se já há uma ideia do candidato, o programa mesmo que não tenha muita importância, algum peso terá. não vejo nenhuma contradição nisso.


    o que é engraçado, é que já num post mais antigo se tentou entrar num debate de ideias. o que é interessante e apropriado, e o que é menos positivo e precisa de ser trabalhado. em vários blogs por onde passo há mais interesse em denegrir o opositor do que em valorizar o candidato. e isto diz muito da situação actual do Sporting

    SL

    ResponderEliminar
  16. Nao gosto de BdC pois não gosto da sua postura. Olho para a lista de Couceiro e vejo um candidato que nas várias passagens pelo clube foi incompetente. Programa? Não tem. Pois tal como Bettencourt e Godinho avança à papo seco com os de sempre para proteger a banca. Severino é para mim verbo de encher. É este o ramalhete eleitoral do Sporting. Em quem votar? Se votar? No mal menor....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  17. Miguel,
    Estranho que a preocupação sejam as minhas contradições ou incongruências sejam a fonte de preocupação e não as medidas analisadas. Adiante...

    Mas não há qualquer contradição eventualmente não me expliquei o suficiente ou foi mal entendido:

    "Não dou muita importância aos programas, o verdadeiro programa de governo de um clube é ditado pela imposição da realidade e essa constrói-se através ou muito influenciada pelos resultados desportivos."

    "Mas um programa diz-nos muito sobre a capacidade de quem o escreve"

    Isto é, os programas podem não ser cumpridos, mas o seu conteúdo, as suas propostas, dizem-nos muito sobre a capacidade (aos mais variados níveis) de quem os produz.

    O mesmo diria em relação às pessoas a quem os cabe executar. Na minha opinião "Inácio e Virgilio" e "homens fortes para o futebol" representam uma contradição nos termos insanável. Com benevolência um enorme tiro no escuro, não se conhece uma palavra concreta do que estes senhores pretendem. Virgilio nunca exerceu funções deste tipo e o futebol das equipas de Inácio fala por si...

    ResponderEliminar
  18. Parece-me que o que o LdA quer dizer é que os programas se revelam pouco relevantes quando chocam com a realidade. É uma evidência. BdC pode ter como intenção manter a SAD e isso pode não se revelar possível. Isto num ponto mais concreto. Depois as generalidades, essas podem sempre se realizar porque são tão gerais que tudo as cumpre.

    A "fumaça" que são os programas esconde cabeças decididas assim como esconde critérios de decisão: pessoas.

    Assim, sendo intelectualmente honesto considero que se deve passar a discutir as pessoas em aberto. Ou seja, discutir as pessoas mas em vez de se fazer como se faz agora, às escondidas, fazê-lo em aberto.

    Nesse sentido, aguardo serenamente que a blogosfera comece a discutir o relevante. Até se pode começar por Vergílio e Inácio. Mas se preferirem outros também pode ser Couceiro, BdC, Vicente Moura, Mário Patrício, etc.

    ResponderEliminar
  19. Leao de Alvalade,

    Quando um candidato se apresenta, dizendo que irá constituir uma comissão financeira, até tremo!
    Apostamos que essa comissão será chefiada por alguém competente e com um nome que traga confiança à banca, como por exemplo um qualquer Ricciardi Espirito Santo.

    Para que não pudesse haver qualquer especulação, da minha parte ou de outros, talvez fosse boa ideia ter dito quem seria/m as pessoas que integrarão essa comissão.

    Quanto aos nomes Virgílio e Inácio , ambos foram capitães no Sporting, além de o Inácio ter levado o Sporting a festejar no Marques, coisa de que poucos se podem orgulhar nos últimos 30 anos.
    Não quero com isto dizer que são grandes nomes, mas que são Sportinguistas, lá isso sao.

    ResponderEliminar
  20. A ideia da Comissão financeira tem de ser aclarada. Mas parece-me que funcionará como uma assessoria.

    Quanto a Inácio nos ter levado ao Marquês pois sim, o Manuel Fernandes também foi um grande goleador e não o quero para meu contabilista. Em áreas de competência pouco me interessa se são ou não "grandes Sportinguistas", interessa-me a sua capacidade e ai tanto um como o outro levantam questões.

    ResponderEliminar
  21. JMM,

    ...e no Peyroteu? Confias?
    ...e no BdC? Confias?
    ...e no Severino? Confias?

    Sao estes os candidatos, sao com estes que se tem que contar!

    O Inácio e o Virgílio sao para o futebol, não para a contabilidade nem para nenhuma comissão financeira.

    Comissão financeira como acessoria, tem que ser explicado quanto custa esta acessória, para depois não haver surpresas tal como ( repito ), os nomes das pessoas que compõem essa comissão.

    ResponderEliminar
  22. Figuras e figurões, há-os em todos os lados.

    Mas há uns que dão mais nas vistas.
    Já que ninguém toma iniciativa dar-me-ei a liberdade de sujeitar uma à saciedade: José Couceiro. Peço desculpa, José PEYROTEO Couceiro.

    Para já três coisas que me inquietaram:

    1- A inexistência de lista para o Conselho Leonino.
    Parece que todo o processo de candidatura foi feito em cima do joelho.

    2- O recurso ao nome da velha glória.
    Nunca se apresentou com ele. Nem no Alverca, nem no FC.Porto. Até agora, nunca no Sporting. O que a avidez eleitoral provoca...Rídículo, no mínimo.

    3- A "festa de apresentação" no Kais.
    Uma reunião "queque" com direito a postura e prática de "jotinhas".

    Quanto às ideias. Bom, as ideias são o acessório.

    p.s. - voltarei com uma segunda figura/figurão. Bruno de Carvalho, como é óbvio.

    SL

    ResponderEliminar
  23. Optimo texto. Mas queria sublinhar uma ideia com a qual discordo.

    "provavelmente indexando-as a uma percentagem máxima do que foram os melhores rendimentos de cada eleito, num determinado período."

    percentagem maxima? Por que raio eh que se parte do principio que os vencimentos de dirigentes do Sporting devem ser relativos aos seus ordenados previos? Eh assim no governo e autarquias? A ideia de que um salario de, digamos, 100mil euros por ano possa ser indigno para fulano x e nao para fulano y, devido 'a actividade que cada um teve ate ao momento e' absurda. Ha individuos com actidades menos atractivas financeiramente mas muito mais dignas. A haver salarios os mesmos devem ser discutidos e fixados de acordo com o cargo e com a realidade financeira do clube. Alem do facto que representar o Sporting e' uma honra que nao tem preco, existem muitissimas mais valias que se irao reflectir na vida profissional dos mesmos e que advem do facto dessas pessoas ganharem notoriedade. Os exemplos de individuos que beneficiaram indirectamente com terem o seu nome associado ao Sporting sao multiplos. O proprio Bruno de Carvalho, mesmo nao sendo eleito, ja beneficiou. Sem ter feito nada de muito relevante profissionalmente, e' ja conhecido do pais inteiro. E num pais de compadrios, ser-se conhecido e' uma vantagem incomensuravel.

    ResponderEliminar
  24. Bentas Forever,

    o nome para essa comissão já é conhecido, trata-se de João Duque.

    Veiga Trigo,
    Como digo no texto não me interessa discutir as pessoas enquanto tal (familia, apelido) mas pelas ideias que representam e pelo seu percurso. É certo que mesmo por aí acabamos por discuti-las um pouco mas não tanto assim.

    A inexistência da lista para o CL corresponde a uma vontade expressa de Couceiro. Atendendo ao que é o órgão e como funciona poupou-se a tinta e o papel.

    Quanto ao apelido é dele, não o usurpou, e pode usá-lo. Outros não o podem, usam outras armas.

    Quanto à reunião proponho que veja uma de BdC e depois nos faça o favor de a qualificar, estou curioso. O local (propriedade de um filho de JRocha) e o cartaz por trás com a frase de João Rocha são simbólicos mas não podem ser dissociados. Representam um apoio pelo menos tácito, atendendo a que não houve qualquer demarcação até ao momento.

    As ideias são tudo menos o acessório. E aí no que julgo ser do melhor interesse para o Sporting no imediato e no futuro a curto/médio prazo a manutenção de Jesualdo Ferreira só pode ser vista como uma boa medida e essa tem sido anunciada por Couceiro.

    Esse é que, quanto a mim, deveria ser considerado "o homem forte" para o futebol, pelo menos tem um passado que fala por ele e o trabalho que vem fazendo, nas condições em que o tem de realizar, também dizem muito.

    Cisto,
    Obg. A minha perspectiva é sempre a mais benevolente. Percebo o teu ponto de vista. Há porém que enquadrar o exercício das funções não apenas no contexto geral do País, do contexto exclusivo do clube, mas também no contexto particular do desporto profissional e das SAD´s.

    Procurar um equilíbrio observando todas as envolventes sem que o clube constitua um "arranjo de vida" para quem não encontra emprego em mais lado nenhum.

    ResponderEliminar
  25. Como sportinguista informado que me prezo de ser nunca fui votar sem ler o programa de qualquer candidato.
    E mais uma vez já começei a ler os programas. Como o BdC foi o 1º a apresentar a sua candidatura e programa, foi esse que li.

    Um ponto prévio: Os programas valem o que valem ou seja, muito pouco. Mas deviam valer muito e todos nós o deveriamos fazer valer ou seja deviamos imprimir e mostrar amiude ao Presidente eleito o que prometeu fazer e não está a concretizar; mesmo que sejam um conjunto de medidas sem concretizar quando e como as vai concretizar.
    Porque para mim a palavra vale muito e o que fica escrito ainda vale mais.

    O programa do BdC contém coisas do anterior programa, mas tem outras novas fruto das circunstancias.

    Vou colocar aqui algumas interrogações que me surgiram ao longo da leitura:

    1º A direcção vai promover uma informação regular ao sócios
    - Onde, como e quando?

    2º Adotaremos as politicas financeiras adequadas para a sustentabilidade?
    - Quais, como e quando?

    3º Código de ética
    - O que é, quais as obrigações e a quem se dirige?

    4º Aumento da venda de Gameboxs
    - Com que medidas e em quanta percentagem?

    5º Realização de Concertos e espectaculos
    - Com que garantias sobre o relvado?

    6º Naming do estádio
    - Como, quando e por quantos anos e que receita minima?

    7º Redução de gastos operacionais entre 60% a 90%
    - Como, qual a percentagem por epoca e se isso garante a qualidade minima?

    8º Renegociação da divida a fornecedores
    - Em que moldes e com que juros?

    9º Auditoria de Gestão
    - Quanto custa, quem paga e quais os anos a auditar?

    10º Construção do Pavilhão
    - Para quando, para que modalidades e com que financiamento?

    Uma observação extra: A dado momento li no programa que o Sporting possui um vasto patrimonio que tem de ser aumentado.
    Mas não era este candidato e uma mole imensa de sportinguistas que apregoavam que o Sporting Clube de Portugal já não possuia quase patrimonio nenhum? Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  26. Veiga Trigo,

    sinto sempre que os adeptos querem levantar falsas suspeitas. no programa Quinta da Bola de há 3 semanas atrás, Couceiro declarou que o CL era um órgão inócuo. logo, seria uma contradição apresentar uma lista.

    sinto também, que se ele na altura tem dito que o CL era um órgão válido e não apresentasse lista, seria também ele criticado por isso.

    preso por ter cão e preso por não ter.

    é por este tipo de tentativas de turvar as personagens eleitorais, que tentam desviar os eleitores dum candidato (Couceiro) que, acaba por os desviar do outro (BdC).

    não há nada que me repugne mais do que manipulação de declarações. há gente que pensa que pode passar atestados de inteligência ou de ignorância. não somos todos burros. não se façam de burros também. toda gente percebeu o post do LdA. como foi na direcção dum determinado candidato, há quem se faça desentendido para poder atacar o outro candidato. não sabem discutir os vários pontos que são tratados??
    quando aparecer o programa do outro candidato também será escalpelizado. se não o apresentar, pior para ele porque facilita em muito o sentido de voto.

    SL

    ResponderEliminar
  27. O Drº Eduardo Barroso, PMAG em exercicio até novas eleições, continua a sua diatribe por terras da TVI24.
    Será que não chegou e não lhe bastou?
    Será que não compreende que o SCP está num processo de eleições?
    Será que não compreende que continua a prejudicar o bom nome do SCP?
    Será que quer apagar o pouco respeito que alguns sportinguistas ainda nutrem por ele?
    Será que necessita de branquear algumas das sua nefastas acções?
    Será que quer fazer ver que fez menos mal que Godinho Lopes ao SCP?
    (Se for isso nem valia a pena, porque ninguém se salvou neste mandato "sui generis", uns mais outros menos. Uma direcção e uma MAG do piorzinho que passou por Alvalade).

    BASTA DRº EDUARDO BARROSO!!!

    Se tem alguma ponta de dignidade remeta-se ao silencio até ás eleições!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)