quinta-feira, 21 de março de 2013

O negócio Wolfswinkel

Considero-me insuspeito para falar de Wolfsvinkel. Defendi-o nos piores momentos, quando me pareceram injustas as acusações proferidas. E, apesar de ter limitações que o impedem de se tornar num avançado ao nível dos melhores - jogo de cabeça, 1x1 quer a enfrentar defesas quer guarda-redes - tinha qualidades para ser importante no plantel. Se preciso fosse, estão os mais de 20 golos que marcou na época de estreia, que ainda por cima nem foi assim tão estável. Acresce que o modelo de jogo de Domingos ou até de Sá Pinto não eram particularmente facilitadores da tarefa do avançado.

Quando chegar o final da época Wolfsvinkel partirá deixando dúvidas sobre o seu valor, juntamente com uma legião de fans e hatters. Nisso não escapa ao destino de quase todos os que jogam no mesmo lugar, muitos deles com folhas de serviço muito melhor preenchidas. O que eu gostaria de ver já não será possível no Sporting para dissipar as dúvidas que o holandês me deixava: Wolfsvinkel tem sido obrigado a correr demasiado para poder ser eficaz como se pede a um ponta-de-lança. Ainda num dos últimos jogos Wolfs tinha sido o 3º jogador com mais distância percorrida, só superado pelos defesas direitos e suplantando os extremos. Algo está mal neste modelo, o que me leva a concluir que até foi bom não ter vindo ninguém em Dezembro. Dificilmente não teria ardido nesta fogueira.

Quem o considerava um mau avançado só pode rejubilar e concluir que foi um grande negócio. O negócio não me parece de todo mau do ponto de vista dos números, não me parece que fosse possível, nas actuais circunstancias do clube e do jogador. 

Não gosto do timing nem do destino. A 2 dias das eleições e para um clube cujos horizontes se confinam entre a vista das costas das camisolas dos que se ambicionam as competições europeias e a vista da Premiership deixa no ar a ideia de que devia poder ser diferente e melhor.

34 comentários:

  1. A brandura que emprega na elaboração do post é reveladora da complacência que demonstra para com quem insiste HOJE na delapidação avulsa do Sporting. Vá-se lá saber porquê...

    Confesso que também não esperava um título do género "Godinho, 5 - Sporting, 0".

    Mas vá lá, tivemos sorte. A culpa deste negócio que não lhe "parece de todo mau do ponto de vista dos números, não me parece que fosse possível, nas actuais circunstancias do clube e do jogador." não ter sido da AGS já é um avanço.

    SL

    ResponderEliminar
  2. É brutal... a forma ligeira como é retratado o caso...!!! Incompreensivelmente... ou não...!!!

    De tão incisivo que às vezes é... passa para uma ligeireza de caracterização do caso que só estranhará, de facto, a quem for virgem nestas leituras... mas enfim...!!!

    "Não gostar do timming nem do destino..." é no mínimo ofensivo para a gravidade da situação... Se não tecnicamente (questão da qual eu tenho muitas dúvidas...), pelo menos, em termos morais esta questão exige uma frontal e veemente condenação por parte de qualquer pessoa séria...

    Mesmo não querendo ser "bruto", poderia utilizar o seu bom português... e teria sido possível distanciar-se, de facto, de mais esta ruinosa cruz aplicada sobre o clube...!!!

    Mas a esperança é de facto a última a morrer e as minhas expectativas estão cada vez mais altas e certificadas... Só espero que estas últimas 24/48 horas não nos tragam um futuro impossível de contrariar... Sim... porque está provado... que a "besta", mesmo moribunda ainda respira...... F*****

    SL

    ResponderEliminar
  3. Há e é verdade... Também eu sou suspeito...!!!

    Sempre achei... e continuo a achar (contra tudo e quase todos...) que o "Lobo" é e será um grandíssimo avançado CENTRO...

    Muito nos vamos arrepender... Oxalá que apenas na televisão...!!!

    ResponderEliminar
  4. Veiga Trigo e Zé,

    uma das funções deste blogue também é profiláctica.

    Se, ao desabarem aqui isso vos aliviar a tensão, permitindo desviar-vos a atenção para que terceiros não sofram, já dou dou o blogue por bem empregue.

    Quando quiser perguntar a alguém o que devo escrever nenhum dos dois figura na lista de possíveis conselheiros.

    Se quiserem ser vocês a escrever, façam como eu: criem um blogue.

    ResponderEliminar
  5. A leveza como apresenta esta caso, a gentileza com este (e outros) atos de gestão da actual direção demonstra bem o que lhe vai na alma...nada!
    Com tamanha insensibilidade para com este descalabro, só podemos estar perante mais...um lambuças!!

    Pois eu sinto uma profunda revolta e repugnância!

    Juba

    ResponderEliminar
  6. Caro... quem sou eu para lhe dizer o que escrever...!!! Aliás... dificilmente conseguiria intrometer-me na sua linha de pensamento... de tão eloquente e profilá(c)tica que é!!!

    nota: de toda a forma... já o fiz... no seu blogue... é certo... mas está editado (por enquanto)... Pelo menos ainda vou conseguindo escrever... by myself. Não necessito de listas "know what i mean!!!" (GOTCHA)

    Porém quem se expõe da forma áurea que o meu caro o faz... põe-se a jeito... e só precisa de "encaixar" os comentários com a mesma altivez com que pronuncia as suas ideias...

    Mas deixe-me dizer-lhe que escusa de ficar nervoso... Bem sei que já falta pouco... Mas o "vosso" tempo urge... queiram os "deuses" que não consigam atingir o vosso desidrato neste último suspiro...

    p.s. agora sim... estou um pouco mais aliviado... "suspirei fundo" está a ver...!!!
    (não vou perceber a questão dos terceiros... que é para manter o nível...)

    SL

    ResponderEliminar
  7. Não tenho pretensões a conselheiro (a não ser dos meus rebentos) e muito menos gastaria o meu tempo com quem já sabe tanto.

    Como o delito de opinião ainda não foi restaurado, exerço e sujeito-me ao contraditório. Com gosto.

    Apesar "da bola ser sua" se não quiser comentários aos SEUS post's que não digam amén, faça como eu: não crie um blogue.

    Bolas! Acabei de lhe dar um conselho...
    As minhas desculpas pela ousadia.

    SL

    p.s. - pensando bem para quê a chatice à volta de um pequena questiúncula...afinal trata-se apenas do 2º maior activo desportivo do Clube.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Fosse o Leão de Alvalade responsabilizar ou chamar atenção do que fosse...se fosse o BdC...aquele sacana.

    Sim já sabemos se a opinião for contrária a sua que nos vai convidar a não ler ou comentar o seu blogue.

    Parabéns por mais um grande ato de gestão do seu status quo preferido!

    ResponderEliminar
  10. O QI das pessoas que estiveram a comentar este post, está ao nível do candidato que apoiam para as eleições. É impressionante como bate certo para um lado e para outro.

    ResponderEliminar
  11. Caro Mike... Felizmente que nos compreende...

    Talvez o seu QI esteja ao nosso nível... (espero que não... """que eu s"=##)$ muiTOqw0 buuuruurrrooo..."""

    ResponderEliminar
  12. Felizmente consigo, embora não possa dizer o mesmo de vocês, que, pelos vistos não conseguem compreender o Leão de Alvalade.

    ResponderEliminar
  13. Não vou discutir o valor do Ricky, porque julgo que claramente a questão principal aqui é outra. Acho um negócio gravíssimo. E pior, revela uma face do futebol do nosso clube (e de outros) que passa entre os pingos da chuva, que foge ao escrutínio público. Quando o jogador assina há apresentações oficiais, notícias no site, comunicados à CMVM, etc. Dias, semanas, meses depois, por baixo da mesa, vendem-se percentagens por valores pouco claros, como aconteceu com o Elias, cuja percentagem do passe foi vendida mais barato do que o Sporting (?) pagou na altura da aquisição.

    Para mim não está em discussão o valor da venda nem o valor do jogador. Está em causa o vergonhoso timing, que demonstra como este vergonhoso presidente e esta lamentável direcção estão a varrer o pó para debaixo do tapete para tentar enganar alguns dizendo que saem com as contas em dia. E pior: desconfio que a partir da próxima semana se descobrirão mais umas baixarias destas.

    Anos a desbaratar património, anos a antecipar receitas, anos a hipotecar o presente e o futuro próximo. E pensar que esta gente vai sair daqui e andar na rua de cabeça erguida. Tenho vergonha alheia por esta gente, a vergonha que eles não têm.

    ResponderEliminar
  14. O QI, de uns é maior que dos outros, quando se diz isto de adeptos dos mesmo clube, está tudo dito.
    Grave esta venda, mas mais grave foi ter se deixado chegar a esta situação, tal e qual o pais.

    ResponderEliminar
  15. Seria bom que parasses para pensar um pouco o teu discurso que é simplesmente miserável.

    Basta ver a forma como atacas Bruno de Carvalho, que nunca exerceu lugares numa direcção do Sporting, nem tem responsabilidades finaceiras ou desportivas pela actual situação do clube, e a forma aveludada com que tratas Godinho Lopes e todos os negócios incompetentes que faz em nome do clube que vai deixar de presidir dentro de 2 dias.

    Uma cegueira vergonhosa a tua Leão de Alvalade...

    Que se realize a auditoria com urgência para ver a quem interessam estes negócios, pois ao Sporting não é de certeza pelos valores miseráveis que o clube tem recebido

    ResponderEliminar
  16. O negócio é bom, é...

    SPORTING
    -- Pagou 5,4 milhões pelo jogador
    -- Vendeu 50% do passe por 2,5 milhões ao fundo Qualitity Football Ireland Limited
    -- Vendeu 15% do passe por 975 mil ao fundo Sporting Portugal Fund
    -- Vendeu 35% do passe por 3,5 milhões ao Norwich
    -- Lucro: 1,6 milhões
    -- VALORIZAÇÃO: 30%

    QUALITY IRELAND
    -- Pagou 2,5 milhões por 50% do passe ao Sporting
    -- Vendeu 50% do passe por 5 milhões ao Norwich
    -- Lucro: 2,5 milhões
    -- VALORIZAÇÃO: 50%

    Sporting PORTUGAL FUND
    -- Pagou 975 mil euros por 15% do passe ao Sporting
    -- Vendeu 15% do passe por 1,5 milhões ao Norwich
    -- Lucro: 525 mil euros
    -- Valorização: 54%

    ResponderEliminar
  17. Corrijo:

    A valorização do QUALITY IRELAND é de 100%, obviamente.

    ResponderEliminar
  18. Mas como é que este palhaço, que está demissionário e vai sair daqui a 2 dias, tem a coragem de fazer um negócio destes? E ninguém faz nada? Mas isto anda tudo maluco? Prisão com ele!

    ResponderEliminar
  19. segundo a CMVM ainda decorrem negociações com o Norwich

    ResponderEliminar
  20. Há tantas acções judiciais inúteis e não há um sócio corajoso que coloque uma providência cautelar contra este negócio ruinoso, perpetrado por um demente em fim de ciclo?

    ResponderEliminar
  21. caro LdA. Considero-me um sportinguista moderado, não estou ainda seguro em quem votaria se pudesse (os votos chegaram Terça feira, não posso ir ao consulado a tempo), mas fico abismado com o seu comentário. Só me faz lembrar a história do pingo de solda no olho. Pura análise contabilística na venda do único PL do clube a dois dias das eleições para pagar salários em atraso? É tudo o que se lhe oferece dizer? Tem todo o direito de apoiar quem quiser, mas sempre lhe digo que gostaria que a pertinácia das suas análises que frequentemente aprecio utilizada com mais imparcialidade. E não vale a pena o Mike P chamar-me atrasado mental, obviamente só pessoas muito inteligentes é que conseguem compreender o quão esta gestão que pôs o Sporting neste estado é brilhante. Só espero que o exemplo pegue e que a próxima direcção venda um jogador de dois em dois meses para ir pagando salários...com tantos jogadores ainda teremos Sporting para alguns anos!

    ResponderEliminar
  22. HY,

    em 1º lugar o que é que o seu sentido de voto ou o meu tem a ver com este negócio?

    Depois a análise contabilista foi feita por causa do comentário do kovacevic mas não apaga o que foi dito no post.

    ResponderEliminar
  23. Kovacevic

    Um bocado de rigor não te fazia mal.

    O que eu disse foi que "O negócio não me parece de todo mau do ponto de vista dos números". De todo mau está longe de ser "bom".

    Depois o jogador custou ao Sporting 5.075 000€

    O QIF pagou por 50% do passe 2.537,500€ => precisamente metade do valor pago pela totalidade do passe.

    O SPF pagou 975 000€ => aqui foi onde o Sporting vendeu abaixo do valor de referência da totalidade do passe. "descontou" 293.750 €

    Com estas operações o Sporting recebeu 3.512.500 €.

    Se receber mais 3.500.000 € de que se fala ( a operação não está confirmada...) 7.012.500€ pela totalidade do passe.

    O que equivale a uma valorização de 69%.

    O SPF teria uma valorização de 77%

    Se o IQF receber os 5 milhões equivalerá a uma valorização de 98,5%

    ResponderEliminar
  24. LdA, desconverse como quiser. Se acha bem não se interrogar sequer no seu post como é possível que o Sporting tenha chegado a ao ponto de uma direcção demissionária vender um valor evidente do clube para pagar salários em atraso, fique na sua. Tenho pena, mas já não reconheço nos seus comentários a qualidade que pensava ser seu apanágio. Claro, isto não terá nada a ver com as suas orientações de voto...

    Sabe, odeio os comentários onde vejo insultos ou ameaças a quem vota num sentido ou no outro, mas não vale a pena cair no excesso oposto.

    ResponderEliminar
  25. Acabei de ver o programa "Linha da Frente" na RTP1 e é uma dor de alma ver o SCP completamente estilhaçado...

    Um pesadelo que parece ñ querer acabar.

    ResponderEliminar
  26. acabei de ver o programa também

    ate arrepia

    não há duvida que o Sporting é um gigante adormecido

    ResponderEliminar
  27. A lista de pessoas que se recusou a participar na reportagem, só por si, já diz tanto...

    ResponderEliminar
  28. Lda

    sporting investe 5
    recebe 7
    lucro = 2
    2/5 = 40%

    ResponderEliminar
  29. HY,

    vejo que também me gostaria de impor um guião para os meus posts, lamento não poder satisfazê-lo.

    Provavelmente voltarei a falar sobre isto.

    Vamos ver como são fechadas as negociações, nomeadamente o valor que o Sporting vai encaixar, se os candidatos foram ou não consultados e deram o seu aval, se existem ou não cláusula de salvaguarda que permitam à direcção eleita no sábado poder ter uma palavra a dizer no negócio.

    Prefiro perder o Wolfs a perder a totalidade do plantel.

    E mais do que a perplexidade perante o que está a suceder e a dor que com certeza não é inferior à sua, é este enterrar de ilusões e mais um novo começar.

    Há apenas um ano, com todos os problemas, estávamos a arrancar para uma boa campanha europeia, houve jogos com ambiente fantástico em Alvalade como talvez nunca se tenham visto desde 2005 para chegarmos onde estamos agora.

    ResponderEliminar
  30. Faltaria querer impor-lhe seja o que for, LdA. Você aceita comentários, quando são críticos não pode limitar-se a dizer que lhe querem impor um guião. Não tenho qualquer tendência impositiva desse tipo. Noto apenas como evita entrar em certos aspectos quando as coisas não convém à sua orientação. Você tem direito a tê-la, eu a criticar o que considero incoerência. Concordo com o que afirma sobre a dor que não sentirá menos do que eu. Acho estranho que ela não transparecesse do post. E A verdadeira questão é: ninguém é responsável por tanta dor? Estava escrita nas estrelas? Só devemos apontar responsabilidades quando elas recaem sobre os adversários "ideológicos"? Era apenas disso que se tratava o meu reparo.

    ResponderEliminar
  31. O que é que aconteceu a este blog?
    É quase uma perseguição ao autor que apenas se limita a emitir uma opinião.
    Tem tudo a ver com estar ou não a favor de BdC?

    ResponderEliminar
  32. Percebi mal ou o BdC disse que a venda do passe do Wolfswinkel está a ser negociado?...

    hummm, impressão minha ou existe, como de costume mt precipitação blogohistérica? É que já se andam a fazer contas a um negócio que não está concluído e, como tal, sem se conhecerem os valores... Aliás, veremos se chega a concretizar-se...

    ResponderEliminar
  33. Eu não estou a perceber as contas.
    O Sporting comprou por 5,4 milhões e recebeu 7,1 milhões (mais pós menos pós).
    7,1/5,4 = 31%.

    Ou,
    7,1-5,4 = 1,7
    1,7/5,4 = 31%

    E isto claro dando de barato que os ordenados pagam apenas o desempenho desportivo e não parte do potencial de valorização.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)