segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sem memória e sem vergonha!

Não há memória nem vergonha no futebol português e este não tem qualquer vontade de se credibilizar. É o que depreendo da recente decisão de alargar o número de clubes para 18, servindo-se do pretexto de uma decisão de um tribunal. Ora esta decisão do tribunal refere-se aos recursos do Boavista de duas decisões da Comissão Disciplinar (CD) da LPFP, que, em Maio de 2008, ditaram a despromoção dos "axadrezados. 

Mas existe ainda um terceiro recurso relativo a um jogo com o Belenenses. Desse recurso resultou a absolvição dos arguidos na decisão referente a esse jogo mas foi mantida a decisão, de  "‘baixa de divisão’ à arguida Boavista Futebol Clube, SAD", devido a "coação de equipa de arbitragem" nos jogos com Académica e Benfica. O Boavista não recorreu desta decisão e os prazos para o fazer já se encontram há muito caducados.

Tenho a maior simpatia pelo clube do Bessa e sinto-me particularmente solidário com os seus adeptos anónimos que viram abater sobre o clube uma conjunção de factores que o empurraram para um inferno do qual não se vislumbra como possa sair tão cedo. Porque não foi apenas a ligação simbiótica  da família Loureiro à máquina de fazer títulos montada por Pinto da Costa desde o final dos anos 70. São também as muitas dúvidas sobre o que foi feito do património imobiliário do clube, situado numa das zonas mais caras da cidade do Porto, que se parece ter esfumado sem retorno visível nos cofres do clube axadrezado. Por isso restam ainda muitas dúvidas que o Boavista consiga reunir as condições mínimas exigíveis para se inscrever na Liga do próximo ano. O que torna ainda mais precipitado este alargamento.

Ora isto ocorre justamente quando se "comemoram" dez anos sobre o eclodir do célebre "Apito Dourado" que teve o mérito deixar às claras a forma como foi construído o império do FCP no futebol português. Contudo o conhecimento e condenação públicas são insuficientes. Por muitos recursos e expedientes legais usados este é também uma mancha da mais gordurosa ignomínia nos símbolos da justiça portuguesa comum e desportiva, por ter deixado incólumes aqueles que foram os principais artífices e beneficiários dos efeitos de uma rede em tudo semelhante a qualquer prática mafiosa.


Mesmo a justa condenação do Boavista deixa no ar a ideia de uma manobra de diversão. Porque, mesmo tendo em conta que foi beneficiando destes expedientes que chega ao único titulo da sua história, não deixa de ser óbvio que apenas se alimentou das migalhas que sobraram do grande banquete montado a partir das Antas.

O que poderia ser mais estranho nesta decisão dos clubes da elite do futebol português é o facto de apenas 3 clubes - nos quais vejo com orgulho o nome do Sporting - se terem oposto à decisão de reconduzir o Boavista. Não o número, porque, ainda em consequência de ter ficado por fazer uma desinfestação do futebol português, os clubes mais pequenos temem a assumpção de posições mais temerárias, como vêm no alargamento mais uma possibilidade de se manterem no convívio com os maiores. Logo mais perto de assegurarem a sobrevivência. 

O estranho é não ver o nome do nosso eterno rival e vizinho SLB, nos últimos anos auto-provido a paladino da transparência, como oposição ao prémio agora concedido a quem personifica a batota instituída como meio para triunfar. Será que os adeptos daquela instituição de revêm nesta tomada de posição?

Talvez não seja assim tão estranho. Para quem está atento ao que se vem passando o SLB é hoje apenas uma outra face da mesma moeda que é o tal "sistema" do futebol português. Por isso a APAF já nem fino pia quando os dirigentes do clube da Luz levantam suspeições, tal como já haviam ficado calados anteriormente. Ora não é preciso lembrar o barulho que se fez há dois anos por causa de uma noticia semelhante. 

Para quem tem memória há que lembrar como foram os anos de construção do hoje consolidado império de Pinto da Costa. Há que reconhecer que tal foi conseguido à custa da sua própria sagacidade e esperteza, de modo a nunca ter de disputar 2 guerras em simultâneo, manobrando habilmente a rivalidade genética entre os grandes da capital. 

O seu primeiro alvo foi o Sporting de João Rocha, com quem disputou acesas batalhas. João Rocha foi talvez o único presidente do meu clube que lhe percebeu os intentos e o perigo que representava e que esteve à altura do desafio. Nessa cruzada contra "os mouros" de Alvalade foi crucial a aliança com nem mais nem menos do que com o SLB de Fernando Martins que havia de culminar no convite para inauguração do "novo" estádio das Antas, depois do rebaixamento efectuado em 1986.

Há na história recente do meu clube histórias análogas que por negligência, como o do auxilio prestimoso de Fernando Martins, ajudaram Pinto da Costa a chegar onde chegou. Em alguns aspectos até tenhamos ido mais longe e mais tempo.

Espero que a nova direcção saiba não só interpretar o sentir dos adeptos que representa como comece um trabalho de fundo pela desratização do futebol nacional. Não com medidas mais ou menos populistas e mediáticas mas insignificantes, como sentar ou não nos camarotes, mas visando a representação do Sporting nas estâncias de decisão. Porque essa tarefa tem de ser feito a partir do interior e não mandando umas bocas para o lado de lá da muralha.

18 comentários:

  1. O post fala por si. Isto é o futebol nacional na era da profissionalização.

    Ninguém está muito interessado em "pensar" a estrutura do futebol nacional, em como tirar os clubes da falência, do permanente incumprimento, em agilizar a acção da justiça e da disciplina, etc., etc..

    Quando a água que corre pelos corredores das estruturas dirigentes fica imprópria para consumo, abre-se uma barragem qualquer e o dilúvio limpa tudo.

    Por mim, que já só me dá para rir da falta de vergonha, o Boavista entrava já nesta época, anulavam-se os jogos todos excepto os das últimas duas jornadas e não havia férias para ninguém. Era futebol non stop até Agosto.

    Impossivel? Algo me diz que sepor algum enorme acaso o Sporting estivesse em primeiro na Liga esta medida estaria em cima da mesa como prioritária...

    P.S.- Podes dizer quem foram os outros que não votaram a favor?

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, de leitura e re-leitura obrigatória.

    ResponderEliminar
  3. LMGM,
    Votaram contra o Estoril, Maritimo e Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Excelente post!

    Impressionante como só Sporting, Estoril, Marítimo é que votaram contra. Achava piada saber o porquê de Luis Filipe Vieira ter votado favoralvelmente.

    ResponderEliminar
  5. Assim sim, LdA.

    Este post é para memória futura. Não querendo que subentenda nenhuma crítica relacionada com episódios anteriores, nos quais fiz questão de não participar por fastio, quero que saiba que o seu papel de didacta é inestimável para o conhecimento de assuntos que deverão ser curriculares para todo e qualquer sportinguista.

    Permita, pois, que lhe roube o "post" e o partilhe com amigos de outros emblemas. É que melhor escudo que este será difícil de encontrar.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Eu, como benfiquista e sócio, sinto-me envergonhado do meu clube não ter votado contra esta farsa que é a promoção do Boavista. Comos e houvessem dúvidas quanto à culpa.
    Não basta apregoar a luta contra o sistema. Na hora H é preciso prova-lo e nesse particular o presidente do Benfica não foi coerente (mais uma vez) com o que apregoou.

    ResponderEliminar
  7. "Não basta apregoar a luta contra o sistema. Na hora H é preciso prova-lo"

    Caro Jorge Borges,

    Aplaudo o seu pensamento e lucidez face à má decisão de Vieira. No entanto, creio que Vieira foi coerente (não com o que diz, mas com o que pratica).
    Viera combate o Sistema, controlando-o e tentando assumir a sua cabeça. Ele gosta do Sistema como ele é e está feito. Só não gostava da sua liderança.

    ResponderEliminar
  8. " deixa no ar a ideia de uma manobra de diversão. Porque, mesmo tendo em conta que foi beneficiando destes expedientes que chega ao único titulo da sua história, não deixa de ser óbvio que apenas se alimentou das migalhas que sobraram do grande banquete montado a partir das Antas."

    O que o Boavista fez quase todos os clubes fazem.
    O Boavista, como disseste e bem, apenas aproveitava as sobras dos que têm o poder.
    Para isso tinham que descer todos, porque todos de alguma forma obedecem, tiram vantagens, do sistema montado.
    Eles não são o sistema.
    O sistema está na mão de dois clubes.

    ResponderEliminar
  9. É a 1ª vez que entro num blog sportinguistas, mas surpresa das surpresas não é que concordo com quase tudo o que está mencionado neste post!!
    Fora a provocação que "o BENFICA" é a outra face da mesma moeda do sistema".
    Compreendo a provocação, n´s nos blogs Benfiquistas também achamos que o Sporting é o satelite do fcp, porem, não é verdadeiramente ao Sporting que estamos a provocar.
    Nos nossos blogs há uma separação entre os Sportinguistas e os Lagartos.
    Para nós Sportinguistas são todos aqueles que amam o seu clube acima de tudo e, isso...nós respeitamos.
    O conceito de lagartos, é para aqueles que odeiam o Benfica acima de tudo.
    Compreendo a rivalidade, não gosto do Sporting, como penso que nenhum Sportinguista gosta do Benfica. Isso é normal, somos rivais eternos...se não fosse assim não tinha piada.
    Quanto ao que os Benfiquistas pensam sobre o Boavista - se seguisses os nossos blogs -, é identico ao que tu defendes, só com uma pequena diferença...é que nós achamos que os andruptos da agremiação de palermo, deveriam ter acompanhado o Boavista, ficaram a chorar lágrimas de corcodilo.
    Desculpa se estou a ser injusto, mas é que não vi em nenhuma televisão, nenhum comentador afecto ao teu clube, criticar e acompanhar o Benfica nas denuncias do "apito dourado", muito pelo contrário, limitaram-se a branquear em todos os programas toda a vergonha que foi o maior escandalo do desporto português.
    Agora vens com o desplante e descaramento de criticar os adeptos Benfiquistas?
    Tu que recebes na tua casa o "macaco" chefe do braço armado dos corruptos?
    Espero sinceramente que te ergas do lamaçal onde estás, que os vossos dirigentes deixem de fazer alianças com os corruptos.
    Tentem apenas ser Sporting, e lutar pelo 1º lugar, como faziam antigamente. Deixem de ficar satisfeitos por ficar à frente do Benfica, como alguns vossos comentadores (do conselho Leonino), dizem: Se o Sporting estivesse em 11º lugar e o Benfica em 12º, não passava nada???!!
    Dizerem que os 2º lugares durante quatro anos, foram os melhores resultados das ultimas 3 decadas, pois nunca tinham ido tantos anos seguidos à liga dos campeões???!!!
    Esse vosso mago das sondagens e estatisticas esqueceu-se do mais importante: nos anos em que voçês ficavam sistemáticamente atrás do Benfica e eram segundos a taça dos campeões europeus, estava reservada apenas aos campeões de cada país e não aos 2ºs lugares!!
    Com um pormenor ainda, na altura, o Sporting lutava com mérito para ser 1º - conseguindo-o poucas vezes é certo -, tinham identidade!!
    Agora contentam-se em ficar em 2º??? Se o Benfica ficar mais para trás???
    Desculpa lá tar a cascar... até concordo com quase tudo o que relevas no teu post...por outro lado foi a 1ª vez que espiei um blog rival.
    Se quem está na liderança do teu clube tiver uma visão identica à tua, até penso que estão no bom caminho!!!
    é claro que te estás a cagar para a minha opinião, não levo a mal!! Gosto da rivalidade! Tenho vários amigos do teu clube. A maioria são como Tu Sportinguistas, alguns, poucos são lagartos. Até suporto na minha familia uma Sportinguista - como podes constatar, neste Clube somos democráticos -. Se quiseres podes pôr no lixo, também não estou a pensar vir aqui mais vezes

    ResponderEliminar
  10. O nosso clube tem um símbolo respeita-o.

    ResponderEliminar
  11. " Fora a provocação que "o BENFICA" é a outra face da mesma moeda do sistema". Compreendo a provocação"

    Aqui não há provocação nenhuma, há a constatação da realidade, e que vocês como os outros não aceitam.
    93/94 foram campeões á custa do sistema, e nos últimos anos têm sido levados ao colo pela arbitragem e imprensa

    ResponderEliminar
  12. O paladino da verdade desportiva, que entrega DVDs ao ministro, apenas o faz quando lhe convém. Aproveitou a boleia de Dias da Cunha e colou-se à luta contra o sistema quando a única coisa que quis foi controlá-lo.

    ResponderEliminar
  13. Normalmente, falar para galinhas, burros ou paredes é igual. Mas nunca se sabe. Há sempre excepções para confirmar a regra.

    "Desculpa se estou a ser injusto, mas é que não vi em nenhuma televisão, nenhum comentador afecto ao teu clube, criticar e acompanhar o Benfica nas denuncias do "apito dourado",
    Claro que não viste. Acabámos de nos livrar de 17 anos de dirigentes cúmplices com o FCP. Querias o quê? Demorou tempo demais a haver uma maioria que acabasse com isso? Na minha opinião, sim. Houve.
    Mas agora pergunto eu: e quem é o Khadafi, quem é ele, que festejou títulos nas Antas? Quem é que mandava no Alverca quando o Deco foi parar aos andróides? Onde é que andava o aprendiz de Palermo (ou de palerma) quando um tal Dias da Cunha chamou os bois do sistema pelo nome, muito antes de "apitos dourados" ou encarnados?
    Quanto às conclusões todas sobre os Sportinguistas preferirem isto ou aquilo, olha para o resultado das últimas eleições e tira as tuas conclusões. Quer dizer, se não for preciso um desenho.

    ResponderEliminar
  14. Para quem não tem memória, e comenta de forma injusta, o Sporting foi o principal denunciador do sistema, através do seu grande presidente, António.
    Na altura ouvir muitos que se dizem sportinguistas a critica-lo, se calhar os mesmos que agora vêm alegar que nada foi feito.

    ResponderEliminar
  15. " Sporting pede 80 milhões de euros à Banca. Presidente quer mais financiamento mas BES e BCP recusam alargar crédito aos leões."

    Parece que aqueles dois grandes sportinguistas, vão começar a recolher assinaturas

    ResponderEliminar
  16. Excelente! Post para avivar a memória a uns e ensinar história a outros tantos…

    Lda:

    Se ñ te importas, vou repetir (com as devidas adaptações) o comentário que produzi à dois anos, por uma questão de poupança de tempo (cd vez mais curto) e pq nada se alterou de significativo entretanto:


    “… algo me diz que depois da ridícula e inglória retirada do palhaço-mor Guilherme (ex-APAF protagonista na greve contra o SCP…), as próximas batalhas serão travadas nos escuros corredores e nos esconsos e sujos gabinetes dos bastidores do futebol tuga. E tb temos que começar a combater nesses locais. Temos que ter alguém que acenda luzes nesses corredores e que abra a janela desses gabinetes para os iluminar, arejar e permitir que os maus cheiros se esvaiam... e, já agora, de não for pedir muito, escancarar mesmo o máximo de portas possível, para ver se a dignidade e o sentido de equidade e justiça lá entram.

    O SCP tem q lutar em duas frentes: na publica (CS escrita, falada, televisionada, redes sociais, internet, etc,etc) e na 'outra'. Em simultâneo. Se não fizer tb não conseguiremos modificar (significativamente) os interesses instalados.

    O SCP deve continuar a pugnar pela clarificação no sector da arbitragem, continuar a apresentar as suas propostas de melhoria e sempre, SEMPRE que a equipa for prejudicada, fazer ouvir a sua voz. A avaliação dos senhores do apito deverá ser permanente. Eles têm q sentir que o desrespeito, a provocação e o gozo não serão mais tolerados. No fundo sentir o peso e a grandeza do SCP.

    JAMAIS voltar a baixar a guarda. Manter o alerta SEMPRE. E que os dirigentes do SCP percebam, de uma vez por todas, que o «a_pito da bosta» é persona non grata para os sportinguista, pelo que não é tolerável que algum dia possa ser nosso aliado. Este caso mostrou bem o lado que o »pintelho» defende, caso ainda restassem algumas dúvidas…

    Quem, genuinamente, pretender juntar-se à luta do SCP contra a opacidade e a máfia instalada, será bem acolhido. Mas caso não apareçam aliados: outros clubes, associações distritais, outros agentes do futebol (julgo que ainda ng se chegou à frente ou por receio de represálias, nuns casos, ou por querer beneficiar indirectamente do combate que o SCP vem enfrentando, noutros) deve o SCP continuar. Não sozinho, já que o apoio de 3 ou 4 milhões de sportinguistas será mais do que suficiente para travar esta guerra. Mais ainda qd a causa é justa e completamente justificável.

    Mantenho rigorosamente tudo o que foi dito na altura!

    Abç!

    ResponderEliminar
  17. "E PLURIBUS UNUM disse..."

    A este só falta escrever que foram os lampiões que desmascararam e denunciaram o SISTEMA!...

    Mas o Dias da Cunha era na altura presidente de qual clube?

    ResponderEliminar

  18. o artigo (tão louvado pela massa adepta lampiã) está incompleto.
    vê lá se estas escutas não vos dizem alguma coisa...

    «
    Luís Filipe Vieira (LFV) - Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
    Valentim Loureiro (VL) - Talvez o Lucílio, pá!
    LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
    VL - E o Proença?
    LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
    VL - E o João Ferreira?
    LFV - O João... pode vir o João. Agora o que eu queria... Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty!...
    »

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)