segunda-feira, 22 de abril de 2013

Derby: choque frontal com a verdade

Começando pelo que me parece a mais importante ilacção do jogo de ontem: o Sporting, mesmo depois de do downgrade que se viu forçado a fazer no mercado de inverno tem valor individual mais do que suficiente para poder lutar pelo último lugar do pódio do campeonato nacional. Faltou-lhe quase sempre valor colectivo, que o trabalho de Jesualdo tem conseguido aportar. 

O Sporting está longe de ser uma equipa acabada, há ainda um grande caminho a percorrer, mas só por uma conjunção de circunstâncias excepcionalmente negativas se encontra ainda a lutar por um acesso à Liga Europa. E, apesar de impender a necessidade de reduzir os custos com o plantel, se houver prudência, mestria e alguma sorte, o Sporting pode abrir mão de alguns dos jogadores com mais peso na folha salarial ganhando competitividade relativamente à época em curso. Este será um tema para um próximo post.

Muito se falará hoje dos penalty´s que Capela não assinalou. Erros graves que mudaram o curso do jogo. Mas essa é ínfima parte de um todo que foi um completo “desastre” técnico e disciplinar. Maxi Pereira fez faltas suficientes para ser expulso pelo menos duas vezes, mas terminaria sem 1 único amarelo. Por muito menos jogadores do Sporting seriam amarelados. 

O rol imenso de erros a cortar o jogo a meio campo, em particular nos melhores períodos do jogo, com faltas por marcar, e erros apenas a penalizar o Sporting não podem ser considerados apenas incompetência, um árbitro não é apenas incompetente a ajuizar os lances de uma equipa.

Não o digo apenas como sócio do Sporting, mas sobretudo como amante do futebol: uma arbitragem destas é uma traição à modalidade. E quem a trai de forma tão soez não deveria ter lugar no seu seio. Não está em causa a superioridade do SLB no campeonato, será quase por certo um justo vencedor entre as duas equipas que actualmente o disputam.  A impunidade com que se “praticam” estas arbitragens anunciam que o problema está longe de ser resolvido faltando o essencial: vontade para o fazer.

O que o futebol tem de mais bonito e talvez a razão da atracção de tantos milhões de adeptos é a imprevisibilidade. Poucos contariam que o Sporting se apresentasse ao nível que se apresentou, pelo menos até sofrer o golo. Os penalty´s podiam não ter sido concretizados mas teriam impacto no jogo, tendo em conta as acções disciplinares que se impunham. As faltas por marcar teriam permitido outra continuidade ao nosso jogo. Todo o jogo que ontem vimos foi uma mentira e essa é infelizmente uma das verdades incontestáveis e quase sempre presente em muitos campos onde se joga o  futebol português.

28 comentários:

  1. LdA,

    Foi bom voltar a partilhar da tua companhia juntamente com o pessoal do Solar.

    O resultado não será o mais justo face ao futebol que 2 equipas apresentaram, mas já se sabe que a 3ª equipa geralmente gosta de brilhar neste e noutros palcos.

    Mas pior do que o que ontem se passou é a mensagem que muitos tentam hoje fazer passar ... nada de anormal convenhamos já que há muita gente com falta de vergonha na cara.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    É curioso...hoje a grande maioria dos benfiquistas não comenta arbitragens! É extraordinário.

    São melhor equipa? São sim senhor..mas se calhar ontem não tinham ganho. 2 penalties e uma expulsão tinha mudado a história do jogo, digo eu.

    Fico à espera do próximo post sobre o alivio da folha salarial.

    ResponderEliminar
  4. Penálties? Dou-vos o do Capel, e mesmo esse é duvidoso!

    http://cabelodoaimar.blogspot.pt/2013/04/para-mostrar-na-escolatrabalho-ou-ao.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

    Esquecem-se de comentar que o lance do VW é precedido de falta sobre o Cardozo, que descompensou a equipa. Mas isso já não interessa.
    Também não interessa o Cardozo ter sido agarrado à entrada da área sem ter sido marcado falta, que poderia levar bastante perigo à baliza defendida pelo Patrício. Também não interessa o Nico ter sido agarrado dentro da área, sem ter sido, contudo, feita a chinfrineira que hoje se ouve por parte dos adeptos sportinguistas.
    O ano passado, quando este mesmo árbitro perdoou 1 penáltie sobre o Nico no primeiro minuto de jogo e expulsou o Cardozo por dar uma palmada na relva, ninguém da comitiva leonina se "insurgiu" ou sequer disse uma palavra sobre o assunto.
    São ingénuos em pensar que uma equipa que não faz um remate à baliza o jogo todo, ía ganhar à equipa que tem quase o triplo dos golos marcados pelo Sporting. Mas lá está, não hão-de sair da cepa torta, porque para vocês, o que contam são as vitórias morais sobre o Benfica, que só vocês vêem.

    ResponderEliminar
  5. O jogo acabou aos 5 minutos. O cumprimento das leis de jogo faria, pelo menos, isto:

    - Seria penalty (nem coloco a hipotese de ser golo, pois é o Sporting), Garay seria expulso. Benfica jogaria com 10. Jardel teria que entrar e saía um dos homens da frente. Tendo em conta o nº de presenças no 11 encarnado, talvez o jogador a sair seria Gaitan (que fez as jogadas dos 2 golos do Benfica).

    Depois há tudo o resto, que nem poderia ter acontecido se, aos 5 minutos, houvesse verdade desportiva.
    Faltas de Maxi e Matic sem amarelo (e como pode condicionar um amarelo...) são mato nesta Liga.

    Benfica e Porto dividem para reinar. A comunicação social está cheia de beijas-mão (as capas desta semana, os comentários da Sporttv, são o símbolo desta ditadura podre imposta por estes clubes), e a forma como Jesus gozou com o jogo de ontem ("limpinho...") são o espelho de um futebol que, há muito, está morto.

    Não basta ter jogadores e treinadores para ganhar. Infelizmente é preciso algo mais. Basicamente não são precisos muitos instrumentos, pode mesmo ser à Capela...

    ResponderEliminar
  6. só mesmo um judas para ver tanta coisa.

    ResponderEliminar
  7. judas

    faz uma capela e multiplica-te

    http://2.bp.blogspot.com/-Q9OVq-Bz_PU/UXT2oZs_2cI/AAAAAAAAC80/un_CfB4F8lg/s1600/Capela+2013.jpg

    ResponderEliminar
  8. Vocês é que vêem coisas que não existem! Agora até o Garay era expulso no lance com o VW. É só rir com vocês.

    ResponderEliminar
  9. O Maxi no lance do Capel tinha de ser expulso se marcado penalty.

    O benfica individualmente é muito superior,ninguém esperava que o Sporting fosse vencer á luz.
    Agora dada a forma muito bem organizada e com uma demonstração de imensa personalidade(com muitos miúdos na equipa!)merecia uma arbitragem mais honesta.
    Se o penalty fosse marcado e Maxi expulso(e não foi a única ocasião no jogo que teve para isso)o jogo poderia ter sido diferente.

    Sobretudo na primeira parte foi clara a imparcialidade do arbitro.O Sporting merecia mais respeito,os befiquistas obviamente estão contentes com a arbitragem(é esta a verdade desportiva que advogam).

    ResponderEliminar
  10. "Penálties? Dou-vos o do Capel, e mesmo esse é duvidoso!"

    http://www.ftpimg.com/photos/20130421136658321177468.gif

    ResponderEliminar
  11. Só pergunto ao Cú de Judas), se os lances que ocorreram na área do Sporting tivessem ocorrido do mesmo modo, mas na outra área...e se o Benfica acabasse por perder...
    Se também achava que tinha sido "limpinho"...
    Assim "de barriga cheia" é fácil comentar...

    ResponderEliminar
  12. É claro que eu queria dizer se os lances ocorridos na área do Benfica...fossem na área do Sporting...

    ResponderEliminar
  13. MaximinoMartins

    ele vai responder como o jesus.

    foi l i m p i n h o.

    ResponderEliminar
  14. E o Nico não foi agarrado na área do Sporting? É tão falta como o do Capel. E se esse tivesse sido penáltie, como era? Têm a memória curta. O vosso problema foi que embandeiraram em arco com 3 vitórias consecutivas.

    ResponderEliminar
  15. O Sporting mostrou ontem que chega a esta altura do campeonato com uma equipa que, se a época se iniciasse agora, lutaria pelo terceiro lugar com alguma facilidade. Concordo com o que se escreve no que se refere à nova época: com pequenos investimentos bem pensados, com algumas vendas cirúrgicas e a um preço elevado (estou a pensar em Rui Patrício entre os 10 e os 15 milhões) e com uma significativa redução dos custos salariais do plantel(dispensa/venda dos que auferem salários mais elevados e pouco acrescentam em termos desportivos), mantendo Jesualdo, o Sporting pode fazer mais, muito mais, com muito menos e começar a amortizar o seu défice. Manter Jesualdo parece-me uma prioridade absoluta.
    O Sporting foi melhor do que o Benfica. Foi uma equipa melhor organizada, mais pressionante, com uma boa ocupação dos espaços e dos tempos do jogo. Diz-se que lhe faltaram os últimos 10, 15 metros. Não me parece. Para quem aos 8 minutos já tinha sido espoliado de dois pénatis e via o seu adversário milagrosamente com 11 jogadores em campo, faz pouco sentido falar nesses termos. Para quem atacou mais, beneficiou de mais pontapés-de-canto, teve mais iniciativa e, mesmo a perder dois zero já perto do fim, construiu oportunidades e foi novamente prejudicado pelo árbitro, que sentido faz esse discurso?
    Capela é um homem do sistema. Tem uma missão a cumprir e fá-lo o melhor que sabe. É uma pena que o Benfica ganhe a jogar "à Capela", já que tem sido a melhor equipa e dispõe do mais letal conjunto de atacantes do futebol português, além de um bom treinador. Mas, já se sabe: quem não prepara as coisas na secretaria não é no campo que chega a nenhum lado. O futebol português desacredita-se com este tipo de esquemas e com esta falta de rigôr e de transparência. Como dizia alguém, ontem à noite, o Sporting é um grande clube sem força e por isso, mesmo jogando melhor, perdeu contra um grande clube com muito poder.

    ResponderEliminar
  16. Vocês estão mesmo a espera que um benfiquista seja honesto?Não existe adepto de futebol mais desonesto que o benfiquista.

    Eles que se auto intitulam defensores da verdade desportiva,mas o que não explicam é que esse verdade desportiva é aquela que os beneficia e não aquela que é imparcial.

    ResponderEliminar
  17. Primeiro não percebo porque se dão ao trabalho de encetar dialogo com uma pessoa que deve der míope.

    Em segundo gostava de ter visto tanto empenho na defesa do Sporting Clube de Portugal como vi num comunicado a censurar capas de jornais.
    Deve ser por estas e por outras que somos comidos que nem uns "lorpas".

    ResponderEliminar
  18. Não percebo o porque de discutir seja o que for com um Benfiquista (para além do obvio), ontem o nosso maior adversário foi novamente um Boi de preto !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  19. http://imageshack.us/photo/my-images/18/semttuloqg.jpg/

    este pode ir ao colombo sem medo de perder os dentes.

    sorriso colgate do menino

    ResponderEliminar
  20. Mais uma vergonha... Isto é um NOJO sem fim. O SCP não pode nada contra estas 'capelinhas' mafiosas que impestam esta espécie de wrestling a que chamam de Liga Zon... 3 Penalties! TRÊS!!! Uma das maiores 'carecadas' que vi dentro de um relvado...

    ResponderEliminar
  21. Esta foi a pior arbitragem que o Sporting teve nós últimos largos anos.
    Não me lembro de nada parecido.
    QUATRO penaltis por marcar,e TRÊS expulsões perdoadas.
    Entradas violentas para intimidar jogadores(que consequentemente, retira rendimento) faltas não assinaladas, e outras erradamente sancionadas.
    Assim é que se ganham campeonatos.

    Leão de alvalade, afirmas que não está em causa a superioridade daquela equipa, claro que está.
    Com arbitragens destas éramos sempre campeões, até com juniores(passe o exagero).
    Quem controla os centros de influência, é que ganha.
    É assim á muito.

    ResponderEliminar
  22. Noutros tempos esta vergonha, era denunciada claramente por toda a estrutura.
    Se isto tivesse acontecido com outra direcção o que não tinha sido de insultos

    ResponderEliminar
  23. Tirando a merda do capela vamos a factos

    Entramos com 6 portugueses em campo

    Excelente base para o futuro: Bruma, dier, labyad, rojo, ilory, são patrício, andre magico Martins, zezinho, joao mario, carrilo entre outros

    Que se acabe de uma vez por todas a incansável procura do novo mourinho

    Jesualdo ferreira é daquelas raposas velhas e nota-se perfeitamente no jogo de certos jogadores

    Força Sporting

    Sempre sempre & sempre Sporting

    ResponderEliminar
  24. estes lagartos sao tao ridiculos que até doi! ahaha eheheh

    ResponderEliminar
  25. Ridículas são as galinhas que se queixam constantemente de arbitragens e advogam se defensores da verdade desportiva quando são o clube que mais beneficio retiram das mesmas(e não não é um beneficio por acaso,já são demasiadas coincidências).

    Isso sim é o cumulo do ridículo.

    ResponderEliminar
  26. A malaguetáge, anda ai.
    O corrupto de ontem, deve ter levado um camião cheio de dinheiro.Se for a cinquenta mil cada, é só multiplicar.

    ResponderEliminar
  27. Vi arbitragens do Porto nos anos 70 e 80 mais discretas do que esta no campo dos que andam com o estandarte da verdade desportiva em riste.
    O curioso é que festejam como os outros que dizem que as gravações que provam a corrupção não existem.

    ResponderEliminar
  28. Mais uma vez. Apesar dos chutos que tenho levado aqui neste blog.

    Surpreende-me a facilidade com que se expulsam comentários de Sportinguistas que não contêm nenhum insulto a não ser a crítica e a reacção a ataques que surgiram por parte de quem adminstra o blog. Já o benfiquismo escarnoso passeia-se pelos nossos ecrãs com um à vontade que fede.

    O roubo Calabótico foi de tal maneira brutal e ainda há adeptos do Sporting a dar troco a quem apenas vem aqui gozar o prato.

    Mas lá está, creio, ainda assim ter mais direito ao kick que algum encarnado.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)