segunda-feira, 1 de abril de 2013

O renascer da esperança


O  meu amigo Eduardo Sá Ferreira solicitou-me a publicação do texto que hoje serve de post:

No dia 23 de Março, os sportinguistas votaram e mostraram de forma clara que desejam uma mudança radical na gestão do Sporting.

Com efeito,  a vitória do Dr. Bruno de Carvalho demonstra à evidência que a grande maioria dos sócios do Sporting estava farta do chamado “establishment”,  que há muitos anos “governava” o nosso querido clube.
Fui um dos que votaram no Dr. Bruno de Carvalho,  porque desde há muito venho defendendo a necessidade de mudar totalmente o “sistema” no Sporting, tendo até, e logo a seguir à eleição do Dr. José Eduardo Bettencourt,  intitulado “Se eu fosse José Eduardo Bettencourt” no qual, além do mais, referia a necessidade de afastamento de alguns dos barões, verdadeiras figuras “pardas”  que na sombra governavam o Clube.

A composição das listas do Dr. Bruno de Carvalho e o seu programa deram-me a garantia de que algo iria mudar no reino do leão. 

Por isso,  votei na Lista B.

Como parece ser o pensamento do novo Presidente, não espero grandes vitórias do Sporting nos próximos tempos,  e acho mesmo que os sportinguistas terão de  ser pacientes  e esperar com sportinguismo melhores dias.

Não enjeitando que o Dr. Bruno de Carvalho terá também em atenção a gestão desportiva, sobretudo do futebol, penso que a situação financeira deve ser a  sua grande preocupação,  tornando-se necessário procurar a  sustentabilidade do Sporting.  Não pensemos  em loucuras de grandes contratações e grandes lutas por títulos. Primeiro,  deve-se recuperar o doente e depois,  sim, reabilitá-lo.

Li com muita atenção os programas eleitorais de todos os candidatos,  e atraiu-me o extenso rol de medidas inovadoras do novo Presidente, com algumas das quais me identifico totalmente.

Refiro em especial as seguintes;

1-“Não concordamos com o atual modelo de Conselho Leonino. Pretendemos fazer uma reforma profunda no seu funcionamento, cabendo aos Conselheiros eleitos para o próximo mandato essa tarefa. Este mandato constitui a última oportunidade para o Conselho Leonino ser um Órgão Social verdadeiramente útil  e relevante para o Sporting Clube de Portugal. O Conselho Leonino não deve ser, e faremos tudo para que o não seja, um Órgão Social pouco interventivo e acomodado ao poder, à sua gestão e às suas decisões”.

Já atrás referi a necessidade de refrescar esse Órgão, concordando em absoluto com este ponto do programa.

2-“Ao contrário do que tem sido prática recente, o recurso a jovens criados na formação do Sporting deverá ser uma realidade, à semelhança daquilo que sempre foi tradicional no clube. É incompreensível que um Clube que possui uma das melhores escolas de futebol do Mundo, não aproveite convenientemente em termos desportivos, e por consequência no aspeto financeiro, o enorme investimento anualmente realizado na sua Academia. É bom ter em conta que a FIFA e a UEFA vão a breve prazo alterar as regras do jogo, no que à gestão económica e financeira dos clubes diz respeito, e quem estiver mais bem preparado e já levar uma prática de rigor e de respeito pelos orçamentos, estará em vantagem.”

Considero este ponto extremamente importante. Efectivamente,  é incompreensível o desaproveitamento da Academia,  e também aqui recordo um meu artigo com o título  “Academia para quê?” no qual questionava a razão de ser da Academia se dela não se estava a fazer pleno aproveitamento desportivo e financeiro.
Compreendo que muitas vezes a pressão dos adeptos na conquista de vitórias tenha conduzido a aquisições mal dimensionadas em prejuízo de jovens lá formados que possivelmente fariam muito melhor do que esses jogadores oriundos sabe-se lá de onde e os motivos da sua inclusão no nosso clube.


“Futebol como factor de apoio social
Estabelecimento de um jogo anual solidário de futebol, com a equipa principal, na pré-época ou no período do defeso, cuja parte relevante das receitas ou se possível a sua globalidade revertam para as Instituições Privadas de Solidariedade Social do Universo Sportinguista”.

Abstenho-me de comentar este ponto, pois tudo quanto  dissesse não seria bastante para elogiar esta proposição programática. O Sporting tem de ser muito mais do que uma equipa de futebol.

“Auditoria de Gestão. 
Uma das primeiras medidas depois das eleições será fazer uma auditoria de gestão ao Sporting Clube de Portugal e à Sporting SAD.”

Este ponto do programa é,  para mim,  um dos mais importantes, se não o mais importante. Com efeito,  sempre me bati pela necessidade de se efectuar uma verdadeira auditoria de gestão (não um remendo) que viesse a  apurar como se chegou a este ponto e quem são os responsáveis. Não sou dos que afirmam candidamente que o importante é o futuro,  devendo ser passada uma esponja pelo passado. Não. Sou dos que pensam que,  neste caso, como noutros, o eventual apuramento de gestão danosa deve ser responsabilizada. E, felizmente,  também esta ideia  parece ser a posição do novo Presidente, pelo que ouvi numa das suas intervenções na TV.Brincou-se com o património do Sporting e com os dinheiros dos sócios. Pois bem, prestem-se contas. Doutra forma,  nunca os sportinguistas  deixarão de viver na dúvida sobre a razão da evidente diminuição do património do Clube.

“O Sporting Clube de Portugal, enquanto grande instituição nacional e internacional com Sócios, Adeptos e Simpatizantes em todo o território Continental e Ilhas, nos países de língua oficial portuguesa e por toda a diáspora, requer para com todos eles um muito atento e cuidado acompanhamento, e a adopção e a aplicação de políticas concertadas de proximidade. Os Sócios, os Adeptos e os Simpatizantes são um dos mais decisivos e importantes activos do Sporting Clube de Portugal. O seu enquadramento e a sua participação organizada na vida do Clube devem constituir prioridade absoluta dos seus dirigentes.”

“É fundamental reforçar a divulgação da marca Sporting, e sistematizar e georeferenciar todos os Núcleos Sportinguistas espalhados pelo Mundo com vista à sua consolidação e à sua ampliação”.

Aqui está um ponto para mim muito querido, já que, durante a minha missão de cooperação,  fui o principal responsável pela criação de um Núcleo do Sporting em S. Tomé e Príncipe, o qual foi totalmente legalizado pelo Clube.  Infelizmente, e sem embargo  das várias informações e  chamadas de atenção, que por mim foram dadas a anteriores Presidentes do Conselho Directivo  e das Assembleias Gerais, sobre o seu  interesse na lusofonia, esse núcleo acabou por “morrer” e por certo, muito dificilmente será reabilitado. E bastariam uns  pequenos sinais para que esse povo maravilhoso e muito sportinguista o mantivesse vivo e actuante.

“Promoção das modalidades. 
É nossa intenção dar maior visibilidade às actividades desportivas do Clube, prestigiando o Sporting Clube de Portugal, atraindo as atenções dos Sócios, desportistas e população em geral. O ecletismo é uma característica inata do Sporting Clube de Portugal, à qual dedicaremos a atenção que merece. Ao defender o ecletismo, defendemos a nossa própria identidade. Esta é a verdadeira força motriz que tem de ser o pólo aglutinador e mobilizador da massa associativa e dos adeptos
do Sporting Clube de Portugal. Para criar uma nova Onda Verde e Branca Nacional, o Sporting Clube de Portugal redefinirá o seu caminho desportivo. Voltará a centrar a sua atenção em projetos desportivos vencedores.

Que bom seria ver de novo o Sporting a lutar no hoquei em patins, no basquetebol,  com grandes equipas de atletismo (para orgulho e satisfação dessa figura ímpar dos Órgão Sociais que é o extraordinário  Carlos Lopes),  e tantas outras modalidades. Certamente,  umas serão mais viáveis do que outras,  mas só a referência deste desejo de reavivar o eclectismo  é já uma esperança que nos aquece.

Todos esperam do Presidente o milagre da recuperação do Clube,  e que agora, sim, se possa afirmar, com esperança renascida e convincente que  “O Sporting está de volta”. 

Viva o Sporting!

Eduardo Sá Ferreira
(Sócio nº 5781-O”

12 comentários:

  1. Porque é que insistem em tratar BdC por Doutor? Ele não é médico nem tem nenhum doutoramento.

    ResponderEliminar
  2. Eu quero acreditar!
    Mas não embarco em chavões, frases feitas e desejos imemoriais.
    Ainda estamos no periodo pre-nupcial.
    Ao que se seguirá o perido nupcial.
    Depois lá para Dezembro começam as primeiras avaliações sérias ao casamento.
    Quem tiver alguma coisa a acrescentar que diga agora ou se cale para sempre!!!

    ResponderEliminar
  3. Mike Portugal, deixe-me esclarecê-lo:
    O título de Dr. diz respeito a uma pessoa licenciada;
    O de Mestre diz respeito a alguém com um mestrado;
    O de Professor diz respeito a um indivíduo doutorado.

    Espero ter sido útil.

    ResponderEliminar
  4. O título de Licenciado diz respeito a uma pessoa com Licenciatura.
    O título de Mestre diz respeito a uma pessoa com Mestrado.
    O título de Doutor diz respeito a uma pessoa com Doutoramento.
    O título de Professor Doutor diz respeito a uma pessoa com Doutoramento e que tem lugar, como associado, agregado ou catedrático numa Universidade (não conta ser Docente Convidado).

    O uso destes títulos, fora do âmbito académico, é digno de países de 3º Mundo, onde se dá mais valor a títulos "ocos", do que ao valor humano e profissional das pessoas em causa.

    ResponderEliminar
  5. Leão da Madeira,

    Penso que o Cantinho do Morais já respondeu com acerto ao teu comentário.
    No nosso país adoram dar títulos às pessoas que não os ganharam. É algo não visto em qualquer outro país civilizado na Europa.

    Eu por exemplo, poderia fazer "finca-pé" que me tratassem por Eng. já que me licenciei num curso de Engenharia. Só que não me inscrevi na ordem dos Engenheiros, pelo que não tenho o direito de pedir que me tratem com esse título. E, francamente, estou-me a borrifar para o título ou para a ordem dos Engenheiros.

    ResponderEliminar
  6. 1. CL: Votei em branco. Só vejo uma solução: a extinção deste Órgão. Nos tempos actuais um órgão como o CL já não faz qlq sentido e só trás malefícios. Não descortino vantagem nenhuma.

    2. Formação: Mais do que estratégia é, perante a presente conjuntura, uma necessidade. Será para BdC, como seria para outro qlq presidente.

    3. Jogo de beneficência: Boa ideia. A implementar, se possível, já no próximo defeso. Será, com td a certeza, mt fácil de acordar com a Fundação Aragão Pinto, p. e..

    4. Auditoria de Gestão: promessa eleitoral das três candidaturas, tendo BdC sido bastante insistente neste ponto. Obrigatória a sua realização de forma transparente e por entidade acima de qlq suspeita.

    5. Sócios e adeptos: a proximidade e a 'voz dos sócios' terá que se evidenciar durante o mandato de BdC em tds as circunstâncias, mesmo nas mais difíceis para os OS agora eleitos. Esta é uma das ideias-chave de BdC e espero que ele cumpra integralmente.

    6. Núcleos: a expansão da marca SCP tb passa (mt e cd vez mais) pela acção dos núcleos. Espero que, agora terminada a campanha, não sejam de novo votados ao esquecimento. Principalmente os núcleos mais distantes geograficamente (de Lx).

    7. Modalidades: Que continue a aposta no futsal e andebol. Aguardo a implementação do ciclismo e voleibol, promessas eleitorais de BdC. Que se estagne a sangria no atletismo, conforme avançado durante a campanha da Lista B. Aguardo evolução do pavilhão e a sua realidade até ao fim do mandato de BdC, isto é, até 2017.

    Fácil escrever, mt mais difícil de concretizar. Mt força e boa sorte aos nossos dirigentes recentemente eleitos.

    Por fim, o meu agradecimento ao Eduardo Sá Ferreira por mais uma preciosa colaboração com este Blogue. Mt Obrigado e SL.


    FORÇA SPORTING!

    P.S.- não vamos ser mais papista que o papa e perder tempo com mesquinhices. Nc me apercebi que o BdC sentisse necessidade de ser tratado por doutor, pelo que não vejo mal nenhum nem em quem queira utilizar esse título qd se lhe refere, nem em quem prefira não o utilizar. E que tal começarmos tds a tratá-lo por Presidente?

    ResponderEliminar
  7. Faço minhas as palavras do Sr. Virgilio.

    Realmente só no Sporting é que se discutem estas pintelhiçes. Por isso é que não saimos da cepa torta.

    Ao ver isto cada vez me convenço que para alguns o presidente do Sporting deve de ser assim uma especie de entidade superior, de sangue azul ou no minimo um Prof. Catederatico, na linha dos que temos tido nos ultimos anos, tudo homesns ricos e de grande sucesso, mas que tanta merda fizeram no Sporing.

    Tanta coisa foi dita. Mas só a parte do doutor é que importou.

    ResponderEliminar
  8. Como os tempos mudam...há pouco tempo deveria dar-se um ano antes de se poder fazer uma avaliação ao trabalho da Direcção recém-eleita. Agora já se aponta para Dezembro.

    Acho bem, não devem existir prazos pré-estabelecidos para se avaliar o desempenho da Direcção, seja ela qual for.

    ResponderEliminar
  9. MAMEM FDP DA APAF!


    Foi lindo ganhar contra os corruptos b fora. e a jogar 10 contra 14 ainda soube melhor!

    O gozo q me dá ver o cepo, o coxo, o nabo fazer um hat-trick.


    O BdC parece um puto aos pulos no relvado. Naõ sei se é o que precisamos, mas não deixa de ser enternecedor ver a alegria do gajo...

    Acabo como comecei:

    MAMEM FDP DA APAF!

    ResponderEliminar
  10. 'Mamem' foi exactamente o meu grito.

    Grande vitória!

    E André Martins a titular.

    Grande dia de futebol:)

    ResponderEliminar
  11. Grande vitória!
    Grande Wolfs!
    Grande André Martins e Cedric!

    Grande (merda de) arbitragem!

    ResponderEliminar
  12. Apesar do significado ser o mesmo, no meu caso foi "CHUPEM!!!!".

    Aquele cujo nome é impronunciável e um cepo, fez um hattrick que nos permite continuar a alimentar a esperança de participarmos nas competições europeias.
    "Ainda bem" que já o despachámos para o Norwich...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)