quarta-feira, 24 de abril de 2013

Uma coisa é sanear, mandar Manuel Fernandes embora é outra


Sanear uma instituição é torná-la mais apta para cumprir os propósitos para que foi criada. Visa eliminar ou minimizar as suas   imperfeições como organização, extirpando os excessos e reparando insuficiências. Fazê-lo num momento de retracção, como é o caso do Sporting, é fazê-lo no pior momento, mas infelizmente é uma tarefa que não é opcional mas imperativa.

Julgo que todos os Sportinguistas têm presente os fortes condicionalismos que impendem sobre a nova administração e que implicarão medidas dolorosas. Assim como não surpreenderá ninguém que, independentemente da necessidade marcada por esses condicionalismos de ordem económico-financeira, haja desperdício, ordenados absurdos face ao mercado, departamentos ou funções redundantes que requeiram, independentemente daqueles, racionalização.

O conceito de sanear está também muitas vezes relacionado com o conceito politico. Quando muda uma gestão é mais ou menos comum seguir-se a tradicional vassourada. Podemos discutir se o conceito deve ou não ser aplicado num clube da mesma forma que se aplicam nos ministérios e direcções gerais quando muda um governo e, no momento em que escrevo, não sei se é isso de que se fala desde ontem, com mais de 15 nomes sobre os quais de diz impender o despedimento.

É sempre um risco comentar sobre noticias dos jornais, tantas são as vezes que as mesmas são desmentidas pelos factos. Mas como, no rol dos nomes em causa, há situações completamente díspares, pelo tempo e pelos serviços prestados, parece-me que o assunto pode ser discutido desde já.

Não me surpreendem a nomeação de Mário Patrício e Diogo Matos, eram da lista oponente, poderão subsistir questões de confiança, espero que seja apenas isso. Ambos têm muito tempo de ligação ao clube. Estarão, como todos nós, longe de ser insubstituíveis. Do trabalho de Mário Patrício conheço pouco, pelo que não faço mais comentários.

De Diogo Matos já conheço mais qualquer coisa, em particular o que foi a estratégia de desenvolvimento da marca “Academia Sporting” e que pôs o clube no patamar superior do que melhor se faz no mundo. E o trabalho altamente meritório de Diogo Matos não se ficou apenas pela divulgação da marca mas também pela obtenção de receitas importantes. E nesta matéria há que ter a noção de que muitos dos benefícios a colher serão muito mais de importância quase geracional e não imediatos, como a célebre caricatura que tornou Futre novamente célebre pretendia. Os charters podem vir, mas há que semear pacientemente.

Seria uma pena que mais uma vez o Sporting tivesse sido o primeiro a chegar e o último a colher. Passou despercebido a muita gente que, na recente deslocação à Índia de uma comitiva oficial do governo português, o SLB estivesse representado e celebrado um contrato para a construção de 5 (!) academias e o Sporting, coma direcção  demissionário e em período eleitoral nem presente esteve, quando já tem uma Academia e um protocolo em vigor.

Não posso também esquecer Mário Casquilho um nome com ligação de décadas ao Sporting, julgo que desde os tempos de João Rocha. A ser verdade a dispensa anunciada que esta aconteça com dignidade.

Para fim a ferida. Se no passado recente da nossa história havia matéria a carecer de uma mudança radical a forma como os nosso símbolos eram tratados era uma delas.

Manuel Fernandes é história viva do Sporting, um símbolo, não é um furta-cores qualquer. Não é por isso saneável. E os símbolos preversam-se custe o que custar. Aliená-lo com base em razões de ordem económico-financeira seria uma aberração. Diz hoje o DN que Manuel Fernandes chorou ao saber da noticia. A ser verdade, quem deve chorar somos nós.


31 comentários:

  1. acho que ningum percebeu quais eram as funçoes do manuel fernandes e quem nao quis reduzir ordenados é para sair

    dos nomes que aparecem estranho o do paulo menezes, que era o responsavel pelo scouting , em especial na america latinae pelo que ja ouvi dizer é dos melhores scouts naquela regiao

    ResponderEliminar
  2. Esta reestruturação nunca será fácil, sendo mesmo um exercício complexo, apenas espero que os erros que possam advir dela sejam limitados (existirão sempre disso não tenho a menor dúvida).

    Tenho confiança que BdC não se deixe levar por influências e tome as decisões mais justas para o SCP em 1ª instância.

    SL,

    ResponderEliminar
  3. Por força das circunstancias (lembro-me de pelo menos 108 Milhões de razões) esta re-estruturação tem que ser feita - e haverá sempre nomes que levantam alguma celeuma, mas

    Diogo e Mario Patricio pertenciam à lista de Couceiro e por mais que uma vez mostraram-se forma de pensar diferentes de Bruno de Carvalho

    Paulo Menezes - para além de num futuro proximos termos menos necessidade de recorrer a esse mercado - que vantagens temos tido por supostamente termos o melhor Scout da america latina e arredores ? Contratarmos ROjo e Viola - ou ficar a olhar quando outros contratavam James, Di Maria, Gaitan, Falcao etc

    Quanto a Manuel Fernandes - é um grande SPortinguista - infelizmente ganha muito - não se sabe muito bem o que faz e parece que não se fala com Inacio - acho que não há nada a acrescentar.

    ResponderEliminar
  4. Para quem ainda tinha dúvidas, censura de opinião no jornal Sporting, pela PRIMEIRA vez, por um artigo que crítica a direcção

    ResponderEliminar
  5. Em relação ao que chamam de reestruturação, á "boa" maneira de qualquer partido político, JOB FOR THE BOYS

    ResponderEliminar
  6. É normal quem entra - rodear-se de pessoas da sa confinça - neste caso especifico só espero que sejam competentes e ganhem menos que os que lá estavam

    ResponderEliminar
  7. Se calhar ainda ficaram nomes por substituir - nomeadamente no jornal.

    O jornal não pode ser utilizado como forma de oposição interna ou tentativas de golpe de estado

    ResponderEliminar
  8. Caro Haja Luz,

    Não sei nada quanto ao que diz sobre o episódio de censura. Posso é dizer-lhe que, se for verdade, está muito longe de ser a primeira vez.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  10. AS noticias são dos jornais e até haver confirmações temos de comentar com reserva.
    Não sou contra o emagreciemnto da estrutura do SCP. Por muitas e variadas razões que não interessa agora discutir. No momento presente a razão maior é a redução de custos.
    A ser tudo verdade custa-me muito ver aqui uma grande misturada de nomes.
    Alguns destes nomes estão no SCP há muitos anos e com um trabalho meritório e aplaudido por todos os sportinguistas, e aqui destaco o Srº Mario Casquilho.
    Era obvio que a estrutura do futebol estava sobredimensionada e que devia emagrecer. Mais uma vez não consigo perceber o critério dos nomes. E aqui falo de um dos simbolos maiores do futebol sportinguista. Daqueles que nunca devia ter saido do Sporting, porque o retorno para o clube será sempre maior do que o seu custo. A ser assim é mais um enorme tiro no pé.
    O "Manel" é um simbolo do Sporting e do sportinguismo, que defende o Sporting intransigentemente e que espalha sportinguismo por todo o Mundo.
    Há aqui alguns nomes que são ou serão obvios por variadas razões.
    Vou esperar para tecer outro tipo de comentários.

    ResponderEliminar
  11. Haja Luz,
    Espero que esclareça o que diz ou apresente provas disso.
    Pois esse tipo de actos é de uma gravidade extrema.

    ResponderEliminar
  12. No mesmo dia em que esta notícia sai, um dos futuros responsáveis do futebol do Sporting vem a público defender o FC Porto das acusações de doping. Isto promete sem dúvida. Mas não me surpreende, um estilo revanchista misturado com um saneamento político ao melhor estilo partidário português.

    ResponderEliminar
  13. "No mesmo dia em que esta notícia sai, um dos futuros responsáveis do futebol do Sporting vem a público defender o FC Porto das acusações de doping."

    Já começou a subserviência ao Pintelho da Bosta?
    Já agora, qt vai custar o Inácio ao SCP? Sabe mais do o Manel? DU-VI-DO! Qt ao sentimento sportinguista de um e de outro, nem vale a pena entrar em comparações...

    De resto é precipitado avançar com mais considerações sobre os nomes indicados em 'notícias' que carecem de confirmação.

    SL!

    ResponderEliminar
  14. Sim "eu sou assim"

    O Inácio ou outra pessoa qualquer vinha agora confirmar que se tomava doping no porto

    ResponderEliminar
  15. Até já a imagem do MF que transpira Sporting se tenta denegrir depois que começaram a sair as primeiras noticias. Entra outro avançado que até já começou a ser enviado pela nova direcção para o comentário televisivo. O que se notou logo é que não conseguiu falar no Sporting sem o devido tributo ao novo presidente, que passa muito tempo com os jogadores? Não devia saber que o novo presidente não partilha tempo nenhum com a equipa para além do banco nos dias do jogo. Só fixou a ida a Braga. Os boys são isto. E nem o professor e os adjuntos com destaque para Oceano se safam. Só talvez o que de melhor tenha sobrado do mandato anterior, a julgar pelo mais recente rendimento da equipa. E como sempre será no futebol que se jogará o sucesso ou não do actual. Também a julgar pelos cortes que vão chegar às modalidades, nem com a passagem de 75% das quotas. Quanto custam afinal as modalidades que sempre deram tantas alegrias? Menos ou mais que 1 craque da bola? Inacreditável o que está a acontecer ao Sporting, percebe-se bem quem apoia as novas medidas, já começou a dança dos lugares. Não percebem ao menos que a história nunca se substituiu ou já não chega para pagar ao presidente?

    Para mim é a gota de água e não vou ficar à espera da saída dos melhores atletas, quando alguém tenta passar por cima do esforço, devoção, dedicação e glória inscritos no nosso lema e personificados em históricos que se confundem com a história viva do SCP como Manuel Fernandes, Mário Casquilho, Maurício do Vale e até de Aurélio Pereira já se fala, não se está a tentar fazer mal a ninguém em particular mas a atacar directamente o SCP. E não é nada cedo para análises como ainda se pretende fazer crer, este ataque começou e nunca mais parou desde há 2 anos. Hoje é muito mais claro que o que se pretende atacar é a própria identidade do SCP. E comigo não contam para acompanhar alguém e ser cúmplice no fazer mal ao SCP!

    ResponderEliminar
  16. Jorge Alemão

    Não estava à espera que confirmasse nada. Estava à espera que simplesmente não comentasse nada e estivesse ocupado a pensar em salvar o Moreirense da descida e em preparar a nossa época para o ano.

    ResponderEliminar
  17. Talvez o meu maior idolo no futebol do Sporting seja o MF. Mas deixará de o ser se sair desta estrutura directiva do Sporting? Para ser ídolo é preciso ganhar 20 mil euros por mês (se for verdade)? Os ídolos devem fazer campanha eleitoral por A ou B? Quais eram (ou são) as funções do MF? Em suma, questões delicadas... Será melhor esperar por mais informação antes de tomar partido...mas a verdade é que no Sporting deve haver profissionais competentes, dedicados e...não muito caros. De resto, ser símbolo não é uma profissão.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  20. Eu sou assim

    Não percebes como funciona a CS ?

    Ligam-te para o tlm e perguntam ?

    Olha lá costumavas-te dopar com o Casagrande ?

    Se dizes que sim - tás lixado
    Se dizes não comento - tás lixado porque tens algo a esconder.

    Uma das coisas que odeio nos lampiões é estarem sempre com a cassete de sermos subservientes dos corruptos do porto, mas sei que o dizem porque a vontade deles é substituir o porto como o clube mais influente nos bastidores. Agora Sportinguistas a virem com essa historia é que não estava à espera

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  25. Liedshow,

    Desculpa lá mas estás a ser ridículo... parece que tens 12 anos.

    ResponderEliminar
  26. As possíveis saídas de Manuel Fernandes e de Mário Casquilho e até, pasme-se de Aurélio Pereira (para uma suposta entrada de Bento Valente), tal como outras saídas como Jean Paul, Diogo Matos e Mário Patrício, deixam-me muito apreensivo.

    Não só pelas saídas de quem já muito deu ao clube, mas sobretudo por quem irá ocupar os seus lugares. Nomes como Vicente Moura!?! LFL!?! Ou os amigos do Inácio dos tempos em que o clube do coração era o fcp...

    Temo bem que esta noite de facas longas vai ter consequências graves, muito graves.

    ResponderEliminar
  27. Não sei se alguém ouviu hoje às 12 e 45 o desporto na "bola branca e vermelha".É incrível como o maior dos maiores "papagaios" perdeu por completo o decôro e o sentido da realidade! Se dúvidas tivesse da "caminha" que, este vaidoso sem vergonha, preparou para o seu afilhado hoje perderam-se por completo!!!Simplesmente ridícula a figurinha quando insiste em dividir ainda mais os sportinguistas!...

    ResponderEliminar
  28. Jorge Alemão

    Percebo como funciona a CS e mesmo que tivesse sido por telefonema Inácio tinha que ficar calado. Mas neste caso não foi. Foi questionado por uma televisão e respondeu. Eu vi e ouvi o Inácio.

    ResponderEliminar
  29. acho que tenho a solução O autor do texto responsabiliza-se individualmente pelo pagamento mensal dos ordenados do Manuel fernandes,Diogo Matos,do irmaão deste ,do primo cordovil de matos,do mario patricio e do mario casquilho.Se não ha dinheiro e se queremos que o sporting sobreviva como se pode fazer? e ja agora os 260mil euros mensais? em carros alugados e telemoveis é uma pena não podermos ficar com tudo isto.Manuel Fernandes é sportinguista mas ele mesmo deveria ser o primeiro a abdicar dos 25 mil euros mensais e carro e ajudas extra ou não?

    ResponderEliminar
  30. Nao percebo realmente este post.

    Em primeiro lugar, todos reconhecem que acreditar no que escrevem A Bola e Record é, 80% das vezes, estúpido. A história do Celso Roth deveria ter demonstrado isso de forma inequívoca.
    Mas logo depois se escreve um enorme post sobre o assunto.

    Em segundo lugar, todos reconhecem que é preciso poupar onde for possível. Nao vi ninguém sério oferecer alternativas a essa via (a nao ser os espertalhoes que acham que é com mais empréstimos ou entregando a maioria da SAD a troco de mais uns milhoes para esbanjar em craques que o "Sporting vai regressar ao lugar que é seu por direito").
    Mas criticam reducoes na estrutura do futebol.

    Em terceiro lugar, todos reconhecem que o Mario Patrício e o Diogo Matos devem sair porque foram apoiantes de Couceiro. Entao e o Manuel Fernandes, que entrou no Sporting em 2011 como bandeira eleitoral de Godinho Lopes?
    Um símbolo é um jogador que se associa a um candidato eleitoral para entrar no Sporting em funcoes mais ou menos obscuras? A ganhar salários que ninguém sabe muito bem quanto valem?

    Se quiserem ter uma situacao como o Eusébio no Sporting, tudo bem. Mas entao juntem-se, quotizem-se e paguem um pecúliozito mensal ao Manuel Fernandes, do Jordao, do Yordanov, do Hilário e de mais algumas ex-glórias do Sporting.
    Pedir que um clube em falencia técnica pague nao sei quantas dezenas de milhares de euros por mes para isso, e ao mesmo tempo querer ter uma equipa competitiva e com um orcamento elevado é que nao.

    ResponderEliminar
  31. Justo Petinga. Eu tenho muita pena se o MF não puder fazer parte da estrutura do Sporting, mas ele é um símbolo do clube e continuará a sê-lo, seja empregado do clube ou não;

    Durante muitos anos não andou por lá (na verdade, esta já é a quarta vez que deixa de ser profissional do Sporting, creio) e não creio que tivesse sido um catástrofe ou que alguém se tenha esquecido dele.

    Se bem me lembro, no debate na televisão, BdC disse claramente que o orçamento para este ano deveria ser algo perto dos 25 milhões (aliás, o JC colocou as coisas praticamente em termos idênticos). Os sportinguistas sabiam isso quando votaram nele. Suponho que é a ele que compete tomar as decisões relativas aos cortes...Não é agradável, e poderemos manifestar o nosso acordo ou desacordo com determinadas opções. Mas não duvido que o pior seria continuar o mesmo fandango. A responsabilidade é de quem nos pôs nesta situação, não de quem vai ter que recolar os cacos.

    Isto não significa que tudo o que a nova direcção venha a fazer deva ser acriticamente aceite. Mas decisões deste tipo - a confirmarem-se, para mim não basta ler o rascord nem o diário oficial dos lampiões - são normais decisões de gestão de quem tem que tomar decisões difíceis. Só isso.

    Infelizmente, parece que há muita gente que tem dificuldade em aceitar a decisão da maioria dos sócios do Sporting.

    PS - Já agora: não podem bloquear de uma vez por todas os comentários do Liedshow? Podemos ter divergências, mas isso é para discutir entre gente crescida, não com crianças mal-educadas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)