sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Passado, o Futuro


E o peso incomensurável do presente. Passei por este período eleitoral perfeitamente a leste dos acontecimentos, era para mim perfeitamente irrelevante quem seria o Presidente eleito e mais importante (e mais grave) do que isso, qual era o seu programa. O Presidente do Sporting Clube de Portugal, hoje, como nos últimos largos anos, não é uma personalidade independente. Não tem possibilidade de agir segundo a sua vontade ou de livremente implementar estratégias em que acredita para recuperar o clube. Esta evidência é para mim um facto, muito acima de qualquer luta de personalidades.
Hoje, como ontem, acredito que o melhor que pode acontecer ao Sporting é que estes órgãos sociais tenham longa vida e cumpram mandatos sucessivos. Só este simples pormenor já é uma tarefa hercúlea para qualquer direcção que viesse habitar nas instalações do Sporting e a gerir uma instituição onde há sempre alguém disponível para gritar e pouca para ouvir.
A situação do Sporting é profundamente grave, qualquer que seja o ponto de vista ou aspecto da vida do clube que se analise, o passado tem uma majestática característica que é ser imutável. Como ele posso aprender, encontrar inspiração, enaltecer as glórias e ir buscar as referências, mas não posso apagar os erros, as oportunidades perdidas os ónus que pesam no presente e transitam para o futuro. Não será possível à actual direcção alterar o passado, pode sim construir o futuro.

O futuro tem essa magia, é desconhecido, pode-se ter uma ideia de como vai ser, pode vislumbrar-se a concretização de um objectivo, o crescimento de uma equipa, de um projecto, mas quando finalmente o futuro se transforma em presente é raro que a imagem que criamos do que ia ser e do caminho que íamos trilhar para a concretizar seja idêntico à realidade a que chegamos.
O Sporting precisa de ganhar o futuro, corrigir o passado e aguentar o presente. Parece fácil... Temo que a excelente equipa B que estávamos a formar vá engrossar o rol de oportunidades perdidas por urgência do presente. É uma pena, mas não vem daqui grande mal ao Sporting se o foco continuar a ser o futuro.

É obrigatório trabalhar para ter sucesso desportivo. É obrigatório trabalhar para ser campeão nacional de futebol. Tudo o resto é acessório, este terá de ser sempre o foco principal e sobrepor-se a qualquer outro desafio.
Se as tarefas de que falei antes já eram difíceis, este objectivo basilar supera todos os outros em desafio e dificuldade. A ambição do Sporting não tem limites, mas devemos ter a humildade de reconhecer as dificuldades dos objectivos que queremos trilhas e celebrar cada passo dado nesse sentido. Não podemos andar a ridicularizar presenças em finais, desprezar segundos lugares ou presenças na Champions, há muitos anos que não temos vida para isso.

Aos Sportinguistas é dada neste momento grande responsabilidade, os próximos anos vão ser duros e provavelmente sem títulos para adoçar a boca, mas depende muito mais de nós, da nossa presença e do nosso apoio, a revitalização do Sporting do que de qualquer acção directa dos órgãos sociais. Somos individualmente muito mais independentes para ajudar o Sporting do que qualquer órgão eleito. 
O potencial desportivo que existe e é transversal no Sporting é de tal modo grande que basta a uma direcção detectar esse talento e dar-lhe apoio para que cada degrau rumo ao sucesso comece a ser superado. Mas para tal ter um mínimo de condições para ser executado com eficácia não podemos estar permanentemente a enaltecer os erros e a ridicularizar os feitos. Sim, por muito que não se goste ou não se queira ouvir, o Sporting ter acesso a uma Champions é um feito, um enorme feito que jamais deve ser celebrado per si, mas garantir que é saudado como mais um passo no rumo certo para o sucesso.

Até amanhã em Alvalade!

6 comentários:

  1. "...mas depende muito mais de nós, da nossa presença e do nosso apoio, a revitalização do Sporting do que de qualquer acção directa dos órgãos sociais..."

    Não podias dizer melhor!

    ResponderEliminar
  2. LMGM:

    Mt Bom! É esta tb a minha perspectiva. O SCP terá q ir recuperando-se aos poucos, mas de forma segura. Claro que o clima exterior, que nós sócios e adeptos criarmos, poderá ajudar ou dificultar a tarefa dos O.S. recentemente eleitos, por isso era desejável que guardássemos as espingardas no baú... Não sei é se com tanto ódio à solta, tal será possível...

    Repito o comentário que deixei à pc na cx de comentários do post anterior, pq me parece que esta medida poderá (será msm?) ajudar a pacificar um pc as hostes leoninas.

    A "Auditoria de Gestão". Aqui está:

    "Parece que o nosso presidente do CF, Dr.Bacelar Gouveia, já anunciou a Auditoria de Gestão (AG) desde 1995 até GL! Venha ela, realizado por entidade auditora sem qlq margem para suspeitas e não escolhida em reuniões ultra-secretas mantidas por eventuais 'notáveis' de várias 'sensibilidades' no seio do SCP...

    Só dps de conhecidos os resultados da tal AG é que isto poderá, eventualmente, ter Paz... mas que previsivelmente deverá chegar tarde, tendo em vista q o largo período a auditar, consumirá mts recursos, quer de tempo, quer financeiros, mas é inevitável a sua realização, até por ser promessa eleitoral. Até lá, a guerra recrudesce com mau comportamento da equipa de futebol e alivia com os bons resultados desportivos, mas acabar, está visto que não acaba."

    Rumo à terceira seguida, Força Spoooorting!

    ResponderEliminar
  3. Vai ser precisa calma, paciência e paixão para ultrapassarmos este momento difícil. O que pode e deve diferenciar esta gestão das anteriores é o cultivar da paixão Sporting. E isso pode fazer toda a diferença nos próximos tempos. Em que os títulos maiores dificilmente aparecerão. Se derem Sporting aos sportinguistas estes vão responder presente. E o futuro estará ganho.

    Tenho tentado abster-me de comentar muita coisa, mas mesmo que isso ofenda muita gente, revejo-me no lema de o Sporting ter sido devolvido aos sportinguistas depois de lhes ter sido roubado durante muitos anos.

    O maior desafio desta gestão é conseguir cumprir esse lema. Se o conseguirem parte do desafio estará ganho e este enorme clube vai ter futuro!

    ResponderEliminar
  4. LMGM,

    1-longevidade dos órgãos sociais:
    Uma coisa de cada vez, já ficaria satisfeito se este mandato chegasse ao fim num clima completamente oposto ao que o viu nascer.

    2-O passado recente deu-nos muitas lições era pelo menos bom não repetir os mesmos erros. Os erros cometidos anteriormente também retiram margem para errar. Como só não corre o risco de errar quem não faz nada, que venham os erros mas que acima de tudo venham as boas decisões que nos façam andar em frente.

    3- Partilho do mesmo receio em relação à equipaB, seria muito bom que alguns dos jogadores que tanto se fala agora pudessem lá evoluir pelo menos mais 1 ou 2 anos, temo que a pressão dos empresários e a uma certa ilusão de alguns jogadores tornem isso dificil ou até impossível.

    4- Sou dos que não se importam de esperar pelo titulo nacional desde que sinta que se lançam as bases de um trabalho que torne possível ganhar mais do que temos ganho nas últimas décadas. Sem atalhos.

    Bom post!

    ResponderEliminar
  5. Belo Post. O Sporting tem de crescer no futuro honrando os pergaminhos do seu passado. O caminho será tenebroso e turbulento mas só os grande vão longe. Sinto que a massa está com a equipa directiva e com todos os seus atletas e isso é importante para criar a onda verde que vai fazer deste clube a força q foi no passado.
    Hoje faço uma análise cómica, sobre alguns tipos específicos de adeptos do três grandes. Aproveito para dar umas boas marretadas nos lampiões(fiquem à vontade para fazer o mesmo), nos tripeiros e nos bandidos que andaram a fazer do Sporting, um paraíso do tacho. Leiam e ajudem a divulgar por favor: http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/04/08/tonis-croquettes-e-fruteiros/

    ResponderEliminar
  6. O Sporting jogou este fim de semana...

    A homenagem a sócia Lourdes foi engraçada,a equipa ainda longe de ser consistente mostrou se aguerrida e conseguiu os 3 pontos.


    Pensei que gostassem de saber.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)