segunda-feira, 15 de abril de 2013

A importância de Jesualdo. O que é querer a manutenção de Jesualdo?

Muito se tem falado da continuidade de Jesualdo Ferreira como treinador do Sporting. Com contrato de mais uma época o tema só se justifica pelo facto do cargo ser um lugar de confiança - logo, com a mudança de direcção esta pode não querer a sua continuidade - e pelo estatuto do próprio treinador, que quase lhe permite escolher onde e com quem quer trabalhar. Infelizmente o Sporting tem tido poucos treinadores em situação análoga...

Diz-se que a direcção recém-eleita pretende continuar a contar com os seus serviços. Se assim for só posso congratular-me com a decisão. Com os condicionamentos de ordem económico-financeira a marcarem a próxima época a margem de erro na organização da próxima época é ainda menor do que a habitual. Quem melhor do que Jesualdo poderá iniciar a próxima época mais perto de capitalizar o valor dos jogadores à disposição e planificar os próximos anos? 

O que será então, na prática, contar com Jesualdo? 

Sem ter que estar refém da vontade do treinador, é importante que a direcção lhe ofereça um lugar no futuro organigrama da SAD que lhe reconheça a importância dando-lhe capacidade de decisão e intervenção. Mais do que as condições financeiras deverá ser esse um dos pontos mais importantes na tomada de decisão do treinador.

Dou agora o devido destaque ao comentário de um leitor sobre o tema aqui deixado na semana passada. Deve ser lido à luz dos momentos em que foi escrito.

E se falássemos de Jesualdo Ferreira?


Ainda há muito caminho por fazer. Aliás, nem sabemos o que se passará nas próximas horas. Mas, nestes dias velozes que nos correm pelas mãos, há uma zona de estabilidade no Sporting: o Departamento de Futebol liderado por Jesualdo Ferreira. Apesar de toda a incerteza e confronto que decorre no nosso Clube, Alcochete parece um oásis. Prepara-se afincadamente o derby.


Sabemos que os nossos futebolistas profissionais podem rescindir com justa causa. Os salários estão em atraso. Conhece-se quem manobra na sombra prometendo este mundo e o outro a alguns jogadores. A maior parte é jovem, outros são estrangeiros. À primeira vista seria como faca na manteiga! Fácil! E, no entanto, nada se passa. A equipa prepara-se afincadamente para o próximo jogo.


Na minha opinião, o comportamento dos jogadores do Sporting decorre essencialmente da acção de liderança e do carisma do seu treinador. É ele que os acompanha diariamente, que conversa, interpela, responde, esclarece, motiva…


Jesualdo Ferreira, aos 66 anos, está confrontado com um desafio histórico: contribuir para que o Sporting Clube de Portugal continue a ser uma referência do futebol nacional. Não é sportinguista, sabemos, mas cresceu conhecendo e respeitando a história do clube de Alvalade. Adolescente sabia que o Sporting era o grande rival do clube do seu coração. Sendo professor, é um pedagogo. Ensina, transmite conhecimentos, ideias, objectivos…


Com teimosia e resiliência, arrogância e bonomia, competência e carisma conduz um grupo de jogadores de futebol que acreditam nele e no seu percurso de vida. Um percurso de vida feito de estudo e de trabalho. De derrotas e de vitórias. Ele é um ser humano, que numa altura inesperada da sua vida se confronta com o destino: não se lhe exige ser campeão, mas contribuir activamente para resgatar um clube histórico!


Muitos de nós, sportinguistas, desconfiamos dele. É o Juju ou o professor Pardal que inventou que o Dier é médio ou que o Rojo é defesa central. Andou pelo Benfica e foi campeão pelo Porto. Para muitos sportinguistas estará vendido a um ou a outro. E, no entanto, todos os dias, apesar de desconfianças e da falta de pagamentos (sim, também ele) volta a treinar, a insistir nos procedimentos do jogo, a persistir nos movimentos individuais e colectivos com o entusiasmo e a motivação de quem está a começar a sua carreira.

Muitos sportinguistas sonham com Rui Faria, Bielsa ou outro na moda. No entanto, ninguém faria o que Jesualdo Ferreira está realizar no nosso Clube pelo seu conhecimento histórico e pela vivência pessoal. E por ser quem é. Agora, o Sporting transformou-se no desafio da sua vida!

13 comentários:

  1. como eu também ,já defendi no meu blogue Amorsporting, o prof. jesualdo é o melhor treinador que o sporting poderia ter.Sendo,nós um clube formador que melhor do que um treinador super experiente?
    bom artigo

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente concordo com a permanência de Jesualdo,contudo acho que os seus poderes na estrutura não devem ser demasiado abrangentes.

    A história do treinador dos treinadores que manda em todo o futebol(incluindo academia)era uma patetice de Godinho(ou melhor,foi mais uma fuga para a frente).Alias o primeiro "treinador dos treinadores" foi Sá Pinto,também a ele lhe delegaram mais poderes do que devia(inclusive sobre a academia)e o resultado foi péssimo.

    Concordo com a sua permanência a treinador da equipa principal e acho que também deve ter poderes de supervisão da equipa B(afinal essa equipa é uma extensão do plantel principal).
    Agora não pode ser só ele a mandar e a decidir,ate porque apesar de para já a sua passagem estar a ser positiva dentro do possível desta época também já teve decisões que prejudicaram o clube.
    O caso Izmailov e mais precisamente a vinda de Miguel Lopes pago a peso de ouro que não temos foi um erro de gestão danoso(e que vai ter de ser resolvido no final da época).
    E por causa de casos destes Jesualdo não pode continuar a decidir sem a supervisão da estrutura.Obviamente que a sugestão de compras deve sempre passar primeiro por Jesualdo,mas não pode somente depender da palavra dele.

    Alem do mais ficou bem patente durante as eleições que cada candidatura tinha uma ideia e um projecto para o futebol profissional.Severino não contava com o Professor,Couceiro não abriu muito o jogo neste aspecto(falou se em surdina que tinha pré acordo com o Leonardo Jardim)e Bruno Carvalho dizia sempre que contava com Jesualdo para treinador(embora confesso que achei sempre este ponto nos dois debates aquele em que me parecia menos honesto).

    Contudo a direcção tem um projecto e uma visão para o futebol,e esse plano não pode ficar refém de uma pessoa.
    E nos não sabemos se Jesualdo concorda com esse projecto ou visão,pois se não houver consenso nesse aspecto Jesualdo dificilmente continuará.

    Devo sublinhar que embora concorde com a permanência de Jesualdo não me causará nenhum transtorno se ambas as partes não chegarem a um entendimento.

    Durante dos últimos anos tivemos aprendizes e alguns treinadores com alguma competência,todos falharam com maior ou menor estrondo infelizmente.O problema nunca esteve no treinador,esteve na falta de uma verdadeira estrutura para o futebol profissional.

    E Jesualdo não é um Mourinho ou um Jesus,e se a estrutura não der provas de competência então tanto nos vale estar lá o Jesualdo como outro qualquer.

    Assim como se realmente esta actual direcção for como todos os Sportinguistas desejam(bem,todos se calhar será excessivo...há quem não queira)bem sucedida e competente também o será com o Jesualdo ou outro treinador.

    Ps: Agora há que ter o bom senso de entender também que o Sporting nos próximos anos não vai ser um candidato ao título,embora haja matéria prima para construir um plantel competitivo a pensar em objectivos relevantes mas apenas a longo prazo.

    ResponderEliminar
  3. Para mim, o prof Jesualdo é mesmo o :The right man for the right place...

    É claro quer o Sporting não vai deixar de ser Sporting se o professor não ficar, estou convencido é que vai levar mais tempo a voltar à ribalta do Futebol luso...

    Espero que a direcção e ele se entendam para o bem do Sporting...!

    ResponderEliminar
  4. Jalex, tantas linhas para não dizer nada de jeito...

    Estou à vontade, pois era daqueles que não gostava de Jesualdo...

    Neste momento não há melhor treinador para o nosso SCP...

    Só o trabalho que tem feito com esta equipa (que não é a mesma que iniciou a época) é notavel e só não vê isto quem não quer ver...

    A evolução de Rinaudo (apenas um exemplo) tacticamente é extraordinária...

    SL

    ResponderEliminar
  5. Carlos Tobias


    É óbvio que o meu discurso não lhe agrada,a si e á maioria aqui que prefere um discurso ácido direccionado a esta direcção.

    Lamento o desiludir mas não o vou fazer,agiria de má fé se o fizesse nesta altura e já basta as pessoas que o fazem por aqui de uma forma constante.Procure esse discurso nelas então.
    Não critiquei Godinho Lopes e a sua direcção no inicio do seu mandato e não vou o fazer com esta direcção que tem pouco mais de uma dúzia de dias á frente do clube.

    Obviamente que depreendo das suas palavras que gostaria que fizesse do assunto da permanência do treinador uma questão de vida ou morte.

    Não farei porque isso não faz sentido sequer.Jesualdo como disse não é um Jesus e muito menos um Mourinho que são treinadores capazes de assumir pastas no clube que vão para além da sua competência a nível de treino.

    Se a direcção não for competente e tiver uma visão e um plano a longo prazo para o futebol profissional que se revele bem sucedido estar cá o Jesualdo ou outro o resultado vai dar ao mesmo.

    A direcção tem de escolher alguém da sua confiança e que partilhe da sua visão,se Jesualdo chegar a um entendimento com a direcção tudo bem.Se não a vida continua e o que não falta são treinadores que desejam treinar um clube desta dimensão e de tão rica história.

    Se o mandato de Godinho serviu para alguma coisa foi para aprender tudo o que não se deve fazer a nível de gestão de futebol profissional(é quase um manual tal a quantidade de más decisões tomadas).
    Uma direcção não pode tomar decisões ao sabor do vento,tem de ser firme na sua visão e plano pois se não for é a receita perfeita para o desastre.

    Quem for escolhido terá o meu apoio,seja o Jesualdo ou outro.

    ResponderEliminar
  6. Se esta direcção significa rotura com o passado, então uma das coisas que importa alterar é a constante mudança de treinador.

    Estabilidade precisa-se neste clube!

    Ora, temos neste momento um treinador que, fruto das circunstâncias, foi chamado a meio da época para tentar fazer ainda alguma coisa com um grupo de jogadores que nunca, até então, tinha sido uma EQUIPA.

    E foi ele que arrumou a casa, dispensando quem era de dispensar e promovendo jogadores da formação, com qualidade e que sabem o que é ser Sporting.

    Jesualdo Ferreira transformou uma equipa recheada de craques mas que lutava pela manutenção numa equipa recheada de jovens e que luta pela Europa.

    Temos, portanto, alguém como treinador do Sporting que fez já o trabalho de sapa que era necessário fazer, que conhece já o plantel, que sabe as suas carências e que é conhecedor e respeitado no mundo do futebol.

    Mudar, pois, para quê?

    Para cometer de novo os mesmos erros do passado?

    Se Jesualdo Ferreira não estivesse a obter bons resultados com a equipa do SCP, percebia-se que se tratasse de encontrar alguém para o substituir.
    Mas perante a competência demonstrada, que sentido faz pensar-se em novo treinador para a próxima época?
    Quando encontrámos alguém que não só dá garantias de fazer o bom trabalho como o tem vindo a provar, vamos dispensá-lo?

    Seria um disparate de consequências imprevisíveis.

    ResponderEliminar
  7. Este é um assunto que me preocupa seriamente. Agora que o primeiro passo em relação à reestruturação financeira está dado, a continuidade de Jesualdo seria una excelente noticia. Espero, sinceramente, que o Presidente Bruno de Carvalho e o Professor Jesualdo cheguem a acordo.
    Quem melhor do que ele conhece a situação económico-financeira do clube, quem melhor do que ele sabe lidar com uma equipa repleta de jovens promessas, totalmente dependentes de um bom treinador nesta fase precoce das suas carreiras, quem melhor que ele tem tanta experiência no futebol português, quem, como ele, é tão respeitado por todos em Portugal (pelos media, treinadores adversários, jogadores, etc).
    Na minha opinião Jesualdo é o homem certo nesta fase difícil do clube, e espero que ele também sinta o clube como um desafio aliciante nesta fase da sua carreira. Os nossos jovens precisam dele.
    Fico contente quando leio que um entendimento entre ele e o Presiente é possível ou até provável!
    sl

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Não sou fâ de JF nunca fui diga-se, no entanto não posso deixar de considerar que tem feito um bom trabalho no comando técnico da nossa equipa de futebol.

    Se a atual direção e JF quiserem prolongar o seu curto relacionamento melhor... mas se não houver acordo, será necessário um plano B e nesse caso considero Leonardo Jardim como uma excelente opção (eu pessoalmente preferia o LJ à opção atual JF).

    No entanto um dos erros sistemáticos do SCP são as sucessivas mudanças de treinador, dai pesando bem na balança todos os pró e contras o mais sensato seria manter o JF pelo menos até ao final do seu contrato.

    SL,

    ResponderEliminar
  10. Se houver entendimento e absoluta convicção num futuro em conjunto, de ambas as partes, nada contra.

    Contra tenho qualquer ideia absoluta que catalogue JF como o melhor treinador para o Sporting e muito mais se essa ideia colocar o clube refém do treinador.

    ResponderEliminar
  11. Jesualdo é um bom treinador - fez no Sporting o que ninguem conseguiu desde Paulo Bento e com muito menos condições que os seus antecessores e na minha opinião deve ficar

    Como qualquer outro treinador de topo deve ter uma opinião a dizer na preparação da proxima epoca e supervisionar todas os escalões mas não mais que isso.

    Quanto a mim Jesualdo não deverá ser Manager - isso foi uma invenção de GL, para não ter que passar por mais 2 ou 3 semanas à procura de um treinador quando despedisse o belga.

    ResponderEliminar
  12. Porra deixem-se de tretas! para mim o Jesualdo é para continuar! para começar do zero, então que seja com Jesualdo

    ResponderEliminar
  13. Mt bom comentário do leitor António Alfarrobinha com o qual estou de acordo... Logo na altura achei-o merecedor de um post. Cá está ele exposto, mt justamente.

    Costuma-se dizer que os cemitérios estão cheios de insubstituíveis, mas quem não consegue perceber que, nesta altura e nas presentes circunstâncias, Jesualdo Ferreira é, sem dúvida, a melhor opção para continuar enquanto treinador na próxima época e que mt dificilmente chegaria melhor opção caso não continuasse, é pq não «pesca» nada de «bola» ...

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (4) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)