terça-feira, 21 de maio de 2013

Apresentação de Bruno Leonardo de Carvalho Jardim

Foi mais ou menos isso que sucedeu na apresentação de Leonardo Jardim. Um grande Carvalho plantado no Jardim de Leonardo. Não faltarão ocasiões para ouvir ambos, gostava de ter ouvido mais de Jardim porque esse era o seu momento. 

Num primeiro momento pode resultar, é uma novidade. A médio prazo torna-se cansativo, o risco de ser facilmente caricaturável é grande. A rábula das desculpas por não trabalhar 24h é um maná. Não tenho nenhuma vontade ou prazer de ver o presidente do Sporting, seja ele quem for, alvo de chacota. Porque, seja ele quem for e independentemente do tempo que esteja à frente do clube, ele representa o Sporting.

O mesmo para o tratamento dispensado aos jornalistas. Bruno de Carvalho pode impedi-los de fazer as perguntas mas, uma vez na redacção, não pode controlar o que eles escrevem. Há quem exulte com a aspereza do tratamento, vendo nele uma espécie de terapia de choque. Duvido que no médio/longo prazo também isso resulte a favor do Sporting. Duvido muito que esse seja o caminho para dispensarem o respeito que merecemos e que, indiscutivelmente, muitas vezes nos negam.

Sei que estas matérias têm uma importância quase nula para muitos e nenhuma para ganhar ou perder um jogo, muito menos um campeonato. Por isso mais tarde falarei do que mais importa: a missão de Leonardo Jardim.

Sei também que não faltará quem, no seu registo binário, de que só se pode ser contra ou a favor,  reclame destas linhas. Sinais de um tempo que o próprio tempo se encarregará de normalizar.

24 comentários:

  1. " Para além de Augusto Inácio e Virgílio, o presidente leonino revelou que ele próprio vai ser o terceiro elemento da estrutura, ficando com funções mais logísticas.

    A terceira pessoa da estrutura sou eu?, afirmou o líder leonino em conferência de imprensa."

    Falso

    ResponderEliminar
  2. " Para além de Augusto Inácio e Virgílio, o presidente leonino revelou que ele próprio vai ser o terceiro elemento da estrutura, ficando com funções mais logísticas.

    A terceira pessoa da estrutura sou eu?, afirmou o líder leonino em conferência de imprensa."

    Se as mentiras que este mentiroso tem pregado(a quem acredita nele) fosse noutros tempos, já tinham tentado bater nele.

    ResponderEliminar
  3. Já não consigo entender essa postura de arrasar tudo o que é feito.
    Quando foram os outros estava tudo bem, agora é tudo mau, mesmo quando se trabalha bem.
    E dar uma trégua para deixar trabalhar (pelo menos até Setembro)?

    ResponderEliminar
  4. O alvo de chacota, a quem se expõe desta maneira, será normal. Olho para isto tudo e apetece-me dizer que, com tantos talentos e aptidão (Presidente; 3º elemento; curso de treinador; 20h non stop; expert em preparação física; vai para o banco; salta no futsal; etc, etc), o Presidente do meu clube mais parece a mala do Sport Bily.

    ResponderEliminar
  5. Nuno,
    Eu também que não consigo entender onde é que este post possa "arrasar tudo o que é feito".

    Ou a critica de que "Quando foram os outros estava tudo bem, agora é tudo mau". Esse não registo binário está longe de ser o meu.

    De forma que não faz qualquer sentido falar em tréguas, julgo que a critica que fiz à postura do presidente na CI ontem é pertinente, construtiva e moderada.

    ResponderEliminar
  6. errata:
    Esse registo binário está longe de ser o meu.

    ResponderEliminar
  7. Mais importante para mim, neste momento, é perceber que o Bruno de Carvalho tem mais olho para treinadores do que o seu antecessor.

    ResponderEliminar
  8. Caro LdA,

    Não adianta criticar a postura a meu ver "ridícula" de BdC. Interromper as perguntas ao treinador e dar ele a resposta, no meio de umas lições de sportinguismo para jornalista ver é de uma ingenuidade incrível. Mas é o estilo dele, quem nele votou sabia ao que vinha. Tem a vantagem de, por tanto querer ser protagonista, ficar indelevelmente ligado ao que de bom e mau daqui sair. Como sportinguista resta-me torcer para que tenha muito sucesso.

    Para lidar com os seguidistas, faltando-lhes conhecimentos de história, resta esperar pelos momentos de aperto que certamente virão. Aí se decidirá a nossa sorte. Se BdC for bem sucedido, aplausos generalizados e se tivermos sorte uma correcção no estilo adquirida com o passar do tempo, senão for bem sucedido cairão todos por terra de vez, BdC, os seguidistas e quiçá o Sporting com eles.

    Desconfianças temos muitas, desde a incógnita Virgílio (que respira futebol) à temível certeza (Inácio), ao risco assumido de voltar à política de terra queimada com a saída de JF.
    Ainda assim temos uma estrutura, estava lá ontem a dar a cara (mas parece que é o terceiro elemento que fala por ela), e um treinador com boas competências (tecnicamente talvez superior ao JF) que também não será ingénuo ao ponto de não saber onde se está a meter. Parece que também temos um projecto (palavras de BdC), mas esse não sabemos bem qual é (o Sporting é nosso outra vez, valorizar a formação, jogar à Sporting, e outras balelas, não fazem um projecto). JF não foi capaz de se encaixar nele, o que indicia que ou discorda dos pressupostos (o que seria francamente mau, pois dificilmente alguém terá a visão abrangente, experiência e percurso dele em Portugal) ou não gosta da companhia (prefiro pensar que seja o caso), ou ambas. A última hipótese é que o projecto afinal seja um castelo de cartas, mas aí julgo que nem o Inácio será tão inconsciente.

    Tremo só de pensar na quantidade de asneiras que será possível fazer havendo pouco senso, mesmo com pouco dinheiro, desde logo no futebol formação, ou na aventada contratação de trutas como o Carlão. Mas enfim, há que esperar para ver, a fasquia também não está muito alta, e quando mesmo troupes à partida catalogáveis como experientes e conhecedoras como Carlos Freitas e Luís Duque foram capazes de nos trazer para dimensões inenarráveis, sinceramente, acho que tudo é possível.

    Boa sorte, LJ!

    SL, MTP

    ResponderEliminar
  9. MTP, na generalidade partilho do seu comentário. Mas infelizmente há quem veja numa critica o oposto de "torcer para que tenha muito sucesso" quando até podia ser visto precisamente ao contrário.

    ResponderEliminar
  10. Sem querer adoptar o tal registo binário, mas e que tal uma palavra para a celeridade e profissionalismo com que o processo foi conduzido. Não lhe ficaria mal dizer alguma coisa de bom desta direcção.

    ResponderEliminar
  11. Tiago Rodrigues, o post é apenas sobre a conferência de imprensa de ontem não emiti qualquer juizo sobre a contratação de Jardim. Isso ficou prometido no post: "Por isso mais tarde falarei do que mais importa: a missão de Leonardo Jardim."

    Ler com atenção é elmentar, também não lhe ficaria mal.

    ResponderEliminar
  12. Concordo, genericamente, com o teor do post. Apenas queria deixar algumas ressalvas:

    a) Bruno de Carvalho está a dar os primeiros passos à frente do clube. Tenho a certeza que cometerá alguns erros derivado à sua falta de experiência. Quem ache (ou, nas antípodas, quem exija) que seja perfeito pode tirar o cavalinho da chuva;

    b) Pragmaticamente, Bruno de Carvalho resolveu de forma muito eficaz uma questão seríssima para o futuro imediato do clube. Em menos de vinte e quatro horas apresentou o sucessor de Jesualdo e escolheu um treinador unanimemente considerado com grane potencial.

    Em suma, por muito que não gostemos dos trejeitos, dos nomes, dos tiques, fundamental é o conteúdo das decisões. Essencial é o conteúdo e a direção das mesmas.

    P.S. Só discordo da posição em relação à CS. Esses mercenários têm que ser tratados com o mesmo desprezo com que brincam com o nome do Sporting. Quem não se sente não é filho de boa gente...

    cmps

    ResponderEliminar
  13. Com ou sem "registo binário" não considero que esta seja a altura para expôr ou discutir publicamente aspectos mais negativos que até, admite o LdA, estão sujeitos à subjectividade de cada um.
    O "tom" com que esta direcção tem sido avaliada no "A norte" não é coerente com o período de carência que sempre se pediu, e bem, para direcções anteriores.
    E é pena.

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    A missão de LJ nada tem a ver com a rapidez e timing da sua contratação. Completamente distinto.

    Apesar de concordar com algumas criticas, tenho pena que este espaço se esteja a tornar numa critica a toda e qualquer coisa e nunca haja um elogio, pois muita coisa foi bem feita. E essa postura cinica da critica ser construtiva, e mais tarde falar de outras coisas, é uma postura pouco sportinguista.

    Estou atento, demasiado atento, ao que está a ser feito, critico a postura, as palavras, mas elogio o timing, a contratacão, o ter-se parado de falar de finanças, o crescimento do nr de socios, e muitas outras coisas.

    ResponderEliminar
  15. Há alguma cosia que Bruno Carvalho faça que mereça o elogio do LdA?

    Sei que não é o teun presidente, mas era bom que houvesse da tua parte apenas um décimo de toda a benevolência dada a Godinho Lopes e seus pares...

    ResponderEliminar
  16. Portanto, anuncia-se a contratação de um (bom)treinador no dia seguinte à saída do anterior treinador e o primeiro reparo que lhe merece é o comportamento do (jovem) Presidente numa conferência de imprensa. Elementar é a sua visão 'anti', em código binário como diz. Obviamente, calculo que nesse futuro 'post', a muito contra-gosto, poderá até fazer uma ressalva. Mas, o que fica, é esta celeridade em atirar farpas sobre algo que, na minha opinião, é meramente secundário. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  17. Visigordo,

    umas vezes de acordo outras em desacordo.

    A gestão da actualidade e conteúdo dos posts é feita de acordo com a importância que as matérias representam para mim e não para os outros. Como reconheço no post, sei que poucas pessoas dão importância a estas matérias.

    A comunicação é uma etiqueta (ou label) que contém diversos posts de diversas épocas da história recente do clube. Com erros de avaliação, exageros ou omissões não só não me envergonham como me permitem uma boa consciência.

    Não sou um critico de todas as horas e momentos, procuro fazê-las quando me parece oportuno, tão só.

    Pedro,
    não nos conhecemos o suficiente para te sentir uma autoridade em matéria de sportinguismo. E é preciso ser muito enviesado, cínico até, para ver cinismo no facto de prometer falar mais tarde na contratação de Jardim.

    Não tenho qualquer pretensão em ser actual, de audiências muito menos, gosto de reflectir antes de escrever. Não lhe faltam espaços onde possa comentar a contratação de Jardim. Quando acabar de escrever o post sobre a matéria e se quiser ainda comentar - provavelmente só vai querer comentar o meu comentário... - faça o favor. Mas esse tempo sou ainda eu que o decido sem ter que ser acusado disto ou daquilo. Mas ainda que o faça é-me indiferente e quando não é também me passa depressa.

    Tiago,
    A resposta está dada no comentário anterior e de forma preventiva no último parágrafo.

    ResponderEliminar
  18. Num dia em que se inicia um novo período no nosso Sporting com um novo treinador, a única palavra que tenho para comentar este post é: RIDICULO.

    ResponderEliminar
  19. Os mansos tem passado pela presidencia e os resultados estão à vista.
    Por os Srs jornalistas passavam à fome! Vá pronto....a pão e agua!

    ResponderEliminar
  20. Não só senti vergonha como hoje de manhã fui gozado ou tentaram-me gozar com a figura do meu presidente. O que é que o post tem de mal? só se foi por ser brando. Tenham vergonha na cara!

    ResponderEliminar
  21. Lda,

    Nao sou autoridade, nem tu, nem ninguém. Somos todos Sporting. A tua atitude e que e pouco Sporting. Atitude de desunião e constante critica, sem queres admitir o que se vê que e obvio e que nao gostas. Sendo que as tuas opiniões sobre GL eram opostas, o que estranho, pois esse sim merece todas as criticas e estaladoes, soubesses tu o que ele fez do Sporting, ou sabes mas nao queres criticar.

    Sempre fui critico do BdC, nunca votei nele, mas sei reconhecer as boas coisas que faz, como sei criticar.. O que te critico e que tu só vês um lado, tu e muitos sportinguistas, infelizmente.

    Precisamos de estabilidade e união e tu com um blog destes tens responsabilidades na vida do Sporting, pois tu, outros editores e muitos leitores são enormes sportinguistas.

    Apoio ao Sporting Sempre!!

    ResponderEliminar
  22. Bruno de Carvalho de cada vez que abre a boca incomoda. Incomoda quem não aprecia o estilo. O seu basismo é por demais evidente. Inácio idem aspas, aspas idem.(conf. imprensa inenarrável no final do benfica-moreirense para quem ali já era o director desportivo do SCP, enfim...)
    Mas foram de uma eficácia nada costumeira cá no reino. Tiro o chapéu à maneira célere da resolução do dossier treinador.

    Ser gozado pela parolice ou pela tacanhez do presidente é infinitamente mais confortável que pelas sistemáticas negas, avanços, recuos e decisões que não lembram a ninguém ainda que feitas e apresentadas com o mais fino recorte.

    Se olharmos para uns Kms de distância na 2ª circular que poderemos dizer quanto ao Luís Jorge Vieira de Jesus? Ou mesmo, cá por cima, do Jorge Vitor Pinto Pereira da Costa?

    Acho que se abre de facto um novo ciclo no Sporting. Também ao nível da (in)capacidade e estilo da comunicação.

    Welcome, ao futebol moderno, Sporting.

    Eu gostaria que assim não fosse. Prefiro de longe a polidez e o decoro ao populismo bacoco do "deixem-me trabalhar", cuja oportunidade só se pode explicar pela falta de sono declarada.

    Mas nesta altura em que não se pode ter tudo muito menos enfiar o Rossio na Betesga, vou preferindo apreciar e elevar a dinâmica das decisões sem contabilizar como importante o fato que se traz para a cerimónia.

    Até ver, pois claro.

    SL

    ResponderEliminar
  23. Discordo do conteúdo do post mas saúdo o facto de o Sportig aparentemente ter deixado de ser um clube acrítico(pelo que leio aqui e pela blogoesfera fora).

    Essa foi a grande causa nestes últimos anos que nos levaram ao desastre desportivo e financeiro que culminou no mandato do Sr Eng Godinho Lopes.

    Bruno Carvalho acordou os Sportinguistas adormecidos,e isso é sempre positivo.


    Quanto á escolha para treinador agrada me muito e creio que é um upgrade em relação ao professor Jesualdo(que pessoalmente nunca foi grande admirador,um sentimento que já vem de longa data ate).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)