domingo, 26 de maio de 2013

Jamor, local mítico onde se perdem muito mais do que Taças

Continuará pelos próximos dias a crescer o anedotário nacional com as análises humorísticas sobre o final de época dos nossos rivais de sempre, o SLB. Continuarão as televisões a fornecer análise a granel, geralmente proferidas por "entendidos" que nunca fizeram nada que os recomende, falando de projectos, estruturas, triunfos e fracassos. Procurar-se-ão descobrir as razões porque um voo picado de uma águia sobre 3 troféus redundou num estrondoso despenhar 3 vezes repetido. Entretenham-nos.

Foi também no Jamor onde, cerca de um ano antes, assisti com incredulidade e dor ao encerrar da época. Terá sido ali que começou a morrer a época que agora chegou ao fim. Poucos terão reparado numa diferença substancial relativamente ao desfecho de hoje. O Sporting perdeu quando "devia" ter ganho à Académica. Não imagino o que se passou na cabeça dos jogadores e dirigentes, como foi difícil entender e superar o momento. Contudo a equipa permaneceu no relvado, aguardando pelos vencedores, como manda o protocolo tácito do fair-play.

Não foi isso que aconteceu este ano, vendo-se jogadores, técnicos e dirigentes em debandada pelo túnel de acesso aos balneários, não sem antes termos assistido à altercação entre Cardoso e Jesus. Não foi isso que aconteceu em 2007/08, quando derrotamos o FCP e, ainda os nossos atletas subiam as escadarias de acesso à tribuna de honra, já os azuis estariam a tomar banho.

Quando se fala de uma diferença entre nós e os outros é disto de que se fala. É disto que espere que se continue a falar por muito tempo. Podemos perder um jogo mas, por mau que seja, temos que estar à altura do que somos e dos valores que representamos.


15 comentários:

  1. Pois, e foi isso que passou pela cabeça de Óscar Cardozo ao querer dar uma lambada no "diferente" e, por isso, lagarto, de seu nome JJ...

    ResponderEliminar
  2. Post Exemplar!

    Digno de um clube exemplar: o inemitável unico, orgulhoso SCP!

    ResponderEliminar
  3. Qual foi o teor do post do Liedson a levar do Sá Papos?

    ResponderEliminar
  4. Rui Jorge conhece bem esse fair play
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=j5N2u3P9L7A#t=360s

    ResponderEliminar
  5. Exemplar era terem a aceite o comentário com o video da taça

    ResponderEliminar
  6. Sim; sem dúvida, esta é a Nossa essência.

    Coisas simples.

    Abraço.

    David

    ResponderEliminar
  7. Estive lá em 2008 e os jogadores do FCP esperaram pela entrega da taça. A chuva, a mim, fez-me procurar abrigo. Se tiver imagens em contrário pode mostrar.

    ResponderEliminar
  8. cincoAzero,

    O comentário foi aceite e colocado, só não foi no imediato porque havia vários comentários em espera e ter-me-á passado despercebido. Assim que vi este seu 2º comentário fui verificar e coloquei-o.

    Agradeço a colocação do vídeo pois ele trás á actualidade a memória de um jogo que diz muito como o FCP alicerçou o seu poderio. Esse jogo foi apenas um dos muitos em que o árbitro, neste caso o José Pratas, participou activamente na conquista do troféu. Fui talvez o jogo em que certou contas antigas, talvez daquele jogo onde correu 100m com a equipa do FCP a fazer-lhe "escolta".

    Uma coisa é ter fair-play outra é ser gozado e ainda participar na festa.

    Por muito menos do que isso aconteceu isto nas Antas:
    http://www.dailymotion.com/video/x483ko_porrada-em-jornalista-da-rtp-estadi_sport#.UaME0NK1HlM


    Vivemos num país em que é fácil passar de herói a vilão e um vilão até pode ser recebido na AR.

    Mas enquanto tiver memória não recebo lições de fair-play de quem tem a desfaçatez de ignorar o passado recente evidenciado nos diversos escândalos da arbitragem sempre com o seu clube como autor e actor principal.

    ResponderEliminar
  9. "Limpinho, limpinho, limpinho"

    Foram 3, as vezes, que Jesus disse "limpinho", na conferência de imprensa após o Benfica-Sporting, gozando e menosprezando o trabalho do jogadores e técnicos leoninos, bem como o Clube/Instituição que os suporta.
    3 vezes. 3, um número que, de certeza, não lhe sairá da cabeça tão cedo. 3 anos sem ganhar a Liga, com o seu "rolo compressor". 3 títulos que viu fugir em menos de 3 semanas. Tivesse sido aquilo que nunca foi (humilde) e este final de época não tivesse sido tão penoso e, talvez, (mais) vitorioso.

    Talvez os "limpinho, limpinho, limpinho" tivessem funcionado como uma praga que se abateu desde daquele dia em que os mencionou (embora no fundo ele saiba que não justinho, justinho, justinho).

    Tudo muda, tudo se põe em causa, tudo se questiona, quando a bola não entra.
    Em poucos dias, o melhor Benfica de Sempre, com o melhor treinador (que é), com a melhor estrutura (enfim...), jogadores (há muitos bons e outros que só neste país são reis) e com os melhores adeptos do Mundo que até aplaudem após o jogo com o Moreirense (sem comentários: ontem saíram do estádio a mais de 10 minutos do fim, cuspiram no Jesus e apedrejaram o autocarro da equipa), afinal não é nada assim. E porquê? Porque a bola não entrou.
    Agora vão aparecer aqueles que andaram escondidos, calados, pois com a bola a entrar não podiam reclamar. Preparem-se para os Gaspares Ramos, Jaimes Antunes, Bagões Felix, Figueiredos, Capristanos, ex-jogadores, que vão aparecer agora para destabilizar. Isto é transversal. Bola que não entra, estrutura que não aguenta.

    O jogo de ontem não tem história. Vi porque um amigo benfiquista apareceu-me em casa e liguei-lhe a tv, fazendo-lhe companhia. Jogo de merda. Uma equipa que sabe jogar mas não quis e uma outra que, mais uma vez, demonstrou que é das piores da Liga. Mas ganhou, sem saber como, sem futebol, sem intensidade, motivação (sim, os vitorianos estavam calados e os jogadores eram zombies) ou qualidade. Fiquei perplexo porque nada fazia prever o desfecho que teve.

    ps: confesso que gostava de ter visto as caras, no momento do 2º golo, do Gomes da Silva, Vieira, Leonor Pinhão, Gobern, Seabra e do João Gabriel (já agora, quando é que é a próxima conferência de imprensa com powerpoint e a mostrar a Taça?). Ridículos...

    ResponderEliminar
  10. "Mas enquanto tiver memória não recebo lições de fair-play de quem tem a desfaçatez de ignorar o passado recente evidenciado nos diversos escândalos da arbitragem sempre com o seu clube como autor e actor principal"

    Permitam-me a insistência: quanto a fair-play, já que faltam imagens de 2008, que tal ir à final de 1994, a que os sportinguistas na bancada central assistiram à entrega do troféu, atirando de tudo a João Pinto?

    Enchem a boca com tão pouca coisa e pensam que os outros nasceram ontem.

    ResponderEliminar
  11. Relembro perfeitamente o treinador Sá Pinto a reunir as hostes em círculo e esperar que o Orlando erguesse a Taça.

    Um acto normal, para uns, mas infelizmente cada vez mais raro.

    Podem argumentar com episódios da esfera interna que tenham envolvido protagonistas que deveriam saber ter outro tipo de postura.

    Mas uma coisa é certa, não me lembro de faltas de respeito ao nível da prática do "fair-play" como a que o post refere por parte de equipas do Sporting.

    E podem acreditar que é DNA.
    É que a experiência própria pode garantir que esta foi a primeira lição que se recebeu quando se chegou, há muitos anos, ao Sporting Clube de Portugal.

    Pelos vistos este género de trilho nada interessa para conquistar títulos. É um fait divers, poderão dizer.
    Ainda assim vou preferindo percorre-los.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Zé Luís,

    Não confunda o alho com o bugalho.
    Aqui o que se está a reportar é ao nível institucional.

    Não são uns energúmenos com mau perder que ditarão a falta de fair-play de todo um Clube. Ainda, como no caso que refere, quando o Clube que apoiam é saqueado.

    Aliás, se assim não fosse, veja lá onde estaria o seu clube só à pala das contas que teria que pagar aos consórcios de exploração comercial das auto-estradas portuguesas...

    Já o rasgar de uma camisola oferecida pelo
    adversário em pleno balneário...

    Mas é bom começar a ver algum eriçar por parte dos adeptos rivais.
    É sinal que ainda vamos contando.

    SL

    ResponderEliminar
  13. E vamos ter o André Martins na selecção:
    http://www.fpf.pt/detalhenoticia/tabid/128/ArticleId/2626/language/pt-PT/Lista-de-convocados.aspx

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)