segunda-feira, 6 de maio de 2013

Derrota em Paços de Ferreira: ir à capital do móvel ver uma casa modelo

Se a derrota é sempre o pior resultado dos 3 possíveis, ontem o Sporting pôde perceber todo o peso desse significado: da possibilidade de ficar a depender apenas de si próprio (partindo principio que o Estoril perde mais logo) ficou a crua realidade: só muito dificilmente será possível a classificação para a Liga Europa.

Ficam algumas impressões de um jogo que tive oportunidade de ver ao vivo o que, mesmo sem as repetições da TV, é a ainda a melhor forma de ver um jogo de futebol.

1- Primeira nota para os adeptos do Sporting. Somos mesmo um clube especial com adeptos muito especiais. A bancada destinada à equipa visitante, a nossa, estava muito bem preenchida de homens e mulheres Sportinguistas - alguns dos quais levavam pela mão a sua prole, na óbvia tentativa de deixar sucessão para esse amor incondicional  - que quiseram dizer presente num momento tão difícil como este que nos calhou em sorte viver. Difícil, invulgar e inesperado. Quem tem adeptos assim tem razões para esperar que o futuro pode ser melhor.

2- Não se pode dizer que o Sporting jogou mal. Também não jogou bem, apesar de ter entrado bem no jogo e ter posto o adversário em sentido. Jogou com uma das melhores equipas do campeonato, para quem ficar à frente do Braga será um acto de justiça, porque foi-lhe superior quer em regularidade quer em qualidade de jogo na maior parte do tempo do campeonato em curso.

3- André Leão, Josué e Vítor encheram o campo e os olhos de quem viu o jogo. Qualquer um deles seria uma excelente aquisição para o Sporting, que poderia dispensar - parece que vai ter que o fazer - jogadores que são bem mais caros. Tendo sido os que deram mais nas vistas há outros menos dotados que jogam hoje a um nível que dificilmente atingiram anteriormente nas suas carreiras. 

4- Há que dizer porém que as circunstâncias são-lhes de todo favoráveis: estão a terminar por cima uma época de sonho, nos antípodas do que sucede com a generalidade dos jogadores do Sporting. Isto para dizer, sem contrariar a afirmação do ponto anterior, que qualquer um deles a jogar ontem no nosso lado sentiria muitas dificuldades em brilhar. As respectivas exibições foram marcantes não apenas pelas suas qualidades individuais, mas também pela forma como articulam com o resto da equipa. Dava gosto ver os processos simples de André Leão, desde sua colocação até ao contrariar a pressão inicial do Sporting, mas contava com a movimentação dos laterais e médios a dar-lhe mais de uma opção de passe. O mesmo se pode afirmar de Josué e Vítor, que não poderiam evidenciar a qualidade das decisões se não contassem com a percepção e entendimento das suas movimentações. Colectivamente são-nos superiores e é isso que potencia as qualidades individuais e disfarça as insuficiências. Apesar dos progressos conseguidos com a entrada de Jesualdo ainda há muito a fazer na qualidade do nosso jogo.

5- Ao contrário do que se foi tornando mais ou menos a vox populi, parece-me que o Sporting teve nestes dois últimos anos dos melhores plantéis dos últimos anos, mas não conseguiu retirar deles o potencial que devia. O ano passado a meia-final da Liga Europa ainda deu um ligeiro vislumbre do que poderia ter sido, a série de erros acumulados na preparação da presente época fizeram desmoronar por completo um edifício que não teve tempo nem engenho para se consolidar. É penoso constatar que, tendo agora um treinador capaz de potenciar o que ficou desse lote de jogadores e das chamadas pérolas da formação, tenhamos que ser obrigados a prescindir de muitos deles, provavelmente em ambos os lados. Este desencontro é-nos fatal e é a principal razão da insustentabilidade de um projecto desportivo.

6- Visitar um clube modesto como o Paços de Ferreira, mas que está consolidado num patamar já intangível da classificação, pode ser encarado com angústia e desolação. Mas também pode ser olhado como um exemplo e sobretudo como um sinal da imprescindível esperança e confiança de que o futuro pode ser melhor. O Sporting tem muito mais recursos e massa critica e é por eles, a par da sua história, que as suas obrigações são acrescidas.

7- Uma nota final para não deixar passar em claro Pedro Proença. Não a questão grande penalidade, que me pareceu no estádio e que hoje alguns "especialistas" confirmam. Mas o gesto que teve para a bancada do Sporting aquando do aquecimento. À tradicional assobiela na hora do aquecimento respondeu com uma provocação, num gesto deliberado. Da mesma forma que duvido que, fosse outro grande, aquele penalty não seria marcado, duvido que fizesse o mesmo gesto. Esta gente não gosta do Sporting, isso é nitido, e sem resolver este problema o Sporting será sempre menos que os outros.

11 comentários:

  1. Análise realista do que aconteceu, porém não parte final com alguns equívocos.

    " Ao contrário do que se foi tornando mais ou menos a vox populi, parece-me que o Sporting teve nestes dois últimos anos dos melhores plantéis dos últimos anos,"

    O do ano passado não era tão forte, mas já tinha grandes craques.
    O deste ano sim, grande plantel no início de temporada, á excepção do avançado, que nos custou, custa muitos golos perdidos o que equivale a muitos pontos, e TALVEZ a principal razão de estarmos assim.
    É evidente que a culpa não é atribuída ao avançado, ele vale o que vale, e nós já sabíamos, mas sim a incapacidade de contratar-mos um goleador por incapacidade financeira.
    Os erros no pantel que tínhamos á disposição no início de época, foi a dispensa do americano, em troca com o Carriço e meter a jogar um defesa direito que não tinha qualidade não altura.
    Para mim a defesa era na maioria dos jogos, Boularhouz á direita, americano e Rojo ao centro e Emiliano na esquerda, podendo ser alternado consoante os jogos, com o Árias mudança de posições entre estes jogadores, entrada do Miúdo Tiago devido á sua velocidade, ou do brasileiro.

    ResponderEliminar
  2. Lda,

    1- De facto temos uma massa adepta impressionante, que não desarma!!

    Claro que há sempre inteligências prontas a criticar, por exemplo, um Ilori (oiço-os regularmente na bancada onde tenho lugar...mas a esses não os tomo pelo todo). Agora, no mínimo, devem achar estranho ser cobiçado por Arsenal, PSG e outros.

    3- Gostava muito de ver Josué no Sporting!

    5- Também me pareceu que os planteis fossem bons em teoria. Faltou-nos o que temos agora, um treinador.

    7- Embora na jornada passada tenhamos ganho com um golo irregular, nesta ficou mais outro penalty por marcar...com expulsão. Claro que se fosse de Benfica ou Porto era marcado.

    A Liga Europa está dificil mas não é nada que não estivessemos à espera. Esta é uma época para (não) esquecer. Aliás, quando Vercauteren cá esteve, cheguei a temer coisas bens piores.

    ResponderEliminar
  3. Para mim só o Josué tem alguma qualidade para jogar no SCP.

    ResponderEliminar
  4. Josué é de facto um grande jogador, mas para ali já temos um melhor que se chama André Martins.

    Nem percebi ontem pq foi dos primeiros a sair. A equipa ressentiu-se logo com isso...

    ResponderEliminar
  5. E já agora em Paços, perdemos pq continuamos a: sofrer golos, mesmo contra equipas que não fazem muito por isso; ao mesmo tempo que por mais centros, cruzamentos, cantos, faltas e remates que tenhamos nos custa ainda bastante marcar um golo.

    ResponderEliminar
  6. 1- Vamos ser fundamentais nos próximos anos, muito daquilo que possa acontecer num futuro próximo, 5-6 épocas, estará dependente de nós. Vamos ser parte fundamental da solução ou parte do problema?

    2- Se fosse a 3ª jornada do campeonato as ilações podiam ser diferentes, na vigésima sétima é desesperante a fragilidade da equipa.

    3- Perigosa análise. Jogadores que brilham em estruturas como a do Paços, raramente pegam de estaca num grande. O Sporting tem muito que construir no seu interior para olhar para estas hipotéticas contratações com confiança de que vão fazer a diferença. Se tivéssemos uma estrutura sólida podiam ser mais valias, conforme estamos é mais provável serem mais uns Adriens.

    4- A palavra chave deste ponto para mim é coletivo. O Sporting tem de criar um coletivo transversal da Direcção ao relvado. Só depois pode arriscar em ir buscar jogadores como as surpresas que surgem a cada ano para ver se pegam. O mundo está cheio de Tarantinis...

    5- Subscrevo. É desesperante ver o contínuo desperdício de potencial que o Sporting consegue reunir. Pior ainda é ver esse potencial ser aproveitado por outros "pescadores" do nosso viveiro.

    6- Aqui discordo. O Sporting não pode nunca olhar para o Paços como exemplo, quem o deve fazer são outras organizações de futebol nacional como o Braga. O Sporting deve olhar para o Paços com vergonha, deve sentir o seu orgulho e a sua ambição profundamente ferida. Um clube como o Sporting não pode procurar exemplos num Paços, é pura e simplesmente impossível replicar em Alvalade os modelos de sucesso do Paços, o nosso universo é incomparavelmente mais exigente.

    7- "... e sem resolver este problema o Sporting será sempre menos que os outros." Ponto final paragrafo.

    Venha o futuro!

    ResponderEliminar
  7. J,

    Obviamente que Josué não era para tirar André Martins. Nos 3 do meio, escolham quem quiserem para os outros 2 lugares, pq 1 tem de ser do André Martins (a 6, a 8 ou 10...se tiver fisicamente bem é para jogar sempre). Sabe tudo sobre o jogo.

    Mas podiamos perfeitamente ter AM a 8 e Josué a 10.

    ResponderEliminar
  8. O Sporting não mereceu perder o jogo. Apesar de não ter jogado bem jogou melhor que o Paços de Ferrreira. O suficiente para não perder. A diferença entre as duas equipas ao longo da época - o Paços foi muito melhor equipa que o Sporting - ontem não se fez notar, optando o Passos por assumir uma posição de subalternidade. Isso resulta da evolução verificada no colectivo leonino de que o Paços tinha plena consciência. Ontem o Sporting ressentiu-se de um menor rendimento do meio-campo com a má prestação de Schars o que junto à má prestação de Joãozinho diminuiu muito o sector esquerdo da equipa. Não percebi a saída de André Martins e a manutenção de Cappel que estava francamente desinspirado. Bom, Proença não marcou um pénalti daqueles que se metem pelos olhos a dentro e isso é normal. Numa fase decisiva, depois de uma recuperação relevante, em dois jogos os discipulos de Vítor Pereira retiraram-nos pelo menos 4 pontos. Assim teria sempre que ser dificil ou mesmo impossível. Acresce o facto de o Estoril ter pontuado na Luz. O acesso à Europa é já uma miragem. Temo pelas decisões desportivas condicionadas pelas paupérrimas receitas expectáveis e temo pelo retrocesso do clube a níveis ainda nunca atingidos. É a manutenção do Sporting como um clube grande que está em causa.

    ResponderEliminar
  9. Acho que os adeptos não faltarão ao clube desde que haja um rumo, um projecto de longo prazo, e que as coisas sejam feitas com transparência. Só assim haverá confiança, e só com confiança num futuro melhor melhor e mais sustentável será possível continuarmos todos juntos nestes tempos difíceis que se avizinham. Estou confiante que isso irá acontecer.

    Só mais uma nota: é dramático imaginar uma época sem jogos europeus.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. dois pontos chave:

    1º: "Este desencontro é-nos fatal e é a principal razão da insustentabilidade de um projecto desportivo."

    sem a mínima dúvida..tivéssemos nós um Jesualdo no inicio da época (é obvio que Jesualdo percebe muito mais de futebol que Sá Pinto quanto mais não seja devido aos anos de experiência que leva no cargo de treinador) ou até mesmo à 10ª jornada (em vez de um Oceano ou um qualquer vercauteren - este um erro crasso como está agora visto) a época teria corrido muito melhor e estaríamos talvez a lutar pelo 3º lugar e teríamos de certeza passado a fase de grupos da LE

    é por erros destes que se pagam caro vários anos

    2º: "À tradicional assobiela na hora do aquecimento respondeu com uma provocação, num gesto deliberado."

    parece que este não percebeu a ideia quando ficou sem 2 dentinhos no colombo...se calhar está a precisar de uma dentadura nova

    na minha opinião já passou a fase das palavrinhas mansas e dos comunicados à muito tempo...está na altura de os árbitros começarem a pagar por estes "erros" descarados que cometem..furar-lhes as rodas dos carros, partir-lhes um vidro, tirar-lhes alguns dentinhos..e não tenham pena deles...com o dinheiro sujo que recebem por baixo da mesa (apito dourado lembram-se?) podem bem investir na sua saúde ou objectos pessoais

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)