sexta-feira, 17 de maio de 2013

Certificado de qualidade para o trabalho de Jesualdo

É praticamente certo que Jesualdo Ferreira encerrará a sua passagem pelo Sporting no final do mês. Já muito foi escrito sobre a matéria, ainda assim quero reservar a minha análise para quando o facto por assumido de forma oficial. Poupo-me a mim, aos leitores e, preocupação primeira, ao Sporting, que necessitava pouco ou nada deste burburinho. Ou de quaisquer outros.

Antecipo nestas pequenas linhas o pagamento de um tributo de justiça ao seu trabalho. O reconhecimento está expresso na pré-convocatória de Paulo Bento: André Martins, Adrien Silva, Cédric Soares, Miguel Lopes e Rui Patrício figuram nela.

Mesmo que apenas dois  venham a figurar na convocatória definitiva - o que seria injusto para André Martins, supondo que os 2 seriam Patrício e Lopes - ela atesta o conseguido por  Jesualdo em apenas 6 meses que foram, simultaneamente, dos dias mais atribulados que a memória há-de registar. Há 6 meses seria de todo impensável outro nome que não apenas o de Patrício. Isto diz muito do que foi feito por Jesualdo Ferreira. De fora ficam ainda Carrilo e Dier e Illori também convocados para as selecções. Ou o que é hoje Rojo e o que era antes.





12 comentários:

  1. Especialmente em Rojo já se nota uma grande diferença em relação ao principio da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike

      Não estou muito de acordo, penso que ele começou bem a época, aliás a parte defensiva, excluindo o d direito, só depois mais á frente é que com os resultados foi ficando mais ansioso

      Eliminar
  2. A não manutenção de Jesualdo é um erro cuja dimensão apenas poderemos avaliar lá mais para a frente. No Sporting parece que está instalada uma espécie do "Mito do Eterno Retorno". Por mais que se viva apenas se consegue repetir os erros já cometidos, sofrer as mesmas desiluções, voltar outra vez ao príncipio, voltar a trilhar o caminho do fracasso já percorrido e de novo anunciado. Jesualdo mostrou avant la lettre as ideias certas que devem norteae o futebol do Sporting. Os jovens que sustentaram a recuperação interrompida por Capela e Proença valorizaram-se como nunca. Jesualdo mostrou em seis meses ser o homem certo para promover o capital humano que abunda na Academia. Como se diz no post Paulo Bento faz-lhe justiça. Infelizmente quem dirige o Sporting parece não ter capacidade para se colcoar no mesmo patamar.

    ResponderEliminar
  3. Quem tinha capacidade era o Godinho, o Freitas e o Duque, que esbanjaram milhões em jogadores duvidosos e treinadores fracos, com os resultados que todos sabemos. Cambada de incompetentes!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Lda,
    A nao renovação do JF e muito mais culpa do próprio do que do Sporting.

    Eu sei que tu queres sempre criticar o que esta a ser feito, mas nao vale inventar a todo o custo.

    Apoia o Sporting!

    ResponderEliminar
  6. Transformar a não renovação de Jesualdo como um excelente acto de gestão Carvalhiano, em defesa da EXIGÊNCIA, GARRA, DETERMINAÇÃO, COMPETÊNCIA, "Sporting é dos sócios", "Sporting é nosso outra vez" e mais blá, blá, blá, só está ao alcance de técnicos de propaganda, oriundos de regimes ditatorias.
    É óbvio que só as pessoas acéfalas e, infelizmente, analfabetas é que podem aceitar/engolir isto.

    Ainda vamos assistir à manipulação de fotografias, onde aparecerá o BC a marcar o canto para a cabeça de Miguel Garcia em Alkmar, a transportar a Taça Século com os Violinos, no 11 inicial da equipa que, em Budapeste, venceu a Taça das Taças, a encher um pneu de Agostinho, a servir de lebre a Fernando Mamede em Estocolmo e a marcar todos aqueles livres que, até então, julgavamos ser do André Cruz. E acho que também fez parte da grande equipa de hóquei em patins.

    Triste, muito triste.

    E escusam de vir com a conversa de "lambuças", "croquete" e merdas dessas porque eu, ao contrário de muitos que para aí gravitam, sou sócio e voto. E, nos últimos actos eleitorais, não votei em nenhuma direcção que saiu vencedora. Como sócio posso ter alguma culpa no estado do "nosso" (ainda é o Sporting que todos apoiamos, não é?) clube, mas não foi por mim que as últimas direcções foram eleitas.

    ResponderEliminar
  7. Pedro sabes lá tu o que eu quero, não tens nenhuma lição de sportinguismo para me dar.

    ResponderEliminar
  8. Enorme erro na minha opinião a não renovação de JF. E acho fantásticas as "voltas" que muitos estão a dar ao texto para fazer crer que a culpa é do próprio e que BdC é um "master" de gestão desportiva.
    Enfim... Mais uma mudança de treinador, mais um começar do zero, quando já dávamos "ares" de estar a formar uma equipa organizada e de qualidade, sendo notória a confiança que os nossos jovens jogadores depositavam no professor!
    Mau acto de gestão, agravado pelo arrastar da situação.
    A ver vamos os próximas decisões. Que escolham bem o próximo treinador. O futuro do Sporting depende destas decisões.

    ResponderEliminar
  9. Jesus dixit quando negociava a ida para o SLB - “Querem um treinador para integrar a estrutura ou um treinador que pense a estrutura? Se for a primeira não contem comigo”. Ainda bem que não se lembraram de nenhum Milan Lab.

    Mal fora se ao fim de 3 décadas o papa não tivesse formado uma boa estrutura no Porto onde um treinador entra e vença. Sempre a mudar de direcção nenhum clube consegue consolidar uma estrutura, quanto mais uma boa estrutura. Que provas como dirigentes é que esta gente nova no Sporting já deu no futebol? Por isso é que Jesualdo Ferreira era tão importante no Sporting, na última etapa da formação, no treino, na comunicação, até na arbitragem, etc. Confirmam-no todos os dias os jogadores actuais e os que vão deixando o Sporting época após época sempre com queixas sobre a falta de profissionalismo ou ausência de estrutura no Sporting. Não vale a pena tentar desvalorizar a saída do professor, esta direcção vai perceber mais à frente o tiro de canhão que acabou de dar nos pés! Deviam estar calados, tentar aprender e deixar trabalhar quem já provou que sabe! Não houve humildade suficiente para bem do Sporting e ainda trataram logo de fazer a cama ao professor desde que entraram! Percebe-se que Jesualdo incomodava! Já vamos perceber porquê!

    ResponderEliminar
  10. Fico deveras impressionado com a capacidade de antecipação de cenários do universo sportinguista.

    Nem o profeta jeremias saberia dizer melhor...

    Pelas afirmações já aqui expressas podemos ter a certeza que o futuro do nosso Clube está mais que salvaguardado. Pelo menos está pejado de homens com visão.

    Valha-nos o santo maniqueísmo...

    SL

    ResponderEliminar
  11. Mas alguem mandou alguem embora ?

    Comparar as demissões de Domingos, Sá Pinto, Oceano e Vercauteren com o fim da ligação de Jesualdo ( que nem é despedido nem sai a meio da epoca) deve ser concerteza de uma brinquideira do autor do post.

    A estabilidade tem de directiva e essa estabilidade seria claramente posta em causa com um possivel afastamento e Inacio para que o Jesualdo pudesse ficar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)