terça-feira, 7 de maio de 2013

Pena que este resultado do Estoril só tenha acontecido ontem

Escrevo sem nenhuma satisfação pelo tropeção do SLB ontem perante os seus adeptos, mesmo reconhecendo que é um castigo mais do que merecido para a arrogância lampiã. (Continuo a achar que há benfiquistas e há lampiões. Os últimos já se desdobravam em foguetes e conferências de imprensa.) A falta de respeito pelos adversários e sobretudo a falta de respeito pelo futebol quase sempre sai cara.

Contudo o resultado de ontem significa a (quase certa) nossa ausência das competições europeias. É uma facada no orgulho e é, ao contrário do que se possa pensar, um obstáculo à recuperação do Sporting. Não significa apenas menos receitas de bilheteira e de transmissões televisivas, transforma-nos num clube menos atractivo para publicidade, investidores, parceiros e até para os jogadores. Para os que já cá estão e gostaríamos de renovar contrato e até para os que gostaríamos de contratar no futuro. Mas representa também menos um patamar competitivo importante, que permite o confronto com outros modelos e significa também a ausência da montra do futebol internacional que, em regra, confere outro valor acrescentado aos jogadores.

A razão do titulo prende-se com o inicio de época. O jogo com o Estoril em casa foi o último jogo em casa sob o comando de Sá Pinto e o penúltimo do seu mandato como treinador do Sporting. Então como ontem ao SLB, o contra-ataque do Estoril tinha feito gato sapato da nossa equipa e, então como ontem, o resultado foi um empate, como poderia ter sido qualquer um dos outros dois. 

Tivesse o jogo de ontem acontecido primeiro no campeonato é muito provável que o nosso desaire com a equipa da Linha pudesse ter sido evitado, pois poderia ter servido de aviso prévio. Ou talvez não, tendo em conta a forma desorganizada como entramos na época, mas poderia pelo menos atenuar o impacto que o empate viria a ter no desfecho da época.

A saída de Sá Pinto e sobretudo as decisões tomadas de seguida   acabaram por contribuir de forma decisiva para esta época miserável que nunca mais chega ao fim. Pesem embora os erros cometidos na preparação da época é pouco crível que descêssemos tão fundo se a opção tivesse passado pela sua manutenção. A passagem de Oceano e Vercauteren não significaram qualquer melhoria, antes o aprofundar dos problemas.

7 comentários:

  1. Terrível o resultado do Estoril embora cá no fundo reconheça que o castigo é justo para a insuportável arrogância dos nossos vizinhos. Não vamo à Europa e isso faz-me temer o pior. Desportivamente essa realidade pode ser uma oportunidade mas o problema financeiro e as diferentes perspectivas analisadas no post são terríveis.
    Discordo completamente da análise no que se refere à saída de Sá Pinto. Godinho Lopes e o seu staff falharam completamente ao manterem Sá Pinto. A Académica deu-lhes uma oportunidade que não souberam aproveitar. A politica de dispensas e de contratações no ínicio da época e o sistema téctico escolhido por Sá Pinto são partes de um filme de terror que apenas começou a passar depois de jesualdo ter chegado.

    ResponderEliminar
  2. Quem vai atrás, acha sempre que os que vão na frente são arrogantes. No entanto, e apesar das brincadeiras em blogues Benfiquistas, onde me incluo, sempre tivemos o cuidado de dizer, que nada estava ganho, mas que estava a ser muito bom. Obviamente que adoramos picar os rivais, mas isso é natural de quem vai na frente. Aceito que existam Benfiquistas arrogantes, mas esses só o são, porque são pessoas arrogantes, ou porque simplesmente, são pessoas de um nível cultural mais baixo, e aqui não os podemos criticar, porque poderia ser qualquer um de nós.

    Com sinceridade, deixei de acreditar no titulo. No entanto relembro que nada está perdido. Direi que temos 50% de probabilidades de sacar o 33.

    O que me custa mais ver, é um treinador como o vitinho, e não gosto dele desde o Santa Clara (sou Açoriano), ter a hipótese de ser bi-campeão. O futebol é injusto.

    Quanto ao resto do post, eu acho que o Estoril de ontem foi muito mais que uma equipa de Contra-Ataque depois dos 20 minutos de jogo. Com sinceridade, dominaram o jogo, e se não estou em erro, acho que tiveram mais posse. Pelo menos a meio da segunda parte era isso que as estatisticas demonstravam. E mesmo tempo menos posse, foi uma posse muito mais bem conseguida. Lembro-me bem dos jogos do Barcelona com o Bayern, e cheguei ao fim com a sensação que o Bayern tinha mais posse, estava bem enganado, mas na posso que teve, foi perfeito.

    Abraço de um Benfiquista que não é arrogante, mas que adora picar os rivais. O meu blogue e do meu colega Sportinguista, fala por si.

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    A melhor montra será sempre a Champions e os jogos das seleções, o ano passado fomos às 1/2 da Liga Europa e acabamos por vender praticamente os jogadores que se aproximavam do seu final de contrato (J.Pereira e Matias).

    Financeiramente teremos menos receitas obviamente mas considero que o que perdemos ao nível das receitas poderemos ganhar futuramente com uma melhor classificação no proximo campeonato, teremos mais tempo para preparar a nossa equipa semana a semana para os jogos do campeonato e ai assim é que deverão estar todas as nossas "fichas".

    No demais concordo com a ideia que a saída do Sá Pinto foi má para o SCP acima de tudo e injusta para o nosso ex-treinador.

    Os erros maiores vieram quase sempre de cima !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  4. LdA

    Discordo contigo no respeitante aos treinadores. O grande erro começou quando contrataram Sá Pinto para satisfazer os gritos da bancada.

    E é injusto classificar Oceano como treinador desta equipa. Ele esteve meia dúzia de jogos a segurar as pontas de uma equipa completamente destroçada, enquanto GL não pescava alguém para vir treinar o Clube.

    ResponderEliminar
  5. O grande erro foi a contratação de Domingos, Freitas e Duque, que basicamente, afundaram o Sporting, estando nós, hoje, ainda a sofrer graves consequências. Os homens não fizeram por mal, apenas não sabiam o que estavam a fazer, convencidos de que eram experts.
    O responsável por essas contratações foi Godinho cuja cabeça acabou por rolar, inevitavelmente.

    ResponderEliminar
  6. Concordo Plenamente com o 8

    Aliás muitas (más) decisões foram feitas para satisfação das bancadas e se calhar até mais da blogosfera.

    ResponderEliminar
  7. Diga-se o que se disser, goste-se ao não do Bruno de Carvalho, o que é certo ele já não veio a tempo , bem como o Jesualdo, de evitarem a nossa pior classificação de sempre. Pelas minhas contas o melhor que possamos alcançar será o 7º lugar. Se assim for aqueles que ainda possuem as camisolas com "Nunca ficámos em 6º lugar" poderão continuar a usa-las. Se por milagre ainda atingirmos o 6º, aí é ponto final das ditas.
    O resultado do Estoril com os lampiões até parece um complot para não irmos à Europa e o poço tornar-se cada vez mais fundo. Já não me admiro nada. Dos lampiões é de esperar tudo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)