domingo, 12 de maio de 2013

A queda de Jesus e outros dramas, horrores e tragédias

O expoente do drama, mais do que na mais verosímil representação teatral ou cinematográfica, surge sempre das imagens da vida real e Jesus, a cair de joelhos, fulminado pelo tiro do improvável e inestético Kelvin corre bem o risco de se tornar um ícone. Será, independentemente até de qualquer outro desfecho que venha ocorrer no campeonato, uma imagem que perdurará. Uma imagem ilegendável porque há nela muito mais do que mil palavras: a dor, a frustração, o anúncio da morte de um título ocorre em simultâneo com a exultação e o júbilo em pano de fundo. 

Como Sportinguista já tive muito mais "disto" do que julgava ser a quota de sofrimento que um adepto pode ser capaz de aguentar. Muito mais do que merece, seguramente. Por isso a última coisa que pretendo neste post é por sal na ferida dos benfiquistas nesta manhã, muito menos convocá-los para aqui despejarem a ira e a natural frustração. Há quem diga que vivem hoje algo semelhante ao que nos foi servido em 2005. Não é bem assim,há diferenças e substanciais. 

A primeira é que a Taça UEFA é ainda possível e mesmo que a percam não doerá mais do que perdê-la em casa perante os adeptos. Só os benfiquistas que viveram momento igual com o Anderlecht (olha, de Vercauteren) lhe conhecerão o sabor.

A segunda, e que marca uma grande diferença entre nós e muitos dos adeptos mais notórios dos nossos rivais é que em 2005 não festejamos antecipadamente, não reservamos o Marquês, não fizemos conferências de imprensa patéticas a tresandar a mau ganhar.

Uma última palavra sobre Jesus. Ainda não perdeu o campeonato mas pode muito bem retirar do jogo de ontem a lição de humildade que ainda lhe falta para se tornar um treinador ainda melhor do que indiscutivelmente já é. Não me esqueço da comparação jocosa que fez no final do derby. Mas se o jogo de ontem ditar a perda do campeonato bem se pode perguntar do que lhe valeu abdicar da identidade da sua equipa para acabar por perder. A forma como sofre o segundo golo comprova o erro, por mais tracção atrás que pusesse os seus jogadores não estavam preparados para jogar assim. Uma derrota assim será sempre mais dolorosa, porque não se perde apenas os 3 pontos,o campeonato,perde-se também a face.

Uma palavra para Vítor Pereira. Um underdog que, apesar das vitórias, não consegue ser visto de outra forma pela maioria dos seus adeptos, dos quais o Miguel Sousa Tavares é dos mais risíveis. O que escreverá ele na sua próxima crónica? A performance do Porto, e do seu treinador em particular, merece todo o destaque. Tratado com desprezo, vendo-se consecutivamente condicionado pela perda de valores sem substituição à altura. Basta olhar para o que era ontem o banco que tinha à disposição e que era o do adversário. Ninguém sabe onde meteram tanto dinheiro recebido com a catadupa de transferências milionárias para serem obrigados a negócios de ocasião de duvidoso acerto como Liedson e Izmailov. Vítor Pereira, que sintomaticamente celebrou sozinho o golo da vitória, teve ainda o bom senso de perceber que não ganhou nada sem ganhar ao Paços. O golpe de teatro é possível e ele sabe-o. A acontecer, talvez introduzisse alguma justiça para uma equipa que geralmente foi mais brilhante, mas o equilíbrio é o que normalmente faz os campeões, e essa é uma característica da sua equipa e não há como não lhe reconhecer o mérito.

Há outra razão, e de fundo, pela qual não encontro nenhuma vontade de me rir da empáfia dos lampiões ou do sofrimentos dos benfiquistas. Não que alguns dos primeiros não preferissem  neste momento, trocar de posição comigo. É provavelmente mais fácil lidar com a frustração de não ir à Europa do que perder um campeonato desta forma e viver com a angústia de não saber o que fazer de uma equipa destroçada que tem uma final pela frente. Essa razão de fundo não se limita apenas à ausência das competições europeias mas à consciência de que, quando o próximo campeonato começar eles  - FCP e SLB - estarão na Liga dos Campeões, têm um plantel valorizado e, consequentemente mais possibilidades de se refazerem dos desaires. Logo, ainda mais longe de nós.

Há duas formas de encarar isto. Com frustração e miserabilismo, destilando ódios. Outra é perceber que, tal como em 1975/76, em que também ficamos de fora da Europa,o Sporting não acabou. Talvez esta seja a altura de perceber que não é o tempo de virar as costas mas de dizer presente. Porque, como diz o aforismo, cair todos caem. A forma como te levantas é que faz toda a diferença. 

23 comentários:

  1. Bom texto, boa análise.

    Um abraço dum rival. Que se levantem, como nós também vamos tentar.

    ResponderEliminar
  2. Fulminante o remate de Kelvin como fulminante foi a reacção de Jesus. Um momento para a iconografia universal do desporto-rei.Jesus perdeu pelas opções erradas que tomou, concordo com a análise. Esta equipa não sabe defender e Jesus ignorou essa realidade que ele melhor que ninguém conhece. Vítor Pereira é um enorme treinador. O resultado que conseguiu, face ao desnível dos planteis, é fenomenal. Se for para o Everton faz todo o sentido e poderá percorrer uma grande carreira. No Porto tratam-no mal porque são mal agradecidos ou ignorantes, nalguns casos.
    O Sporting está uma situação dramática. Tanta gente para asssitir ao jogo com o Olhanense, tanta gente jovem, tantas crianças. O Sporting é grande mas esta verdade não dura sempre e não resistirá eternamente a sucessivas vagas de incompetentes a destruirem o que encontram e a nada acrescentarem. Bruno de Carvalho tem poucos dias para nos mostrar por qual caminho é que decidiu ir. A renovação com jesulado é uma pedra angular nessa escolha; a capacidade para renovar com Bruma, com Illori e com os restantes jovens da Academia são a outra parte da decisão. A confirmarem-se os piores cenários espero o pior.

    ResponderEliminar
  3. Bem, é por textos como estes que me orgulho se ser teu amigo... e da empatia que se não só se estabelece como, no caso, se reforça qd nos revimos em sentimentos doutros e que nós partilhamos...

    Uma boa demonstração de carácter é percebermos a dor de outros, mesmo sendo os nossos maiores rivais e adversários históricos. Respeitar os outros na derrota... Principlamente qd esta é tão dolorosa. Fui, sou incapaz de gozar com alguém, por mais bazófia que tenha sido, qd se cai desta forma. Não emiti uma palavra de gozo nem ao vivo nem através de nenhuma rede social… E fui capaz de confortar alguns amigos vermelhos. Ontem sofri tb pelo Jesus, porque é um golpe muito duro, perder um campeonato (que até seria merecido pela qualidade de futebol que a equipa que treinou fi apresentando). È impossível ficar indiferente à reacção do JJ…

    Já antes nos aconteceu mesmo, com o melhor futebol perdemos títulos que merecíamos, alguns dos quais saindo o Benfica beneficiado. Tal não aconteceria, houvesse justiça e LIMPEZA no nosso futebol. O Benfica apenas se pode queixar de injustiça e má sorte num jogo decisivo a ter em conta o momento do segundo golo que nem sequer permitiu uma reação, mas não pode alegar a perda deste titulo acusando a máfia azul, até pq sentiu-se, durante a competição muita máfia vermelha. Com Capela a dar um gde exemplo disso… Nessa altura não se queixaram… e jamis se saberá se têm perdido esss dois pontos, não os recuperassem ontem… Pq parece-me que esta equipa do Benfica, jogando doutra forma tinha mais do que capacidade de vencer o jogo de ontem em pleno Dragão…

    Não odeio o SLB, como não chego a odiar o FCP. Apesar de odiar mts das figuras associadas a estes clubes com o Pintelho à cabeça e o Gabriel logo a seguir como exemplos-mor. Odeio a APAF, odeio o jogo sujo de bastidores, odeio uma CS subserviente e baixa, sp pronta a defender uns e a atacar outras e sem ponta de vergonha ou isenção. Resumindo: odeio batota e td o que a rodeia e a mantém.

    Por fim, quero dizer que sinto muito por alguns amigos benfiquistas que tenho, caso se concretize, a perda deste título... mas tb não posso esconder que a bazófia de mt lampião teve aqui mais um devido correctivo. Mas tb estou certo de que não lhes irá servir de gde coisa, porque nisso, a bazófia, há mt lampião coerente que jamais irá aprender, nem com estes exemplos.

    Finalmente, agora vamos poder observar a bazófia azul... Enfim, na minha vida pessoal e nas circunstâncias que me rodeiam, ñ me perguntem pq, mas é sp mt mais fácil de suportar a tripeirada. São em menor número? É verdade, mas não é bem por isso, é que apesar de pcs serem os tripeiros ferrenhos que conheço, ainda assim e msm esses, conseguem ser bem menos convencidos e arrogantes que os lampiões...

    Quanto ao nosso Sporting, acaba a época em consonância com o que ela sp foi: um equioco do principio ao fim, arredados de tds os objectivos. Também por isto é bom metermos a nossa viola no saco...

    Gde abraço LdA.

    "E o Sporting é o nosso grande amor"

    ResponderEliminar
  4. Bom texto LdA...este foi mesmo o jogo das quedas, Jesus caiu de joelhos e muitos benfiquistas caíram, juntamente com ele, na realidade de que afinal ainda nada estava ganho ao contrário do que eles pensavam.
    Não festejei a derrota deles mas também não fiquei triste.

    ResponderEliminar
  5. Bela "postada" e o comentário do Virgílio não fica nada atrás.

    Abraço a todos.

    A taça em futsal é (quase) nossa. mais 5 minutinhos :)

    Força grande Sporting

    ResponderEliminar
  6. Ontem vivi o final de tarde e noite com grande tristeza e um aperto no coracão, por estar a presencear a confirmacão oficial do pior ano de sempre do Sporting. Não me conformo com a não participacão nas competicões europeias, a ausência dos sorteios com os quais vibro sempre com a ilusão de que calhe um jogo que, mais milhar de km para a fente ou para trás, se cruze com esta minha vida passada no estrangeiro.

    Essa tristeza cresce ao sentir a total secundarizacão do Sporting em tudo o que interessa no futebol português. Ver a distância a que estamos de um jogo como o de ontem à noite magoa muito e fez-me encarar esse mesmo jogo e as suas incidências com humildade. Conto por benfiquistas e portistas alguns dos meus melhores amigos, bem como parte da minha família, e respeito o sofrimento genuíno de quem sente o futebol como eu.

    Custa-me ver tantos sportinguistas, alguns deles entre os meus amigos mais próximos, rejubilar com o golo do Porto e com a humilhacão do Benfica, no dia em que se viu materializada uma das maiores humilhacões da história do Sporting. Quantos clubes do mundo terminaram sempre nos primeiros 5 lugares dos seus campeonatos? Pois.

    Não dou licões de sportinguismo a ninguém, porque cada um vive o clube como entender. Mas confesso que esta inversão de valores a mim me custa a engolir.

    ResponderEliminar
  7. Faltou acrescentar que, por tudo isso, revejo-me totalmente no post.

    ResponderEliminar
  8. Que belo post.

    Honra e dignidade neste texto LDA. E como tal, obrigado, deste coração de Leão.

    Fique bem, sempre.

    David

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde.

    Excelente post. São posts como estes que nos tornam diferentes.

    Apesar de tudo não partilho da mesma opinião em alguns pontos.

    Não considero que os lampiões tenham tido muita basófia. A reserva do marquês se foi feita por algum deles parecia uma coisa de criança.

    Sinceramente, acho perfeitamente normal que um clube que esteja em três frentes faça despertar os adeptos. Não nos podemos esquecer que a pressão mediática sobre os lampiões é muito maior e dá-se muito maior relevo ao que eles fazem. Viram-se muitas opiniões comedidas e até o orelhas nunca demonstrou que o titulo estava ganho, pelo contrário. Os festejos da equipa deles na Madeira interpretei-os de uma outra forma, a coesão do grupo e mais uma etapa que tinha sido passada.

    Imaginem o seguinte. Se nós estivessemos no lugar deles como é que estariamos? Calados e tranquilos no nosso lugar? Vimos recentemente, com a mudança de Direcção o que aconteceu com quase a totalidade dos nossos adeptos. O entusiasmo voltou e parecia que estavamos no auge. Já achavamos e acreditavamos que podiamos ganhar a qualquer um.

    Basófia para mim é o que existe aos pontapés nos adeptos corruptos. Ganham quase sempre, a maior parte das vezes como todos nós sabemos e cantam de galo como ninguém. No risco de perder um dos poucos campeonatos deste século fizeram tudo para o desvalorizar com o capela. É claro que fomos claramente roubados por esse indivíduo, mas e eles? Quantos penalties foram perdoados? O jogo contra nós nas antas como foi? Nunca souberam ganhar e muito menos perder.

    Muitas vezes vamos atrás do que eles dizem e bastou ver o que aconteceu ontem. Depois do jogo assisti a mais um festejo de campeonato em Rio Tinto. Eram apitadelas, eram foguetes, eram gritos e afinal eles ainda nem ganharam! Isto é o quê?!

    Quanto ao que disseram sobre os festejos dos sportinguistas pelo golo dos corruptos entristece-me. A meu ver só podem ser de claques ou do sul. Nunca se deve festejar por ninguem que não seja o nosso clube e muito menos para um desses dois. Então dos corruptos é de bradar aos ceús. Confesso que antes preferia os lampiões, porque aturar este pessoal sem nível onde vale tudo até roubar a própria mãe é demais para mim.


    Mais importante que isto tudo é o nosso Sporting Clube de Portugal. Ontem foi um dia negro. Triste. Se calhar por ser do símbolo do Leão e com a mudança de Direcção, a tristeza que me invadiu, foi um misto de esperança e de regeneração. Foi o ano todo a levar porrada e a carapaça aguentou o impacto.


    Vamos acreditar que o futuro nos sorrirá. Vamos acreditar em melhorias e nada melhor que o Paços e braga para se demonstrar que se pode fazer muito mais e melhor com contenção.

    Vamos acreditar e pelo menos hoje fesejar o futsal.

    Grandes campeões!


    SL


    ResponderEliminar
  10. Este é um bom post, mas a análise do Paulo Gil, no que ao Benfica diz respeito, diria que é mais acertada, mesmo até mais acertada do que a de muitos Benfiquistas, demonstra conhecimento, mas também respeito pelo rival.
    Perante a tua análise, Paulo Gil, só desejo que quem lidera o Sporting, tenha uma sensibilidade idêntica!
    Não, nós não queremos alianças com o Sporting, apenas e só, que também vós honrem a vossa História, que é vossa, devem preservá-la e dignificá-la!!
    Não podem achar que estão no paraíso, quando ficam 4 anos consecutivos em 2º lugar, mantiveram-se no limbo e, não perceberam que o importante era lutar pelo 1º (conforme vosso Historial). Foi preciso o Benfica acordar, para muitos de vós, perceberem que ficar à frente do Benfica, não reforcaria a vossa identidade, bem pelo contrário...
    Acordem e voltem a ser o verdadeiro e único rival do Benfica, nós queremos, vocês merecem, o futebol e o desporto Português...necessitam e exigem...

    ResponderEliminar
  11. Aqui está um exemplo de bazófia lampiã.. embora encapotada...

    Achar que nós, sportinguistas, nos sentimos no paraíso qd ficámos 4 épocas seguidas em segundo lugar. E pq? Apenas pq ficámos à frente deles... Esquecendo o qt nos custou perder esses campeonatos, nomeadamente um que fica marcado por um golo marcado com a mão de um Ronny qlq com o João 'pode ser' Ferreira (de que tanto gostam...) a rir a gozar-nos em pleno estádio de Alvalade enquanto validava um golo escandaloso. Bastava esse lance não ter existido (mas houve mais... óh se houve!) para termos sido campeões. Ainda assim, a 45 minutos de terminar esse campeonato éramos virtuais vencedores, pq o Desportivo das Aves ia empatando com o fcporto... Mas este é só um exemplo... Pq mts outros episódio existiram ao longo desses 4 anos que nos causaram mágoa em ter terminado segundos, q que será sp o primeiro lugar dos últimos.... mas tb outros lances de anos anteriores e seguintes nos ficariam na memória...

    Depois revela tb preconceito... e tacanhez... julgar que as palavras de um paineleiro representam têm eco o / no universo leonino.

    Por fim, a desfaçatez de vir a um blogue sportinguista, aconselhar-nos (e ao nosso presidente) sobre qual o caminho ou estratégia que devemos seguir? E que tal preocuparem-se com a vossa casa, com o V/ presidente, com os largos milhões que estoiram ano após ano para obterem tão parcos resultados e deixar a casa do vizinho descansada?

    ResponderEliminar
  12. Apenas uma achega. A diferença entre os nossos dois rivais no que à actuação nos bastidores do futebol respeita, é que uns são descaradamente corruptos e outros dizem que são pela verdade desportiva. Mas esta é incompatível com a verdade pura e simples, na óptica deles. As reacções que tiveram depois da missa na Capela e mesmo depois do jogo com o Estoril são bem demonstrativas. Quem se lembra dos Inacios de Almeida, dos Carlos Vam
    Lentes, Rolas, Graças Olivas e outros sabe bem do que são capazes. Que ninguém se deixe enganar, o Sporting não tem que alinhar com nenhum dos blocos. Relações normais com todos, na base do respeito mutuo e das vantagens reciprocas, mas nada de ser anjinhos.

    ResponderEliminar
  13. ó virgilio tenho cá a impressão, que és um lagarto submisso, logo um imbecil, pois não entendeste nada do que escrevi!!
    "blá blá blá... encapotado..."
    "blá blá blá...desfaçatez..."
    Mas achas que eu venho para aqui "encapotar"?
    Sabes, se tenho amigos Sportinguistas? Sim Sportinguistas, não submissos como Tu!!
    Mas duvidas que a maoiria dos Benfiquistas, subscreveria o que eu escrevi?
    Para ti e os da tua laia,informo que no proximo domingo partem autocarros do marquês, para a avenida dos aliados, podes continuar a festejar com os teus amigos andruptos!!Vocês merecem, desfrutem...
    já agora...vai pró caralho!!

    ResponderEliminar
  14. E está ela... a Bazófia lampiã! Em todo o seu esplendor!

    Alguns não precisam, outros, qd aliada à frustração, revelam finalemnte o nível de que são feitos...

    LdA, apesar dos insultos, não apagues o comentário anterior, sff. Para que fique claro o nível da "maioria dos benfiquistas que subscreveria" o que este senhor veio para aqui escrever...

    ResponderEliminar
  15. Bom texto.

    Como Benfiquista não estou 100% de acordo. Mas acho que esta deve ser a atitude dos Sportinguistas.

    Abraço Benfiquista

    ResponderEliminar
  16. Sabes o que é um drama realmente?

    É ver o rui gomes da silva todas as 2ªs feiras falar o quer e o que não quer, a seu bel prazer sem ser interrompido na benficatv 2 (ou 3 ou 4) chamada sic, ridicularizando e lançando suspeições sobre tudo e todos com o conluio do apresentador.

    dias ferreira pelo menos teve tomates, chamou-o palerma e mandou aquilo tudo à vida em directo.

    E vejo neste espaço sportinguista alguém escrever um texto de "ir às lágrimas" para quem realmente não conhece a maioria dos adeptos vermelhos, como se fossem os pobrezinhos e não o clube mais propagado, bajulado, ajudado e levado ao colo durante a história do futebol, e não só, em Portugal.

    O texto é belíssimo sem dúvida, mas quando se pensa em rui gomes da silva, joão gobern, leonor pinhão, os joões delgado e bonzinho entre outros "humildes, isentos, imparciais e pouco arrogantes" adeptos deste clube que viveu o "drama", só posso dizer que quem escreveu este belíssimo texto devia pensar primeiro na "jaula da luz", depois no golo de luisão em falta clara sobre ricardo, no capela, na final da taça da liga do sr lucilio batista, no joão "mr burns dos simpsons" gabriel entre outros e ver se algum deles escreviam este mesmo texto caso "outros dramas" ou "a queda" fosse com o Sporting.

    A começar pelo orelhudo presidente, a "humildade em pessoa"...

    ResponderEliminar
  17. UM DOS CAMPEONATOS MAIS CORRUPTOS!
    Esse clube que tomou o sistema, foi VERGONHOSAMENTE levado ao colo pela arbitragem e pela imprensa.
    Não têm qualidade para a pontuação que têm!
    Normalmente teriam muitos pontos a menos.

    ResponderEliminar
  18. Agradeço os elogios, especialmente os expressos com sinceridade.

    Virgilio,
    deixo os agradecimentos de lado e passo ao essencial:

    por mais contido que se queira mostrar "once a lampião always a lampião.

    A distinção entre benfiquista e lampião está feita no texto não por acaso (mesmo que alguns não a tenham compreendido).

    ResponderEliminar
  19. Só pergunto uma coisa? Os sportinguistas não têm vergonha de ver imagens como aquelas em que se vêem consócios (?)vossos a festejar o golo dos corruptos como se tivessem ganho a Champions?

    Se fosse conosco eu ficaria furioso e envergonhadíssimo.

    ResponderEliminar
  20. Não tive pena nenhuma do Jesus. Nenhuma.

    Não me esqueço do "Limpinho, Limpinho", repetido a semana passada.

    Como não me esqueço do campeonato roubado com golo de Luisão em falta sobre Ricardo, na marcação de um livre que não existiu.

    Nem do Jesus a mandar o GR Artur deitar-se para o chão para queimar tempo num jogo contra o SCP do ano passado.

    Nem do João Gabriel a exibir, orgulhosa e sarcasticamente, a Taça da Liga ganha à custa do Lucílio Batista.

    Nem de milhentas outras coisas.

    Foi bem merecida a derrota que tiveram, vibrei com o golo do Kelvin e só espero que na 4ª feira sejam humilhados pelo Chelsea.

    ResponderEliminar
  21. Caro João,

    Como é qure sabe como um sportinguista comemoraria a vitória na Champions se nunca ganhámos nenhuma?

    já agora, como sabe que os tais sportinguistas eram nossos consócios? Eu não confundo os benfiquistas com o energúmeno que enviou o very light no Jamor...nem com o "barbas"...

    Vergonha por vergonha, eu se fosse benfiquista sentir-me-ia muito envergonhado com as figuras que alguns dirigentes vossos fizeram negando a realidade após a vergonhosa arbitragem do Capela no derby... Há limites para a decência. Quem não se demarca dos Ruis Gomes da Silva e dos Gabriels deste mundo não pode falar em corruptos...uns são corruptos, outros dizem que são pela verdade desportiva...mas a merda é a mesma.Comece lá por pôr ordem (e vergonha) na vossa casa, e não se preocupe connosco...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)