segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mas afinal qual é a estratégia do Sporting para os órgãos de poder do futebol português?

No encerramento do Congresso Leonino Bruno de Carvalho voltou a referir-se ao processo eleitoral em curso na Liga de Clubes. Grande parte do post estava já escrito, mas a sua alocução no final do Congresso Leonino, pela importância de algumas afirmações, obriga a algumas observações.

O presidente insistiu na tónica da "manipulação democrática" das eleições para a Liga dos Clubes. Todos sabemos mais ou menos do que se trata - a luta pelos lugares entre FCP e SLB - mas a afirmação deveria ser mais rigorosa, pondo o sempre indispensável nome "aos bois", explicando quem é quem em cada lista e quem representam cada uma delas. Uma forma de emprestar a transparência também indispensável.

Não concordo com a referência feita aos Sportinguistas, quando Bruno de Carvalho afirma que "os Sportinguistas preferem calar-se, porque devemos ser diferentes, politicamente correctos, ficam chocados com tudo". Pelo menos os Sportinguistas que conheço, e são muitos, não se revêm neste retrato conformista.

Provavelmente trata-se de uma referência às reacções à forma pouco feliz do seu discurso de Ponta Delgada, mas há um oceano de diferença entre o ficar calado e os termos em que o fez nos Açores. Teria feito bem melhor não aprofundar um momento infeliz com uma ideia que em nada favorece os Sportinguistas, especialmente quando é dita pelo seu principal representante.

Julgo contudo que não podemos deixar de ser diferentes, sob pena de nos confundirmos com os demais, ficando apenas as cores das camisolas a separar-nos. Não acredito que nenhum Sportinguista o tivesse censurado se o tivesse feito noutros termos, ainda que contundentes, porque todos comungamos da ideia central relativamente ao futebol nacional. Também não acredito que algum Sportinguista deseje que o seu presidente seja outra coisa que não uma pessoa de bem...

Feitas estas considerações iniciais a pergunta inevitável que terá necessariamente que se desdobrar em algumas mais:

Mas afinal qual é a estratégia do Sporting para os órgãos de poder do futebol português?

A pergunta é obrigatória porque talvez o que resulta de mais importante das afirmações recentes de Bruno de Carvalho sobre as eleições da Liga é a confissão de impotência de Bruno de Carvalho, isto é, do isolamento do Sporting neste jogo de disputa de cadeiras. Por outras palavras, de distribuição de poderes. Isolamento que não se alterou com as diversas "acções de charme" junto dos seus parceiros de Liga, dos orgãos federativos, ou de poder a nível nacional e internacional.

O Sporting não se revê em nenhuma candidatura conhecida por entender estarem ambas contaminadas por interesses alheios conflituantes com  os seus.  E não apresenta nenhuma de sua autoria, obviamente por saber antecipadamente que não conseguiria angariar qualquer apoio. É o próprio Sporting que se remete ao isolamento o que, quanto a mim facilita sobremaneira a tarefa dos seus adversários. Eles mesmo têm remetido o Sporting a um canto, e Bruno de Carvalho reconhece-o quando fala da bipolarização do futebol português.

Esta  estratégia de Bruno de Carvalho pode diferir no discurso, mas não difere na prática em nada da dos seus antecessores. Na hora de nomear os árbitros, de decidir nos órgãos jurisdicionais, o Sporting continuará a não ver a isenção de que reclama e tem direito assegurada. Ao contrário, os seus adversários, que declarada ou tacitamente procuram algo diverso e perverso (no sentido do melhor interesse do futebol e das suas organizações) que é o acautelemento dos seus interesses sobre o bem comum, continuarão a rir-se dos nossos protestos.

Ao nível interno esta é uma estratégia que indubitavelmente renderá grande apoio a Bruno de Carvalho. Apoio natural que certamente ninguém lhe negará. Mas o que pode ser útil para ele é insuficiente para o Sporting. Já todos percebemos que as eleições na Liga "já eram" para nós. Como foram todas as que as antecederam para a Liga, Federação Portuguesa de Futebol e sempre que estão em conflito os interesses dos 3 grandes. O próprio presidente reconhece também o efeito daninho desta ordem quando lembra: "vejam os titulos que temos tido nas últimas décadas por não querermos levantar ondas..."

Mas será que se altera alguma coisa apenas "levantando ondas?

Parafraseando "o outro", se Bruno de Caravalho quiser deixar um futebol melhor do que encontrou e sobretudo um Sporting melhor preparado para se defender terá que deixar a sua zona de conforto, a dos discursos mais ou menos inflamados para jornalistas e adeptos e delinear uma estratégia que lhe permita atingir resultados práticos. Para isso precisa de massa critica indispensável para alterar regulamentos, ou simplesmente colocar pessoas idóneas no lugar dos comprometidos, o que não se consegue falando sozinho. Terá seguramente de escolher parceiros entre "os bons" e os "menos maus" que também não se revêem ou apenas estão descontentes com o estado de coisas. Terá qe ter paciência e alguma astúcia. Coleccionará derrotas antes de conhecer o sucesso.

Comparemos o famoso sistema - que não é o sistema do FCP ou do SLB, mas o de ambos - a um tumor que consome a saúde do futebol português.

Alguém acha que um tumor se regenera por sua livre vontade ou que se elimina aos gritos? 

Se o Sporting continuar a correr por fora continuará fora do jogo da defesa dos seus interesses. 

15 comentários:

  1. LdA,
    Um excelente texto sobre o qual todos deveriam refletir.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ja agora que parece ser um entendido em estrategia(?) .Não poderá sugerir uma
    Nem é preciso ser publica pois ai deixaria de ser eficaz.
    Mas dirigir uma aos actuais orgãos sociais do clube.
    Certamente todos agradeceremos
    E sera um bom aproveitamento de toda essa energia que gasta na censura ao trabalho da actual direção

    ResponderEliminar
  3. Anónimo,
    voltei ao post e sublinhei o que entendo ser a estratégia adquada para o Sporting e que já estava escrita. tivesse conseguido lê-la. Assim sublinhado é capaz de ser mais dificil ignorar.

    Koba,

    Obrigado. Já li o seu post sobre o congresso e mais logo com mais tempo faço questão de o comentar. Não por simpatia ou por devolução protocolar de elogios, mas porque é muito útil também recomendo a sua leitura.

    http://futebola3.blogspot.pt/2014/06/ix-congresso-leonino-o-discurso-de.html

    ResponderEliminar
  4. Anónimo,

    Falo por mim apenas, mas entendi a crítica como construtiva e não como "censura ao trabalho da actual direção".

    Que fique claro isto: eu, que subscrevo as palavras do LdA neste tema, (i) não quero outro presidente, quero este; (ii) entendo que o balanço da prestação de BC e sua equipa é muito positivo; (iii) não quero falinhas mansas, quero cartas na mesa; (iv) não fico chocado com nádegas e trampa.

    Mas
    - acho que a linguagem foi de tal forma excessiva que desviou as atenções do essencial (por muito contentes que os sportinguistas fiquem, nós não vivemos cá sozinhos e infelizmente não decidimos o que ocupa as parangonas);
    - quero que o presidente do Sporting entenda que enquanto não for possível uma mudança radical na forma como estas coisas se conduzem, o afastamento do Sporting destes processos conduz ao isolamento e àquilo que temos hoje: pura e simplesmente, não há sportinguistas nos orgãos de "decisão" (oficiais e não só).

    Daí que o LdA diga, e eu subscreva, que "se o Sporting continuar a correr por fora continuará fora do jogo da defesa dos seus interesses".

    Apenas isto.

    SL

    ResponderEliminar
  5. BdC deveria ser o primeiro a não querer recordar a conversa de merda (“trampa” é pra betinhos…) que teve em Ponta Delgada. Deveria reflectir, colocar a mão na consciência, emendar-se e esperar que o momento infeliz passasse e a malta esquecesse. Rapidamente. Mas BdC vive num mundo irreal. É assim com os bajulados. À sua volta reuniu uma trupe de bajuladores, graxistas e quejandos em excesso e que, independentemente da merda que faça, só lhe transmitem elogios acompanhados de palmadinhas nas costas. E como ele gosta de ter o ego massajado!... Só assim se explica a sua insistência. De modo que BdC continuará sem admitir que erra e qd sente que no mundo real não foi compreendido, o defeito não é dele, é dos “sportinguistas” que têm aquela irritante mania de quererem ser “diferentes”… Uma chatice…

    Sobre a estratégia, é mais do que evidente que não existe. Daí a berraria… Os queixumes e as lamentações. Não vamos longe se a “estratégia” for essa…

    Eu adianto uma: deixar-se de cenas escatológicas e tratar de reunir condições para apresentar e apoiar uma lista que faça frente aos searas, rangeis e outros que tais desta imundície (de futebol português). A lista apoiada pelo SCP vai perder ? Claro… de certeza absoluta. Mas pelo menos vai à luta e dá um primeiro passo efectivo na transformação que tanto apregoa… O caminho (da redenção do futebol profissional em Portugal) é longo, penoso e não basta ladrar (e cagar) em frente à caravana que passa, imunda sim, mas indiferente às poias do caminho e ao barulho em volta. É preciso começar a colocar-lhe uns obstáculos a sério no caminho…

    ResponderEliminar
  6. Houve uma estratégia, que outros não quiseram seguir, se calhar porque o Porto e o Benfica têm mais poder para oferecer mais aos outros clubes, e a partir daí o Sporting ficou sozinho. Queria que o Bruno de Carvalho fizesse o quê, que se juntasse aos outros que sempre criticou?

    Você deveria estar a questionar a atitude do Vieira, que depois de fazer aquela fita na reunião da Liga, saindo antes da reunião acabar atrás do Bruno de Carvalho, depois foi-se entender com o Pinto da Costa nos bastidores, para entalar o Sporting.

    http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=3644121

    ResponderEliminar
  7. «À sua volta reuniu uma trupe de bajuladores, graxistas e quejandos em excesso e que, independentemente da merda que faça, só lhe transmitem elogios acompanhados de palmadinhas nas costas.»

    Ganda (reboleira suburban style) azia Senhor Virgílio! Realmente o BdC está farto de fazer merda! Isso é tudo por causa da referência ao olho do cú? Ou foi a contratação (e dispensa) do Welderzinho? (Estou só a tentar encontrar a tal merda que acusa o BdC de ter feito e que a "seita" aplaude e bajula...)

    Mas o BdC não andou a reunir com os Clubes, seus dirigentes, políticos, etc.? Não apresentou propostas detalhadas sobre o futebol a todos os bacocos e mais algum? Já leu as propostas Virgílio? Concorda? Ou é só merda? Não vislumbra nenhuma estratégia..? Enfim.

    Provavelmente não apresentou nenhuma lista porque admitiu que não teria nenhum apoio e não tem paciência nem a coluna vertebral suficientemente flexível para andar na compra de votos e troca de favores com o lixo do futebol. E para perder tempo com estes merdas, mais vale dedicá-lo ao SCP.
    Optou por ridicularizar esta caricatura de processo democrático, este processo de escolha "inquinado" com resultados esperados. E a meu ver fez bem. Que não lhe doa a voz nem as mãos BdC!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Bom , pelos vistos aqui o Virgílio não vai com BDC , está no seu direito próprio obviamente , apresenta uma opinião consistente mas algo descuidada na forma que mostra alguma desinformação.

    O Sporting se apresentasse candidato , sairia ainda mais fragilizado se este ficasse em ultimo que era o que iria acontecer , isto se o Sporting conseguisse ter apoio ( subscrições) suficiente para apresentar candidatura.

    Depois refere uma suposta estratégia falhada , eu devo dizer-lhe que o Sporting depois de iniciar o movimento Basta e aquele discurso explosivo na conferencia de imprensa , após o jogo com o Setubal , onde o arbitro foi apenas engolido pela logica da compensação e nunca quis prejudicar o SCP , teve uma atuação infeliz , mas não tão infeliz como os jogadores do SCP , e BDC sabe isso , pegou nisso , e eu digo-lhe nunca esta decada o SCP foi tão beneficiado pela arbitragem, digo mais qualquer queda de um jogador do SCP era falta , ganharam medo ao SCP. O Sporting está na liga dos campeões graças ao discurso do BDC , e provavelmente vamos continuar a ter arbitragens destas para o ano , que são as arbitragens normais para um clube grande.


    Parece-me mais que voce mesmo tendo a sua razão , está a ficar obcecado em vilipendiar o BDC , e acaba por perder a razão , BDC sabe que falhou , até porque quem ve aquilo em vídeo entende perfeitamente que ele improvisou e acabou por lhe sair mal.

    Sabe porque é que Portugal perdeu a guerra na Guiné ?? Um general que eu nao vou dizer o nome , no terreno , a atravessar o rio de Mansoa para Bissau , foi anteriormente avisado que poderia haver uma emboscada no Porto de Bissau , mas como tinha tudo a postos até porque faziamos transporte de armas como G3 e etc , em canoas , daquelas que os imigrantes da africa subsariana chegam a Europa , e no descarregamento , rebentou a granada , que deu o sinal para o fuzilamento aos soldados do PAIGC, e não preciso de dizer o resto.

    Todos os ultramarinos souberam disto , e começou-se a questionar seriamente a razão da guerra inutil... o PAIGC ganhou força , através de infilitrações , até porque tinhamos guineenses a lutar do nosso lado contra o seu proprio povo , que com a liderança a ser contestada , começaram a sentir a oportunidade de nos trair. Portugal foi esmagado na Guiné... o que encorajou o resto dos movimentos em Africa contra Portugal , perdemos um império , que se hoje fossem neo colónias ou pelo menos até ao inicio dos 90 , hoje eramos nós a mandar a Alemanha fazer austeridade.

    Espero que tenha entendido onde quero chegar , um líder tem de perceber quando pode admitir um erro , sabendo que estamos contra tudo e todos , isto é dar oportunidade aos adversários e dar credibilidade a sua estrategia de fragilização de BDC. Eu não quero silenciar a sua opinião , só espero que voce faça a reflexão que pede a BDC , repare no número do Benfiquistas infilitrados nas redes sociais do SCP , que se baseiam em discursos como o seu , e fazem-no com uma intenção que certamente não é a sua.

    No Maisfutebol , o capitão Barbosa que se tem insurgido contra BDC , mostrou desprezo pelo que BDC disse e fez bem , mas a jornalista mostrou-se indignada , mas eu vi essa mesma jornalista , lançar o jogo SCP - Braga , como um clássico entre rivais , a mesma que no ano passado lançou a questão acerca de se o SCP é grande ou não , muitas caras que hoje na TV estão indgnadas com BDC , fizeram a chacota do SCP o ano passado todo , esses alimentam-se de razão aproveitando a contestação interna ao BDC , por causa desta situação.

    Devemos dar essa legitimidade , um abraço para si meu caro.

    ResponderEliminar
  9. SAR:

    Por acaso já fez alguma, sim. E, "borrou" a pintura toda com aquela espécie de declaração em Ponta Delgada. Era a isso que me referia no meu comentário anterior…

    Olhe, está visto que a si não o incomodou, antes pelo contrário... e tal é a sanha com que defende essa declaração que só posso concluir que aprecia escatologia. Faça bom proveito. Já eu, confesso, dispenso. Mas não tenho nada contra quem tem esse hábito, a sério, desde que não me chateiem e pratiquem essas cenas (bem) longe de mim...


    Sobre a estratégia, repito: se BdC quer mudar algo no futebol que meta mãos à obra…BdC não sabia o que ía encontrar? Não quer mudar esta nojeira? Então só há um caminho e esse caminho não se faz só com conversas e boas intenções. Estratégia implica acção, no terreno. Apresente uma lista, pois! Pq não? Isso sim, seria um acto de coragem e uma pedrada no charco. É que se está dependente de receber apoios prévios para avançar … então, caro SAR, é igual aos outros que critica e que andam a angariar apoios e cozinhar os resultados antes das eleições. Apresente lista própria com as suas ideias, com propostas válidas e vá à luta!

    Reuniões com políticos? LOL? A sério? E efeitos práticos dessas visitas? E benefícios para o SCP? ZERO! Já ele, o próprio BdC, ganhou outra notoriedade, sim, concedo…

    ResponderEliminar
  10. m1950,

    Vilipendiar BdC? Onde? Criticar sim. Insultar não. E crítico ou elogio sp e qd me parecer justo. E olhe, se tivesse “obcecado” em criticar, não teria certamente elogiado BdC na recente contratação de Marco Silva. E fi-lo de forma bem vincada.

    Tb discordo da sua apreciação sobre BdC se ter apercebido do erro cometido em Ponta Delgada… Sinceramente, não me parece que BdC tenha percebido que se saiu mal nesse episódio. Se assim fosse, pq razão vem agora criticar os sportinguistas de, cito: “ficarem chocados com tudo”? Está implícito nesta sua frase que não acha que se justificasse esse ‘choque’, logo não admite o erro na forma como falou.

    Caro… sobre colonialismo e episódios da guerra no ultramar nem me pronuncio… E essa de sermos nós a provocar austeridade à Alemanha caso conservássemos uma espécie de neo-colonianismo em África então é de bradar aos céus…

    Comparar o meu discurso ao dos benfiquistas é de mau gosto e tb não comento… não percebo porque é que antes de Março de 2013 eu podia criticar as palavras ou acções dos presidentes do SCP - e até era por mts considerado como um acto de grande sprotinguismo da minha parte -, e depois dessa data, qd critico comparam o meu discurso ao de benfiquistas infiltrados.

    Finalmente, a estratégia que eu indico não é falhada. Falhar é fugir da luta. Perder, no desporto, não é desonra nenhuma. Menos ainda qd se perde defendendo ideias e propostas sérias e que visam melhorar o futebol.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Sportinguista Guineense9 de junho de 2014 às 18:45

    m1950, confesso que esqueci tudo o resto quando li que Portugal teria neo-colónias até aos anos 90

    está a ver o que dá dizer disparates no meio de coisas interessantes? ninguém retém o que interessa, só o disparate

    agora imagine que no lugar de neo colónias o estimadíssimo m1950 falava de nalguedo, flatos e tudo o mais

    acha que alguém ligaria ao resto?

    ResponderEliminar
  12. Parafraseando "o outro", se Bruno de Caravalho quiser deixar um futebol melhor do que encontrou e sobretudo um Sporting melhor preparado para se defender terá que deixar a sua zona de conforto, a dos discursos mais ou menos inflamados para jornalistas e adeptos e delinear uma estratégia que lhe permita atingir resultados práticos. Para isso precisa de massa critica indispensável para alterar regulamentos, ou simplesmente colocar pessoas idóneas no lugar dos comprometidos, o que não se consegue falando sozinho. Terá seguramente de escolher parceiros entre "os bons" e os "menos maus" que também não se revêem ou apenas estão descontentes com o estado de coisas. Terá qe ter paciência e alguma astúcia. Coleccionará derrotas antes de conhecer o sucesso.


    Isto não é estrategia nenhuma

    é antes um bom conjunto de intenções que qualquer ser não mentecapto e que se ponha a pensar como consegue eleger pessoas na federação portuguesa de futebol na liga e na AFL diz.O drama é executar ....coloca-la em pratica Olhe a primeira grande fase da estrategia será os sportinguistas estarem unidos coesos e disponiveis para fazer o assalto a esses lugares .
    Mas antes de tudo têm que ser retirados de lá e isso só se consegue ..(?)...dizendo a toda a gente que não prestam e acho que o ponto nevralgico é a FPF .....
    Ate temos um "sportinguista" num lugar importante o sr Vitor Pereira e o que me diz. (zero) Voltando a entrevista de BC nos Açores :Acho que fez barulho a tal ponto que dividiu o seara e o rangel em 2 listas a pontos do seara colocar la o Soares franco como elemento muito importante .Tenho pena é que Marçal Grilo não tenha tido estofo para se manter no seu lugar na comissão do Congresso e ter abandonado Podia,devia se a sua educação albicastrense, o impelisse dizer que não gostava daquele tipo de discurso mas mantinha se no seu lugar ...de sportinguista...Isto são brechas na nossa força essa é a primeira grande fase a união e a coesão para depois de pensadas essas boas intenções então passar a sua execução.Concerteza que ele mesmo BC não se sentirá confortavel em falar em flatulencia ,fezes,gluteos etc mas chamou a atenção para a bipolorização que anda ha tanto tempo encoberta.Agora tambem estou de acordo que só o Sporting esta acima das criticas as pessoas que o servem não.Ja chega,peço desculpa por me ter alongado.
    E normalmente venho ver os seus posts pois têm conteudo e são bem pensados e por norma gosto,
    mas acho que aqui se empolou de mais e aproveitamos de menos o aspeto da critica (efeito da entrevista ?)
    Esta eleição da Liga ? depois da facada do vieira e do julio teria de ser ridicularizada....
    Boa Noite SL

    ResponderEliminar
  13. "Sobre a estratégia, repito: se BdC quer mudar algo no futebol que meta mãos à obra…BdC não sabia o que ía encontrar"

    Claro que não sabia!A sua ignorância demonstrou-a, quando declarou há dias que o Porto e o Benfica estavam aliados desde há 12 anos para cá!

    Há apenas 12 anos?!

    O rapaz acompanha o futebol podre deste País, há apenas 12 anos!

    Que lástima! Qualquer sportinguistas com mais de 30 anos sabe que essa santa aliança já existe desde o inicio da década de 80 e que começou entre Fernando Martins e o PC, nas reuniões do Hotel Altis, propriedade do primeiro.

    ResponderEliminar
  14. Vírgilio mais uma vez voce foca-se na minha metafora para negar a minha critica implicita e explicita e acaba por perder-se no sentido das minhas palavras , quis simplesmente dizer que em tempo de "guerra" , a critica ao líder é cavalo de tróia , pois voce tem apenas a intenção de mostrar o seu descontentamento , e isso é aproveitado por outros... não comparei em momento algum o seu discurso com o dos benfiquistas , eu estou-lhe a dizer que há quem se alimente de discursos fraturarntes como o seu para poder fragilizar o SCP , mesmo eu sabendo que voce tem a intenção apenas de dar o seu legitimo ponto de vista.

    As pessoas que se levantaram indignadas são as mesmas que na TV no ano passado , falavam com reticencias quando era altura de chamar os 3 grandes...e isso espalhou-se e certamente voce sentiu, pois era tentaiva de humilhação do SCP , patrocinada pela media do Oliveira , para mim não existe maior insulto que este.

    Nunca os adversários tiveram tanto medo de um Presidente como este , e trabalham via agencias de comunicação e fazer tudo nessa operação de descreditação , e mesmo nós sendo discordantes com muito do que faz BDC , temos de estar atentos.

    ResponderEliminar
  15. Coisa linda :D
    afinal o Mario Figueiredo vai continuar como presidente da Liga
    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/06/10/liga-rejeita-rui-alves-e-seara-e-s-aceita-candidatura-de-m-rio-figueiredo

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)