quarta-feira, 25 de junho de 2014

O que há a destacar no logotipo da Sporting TV?

É conhecido de todos a primeira proposta para o logotipo da Sporting TV e a polémica que suscitou. E que foi a rejeição quase generalizada obrigou à reformulação da imagem e que conduziu à logo que agora se conhece e que, ao que parece, já é visível para os clientes da NOS (ZON).

Não surpreende por isso que a nova proposta (creio que seja já o símbolo definitivo) seja menos "criativa", recolhendo-se a uma maior sobriedade. Porém, não provocando rejeição, também não entusiasma. O trauma do primeiro "susto" deixou marcas, produzindo um logótipo básico, sem chama, nem garra. 

Afinal se a opinião dos sócios e adeptos era assim tão importante (como não podia deixar de ser) porque não se fez uma consulta pública de ideias? Dificilmente não traria melhores resultados, não?

Que todo este processo desnecessariamente rocambolesco - estamos a falar de um logotipo, não do naming do estádio ou de outra qualquer questão fracturante - não constitua um mau presságio para o projecto que agora se inicia e que tão desejado é pelos Sportinguistas.

36 comentários:

  1. O que há a destacar no logotipo da Sporting TV?

    É que é muito melhor (mas mesmo muito melhor) que o anterior. O que não quer dizer que seja necessariamente "bom" ou "bonito" (tal era o nível do anterior).
    Se existiu todo este amadorismo em relação a algo que não era o mais o importante (um logotipo), nem quero imaginar o que se passará relativamente ao funcionamento e conteúdos do canal de Tv.

    Depois da correcção, no site do Sporting, da crónica do Benfica-Sporting (que deve ter sido escrita por Bruno Carvalho, tal era o fanatismo e omissão do que realmente se passou nesse jogo), este é mais um episódio que não deixa bem vista a direcção do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  2. ... que deve ter sido escrita por Bruno de Carvalho ...

    Sinceramente!

    ResponderEliminar
  3. De facto, o logotipo é básico no que se refere à representação visual. Fica a ideia que os criativos da empresa recearam arriscar depois da polémica inicial, pois basta uma pesquisa pelo que a World Channels tem produzido para se chegar a essa conclusão.
    Há a hipótese de, desconhecendo, a identidade leonina se terem refugiado neste logo que não arrisca... e por isso não petisca!
    O emblema do clube está incompleto, omitindo as letras “SCP”! Assim, como está, não será antiestatutário?
    Õ comunicado do Conselho Directivo parece criptado... gato sobre telhado em brasa?

    ResponderEliminar
  4. O meu lema é ver para crer, por isso aguardo os primeiros tempos da nova TV, que eu aguardo há séculos para seguir as camadas jovens e as modalidades para substanciar a minha opinião sobre o novo projeto.

    Até lá levam o meu beneficio de dúvida.

    ResponderEliminar
  5. O logotipo melhorou muito, mas tambem não vamos criticar tudo e mais alguma coisa, foi detectada uma falha que foi prontamente corrigida, já agora se anunciarem que os rolos de papela higiénico que vão ser usados serão cor de rosa, cai o carmo e a trindae...haja paciência!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. "ver para crer" com "levam o meu beneficio da dúvida"

    ??? Mas afinal confias ou desconfias? Que grande confusão paira nessa cabecinha, óh António

    ResponderEliminar
  8. Caro Manco: vá lá chamar 'velho de Alvalade' ao seu paizinho, sim? Se para comentar tem necessidade de apoucar quem não partilha a sua opinião, olhe, mais valia continuar a frequentar este “estabelecimento” para beber a bica quotidiana… passivamente.

    O Logo anterior era horrível. Este é básico. Houve melhoria? Sim. Mas não deixa de ser básico. Mas aceito que haja quem goste... Se até do anterior logo apareceram defensores acérrimos!...

    ResponderEliminar
  9. Zargo,

    Estou em crer (mas sem certeza) que o emblema á anti-estatutário há algum tempo... Segundo os estatutos do SCP o leão deverá ser de cor prateada (e não dourado como se encontra actulamente...).

    SL

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Caros Sportinguistas

    Já estamos no MEO e na NOS/ZON. Quem for hoje aos canais 34 e 35, já vê os canais ocupados com a SportingTV, finalmente um canal leonino.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  12. Caro Liga dos Mancos,

    Não disse que insultou. Disse que foi rude e inapropriado. Não se entra na casa doutras pessoas a apodar os donos (e suas visitas) de velhos seja lá do que foi. Nem de velhos nem de outros adjectivos pc simpáticos... Mais ainda qd o faz pela primeira vez. Mas o caro Manco lá saberá como se comporta nos "estabelecimentos" que frequenta...

    Qt ao "direito de admissão", não sei onde foi buscar essa idia, do que escrevi não terá sido certamente.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Mas agora a comunicação do SCP não era toda "profissional" e feita por "verdadeiros" sócios e sportinguistas?!

    ResponderEliminar
  14. Zargo, concordo, não entendo como se apresenta o logo incompleto sem as iniciais no topo, de resto gostei.

    ResponderEliminar
  15. Virgílio,

    agradeço a oportuna observação. Consultei os estatutos sobre a questão do leão rampante:

    “Artigo 8°
    (Estandarte)
    O estandarte do Clube é de pano de seda verde, de forma rectangular, tendo ao centro o leão semicirculado pelas iniciais SCP, tudo bordado a prata.
    (…)
    Artigo 12°
    (Emblema)
    O emblema do Clube tem a forma de escudo, de campo verde, com leão em relevo ao centro e as iniciais em coroa.”

    De facto, no estandarte há uma determinação relativamente à cor que tem de ser adoptada, mas o mesmo não se verifica quanto ao emblema. A não ser que se deva inferir, aplicando no emblema o que se determina ao estandarte.

    ResponderEliminar
  16. Estou-me um bocado nas tintas para o logo da Sporting TV, é coisa que se muda com uma facilidade terrível. Aquilo que me interessa é o eventual sucesso desta iniciativa e aquilo que ainda não vi esclarecido é simples:

    - Para que é que o Sporting quer uma TV?

    Para mim um projecto destes só tem viabilidade (a longo prazo) se o objectivo for distribuir os nossos jogos de futebol e para isso temos de deter os direitos de transmissão. É isso que se quer? É essa a nossa estratégia para a Sporting TV?

    Se não for acho qualquer verba despendida neste projecto um desperdício que deveria ser canalizado para outros meios de divulgação/informação aos Sportinguistas (internet) e, principalmente, na construção de conteúdos, leia-se, modalidades amadoras para serem posteriormente transmitidas via Net.

    Existir dinheiro para uma Sporting TV e não para uma secção desportiva, existente ou a revitalizar, é um erro. Era um erro antes e continua a ser um erro hoje.

    ResponderEliminar
  17. Virgílio,

    então se "O Presidente sem Medo" ironiza com a (avançada) idade de outros, tu achas que os acólitos não se reservam o direito de fazer o mesmo?

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=849063

    ResponderEliminar
  18. Não sou muito perito em logótipos...nunca fui muito de ligar a capa, prefiro o conteúdo.

    Espero venha a ser bom...alias todos esperamos.

    Só espero que depois quem mande tenha atenção à cor dos olhos dos apresentadores....tem de ser verdes...senão há mais 15 dias de bla bla bla à portuguesa...

    ResponderEliminar
  19. Zargo,

    Obrigado pelo esclarecimento. Resta saber se houve alterações nesses artigos na ultima revisão. De qlq forma passaram-se épocas sem as iniciais no emblema, confirmando-se um longo período em que nem o emblema tínhamos em cumprimento com os estatutos...

    Cantinho,

    Pior, foi qd ele se referiu nesses mesmos termos ao próprio...Pai. Qlq coisa do tipo: já tinha idade avançada e havia que dar um certo desconto... Qd nem o progenitor se respeita...

    LMGM,

    Relativamente ao logotipo dou-te toda a razão. É pc relevante e, uma vez decidido avançar com a TV, é claro que o que interessa são os conteúdos que a Sporting TV vier a apresentar. Jogos da equipa principal não constarão, mas existe mts mais motivos de interesse. Mas isso, os conteúdos e, já agora, a qualidade da apresentação, ainda não podemos analisar... Só a partir de 1 de Julho é que a coisa arranca e nem sequer espero, logo de inicio, gde qualidade quer na apresentação, quer na programação... É compreensível e vai levar tempo para atingir um nível elevado, se alguma vez o atingir. De qlq forma espero bem que seja superior à imagem que os logos tem deixado...

    SL a tds.

    ResponderEliminar
  20. Virgílio, há pouca informação, pelo menos para o público ou para quem como nós está distante de Alvalade. Julgo que não se avançaria para a TV sem ter como perspetiva futura negociar directamente os nossos direitos de transmissão dos jogos de futebol da equipa A, isso implica não renovar contrato com um dos acionistas principais da SAD e mesmo o contrato actual está longe do seu final.

    Independentemente, eu não sou favorável ao modelo de negociação individual, por mim os direitos de transmissão seriam negociados pela Liga na sua globalidade e posteriormente distribuídos pelos clubes em percentagens a definir.

    Infelizmente com aquelas particularidades do nosso futebol, também este modelo deu problemas, se é que alguma vez foi realmente implementado.

    Relativamente à Sporting TV, não vejo o clube neste momento com produção suficiente de conteúdos de qualidade para ter um canal atrativo no mercado, mas se for para construir a base de um canal que futuramente inclua os jogos da equipa A... tudo bem.

    O meu receio é estarmos a consumir recursos escassos apenas para pudermos dizer que também temos um canal e aqui é que para mim é mais importante ter uma equipa de Basquetebol, Voleibol, Hóquei competitivo, etc., do que um canal de TV.

    P.S.- Olha golo do Rojo!!!

    ResponderEliminar
  21. Um projecto novo e muito ambicionado mas que há pouco tempo era uma utopia. Vai para o ar na próxima 3ª feira dia 1 Julho. Em um ano e meio conseguiu-se. Um ano e meio. Se a minha única fonte de informação fosse este blog ficaria convencido que o Presidente do SCP ainda seria GL ou JEB. A forma e conteúdo dos textos claro que são pessoais e só lê quem quer. Mas para quem tanto critica o "acólitos" de BdC e depois faz exactamente o mesmo mas em sentido contrário não mostra coerência. O "Virgilio" por exemplo tanto critica os "brunistas" que não se apercebe que se enquadra no extremo aposto.

    Faz sentido debater o logo da Sporting TV desta forma e conteúdo quando isto devia ser um momento de festa e regozijo?

    Faço uma sugestão: antes de criticarem este novo logo vão ver os logos das outras equipas nacionais e internacionais. Seguramente que vão achar o nosso menos "simples e básico".

    SL

    ResponderEliminar
  22. LMGM

    Viabilidade é o que este projeto mais tem , ao contrário do que voce disse , por exemplo o Sporting que anda com uma fidelização de 50 mil sócios , dificilmente lucraria se vendesse em formato premium os seus jogos...

    Nós aqui , damos a explorar e recebemos das operadoras muito dinheiro , que cobrem totalmente as despesas e dão muito lucro... acrescido a isto , teremos publicidade que vai aumentado consoante o sucesso e o share do canal , que certamente será dominador a nivel de Desporto no Cabo... ou seja vamos ter muitas receitas com esta TV , claro somando ao que recebemos da Olivedesportos , seremos o clube que mais dinheiro faz com as TVs.

    ResponderEliminar
  23. O melhor logotipo foi inquestionavelmente o do canal de televisão que o Godinho Lopes criou, que emitia todos os jogos que a sua grande equipa disputou na Champions League, bem como os que as modalidades amadoras disputaram no pavilhão multiusos que construiu. Que saudades desses tempos gloriosos.

    ResponderEliminar
  24. Pedro C, Alvalade XXI,

    Lamento com sinceridade que a opinião incomode. Estranho que o facto de um Sportinguista não reconheça a outro o direito a ter uma opinião sobre o logotipo e o que o conduziu a ele. É suposto apenas bater palminhas e abanar a cabeça?

    Quanto aos logos dos adversários e congéneres interessa-me pouco. Há-os melhores e até piores. Mas isso não faz do nosso melhor ou menos básico e apagado. Desculpem lá ambicionar que o Sporting impressiona-se os Sportinguistas, a comunicação social e até os adversários.

    O logo é decisivo para o sucesso do projecto? Não. E, como diz o LMGM, os logos mudam-se facilmente. Mas por isso não se pode discutir ou ter uma opinião, sobretudo sobre o processo estranho que levou à escolha?

    Numa perspectiva canhestra e redutora que parecem querer impor, até se pode perguntar para que precisamos de logo.

    Afinal, se finalmente vamos ter a televisão ansiada para que vamos exigir que ela nos agrade e seja motivo de orgulho?

    ResponderEliminar
  25. eu lembro me da tv a preto e branco e de haver 2 canais eu com era raiano tinha mais um a tve.Nada é definitivo e que melhor consulta podiam desejar se naõ ser colocada no ar e os socios manifestarem se e darem sugestões ha por aqui tantos profissionais e todos tao creativos mãos a obra ,pois até é giro percebermos a evolução da estrutura.Agora a teoria do nado morto nm para a estatistica contam

    ResponderEliminar
  26. A teoria da Sporting TV só ter viabilidade se assegurar os direitos das transmissões da equipa principal não tem sentido. Tirando o benfica não há mais nenhum clube no mundo que faça o mesmo e mesmo esses não o farão por muito mais tempo... No entanto há dezenas de TVs de clubes...
    E o benfuca até anda a perder dinheiro em relação ao que o oliveira ofereceu... Isto numa das melhores épocas de sempre e com o factor novidade.

    Equipa B, camadas jovens, modalidades, debates e informação chega bem. O projecto foi apresentado como sendo de custo zero para o clube.

    SL

    ResponderEliminar


  27. “Mas para quem tanto critica o "acólitos" de BdC e depois faz exactamente o mesmo mas em sentido contrário não mostra coerência. O "Virgilio" por exemplo tanto critica os "brunistas" que não se apercebe que se enquadra no extremo aposto.”


    Caro,

    Não critico “brunistas” (palavras suas), critico o BdC, him self… Depois surgem por aqui esses tais “brunistas”, a criticar as minhas críticas e levam o troco que merecem. Se são correctos recebem correção, se não o são, olhe, levam chumbo grosso na cachola…

    Mas, se me permite, aproveito para o questionar. É uma pergunta que já anteriormente coloquei, mas que ninguém se dignou a responder. Pode ser que seja o sr. “Alvalade XXI” a fazê-lo: pq é que podia criticar FSF, JEB e GL, por vezes de forma mais contundente que agora o faço perante BdC, e agora já não me é permitido criticar o presidente do SCP?

    Por fim, meu caro, se “brunista” significa aceitar td acriticamente o que o actual executivo, personificado em BdC, diz e faz, então agradeço que me tenha classificado como no extremo oposto a essa categoria.

    SL

    ResponderEliminar
  28. Depois do leão que alguns estagiários desencantaram na loja do chinês e do teaser com a música que o Slimani traz no carro, numa fase em que a direcção diz abertamente que não tem orçamento para manter algo tão valioso até para a nossa maravilhosa Diáspora como o histórico jornal Sporting vamos mesmo avançar para a televisão porque o Cabo até ao Entroncamento dava umas notas só para ter mais um canal.

    Uma lástima os craques da bola não terem a mesma atitude para equipar de verde e branco. Sem dúvida a melhor altura, logo a pensar em retorno no ano 0, para avançar para algo da envergadura de um canal de televisão. Mas alguns estagiários agradecem de certeza e ao Andrézinho basta pintar o cabelo. Ainda alguém se lembra dos relatos dos outros com uns bonecos que nem para jogar subbuteo serviam?

    Eu lembro-me logo outra vez do Andrézinho e do outro puto que ia para a porta do velhinho Alvalade porque também queria fazer um jornal desportivo. Hoje na televisão do Balsemão e já há quem lhe chame mesmo jornalista. Se bem que na televisão mais a sério a transpiração em causa é sempre outra, ou papou ou foi papado. Mas boa sorte para o Andrézinho também.

    E como acabei por não prestar muita atenção ao post anterior, tal foi a surpresa que só me lembrei de parodiar. Nem reparei num André novo, muito preocupado em não prejudicar o SCP? Ainda evita um novo pedido de desculpas como quando se lembrou de dar corda ao Valente. Li na altura um dos ataques mais baixos à nossa formação num site de apoio que também nunca apoiou ninguém, nem sei bem porque desapareceu.

    E o André também diz que nunca apoiou ninguém que conhece mal e só vai votar porque não tem mais nada que fazer. Mais difícil de acreditar só a pele do grande entrevistador que só conseguiu sacar os clubes e os laços mais familiares aos entrevistados. Nem um pavilhão em cima das piscinas do Campo Grande nem nada André?

    Então só para esclarecer e até o Andrézinho deve ter mais noção do que aí vem que muitos bloggers que se sentem obrigados a postar qualquer coisa todos os dias; PPC tinha tantas condições para ser presidente em 2009 como o Bruno em 2013 e não foi preciso cientista nenhum para ver que só os resultados é que eram piores. Quanto ao contributo que cada um podia dar ao SCP basta reparar na quantidade de Judites que também entraram com o Vieira na Luz, só para o futebol. E ainda por cima à revelia do treinador, sabemos hoje que se fosse uma senhora batia logo com a porta mas como é o Jesus...

    Mas no SCP há sempre muita malta atenta, não vamos ainda ganhar alguma coisa. Logo na época a seguir saímos da Taça de Portugal por Moreira de Cónegos com um avançado a ser ceifado na grande área com muito mais estilo. Mas se deram o Património ao PPC bem podiam ter pensado em dar as claques ao Bruno para desenvolver melhor a teoria do ânus.

    E sempre tudo de bom para o Andrézinho.

    ResponderEliminar
  29. A minha opinião, feliz ou infelizmente, é tomada com os dados que tenho ao meu dispor, e são poucos... muito poucos. Sabendo disto de antemão não tenho problema nenhum que a realidade da Sporting TV tenha um rumo diferente daquele que, hoje e com os dados de hoje, eu suponho. Vivo bem com isso, não me preocupa o ego acertar ou falhar nas minhas previsões sobre qual vai ser o rumo futuro da Sporting TV em particular e do Sporting em geral.

    Continuo a pensar que o Sporting precisa de sucesso;
    De uma Direcção estável e que faça múltiplos mandatos;
    De ter património imobiliário próprio;
    De manter durante vários ciclos de competição os seus melhores funcionários, treinadores e atletas;
    De ter o maior numero possível/viável de modalidades;
    De ter um pavilhão próprio;
    De crescer em numero de sócios e adeptos.

    Onde consigo que a minha pessoa faça mais diferença também será no mesmo local, na bancada em todos os jogos em que consiga ir para apoiar, foi assim, é assim, será assim... e será assim ainda mais mesmo que a Sporting TV não seja um sucesso, se desinvista nas modalidades, se venda os melhores jogadores ou o treinador seja um perna de pau e o Presidente um cromo.

    No que diz respeito ao Sporting, tenho pouca paciência para modas e "ismos".

    ResponderEliminar
  30. Sporting TV não pode arrancar a 1 de Julho

    A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) ainda não deliberou sobre a autorização para dar luz verde ao canal leonino, noticia esta sexta-feira o Diário de Notícias. O clube pretendia arrancar com emissões experimentais.
    O Canal Sporting TV não deverá arrancar a 1 de Julho, nem mesmo em emissões experimentais, uma vez que a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) ainda precisa de dar o seu parecer.

    Fonte oficial do regulador esclareceu que "deu entrada um pedido da Sporting Comunicação e Plataformas SA, no qual a requerente solicitava autorização para o início de emissões experimentais da Sporting TV", contudo o pedido foi indeferido.

    O Diário de Notícias refere ainda que "o Conselho Regulador considerou, anteontem, que a requerente até à conclusão do processo de autorização em curso, não dispõe de título habilitador para o exercício da actividade televisiva".

    No caderno de encargos, a Sporting TV tem um orçamento de 1,8 milhões de euros anuais e deverá contar com 60 pessoas.

    O director deve ser sportinguista e o canal deverá emitir 24 horas em canal aberto, com seis horas por dia de novos conteúdos (mais duas nos dias de jogos) e oito horas ao fim-de-semana. E deverá assegurar as transmissões dos jogos da equipa B, futebol formação, andebol, futsal, atletismo e hóquei em patins, entre outras modalidades.

    E esta heim?

    ResponderEliminar
  31. O logotipo já é o menos, na sucessão de sinais de amadorismo puro que têm vindo deste projecto. Andamos a brincar aos clubes.

    Bem haja

    ResponderEliminar
  32. A Sporting TV nunca vai sair do papel. Vai uma aposta? Mesmo que haja transmissão da Gala pela internet, isso não prova que a Sporting TV esteja operacional e que a única coisa a faltar seja a licença da ERC. Pode-se perfeitamente contratar uma empresa para filmar um evento, isso não é ter meios para fazer um canal.

    O Sporting selecionou três empresas para o concurso final: uma é uma produtora de eventos, a outra uma consultora de imagem, e finalmente, a que venceu é uma "empresa" de fachada. Isto não foi por amadorismo, foi para aldrabar. Quem estivesse a sério teria escolhido empresas com capacidade para fazer uma televisão, mesmo que com baixo orçamento. O que foi feito foi um embuste para enganar os adeptos.

    Agora andam para aí os tasqueiros com teorias da conspiração contra a ERC a mando do "dono", que mesmo de férias vai dando as dicas para desviar as atenções. E muitos sócios, coitados, pensam que o Bruno não pode fazer tudo, o Bruno foi enganado, o Bruno está mal acompanhado, etc. Quem tem um bocadinho de experiência de vida já topou que este processo foi muito mal conduzido. Daí até deduzir que vai muito para além de amadorismo já não falta muito. Só tem de esperar mais uns meses, e não é pela licença da ERC, porque essa virá no dia de São Nunca à Tarde.

    ResponderEliminar
  33. Mais valia nem arrancar mas há-de arrancar. Outra vez com o Fernando Guerra com a casa às costas.

    ResponderEliminar
  34. Infelizmente nos últimos anos a massa crítica do SCP passou a ser quase só um exclusivo de ressabiados à procura de tachos. Inclusive alguns jornalistas com um passado que orgulhavam muitos leões, como o Fernando Guerra e até o Ribeiro Cristóvão. Só faltava mesmo o cirurgião. Mas ao menos voltamos a ter uma massa crítica mais razoável, até valiosa para o futuro. No saldo final é bem capaz de ser o maior contributo do Bruno.

    ResponderEliminar
  35. A táctica do novo clube da Lusófona, perdão, da seita da Lusófona denota sempre o mesmo padrão e a World Chanels é só mais um tentáculo. Depois dos 6 milhões, 3 Milhões também fazem muito barulho e eles assustam-se facilmente. Infelizmente para o Sporting em 2013 funcionou com a banca, porque hoje nem isso e era sempre uma questão de tempo até que alguém com uns tomates mais intransigentes também dissesse BASTA a tanto “expediente” e os sócios e adeptos do SCP que se preparem porque têm um presidente e uma direcção que ainda vão ser tão ou mais falados que o famoso Vale e Azevedo e depois não há cá blogues ou redes sociais que valham. É uma queda anunciada desde o 1º minuto e depois também nenhum artista apoiou o Bruninho Azevedo. A questão que já devia estar na cabeça de todos há muito tempo, é como é que o SCP vai recuperar depois desta verdadeira aventura com um presidente entalado entre duas nádegas?

    Será que ainda consegue sair a tempo da Gala, agora no streaming do site?

    P.S. Ao contrário do que também foi propagandeado, a escolha “encapotada” que recaiu numa entidade com o passado da World Chanel em vez de integrar exlcluiu foi muitos leões e com muitas mais provas dadas no audiovisual. Talvez nesta fase, sem disponibilidades financeiras para começar algo neste meio (ou noutro), fizesse muito mais sentido arrancar só através de um canal online, que cumpria perfeitamente os principais objectivos, como uma maior divulgação das modalidades. Fazer televisão sem capitais próprios, inclusive com um orçamento menor que a renda que se recebe dos operadores do cabo, é daqueles casos em que se percebe logo que vai ser pior a emenda que o soneto em termos da imagem e da grandiosidade que é sempre desejável passar de um grande clube como o SCP e este 1º atraso é só um pequeno pronúncio de muito mais que aí vem. Ver e associar também 1º logo, 1º teaser…

    Quando inclusive ainda se reflecte e de que maneira o enorme garrote financeiro, resultado da última vez que o SCP também embarcou em algo semelhante ou mais significativo em termos de custos para também ir atrás dos outros. Devia dar que pensar a todos os leões e a uma direcção de quem já ninguém espera o cumprimento de qualquer promessa eleitoral. Um erro enorme que nenhuma receita publicitária vai conseguir atenuar. Nunca devemos começar nada, mais uma vez sem condições. E desta vez ainda com o risco de muita galhofa sempre muito desprestigiante à volta do SCP.

    ResponderEliminar
  36. Oooopsssss... desta vez haverá contraditório?!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)