Tanaka do Japão e outras novelas deste verão
A outro nível está o adiantamento das emissões. O facto de a emissão não poder arrancar no dia 1 - amanhã - é um revés, mas não um revés decisivo, um mero contratempo, mesmo que algo embaraçoso para imagem do clube, que havia assumido publicamente que as emissões arrancariam a amanhã, por ocasião do aniversário do clube. Por mais necessário que se entenda ser a televisão não foi a sua falta que obstou a que o clube complete 108 anos de história e muitos deles de Glória para o clube e para Portugal.
Grande parte das reacções que vi ao adiamento são "corporativas", alijando responsabilidades à Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Esta contudo parece estar muito segura da sua posição quando remete para os Corpos Sociais quaisquer reacção afirmando que "não comenta" em que fase está o processo e muito menos a carta que escreveu ao clube, adiantando que "enquanto os responsáveis do clube não falarem, não serei a revelar o conteúdo da mesma".
O Sporting porém, no seu comunicado, escolhe uma posição defensiva, evitando qualquer responsabilização da entidade reguladora, o que é sintomático.
Alguém acha que o comunicado seria este se o Sporting suspeitasse sequer de tratamento desigual ou de negligência?
E o comunicado não explica porque divulgou o inicio das emissões para o dia 1, amanhã, quando só apresentou na passada quarta-feira, dia 25, o pedido para inicio das emissões experimentais, desconhecendo se estas seriam autorizadas ou não. (i) Porque o fez, (ii) quem é a World Channel, (iii) que responsabilidades lhe podem ser assacadas neste embaraçoso contratempo, (iv) quanto tempo demorará até que as emissões sejam possíveis, são algumas questões a carecer outra resposta que um mero comunicado anódino não realiza.
William Carvalho, parte 9859834, prodígio turco, Carrizo, Jonathan Silva, novo Balloteli e, sem terminar, já estou quase a ficar sem fôlego
William Carvalho, Slimani e Patricio merecerão provavelmente um post próprio, atendendo à sua especificidade. O primeiro apenas para dizer que há noticias que avançam a estadia em Lisboa de uma delegação do Manchester United para o contratar. Esta seria de facto uma noticia, pois as anteriores são meros rumores. Porém não há confirmação oficial e os rumores continuam, avançando que o jogador até vai para o Chelsea. Vamos ter que esperar, não é?
Sobre os restantes, o simples facto de ser noticiado o interesse do Sporting diminui a possibilidade de êxito. Os valores que o Sporting pode pagar pelas respectivas aquisições são passíveis de ser suportados por centenas de clubes pelo Mundo fora, pelo que o dinheiro não será de todo determinante. O prestigio do clube, as competições onde se inscreve serão factores relevantes na hora de escolher porque, neste estrato onde o Sporting concorre nem todos têm tanto para oferecer.
Mas quando as noticias terminam afirmando que o clube X da Premier League ou Y da La Liga também está interessada no jogador o meu interesse no seguimento da respectiva novela desaparece. Aliás, se estivesse inscrito logo no inicio da noticia nem teria completado a respectiva leitura.
Tanaka: Não conheço, nc ouvi falar. Incógnita completa. O facto de com praticamente 27 anos, apenas somar uma internacionalização por uma selecção fraca como o Japão não é mt abonatório desta nova contratação, mas temos que lhe dar a oportunidade de mostrar o que vale. Bem vindo e Boa sorte.
ResponderEliminarSporting TV: mais um episódio rocambolesco em que é a imagem do SCP que sai beliscada... E mais um sacudir a água do capote do CD liderado por BdC. Começa a ser sintomático... Os nomes de Diogo Beja, Fernando Correia e Nuno Graça Dias agradam-me. Principalmente dos dois últimos que me parecem ser excelentes jornalistas! Os restantes elementos desconheço, mas não posso deixar de notar que temos lá leoas que fazem jus à beleza das mulheres sportinguistas! :)
William: parece inevitável a sua saída. E tb me parece mt difícil que consigamos substituto com a sua qualidade. Resta confiar que seja realizado um bom negócio com ele e que Rosell seja semelhante, em qualidade futebolística, ao Fredy Montero. Escola (barça) não lhe falta.
O resto dos nomes aflorados no post: para já só podemos aguardar...
SL
Acho que o Tanaka é um negócio perspectivado nos mesmos moldes de Slimani por exemplo.
ResponderEliminarAmbos já nas casas dos 26/27 com carreiras exclusivas nos campeonatos dos seus paises, contrados por valores quase irrisórios comparado até com o nosso campeonato.
A única diferença relevante que vejo é o facto de um quase não ter jogado pela selecção do seu país e o outro ser a principal referência ofensiva da Argélia.
Quanto ás clausulas de rescisão, pergunto-me do porquê de valores tão disparatados.
Será que haverá algum critério de contabilização dos activos que tem em conta estes valores?
Tanaka: Deve haver melhores jogadores do que este japonês para aí aos pontapés. Com quase 27 anos, foi internacional pela banalíssima selecção do Japão apenas uma vez, e ainda lhe dão um cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Está lá uma "estrela" que fachavor. E andamos nós a falar nas maroscas do Benfica?
ResponderEliminarSporting TV: O Sporting não tem razão nenhuma, é lógico. Veremos se a TV chega mesmo a ver a luz do dia...
William Carvalho: A admiração era se não fosse vendido.
J.,
ResponderEliminarEm relação aos valores elevados das clausulas, parece-me que é mais para proteger a possivel venda do jogador, do que outra coisa qualquer. Só mesmo para impedir que venham cá e o levem por qualquer valor. Isto se o jogador se mostrar a um bom nível, claro.
A cultura de rigor e exigência tantas vezes usada como auto-promoção começa por se constatar até na qualidade das fotografias das aquisições, que são de amadorismo gritante mas onde nunca não falta o carismático líder. Como ele estava de férias só quando regressou é a que aquisição foi dada por concluída. O Tanaka até pode ser um bom jogador mas oferecer-lhe um contrato até aos 32 anos é dar-lhe o sossego da pré-reforma à vista. Os 60 mil euros de indemnização deve ser como aquela história do professor a dar notas: dá-se a que cai no tapete, desta vez não foi a etiqueta dos 40K foi a dos 60k.
ResponderEliminarSaber quem é a World Channel é menos importante do que saber quem é está por trás desse projecto para saber a que mãos vai parar o dinheiro.
A equipa da redacção está contratada e a receber há quanto tempo?
Quanto ao William não o vendam não equanto está em alta que depois quero ver. O resto enfim os jornais têm que ter com que pagar aos jornalistas, certo?
Não compreendo todo esta alarido em volta das clausulas de rescisão. Já na época anterior manteve-se o mesmo esquema, todos os novos jogadores, sejam contratados ou da formação têm uma clausula base de 45 milhões, excepção feita aos avançados, como aconteceu com Slimani, Cissé, Montero e Betinho, cujas clausulas são sempre de 60 milhões.
ResponderEliminarEste é apenas um valor de referência que o Sporting CP usa para negociar os seus jogadores, claro que podem sair por menos, mas estas clausulas permitem uma maior margem de manobra, de forma a que não vendamos jogadores ao desbarato e por meia dúzia de tostões como vinha a acontecer. Os nossos rivais também fazem o mesmo, só porque a imprensa ignora as deles e dá destaque às nossas, isto não significa que nós é que estamos errados.
Quanto às eventuais vendas, parece-me que entre Slimani, Rojo e William, dois vão ser vendidos. É quase inevitável. No caso do William apostaria no Zézinho e no Rosell, já Rojo ou Slimani vão precisar de alternativas à altura.
O Bruno já disse que o valor das cláusulas não interessa para nada, mais ou menos como o comentário enviado às 14:30. Foi 60 mas podia perfeitamente ser 30 mas assim até a Gazzetta dello Sport goza o prato. O japonês é mais um que chegou através de um daqueles fundos, de que nem se podia ouvir falar há pouco tempo. A vantagem da duração dos contratos, de já para aí duas ou três dezenas de jogadores, é que tão depressa nem precisamos de ir ao mercado. E ainda por cima são todos baratinhos. Pudera!
ResponderEliminarNão acho que neste momento o Sporting não esteja a contratar com dinheiros de fundos. E ao mesmo tempo, tudo que vier para o bem e para o mal, será o cluber a ter que colher esses mesmos resultados.
ResponderEliminarPor isso é que fomos buscar o Tanaka e não o Derley por exemplo. Porque não temos dinheiro para mais.
Mas continuo a preferir assim que os Bojinov´s e Elias desta vida.
Se der mal, perdemos 650 mil euros. Se acertamos, ganhamos milhões como no caso de Slimani.
Só vejo comentários derrotistas... Ou é a clausula que é astronómica (se não existisse clausula era porque não estavam salvaguardados..), Ou a TV que não vai arrancar de forma nenhuma, ou a direcção preparou mal o lançamento, Ou os jogadores vão ser todos vendidos e não temos jogadores, ou não se vende agora em alta e depois não ganhamos nada e etc...
ResponderEliminarMas o mais importante nunca se frisa, tanto a recuperação financeira, como a recuperação desportiva como a possibilidade de todos os sportinguistas poderem acompanhar as modalidades e as estruturas jovens através da futura Sporting TV (para mim é para isso que ela serve).
A aí um comentarista então é o cumulo. Assume que devido a ainda não podermos ter a TV a dia 1 é porque cúmulos dos cúmulos esta já não vai existir..
Enfim
António Gomes, você é que no mínimo é precipitado. Qual recuperação financeira? Aquela que nem permite renovar com o Matheus Pereira? Quanto à recuperação desportiva, vamos ver qual será a classificação da próxima época.
ResponderEliminarRelativamente aos 5 anos, acho algo estranho mas sem saber valores de contractos é difícil de comentar. Poderá haver algo relacionado com prémios por objectivos/jogos por época que seja melhor que, por exemplo, 3 anos a ganhar mais (por ano).
ResponderEliminarJá quanto à cláusula não percebo o "alarido", cito aqui do forumscp uma opinião que partilho:
"Agora o passo lógico que muita gente não está a conseguir dar. Não se trata do jogador A ou B valer aquele valor. Trata-se de uma política. Um padrão. Que serve para mostrar ao Mundo, de forma totalmente transparente, qual o valor das cláusulas. E, principalmente, serve para facilitar a negociação de futuras contratações! Amanhã temos um novo Ronaldo na academia. Na negociação de contrato, em relação à cláusula, o seu agente diz: quero uma cláusula de 15 milhões (porque não se sabe quando é que aí vem o Ronaldo). Qual a resposta negocialmente mais forte:
a) Nós gostávamos mais que fosse 42.5 milhões. É um número mais redondo e achamos que vales isso (aposto que agente até vai baixar as exigências salariais "ah acham que ele vale muito? então ele joga por uma sandes de torresmos").
b) Ele terá uma cláusula de 60 milhões. É avançado e é a política do clube - todos os profissionais que aqui jogam aceitaram estas condições.
É principalmente por isto que faz sentido a harmonização das cláusulas. Além de se proteger em relação ao jogador concreto, protege-se o clube em negociações futuras!
E evita-se de se vender o Ronaldo por 15 milhões."
P.S. - Louvo a paciência de quem perde tempo a responder a anónimos. Já mesmo quem coloca o nome apenas (como eu) estará sempre protegido por um manto de anonimidade, que não abrange os autores do blog, por ex.
Vão ver que o Bruno descobriu mais uma vez a pólvora e as super cláusulas ainda vão fazer a escola. Já fazem fila para terem todos as maiores cláusulas do mundo... na China.
ResponderEliminarAnónimo, o que diria sua excelência se no ano passado a cláusula de rescisão de um desconhecido William de Carvalho tivesse sido fixada em 10M€?
ResponderEliminarA sério que ficam tão preocupados por o SCP defender os seus interesses? Elucidativo...
Talvez preferissem os actos de gestão de topo como vender passes das jovens promessas ao desbarato e em bloco. Enfim.
Olhe que com as cláusulas de rescisão dos outros não ficam espantados e até há quem faça "avaliações" do plantel recorrendo às mesmas (ahahah):
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior_premium.aspx?content_id=834988
Bem, vamos lá ver se este meu comentário passa...
SL
Ponto 0 - não respondo a anónimos
ResponderEliminar