segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Sporting-FCPorto: o clássico dos patinhos feios

Que bom seria se todos os jogos se aproximassem da qualidade do espectáculo que o clássico do passado sábado proporcionou a todos quantos tiveram a sorte de o poder presenciar, em particular os que o puderam fazer ao vivo. Estádio cheio de gente e de entusiasmo, com os dois lados em presença a fazerem-se ouvir. Jogo de resultado imprevisível quase até ao final, e vários bons momentos de futebol de qualidade, quer do ponto de vista colectivo como individual.

Uma vez que já quase tudo foi dito sobre o jogo propriamente dito, opto por dirigir a crónica sobre o clássico para algumas considerações sobre aqueles que me pareceram ser os protagonistas do jogo. Nessa perspectiva a minha escolha recaiu, por razões que explicarei de forma pormenorizada abaixo, em Naldo, Adrien, Slimani e Lopetegui. Talvez soe estranha a associação, mas julgo que todos eles, de formas distintas, têm a ligá-los um certo estigma de patinhos feios, ou, se preferirem, não parecerem terem destinado para si o papel de protagonistas.

Naldo - Não foi a primeira escolha para a dupla de centrais e parecia ter como destino o papel de terceiro da fila nas opções de Jesus. Por circunstâncias adversas para Ewerton, acabou por ter que assumir maiores responsabilidades e de forma mais precoce de que se esperaria, incluindo o próprio. Foi réu algumas vezes em que revelou dificuldades na movimentação da linha defensiva, e a sua época até correu riscos de uma suspensão prolongada, o que, somado ao seu estilo prático e sem adornos, não lhe confere grande notoriedade . No clássico porém, esteve imperial. A sua acção individual foi decisiva para o triunfo colectivo e isso pode ser constatado nos números que impressionam:
  • Naldo fez 10 intercepções durante o jogo, mais do que João Pereira, Paulo Oliveira, Jefferson e William Carvalho todos juntos! 
  • Ganhou todos os duelos aéreos!
  • A par disso um número muito limpo de faltas (4), 10 alívios (que vincam o seu estilo prático, menos preocupado em construir).
 Ewerton, jogador que confere estabilidade e segurança ao sector, tem contra si a falta de consistência que lhe advém de constantes lesões e tem deixado várias vezes Jesus pendurado em momentos decisivos de jogos importantes. A partir do banco certamente que pode observar que não tem o lugar assegurado.

Adrien - Um jogador da casa que nem sempre tem merecido a apreciação devida. Era dos jogadores que mais expectativa tinha de ver crescer na presença de Jesus, o que agora se confirma. Mas Jesus é bom mas não está a fazer o milagre de transformar vinagre em vinho, o jogador recolhe agora os benefícios de um modelo de jogo que potencia as qualidades dos jogadores e potencial foi o que Adrien sempre teve. Infelizmente a instabilidade do clube e decisões incompreensíveis na gestão da carreira do jogador, como em vários outros da sua geração, foram atrasando a sua afirmação plena. O jogo de sábado não acontece por acaso e merece ainda maior destaque por ter acontecido aquando de uma participação notoriamente infeliz de William Carvalho.

Slimani - Já aqui havia confessado a minha conversão ao Slimanismo. É o típico patinho feio pelo jeito e até pela fisionomia algo desengonçada. Trata-se de um estilo de ponta-de-lança que não é o da minha preferência, mas a sua entrega ao jogo conquista até o pior dos infiéis. É provavelmente o seu denodado profissionalismo e entrega ao trabalho que lhe têm permitido evoluir do jogador que não conseguia segurar uma bola, ao jogador-chave no esquema de Jesus. 

Lopetegui - Aqui o técnico portista surge como protagonista pela negativa porque o triunfador é indiscutivelmente Jesus. Creio mesmo, no que certamente sou acompanhado por muitos dos que me leem que, podendo beneficiar do plantel do espanhol, Jesus faria do campeonato um passeio no parque. Mas não extrapolaria as diferenças de qualidade que se separam os dois treinadores, e que são particularmente visíveis modelo de jogo e produção das respectivas equipas, para uma deliberação desfavorável à candidatura do FCPorto ao titulo. Por duas razões substantivas:
  • Apesar dos desequilíbrios nas construção do plantel (os centrais são de qualidade duvidosa e sobretudo, ao invés de se complementarem, são muito semelhantes no perfil onde abunda a força e pouca inteligência, e, também muito importante, Aboubakar não é Jackson, Oswaldo foi um fogo fátuo) há vários jogadores com capacidade individual para criar desequilíbrios e, por si só, resolverem jogos. Isso é muito importante, vem-se notando no campeonato com os pequenos, onde o Sporting tem perdido pontos "improváveis" (Boavista e U. Madeira).
  • O poder do FCPorto nos bastidores não é o que era nos anos 80 mas também não me parece ser totalmente desprezável.
Ainda a propósito de Lopetegui e do potencial do FCPorto, da observação do jogo, e depois dos confrontos com o outro rival SLBenfica, resulta claro para mim que este foi o nosso jogo mais consistente e uma afirmação clara da nossa candidatura. Isto porque o os portistas foram o adversário que mais e maiores dificuldades nos criou. Até ao golo de Slimani estiveram quase sempre por cima do jogo, criando lances de perigo, com destaque para Brahimi e Corona, a ensaboarem o juízo quer a João Pereira, quer a Jefferson. 

Mas esta afirmação de poder não significa que o campeonato seja agora um passeio. Não deixa de ser sintomático que, dos três grandes, o Sporting é a equipa com menos pontos nos jogos com os mais pequenos. Obviamente que isso tem várias leituras - se tivéssemos um Xistra ou Jorge Sousa à mão... - mas é inquestionável que o Vitória e Lopetegui têm a menos no confronto directo com as qualidades que Jesus possui, são os seus trunfos individuais que estão a equilibrar a balança a seu favor. E, a menos que improváveis surpresas do mercado de inverno aconteçam. vamos ter campeonato equilibrado até ao fim.

13 comentários:

  1. Grande post, concordo com tudo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. LdA, boa postada.

    Há mais um patinho feio de seu nome João Pereira :)
    Fez um excelente jogo (talvez Schelotto o fez acordar para a vida). A verdade é que arrancou uma bela exibição apanhando pela frente "só" Brahimi.

    Julgo que mais cedo ou mais tarde os nossos laterais serão Marvin Zeegelaar e Schelotto. Vamos ganhar altura na defesa e mais consistência. Jefferson é bom a atacar mas a defender tem algumas lacunas - tal como tem Marvin Zeegelaar, mas este defende muito melhor.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The Cure,

      concordo, e estive mesmo para o incluir, só não o fiz porque não estou assim tão certo do seu estatuto de patinho feio.

      Vamos ver em relação aos 2 de que falas. Como bem dizes, a concorrência parece ter acordado João Pereira para a vida. Isto talvez seja um pouco forte, uma vez que não me parece que desconsiderasse Esgaio, JP é daqueles jogadores que nos jogos grandes se supera habitualmente. Vamos ver o que sucede com Jefferson, que neste jogo entrou muito mal mas foi paulatinamente a subir. A vantagem está do lado que em está (JP e Jefferson)porque partem à frente no conhecimento das ideias de JJ, que não são de fácil assimilação para quem não o conhece.

      Forte abraço e votos retribuídos de um Bom Ano.

      Eliminar
    2. A polivalência de Esgaio será sempre útil, LdA. E já deu para perceber que Jesus conta com ele. E nem faria sentido "mandar embora" Jonathan se Esgaio não contasse.

      Eliminar
  3. Vi o jogo essencialmente da mesma maneira que o LdA. Só espero que a sua previsão de campeonato equilibrado esteja errada, uma vez que o nosso calendário tem uma recta final extremamente desfavorável. Acho mesmo que se o Sporting não ganha uma almofada de pelo menos 4 pontos ate à 30a jornada, dificilmente termina no primeiro lugar.

    Veremos o que isto vai dar.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogre,

      prevejo um campeonato disputado até ao fim e mesmo com os 4 pontos de vantagem não teríamos nenhuma garantia. No futebol tudo muda de forma demasiado rápido e as análises lógicas podem com facilidade sair defraudadas. Por exemplo, alguém anteciparia que o Sporting ia perder a liderança com o último para a reconquistar com o primeiro?

      Sobre isto tenho uma perspectiva optimista, apesar dos imponderáveis. A equipa tem demonstrado maturidade mesmo perante a adversidade. Foi assim com o Besiktas, p.ex. e foi assim no sábado. Apesar do jogo não estar a sair a equipa nem tremeu no 0-0 nem depois, quando parecia que o jogo ia para o final com vantagem escassa. Foi um dos bons sinais que ficaram.

      SL

      Eliminar
  4. Só faltou uma palavra ao verdadeiro patinho feio de alvalade...joão pereira q a meu ver fez o seu melhor jogo

    ResponderEliminar
  5. Ganda Joga! 2.º parte brutal!

    Acrescento como destaque individual João Mário.

    Ambiente frenético em Alvalade na melhor casa de sempre para a Liga, segundo li. Mt juizinho e pés bem assentes no chão é o que se pede para Setúbal já nesta 4.ª feira. Há que dar sequência à conquista da liderança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virgílio

      João Gigantic Mário foi soberbo - Tu sabes o que estou a falar :)

      Quero crer que se João Mario jogasse num clube que nunca me foi apresentado os tubarões deste planeta já estavam todos atrás dele.

      abraço e bom ano.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)