sábado, 18 de junho de 2016

“E não há dia em que não veja exemplos destes "crimes" nas discussão sobre o Sporting”

(...) aceita-se sem questionar a narrativa oficial e os ecos das teorias da propaganda, acredita-se em vez de se saber, fala-se e escreve-se do que não se sabe, sem qualquer problema ou vontade de saber, replicam-se opiniões por conveniência intelectual e alivio de empenhamento, discute-se o acessório e o mensageiro, despreza-se o essencial e o conteúdo, não se lê nada até ao fim mas tomam a parte pelo todo, não se sabe nada, mas não se inibem de debitar cartilhas, não argumentam limitando-se a repetir opiniões alheias, usam o passado como bandeira para manter o estado das coisas, tudo fica pela rama e no fim, quando postos perante a realidade e os factos, pelos que ainda vão tendo paciência para os aturar, desaparecem, alegam falta de tempo ou afirmam a falta de interesse pois o que gostam é da "bola na rede".

Vale a pena ler, aqui.

23 comentários:

  1. quando não são os relatórios de contas, são os campeonatos que por mérito de vitor pereira se perderam como este último.

    quando não é isso, há-de ser outra coisa qualquer.

    Ser do contra é muito mais do que apresentar uma proposta que é um pedaço de papel em branco.

    Temos mais despesas mas também temos muito mais receitas.

    O homem está a construir um clube muito melhor do que aquele que encontrou.

    ResponderEliminar
  2. Honestamente não compreendo toda esta contestação em torno do Presidente do Sporting. Crítica sim, seja ela negativa, ou positiva, desde que seja construtiva, baseada em factos, com bons argumentos e com sugestões sobre como melhorar.

    Nem tudo o que Bruno de Carvalho tem feito neste mandato foi positivo, contudo, as coisas positivas vencem de goleada cada ponto negativo que podem encontrar. No tempo de Godinho Lopes, em que ver um jogo da equipa principal não só era sofrível como um acto de puro massoquismo, poucas ou nenhumas vozes se levantaram contra a sua presidência. E hoje, quando somos a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, quando batemos todos os recordes possíveis no campeonato e apenas não fomos campeões por causa de uma bola que não entrou, e de uns quantos penalties, amarelos e vermelhos que ficaram por assinalar contra o rival, a única coisa que se ouve são vozes a pedir a cabeça de Bruno de Carvalho.

    Os sportinguistas são esquizofrénicos? Querem regressar aos tempos em que lutávamos com o SC Braga pelo terceiro lugar? Quando celebrávamos segundos lugares e prestávamos vassalagem ao FC Porto? Esse tipo de discurso é idêntico ao do povo ignorante saudosista pelos tempos de Salazar, quando era oprimido e tinha que dizer sim senhora, alegres e felizes na sua pobreza, real e intelectual.

    Com isto não quero defender uma política de seguidismo cego e absolutista. Quero ver vozes capazes de criticar aquilo que esta direcção faz de mal, mas que também elogie aquilo que fez de bem.

    Não é em três anos que se constrói um campeão, e já por duas vezes o podíamos ter sido.

    Já tive este blogue em muita consideração. Era onde se encontravam as visões mais neutras e bem construídas sobre o Sporting, não só do futebol, mas também das restantes modalidades. Contudo, nos últimos tempos só se fala em Bruno de Carvalho. Se têm uma agenda contra esta direcção, pelo menos que a assumam. Se querem transformar o A Norte de Alvalade num Camarote Leonino 2.0, que o façam, mas que assumam desde logo, e que lancem um candidato com ideias sólidas e capazes de rivalizar com o actual Presidente.

    Não vêem a ironia de partilharem este post quando vós próprios fazem o mesmo só que ao contrário? A contestação cega e preguiçosa é tão ou mais perigosa que o apoio cego e incontestável.

    Sigam o exemplo do Artista do Dia. Um blogue bem balanceado. Critica quando tem que criticar. Elogia quando tem que elogiar. E que como plus, ajuda a demonstrar as incoerências e falcatruas dos nossos rivais. Olhem para eles. Porque acham que o FC Porto conseguiu a hegemonia do futebol português nos últimos 30 anos? Foi por fecharem fileiras e pela união interna. Não quero esse sistema ditatorial para o SCP, mas o SLB já está a seguir nas pisadas de Pinto da Costa e se continuarmos neste ritmo de desunião, vamos ver mais um rival a dominar o futebol português durante 20/30 anos enquanto nós ficamos na penumbra a ganhar um campeonato esporádico.

    Eu não apoiei a candidatura de Bruno de Carvalho. Era contra ele. Contudo, hoje percebo que estava errado e que esta direcção é a melhor que tivemos nos últimos 15 anos. Enfim, esta é a minha opinião.

    Façam críticas construtivas. E se têm duvidas apresentem-nas nas AGs. De certeza que a direcção será capaz de ouvir aqueles que tragam novas estratégias para o Sporting CP. Afinal, todos queremos a mesma coisa, ver o Sporting CP campeão em todas as competições e em todas as modalidades. É assim tão difícil unirmo-nos em volta dessa causa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriano Cerqueira,
      Depois de ler e reler este comentário sou levado a concluir que se enganou ou no post.

      É que o que é partilhado aqui em nenhum momento refere Bruno de Carvalho, o que fez ou deixou de fazer.

      Depois de constatar isto tudo o que diz sobre esquizofrenia, apreciações sobre este blogue ou terceiros e demais comentários perde grande parte do interesse que podia suscitar.

      Espero pelo menos que se sinta aliviado, uma vez que dado a falta de contexto deste comentário, só o posso considerar um desabafo.

      Eliminar
    2. Adriano Cerqueira,
      Depois de ler e reler este comentário sou levado a concluir que se enganou ou no post.

      É que o que é partilhado aqui em nenhum momento refere Bruno de Carvalho, o que fez ou deixou de fazer.

      Depois de constatar isto tudo o que diz sobre esquizofrenia, apreciações sobre este blogue ou terceiros e demais comentários perde grande parte do interesse que podia suscitar.

      Espero pelo menos que se sinta aliviado, uma vez que dado a falta de contexto deste comentário, só o posso considerar um desabafo.

      Eliminar
    3. "É que o que é partilhado aqui em nenhum momento refere Bruno de Carvalho, o que fez ou deixou de fazer."

      Honestamente até vinha muitas vezes a este blog, mas se queres tratar as pessoas por otários ou idiotas talvez seja melhor parar. Amigos como dantes.

      Sempre vim aqui para ler opiniões mais equilibradas e diferentes, mas vejo, com muita pena minha, que afinal não só já não existem opiniões e ideias diferentes mas antes o mesmo tipo de oposição que eu sempre desprezei noutros lugares da intenet.

      Vá lá ler o que partilhou e pense bem sobre isso, e se continuar a achar que não é dirigido a BdC, olhe, fico a perceber perfeitamente por que razão não passa de um blog a visitar a AG e explicar as suas dúvidas e preocupações.

      Eliminar
    4. Caro amigo,

      Declarações de intenções não aquecem nem arrefecem. Não quer vir, não venha. Garanto-lhe que ninguém perderá o sono. Saiba também que esta espécie de clubismo totalitário nos últimos 3 anos institucionalizado pelo palerma a quem você atribui poderes sobrenaturais não colhe junto de todos. Não insulte a inteligência de umas quantas pessoas insinuando como condição de sportinguismo a adulação de ideias e comportamentos parvos. Ou a servitude a pessoas perversas.

      Permaneça na ignorância e continue a comportar-se como um bom criado. O Sporting não retirará daí proveitos mas o Bruno de Carvalho ficará um tanto ou quanto aliviado.

      Eliminar
    5. Caro MM,

      Definitivamente esta conversa não vale a pena já que você das duas uma, ou não se dá ao trabalho de ler o que é escrito tantos nos artigos que partilha como nas caixas de comentários, ou é analfabeto funcional.

      Se você tirou como conclusão do que escrevi que eu "você atribui poderes sobrenaturais", ou mesmo "insinuando como condição de sportinguismo a adulação de ideias e comportamentos parvos. Ou a servitude a pessoas perversas", deve estar com um gravíssimo problema mental.

      Portanto, meu M Quixote, nem vale a pena estar a gastar mais Internet por aqui.

      Eliminar
  3. Adriano Cerqueira: Excelente. Sou inteiramente da mesma opinião

    ResponderEliminar
  4. O motivo pelo qual partilhei este texto - o qual saluto, invejo em face da clarividência demonstrada e no qual me revejo integralmente, não tem raiz nas acções do dirigente A, B ou C, na avaliação que fazemos das acções do fulano D, E ou F, mas na perfeita descrição da relação deficiente, desleixada e cretina que muitos adeptos e sócios mantêm com os seus clubes, conjuntura que ajuda a explicar muito daquilo que se passa no seio desses mesmos clubes.

    Amanhã e hoje tal como no passado, tudo aquilo que é feito é feito com a participação activa ou aprovação passiva dos sportinguistas.

    ResponderEliminar
  5. Realmente vem muito a propósito e tudo. Hoje que se saiba não se passou nada com o Sporting e houve jogo da selecção. Esse comentário só compreende vindo de alguém que anda à mais de 3 anos a latir pela perca de qualquer coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje que (se) tu saibas não se passou nada com o Sporting, além de ter sido campeão Nacional de sub-20 em futsal, ter perdio a meia-final da taça de Portugal em hóquei para o Benfica (3-7, derrota pesada mas de certo modo expectável) e outras tantas dezenas de acontecimentos relevantes dos quais não ando naturalmente a par. Em clubes da dimensão do Sporting passa-se sempre qualquer coisa importante, todos os dias, independentemente daquilo que tu saibas.

      Volta sempre, Vasco.

      Eliminar
    2. Em conclusão, só é importante ou pelo menos pertinente aquilo com que o MM anda "à par". Seja lá o que for que tenha acontecido hoje ou em outro dia qualquer, garantidamente que o MM vai sempre encontrar legibilidade para lenga-lengas como a que partilhou (e que mais parece um misto de exercício de pseudo superioridade intelectual e ressentimento por alguma ambição perdida/não satisfeita) mas que pelo menos no caso, não tem de certeza nada a ver com o que se passou hoje, importante ou não, que ao Sporting diga respeito.

      E pelos vistos a gente conhece-se.

      Eliminar
    3. Gabo a paciência dos autores deste blog para estes atrasados mentais ...

      Eliminar
    4. Não tens nada de bom ou de mau a dizer sobre o texto mas és lesto a descrever as motivações do seu autor. As pseudo-motivações que atribuis ao texto e a quem o escreveu, não qualificam o texto nem quem o escreveu. Mas qualificam-te.

      Quanto a mim não te preocupes. Continuarei a ler o que quero ler e a comentar ou a partilhar tudo aquilo que deseje.

      Eliminar
    5. O atrasado mental (termo seu) das 11:05, já que não é capaz de uma resposta com pés e cabeça, se quiser ter o prazer de me chamar "atrasado mental" frontalmente em vez de atrás de um teclado, é só dizer quando e onde.

      Eliminar
  6. Se o conteúdo do texto não tem correlação com o Sporting nem vem a propósito do que quer que seja, é algo que francamente só se pode entender como tentativa de afirmação de uma pretensa intelectualidade superior.

    E por mim pode continuar a transpor ou citar para o seu blog e fazer eco dos devaneios que quiser, afinal cada um é livre de fazer as figuras que bem entende.

    ResponderEliminar
  7. E a propósito das qualificações, pela experiência que tive, a qualificação que mais faz sentido é acerca o blog em causa e não apenas sobre o texto. É que parece que por lá não convivem bem com opiniões discordantes, o que é estranho vindo de gente que despertou (recentemente, claro) para o espírito de necessidade de 'correntes' e 'alternativas diferentes'.

    ResponderEliminar
  8. Só pelo excelente comentário do Adriano Cerqueira este post já valeu a pena.

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado Juba e Leão das Ilhas. SL!

    ResponderEliminar
  10. Reciclar o MM que fechou o blog quando falhou na campanha pelo treinador do Setubal a presidente do Sporting? Links para o dia do clube? Achava-vos críticos mas diferentes desta massa acéfala anti-BdC. Passem bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago,

      Fechei o meu blogue não em 2013 mas no fim da época de Leonardo Jardim. Sem prejuízo para terceiros, sou livre de abrir / fechar / reabrir o blogue conforme o meu desejo. De resto o blogue está intacto, até porque há por lá muita coisa escrita por outras pessoas.

      Até lá, a tua obsessão não me lisonjeia.

      A respeito do treinador do Setúbal, a quem desejo imensa sorte agora que está de regresso ao Bonfim, sabes o que realmente me preocupa? Incomoda-me não conseguir justificar perante a minha consciência o apoio a Bruno de Carvalho em 2011. Nem sequer posso argumentar tê-lo feito como "o menor de dois males", proposição que até conservaria alguma verdade. Fi-lo essencialmente porque achava realmente tratar-se de uma boa solução. Isso sim envergonha-me enquanto criatura consciente.

      "Achava-vos críticos mas diferentes".

      Ao contrário dum fanático, só um parvinho intuitivamente entende a capacidade crítica como um defeito ou um perigo.

      Eliminar
  11. Tiago,

    Quanto a massa acéfala teríamos pano para mangas se quisesses comentar o post.

    Quanto ao MM, o teu comentário só vem contribuir para justificar como certa a decisão de o convidar a escrever aqui no blogue. É que, ao contrário do que é agora o entendimento vigente, o Sporting tem tudo a ganhar com a pluralidade de opiniões. E eu entendi que era uma pena que a opinião do MM deixasse de ser publicada com regularidade e sem estar circunscrita às caixas de comentários.

    Digo isto com a autoridade de quem não está sempre (nem estive) de acordo com o que ele escreve mas, no contexto da cada vez mais pobre blogosfera leonina, lhe reconhece ser ( até pelo que escrevia no seu blogue) dos melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leão de Alvalade,

      Sou adepto da reciclagem, conceito intrinsecamente verde.

      Um abraço enorme e é minha a honra e sentimento de gratidão por estar na companhia de sportinguistas como tu.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)